23/04/2024

Claro diz que irá lançar o 5G+ assim que a faixa 3,5 GHz for liberada

Operadora afirma que está pronta para lançar a nova rede, começando por Brasília, primeira capital brasileira a receber a tecnologia.

Durante evento realizado em Brasília nesta quinta-feira (30) para inaugurar as estratégias com o 5G após a liberação da faixa de 3,5 GHz, a Claro anunciou que está pronta para lançar a nova rede no Brasil, começando por Brasília, que será a primeira capital a receber a tecnologia ainda este mês.

Segundo a operadora, nesse início, o 5G+ da Claro estará disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, e será gradativamente expandida para outras áreas do Distrito Federal. Nas outras regiões, a operadora afirma estar preparada para lançar a tecnologia à medida que o espectro 3,5 GHz for liberado em cada estado.

“Para Claro, é bastante representativo que este novo e importante passo aconteça novamente em Brasília, a nossa capital federal e região onde detemos a liderança absoluta de mercado. Trata-se de um ciclo evolutivo e início de uma nova era de inovação e transformação. […] afirma José Félix, presidente da Claro.

Com isso, a Claro apresenta o 5G+, garantindo mais velocidade, capacidade e inovação. “Uma tecnologia de conectividade que muda o modo como pessoas e empresas vivem, aprendem e se relacionam. Uma transformação que está só começando e que será construída de forma aberta e colaborativa, junto com nossos clientes, fornecedores e parceiros”.

De acordo com a operadora, os clientes que possuem plano ativo da Claro e um celular compatível com a tecnologia passarão a usar o novo 5G+ assim que o lançado. Os telefones comercializados e compatíveis com o 5G DSS e que também suportam a faixa de 3,5 GHz serão automaticamente compatíveis com a nova rede.

A Claro afirma que possui hoje mais de 2 milhões de smartphones compatíveis em operação, o que representa 4% de sua base, liderando a adoção da tecnologia no país em volume de dispositivos, conforme informações disponibilizadas pela Anatel. Inicialmente, a expectativa é o alcance de velocidades de até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

5G para o consumidor

Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com 5G+ sendo que cada vez mais haverá mais aparelhos, afirma a empresa. Seguindo esse pensamento, durante o evento, a operadora lançou no mercado, em parceria com a Motorola, o smartphone moto g62 5G, que já está preparado para acessar a quinta geração da internet móvel em todas as frequências disponíveis.

A venda do smartphone está prevista para ser iniciada no dia 14 de julho e estará disponível nas lojas físicas e online da Claro, além dos canais próprios da fabricante.

A tele também afirma estar trabalhando na aplicação do Core standalone no FWA, rede de acesso fixo através da rede móvel 5G+, que será testada como solução alternativa para complementar a cobertura das redes de fibra e banda larga fixa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários