18/12/2025
Início Site Página 1317

Como a telefonia fixa ainda sobrevive?

Ter um telefone convencional é uma comodidade em milhares de residências brasileiras, mas o caminho indica uma extinção iminente.

Ilustração telefone fixo
Imagem: PxHere

Há exatos cinco anos, o último levantamento da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizado pelo IBGE, indicava que cerca de 91,1% dos lares possuíam um aparelho celular. Desse número, apenas 37,1% contava com a telefonia fixa convencional.

Atualmente, em pleno 2020, a porcentagem é ainda menor. O número de acessos do serviço decresce há mais de 12 meses, sem qualquer registro positivo. A última PNAD Contínua, divulgada em abril, mostrou que 28,4% dos domicílios brasileiros utilizam um telefone fixo.

De fato, o multifuncional smartphone parece um substituto imbatível para o obsoleto aparelho de comunicação, que sequer oferece uma mobilidade para seus consumidores.

Para os clientes corporativos, a telefonia fixa ainda se configura como um serviço essencial. Apesar da alta adesão ao digital, o segmento ainda representa o principal meio de contato para relacionamento com os clientes.

Já para o consumidor final, pesa o fato de ter duas contas a serem pagas. A do smartphone e a do serviço fixo. Nesse caso, obviamente, a comunicação móvel ganha preferência pela multifuncionalidade.

Em contrapartida, para os lares que ainda possuem o serviço de comunicação fixa, pelo aparelho convencional, há pelos menos dois motivos que justificam a permanência.

O primeiro é a notória comodidade promovida, além da tradição. O segundo é um reflexo direto das localidades que ainda contam com condições precárias para desenvolvimento da estrutura de telefonia móvel.

Agora, vamos além. Como as estatísticas refletem o cenário?

A participação das operadoras no cenário

Gráfico - Market Share das Operadoras na Telefonia Fixa

De acordo com o gráfico, com o passar dos anos, quem mais cresceu no segmento foi o Grupo Claro. Um possível motor para esse aumento de market share da prestadora pode ter sido a integração NET, Claro e Embratel, anunciada em 2011.

Em 2019, a NET foi oficialmente incorporada na operadora e a prestação de serviços passou a ser única nas localidades em que as duas estavam presentes.

Quem caiu foi a Oi, empresa que disputava a liderança de mercado com a Vivo em 2016. A estratégia atual envolve a descontinuação dos serviços em cobre, mas a telefonia fixa segue em comercialização pela operadora.

Já a Vivo, que chegou ao domínio de mercado com folga entre os anos de 2017 e 2018 viu seu número de clientes reduzir drasticamente e hoje pode perder market share para as concorrentes a qualquer momento. A diferença é pouca.

No entanto, toda a oscilação da fatia de mercado das operadoras no segmento é oriunda do ritmo decrescente dos acessos na telefonia fixa. Todas estão com estratégias voltadas para outros produtos.

A telefonia normalmente é embutida nos tradicionais combos com TV por assinatura e internet banda larga, mas até mesmo nesse tipo de oferta o produto deve perder espaço, já que as empresas de telecomunicações priorizam investimentos em fibra óptica e disponibilizam a telefonia VoIP, que vamos abordar no próximo tópico.

VoIP: Alternativa ou concorrência?

Uma alternativa para a telefonia convencional é o serviço “Voz sobre Protocolo de Internet”, também conhecido como VoIP. Grandes corporações com acesso aos links de larga escala adotaram previamente a tecnologia.

A popular ligação pelo aplicativo WhatsApp, por exemplo, pode ser considerada uma VoIP, mas há operadoras próprias e especializadas nesse tipo de chamada.

Em suma, utilizar essa tecnologia é fazer uma ligação pela rede de internet, ao invés de usar o sistema de telefonia tradicional. Para o consumidor final, é um recurso que se torna cada vez mais popular.

As operadoras que comercializam conexões de banda larga via fibra, por exemplo, oferecem a telefonia VoIP em conjunto. Assim, os consumidores adquirem a novidade por meio dos combos, mesmo que não tenham interesse.

A portabilidade numérica é outro grande facilitador para a popularização da ligação via internet. Portanto, ao menos nas residências brasileiras, a tecnologia pode vir a se tornar um dos principais meios de contato. Mas é uma mudança que precisa acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura brasileira.

Já para as empresas, vai depender muito de qual tecnologia representa maior vantagem na localidade escolhida, assim como na questão financeira.

VIU ISSO?

–> Confira as novas obrigações do Plano de metas da telefonia fixa

–> Bolsonaro sanciona sem vetos novo marco legal das telecomunicações

–> Anatel autoriza aumento nas tarifas de telefonia fixa

Concessão x Autorização

É importante contextualizar que a história da telefonia fixa tem um grande impulso a partir de 1997, quando foi consolidada a Lei Geral de Telecomunicações. O serviço saiu de 11 milhões de clientes para 40 milhões em apenas três anos.

Pelo regime de concessão, o governo cede para que uma determinada companhia tenha o direito de explorar a atividade. Os lucros, obviamente, estavam sujeitos a cobranças e tarifas.

Já pela autorização, a relação é unilateral e as operadoras possuem maior liberdade. A empresa pode romper o vínculo com o setor a qualquer momento. Aqui, os preços são livres e não ficam dependentes da definição de tarifas.

Em outubro de 2019, o projeto de lei que alterava a Lei Geral das Telecomunicações foi aprovado e as empresas que estavam sob o primeiro regime se livraram de uma série de obrigações. A manutenção dos orelhões públicos era uma delas.

A migração de um para o outro é opcional para as empresas que atuam no mercado, mas todas poderão priorizar os investimentos na telefonia móvel e banda larga, por exemplo.

Os números indicam a extinção da telefonia fixa?

Gráfico - Número de acessos da Telefonia Fixa

De acordo com o gráfico acima, a telefonia decresce desde 2015. Em cinco anos, a evasão foi acima de 10 milhões, mais precisamente 10.536,807. Um número expressivo que pode sim indicar uma extinção iminente para a telefonia fixa convencional.

As estatísticas atuais estão até mesmo abaixo da previsão feita pela Anatel em 2018, quando a agência destacou que até 2020 seriam 38,5 milhões, quando na verdade estamos em 32,7 milhões.

Pela agência reguladora, é possível verificar que a densidade (acessos por 100 domicílios) é maior na região Sudeste, com 66,0. Depois, o destaque fica com o Sul, em 52,6 e Centro-oeste, que está com 47,5.

No geral, é notório um fluxo intenso de queda nos números, que não registram dados positivos há anos. Portanto, é previsível que o serviço caminha para o fim, mas ainda deve resistir por algum tempo.

Quais medidas podem conter uma evasão?

Se os números não param de cair, é difícil imaginar que as operadoras tenham alguma iniciativa bem-sucedida para reverter o cenário negativo do segmento de telefonia fixa. Pelo contrário, medidas desse tipo sequer fazem parte da estratégia adotada por muitas.

Afinal, quase todas possuem a telefonia móvel como principal fonte de renda, serviço que de certa substitui os convencionais aparelhos telefônicos nas residências brasileiras.

Mas os tradicionais combos ainda contribuem coma venda de telefonia fixa. Algumas operadoras também, com inclusão das regionais, englobam o serviço de maneira conjunta quando um consumidor solicita internet e TV por assinatura.

Entretanto, as regionais, que lideram acessos em banda larga, dispõem da tecnologia VoIP para os clientes. Uma adesão que ajuda na queda dos números da telefonia fixa tradicional.

As grandes operadoras do país também já vendem esse modelo, oriundo da expansão da fibra óptica pelo Brasil. Mesmo assim, os combos ainda são boas alternativas para as empresas que ainda querem vender telefonia fixa de forma estratégica.

Por qual motivo as pessoas cancelam suas linhas fixas?

Para entender melhor o cenário, o Minha Operadora consultou alguns voluntários que ainda possuem ou cancelaram seus telefones fixos.

Bruna Brito, 27 anos, que trabalha como Analista Financeiro, conta que encerrou recentemente seu contrato de linha fixa. Ela vive com a família e justifica que cinco pessoas em sua residência possuem um telefone móvel

“Os planos atuais de telefonia móvel oferecem ligações ilimitadas. Telefone fixo se tornou um gasto desnecessário na minha casa, pois não tinha mais utilidade”, afirmou.

Já Maria José Braga Mastrange, 50 anos, enfermeira, segue com a telefonia fixa por conta da oferta de um combo, mas ainda vê utilidade para falar com parentes que não são adaptados com as ligações via WhatsApp.

Claudio da Cruz Fraga, 56 anos, aposentado, se incomodou com o alto custo no serviço e não estava satisfeito com o funcionamento e a prestação da operadora responsável. Por isso, optou pelo cancelamento e hoje utiliza apenas a telefonia móvel.

A analista de RH Cida Quirino, 34 anos, ainda vê muita utilidade no serviço para realizar seu trabalho, mas apenas dentro da empresa. Fora dela, o celular supre muito bem as necessidades de comunicação e qualquer outra que esteja ao alcance da tecnologia.

Walter Freire, 56 anos, funcionário público, lembra que a telefonia fixa já foi o principal meio de contato no trabalho e para conversar com familiares. Hoje a realidade é outra e o aparelho perdeu a funcionalidade.

“Atualmente resolvo todas essas questões por aplicativos de mensagens e, quando necessário, utilizo ligações. Meu plano de celular me oferece minutos ilimitados para qualquer operadora. Hoje o telefone fixo é mais utilizado para fazer contato com parentes de idade mais avançada e que não moram perto. Basicamente 90% dos contatos que faço por ele é com essas pessoas. As outras ligações que recebo é geralmente de atendentes oferecendo os mais variados serviços, como telefonia e assinatura de jornal”, destacou o administrador.

Freire conta ainda que o telefone fixo atualmente é um costume. O serviço é embutido em seu pacote com TV por assinatura e banda larga. A família não utiliza mais.

O que o futuro reserva?

Imagem: PxHere

Conforme visto acima, comodidade e tradição garantem a sobrevivência do telefone fixo, mas os números não mentem.

As estatísticas decrescentes acendem um alerta para a telefonia convencional. Os combos com internet e TV por assinatura são insustentáveis para continuar a venda. A própria TV paga vive uma evasão de clientes contínua.

Entretanto, os serviços ainda tem muita utilidade para empresas, especialmente as que trabalham diretamente com vendas. Nesse caso, a concorrência com a comunicação tecnológica móvel depende muito dos custos.

Enquanto algumas ainda enxergam vantagens na contratação de telefonia fixa, outras preferem comprar smartphones e contratar planos para os funcionários exercitarem suas atividades.

Mas, para o consumidor final, as vantagens oferecidas pela concorrência dos celulares são incontáveis. Ter um aparelho multifuncional dispensa o gasto extra que a telefonia fixa se tornou para muitas famílias brasileiras.

Com informações de Anatel, Teleco, Intervozes e NexoJornal.

Oi oferta 10GB de bônus no pré-pago

Benefício é concedido ao fazer recarga a partir de R$ 20.

A Oi acaba de anunciar que está oferecendo 10GB de bônus de internet para os seus clientes dos planos pré-pago. O pacote extra de internet é concedido ao fazer recargas a partir de R$ 20.

O bônus para navegar tem validade de 7 dias e só é disponibilizado mediante o pagamento nos cadas digitais da Oi ou nos sites e aplicativos dos bancos conveniados: Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banpará, Itaú, Santander e Tribanco.

O benefício de 10GB é concedido apenas uma vez. Entretanto, as recargas seguintes, realizadas pelas mesmas formas de pagamento, também garantem bônus de internet.

O cliente ganha mais 2GB ao fazer uma nova recarga de R$ 20, 2,5GB ao pagar R$ 25 e mais 3GB nas cargas acima de R$ 30. Da mesma forma, as bonificações tem validade de 7 dias.

Com R$ 25, por exemplo, é possível assinar o pacote pré-pago mensal de 8GB (sem contar o bônus adicional), que inclui WhatsApp e Messenger liberados, ligações ilimitadas para todo o Brasil e 750 SMS para qualquer operadora. Pagando R$ 30, a franquia de dados sobe para 9GB e conta ainda com 900 SMS por mês.

O objetivo da Oi com esta oferta é incentivar que os usuários utilizem mais os canais de atendimento digital.

VIU ISSO?

–> Oi Play renova lista de filmes para locação gratuita

–> Oi atinge marco histórico na fibra óptica

–> Uso de canais digitais da Oi teve aumento de 57%

Confira a validade das recargas da Oi:

  • Menos de R$ 20 – 30 dias
  • R$ 20 a R$ 29,99 – 45 dias
  • R$ 30 a R$ 59,99 – 90 dias
  • R$ 60 a R$ 99,99 – 150 dias
  • R$ 100 a R$ 500 – 180 dias

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

EUA estão dispostos a financiar 5G no Brasil

6

Entretanto, Huawei teria que ficar de fora da infraestrutura de rede do país.

Em mais uma tentativa para barrar a entrada de equipamentos fabricados pela Huawei no Brasil, os Estados Unidos estão dispostos a financiar a implantação da infraestrutura do 5G no país, desde que a empresa chinesa fique de fora.

Segundo o embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, o Development Finance Corporation (DFC), um banco estatal de desenvolvimento dos Estados Unidos, está avaliando 15 projetos em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre eles, o 5G no Brasil.

“Já conversei com o presidente do BNDES [Gustavo Montezano] e queremos trabalhar muito em parceria com o banco”, disse o embaixador.

Há algum tempo, os americanos têm feito lobby no Brasil e em outros países aliados, para que operadoras não comprem produtos da Huawei.

Os Estados Unidos acusam a Huawei de espionagem, alegando que a fabricante é obrigada a compartilhar informações com o governo de Pequim, o que seria uma grave ameaça à segurança nacional do país.

Além disso, o governo de Donald Trump afirma que a infraestrutura da Huawei pelo mundo poderia afetar a sua capacidade de compartilhar informações militares e de inteligência com países aliados, entre eles o Brasil.

O DFC foi criado em dezembro do ano passado, com o objetivo de financiar empresas não americanas, em projetos de interesse de segurança nacional para os EUA, o que inclui a rede 5G no Brasil.

VIU ISSO?

–> EUA continua a fazer lobby sobre o Brasil na questão do 5G

–> Anatel encerra consulta pública para o leilão do 5G

–> Claro defende atrasar leilão do 5G

Por outro lado, a China, por meio da China Development Bank, oferece financiamentos altamente subsidiados, o que faz com que os produtos da Huawei sejam altamente competitivos no mercado, com preços bem abaixo do que ofertado por seus concorrentes.

Para fazer frente aos produtos chineses, o banco americano recebeu autorização para financiar empresas concorrentes de outros países, como a finlandesa Nokia ou a sueca Ericsson.

O leilão do 5G no Brasil segue sem data definida, podendo ocorrer no segundo semestre deste ano ou no início de 2021. Por enquanto, o país não pretende restringir nenhum fabricante em sua infraestrutura de rede.

Com informações de Folha de São Paulo.

Cade aprova compra da Fox pela Disney

Entretanto, entidade impôs restrições ao negócio bilionário.

Nesta quarta-feira, 6, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições a aquisição da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company.

Em fevereiro do ano passado, o Cade já tinha aprovado o negócio, com a condição que a Disney vendesse o canal Fox Sports. A ideia era manter a competitividade do mercado e manter a oferta de canais esportivos no país.

Como a venda não foi efetuada, a entidade decidiu revisar a operação em novembro de 2019.

Uma nova tentativa de venda do Fox Sports foi proposta, mas diante dos esforços da Disney, e levando em consideração as incertezas do cenário econômico atual, provocado pela pandemia da Covid-19, não foi possível prosseguir com a alienação do negócio.

Diante disso, o Cade determinou medidas que diminuem problemas concorrenciais e asseguram a diversidade da programação esportiva no Brasil.

A Disney assinou um Acordo de Controle de Concentração, no qual se compromete a manter na grade do canal principal da Fox Sports, por três anos ou até o término de seus respectivos contratos, todos os eventos esportivos distribuídos no país.

VIU ISSO?

–> TIM e Telefónica fecham acordo com Disney+

–> Record, SBT e RedeTV querem comprar FOX Sports

–> Netflix segue soberana frente ao Disney+

A companhia deverá manter a mesma qualidade na transmissão de eventos, incluindo os jogos da Copa Libertadores da América, até o dia 1º de janeiro de 2022. Após esta data, as competições deverão ser transmitidas em seus canais afiliados, até o término do contrato com a Conmebol.

O acordo prevê que a Disney pode ceder a marca “Fox Sports” para qualquer outro grupo que se interesse, caso decida encerrar a transmissão deste canal.

“No caso concreto, penso caber ao Cade tutelar a diversidade de programação esportiva disponível ao consumidor. A meu ver, esta seria uma forma de se repassar aos consumidores parte dos ganhos e eficiência advindos deste ato de concentração”, afirmou o conselheiro relator, Luis Henrique Bertolino Braido.

A aquisição da Fox pela Disney, por US$ 71 bilhões (R$ 409 bilhões na cotação atual), tem o objetivo de adicionar mais conteúdo ao serviço Disney+, como forma de rivalizar com a Netflix.

Público escolhe a melhor série original da história da Netflix

Saiba qual produção desbancou sucessos como The Crown, Stranger Things e Black Mirror.

O Rotten Tomatoes acaba de promover uma votação online, no qual escolheu a melhor série original da história, produzida pela Netflix. Desbancando sucessos como The Crown, Mindhunter e Stranger Things, a série Dark ficou no topo do ranking.

O site é um agregador online de críticas de especialistas em cinema e programas de TV. A votação do Rotten Tomatoes foi dividida em várias etapas, com o público geral escolhendo entre duas séries. Ao todo foram mais de 2,5 milhões de votos, 110 mil somente na final.

A série alemã chegou à final concorrendo com Black Mirror, conseguindo 80% dos votos.

Dark é ambientado em uma cidade alemã nos dias atuais, onde o desaparecimento de duas crianças pequenas expõe a vida dupla e os relacionamentos fraturados entre quatro famílias.

A série é considerada complexa e misteriosa, envolvendo viagens no tempo, uma das mais fortes e estranhas histórias de ficção científica da plataforma de streaming.

As duas primeiras temporadas da série estão disponíveis na Netflix. A terceira e última temporada estreia em 27 de junho.

VIU ISSO?

–> Netflix bate recorde impressionante

–> Novos lançamentos da Netflix não terão versão dublada

–> Coronavírus dispara uso de VPN e Netflix

A escolha da data de lançamento da nova temporada tem um grande significado na trama de Dark. A data de 27 de junho de 2020 marca o início do apocalipse do “último ciclo” no mundo da série.

A Netflix está disponível no Brasil com três planos mensais dependendo da resolução escolhida: R$ 21,90 (padrão), R$ 32,90 (Full HD) e R$ 45,90 (Full HD e Ultra HD).

Com informações de Rolling Stone.

Twitch planeja produzir séries originais

Plataforma de streaming quer expandir o seu público ao oferecer conteúdo não relacionado a jogos.

A Twitch, plataforma de streaming de jogos da Amazon, está planejando se aventurar na produção de conteúdo original, indo além da simples transmissão de games. A ideia é criar novos tipos de programação, incluindo reality shows, talk shows e até programas de namoro.

Em 2018, a plataforma já pensava em criar séries originais e transmiti-las ao vivo. O projeto voltou a ganhar força devido a pandemia da Covid-19. Nas últimas semanas, a exibição de conteúdos não relacionados a jogos ganhou força na Twitch, com músicos, atletas e outros artistas transmitindo eventos para os seus fãs.

Embora o momento de quarentena seja oportuno, a expansão de conteúdo aconteceria de qualquer forma. A categoria “Só na conversa”, por exemplo, no qual os usuários fazem transmissões apenas para dialogar com o seu público, registrou 10% das horas gastas na plataforma em dezembro do ano passado, tornando-a mais assistida do Twitch.

No passado, o Twitch até mesmo limitava a capacidade dos usuários de produzir conteúdo que não fosse relacionado aos games. Entretanto, ao diminuir essa restrição, o serviço poderá criar uma comunidade mais robusta e diversificada.

Além disso, a expansão do escopo de conteúdo seria benéfica para a Amazon, possibilitando uma maior integração de conteúdos exclusivos entre a Twitch e a Prime Video, além de evitar que os usuários migrem para plataformas rivais, como o YouTube Gaming ou o Mixer da Microsoft.

Outro benefício é que seria possível aumentar o apelo da plataforma aos anunciantes. O perfil dos usuários da Twitch é jovem, masculino e conhecedor de tecnologia, um grupo que é difícil de alcançar em canais tradicionais.

VIU ISSO?

–> Amazon Prime Vídeo ganha combo imperdível para bater Netflix

–> Amazon Prime Vídeo libera conteúdo para motivar quarentena

–> Amazon Prime Vídeo avança frente à Netflix

No Brasil, a assinatura do Amazon Prime oferece não apenas o acesso ao Prime Video, mas também ao Twitch Prime, que inclui itens exclusivos, como jogos grátis, além de uma assinatura gratuita na Twitch.tv.

Pagando R$ 9,90/mês o usuário ainda tem acesso ao Prime Music, ao Prime Reading e ainda conta com frete grátis em produtos vendidos e entregues pela Amazon.

Com informações de Business Insider.

Após reajuste, Vivo Easy volta a ofertar Netflix e YouTube

Promoção quer facilitar acesso a lives e conteúdo sob demanda durante isolamento social.

Divulgação Vivo Easy
Imagem: Divulgação Vivo Easy

Após um criticado reajuste da franquia de internet, o Vivo Easy voltou a ofertar diárias de YouTube e Netflix para seus usuários. A ideia, muito provavelmente, é facilitar o acesso para conteúdos de vídeo sob demanda no ambiente digital.

Se dá última vez a operadora prometia cashback, agora é desconto mesmo. Quem adquirir 30 diárias da Netflix paga apenas R$ 14,95, não o custo de R$ 29,90 que é normalmente cobrado pelo pacote.

Já o YouTube sairá pelo mesmo preço, com porcentagem de desconto semelhante. É possível comprar 30 diárias da plataforma por R$ 14,95 também.

A ideia, muito provavelmente, é para facilitar usuários que querem acompanhar a onda de lives no site, assim como os lançamentos de filmes, séries e documentários da Netflix.

Em época de isolamento social preventivo ao novo coronavírus, é um entretenimento que pode minimizar impactos.

Porém, as ofertas não serão suficientes para compensar o último reajuste do plano. A internet de 100 GB, por exemplo, passou a custar R$ 299,99. Já a de 50 GB foi elevada para R$ 199,99.

VIU ISSO?

–> Vivo Easy oferece 3GB de internet para novos clientes

–> Vivo Easy agora permite comprar até 90 diárias de uma só vez

–> TIM Beta vs. Vivo Easy; qual plano é mais vantajoso?

O pré-pago digital e flexível da Vivo ganhou muitos consumidores por não exigir renovação e nem mesmo colocar um prazo de validade para os serviços contratados.

Com isso, muitos usuários compravam ofertas por uma única vez e poderiam utilizar por vários meses, até que a franquia fosse utilizada na totalidade.

Entretanto, o aumento de preços pode diminuir o poder de atração que o Vivo Easy conquistou nos últimos meses. Especialmente em tempos pandêmicos, que serviços como telefonia e internet foram considerados essenciais e muitas operadoras fizeram esforços para facilitar o acesso dos consumidores.

Streaming gratuito chega ao Brasil ainda em 2020; conheça

Plataforma Pluto TV é comandada pela gigante ViacomCBS e vai trazer um novo modelo de distribuição de conteúdo.

Divulgação Pluto TV
Imagem: Divulgação Pluto TV

A explosão de plataformas de streaming não para! Até 2021, o Brasil deve aquecer o mercado com o lançamento do Disney+, HBO Max e a Pluto TV, de propriedade da ViacomCBS. A boa notícia é que essa última será gratuita.

Com 22 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos, a plataforma testa um novo modelo de negócio para o segmento. Oferecer conteúdo gratuito para os consumidores que estão dispostos a assistirem propagandas e não serem cobrados por uma assinatura.

A própria companhia confirma que vai lançar o serviço no Brasil ainda em 2020. O sistema Roku TV, assim como as TVs com Android e dispositivos como Amazon Fire TV Stick, Apple TV e Chromecast muito provavelmente terão suporte para o aplicativo.

Smart TVs da Samsung e Sony também devem receber, se tudo correr em conformidade com a atuação da marca nos EUA.

via GIPHY

É um funcionamento semelhante ao do YouTube, com quebras de anúncios de até dois minutos no meio da programação. Arelys Carballo, diretor sênior de conteúdo e programação da marca, diz que há muitos serviços de vídeo sob demanda na América Latina, mas nenhum baseado em anúncios.

Esse é o modelo que pode fazer diferença no cenário, na visão dos executivos.

VIU ISSO?

–> HBO Max pode chegar ao Brasil em 2021

–> Quanto custa substituir a TV por assinatura pelo streaming?

–> CNN Brasil terá streaming próprio e podcast

A plataforma atualmente está presente na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, El Salvador, Uruguai e Venezuela.

Com o controle da ViacomCBS, dona também das marcas Paramount, MTV, Comedy Central e Nickelodeon, é bem provável que a plataforma já chegue com força no mercado, graças a inclusão do conteúdo de todas as marcas mencionadas.

Com informações de Labs EBANX

TV aberta ganhará canal educativo do Grupo Silvio Santos

Projeto, até o momento, foi batizado como SBT 2 e terá também conteúdo infantil, com novelas e desenhos.

Sede do SBT
Imagem: Wikipedia

Em virtude do novo coronavírus, a multiprogramação foi liberada na TV aberta pelo presidente Jair Bolsonaro. Com o decreto, as emissoras podem utilizar suas frequências para o lançamento de “subcanais” com conteúdo lúdico durante 12 meses.

No entanto, é esperado que a tendência se torne permanente. Tanto é que Silvio Santos já encomendou a criação de uma nova emissora, batizada como SBT 2, para chegar em breve.

A prioridade do conteúdo será para a educação e as atrações infantis. Teleaulas do ensino médio e fundamental, por exemplo, já estão confirmadas na programação, assim como desenhos e novelas para conquistar crianças.

Em São Paulo, o SBT vai seguir no canal 4.1 da TV digital, mas a emissora derivada deve ficar com o número 4.2.

Ou seja, o novo canal vem para dividir espaço com o tradicional conteúdo do SBT.

As cidades que terão acesso inicialmente serão São Paulo, Jaú, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Brasília, Porto Alegre e Belém.

VIU ISSO?

–> SBT lança sua própria plataforma de streaming

–> SBT, Record e RedeTV passam a ser transmitidos em HD pela Claro TV

–> Lobby do SBT e Record pode encarecer TV Paga, afirma colunista

Outras também devem ser incluídas, mas ainda não há previsão até o momento.

Tanto a assessoria de comunicação do SBT quanto o diretor de Planejamento Artístico e Criação do canal, Fernando Pelegio, confirmaram a existência do projeto, que está com estudos em andamento para definir a programação.

[ATUALIZAÇÃO – 08/05/2020 12h16]:

Ao jornalista Léo Dias, que divulgou a informação, o diretor Fernando Pelegio se desculpou e alegou que o estudo realizado pelo SBT se mostrou inviável para a criação de uma segunda emissora. Confira:

Em nota, também para o UOL, a assessoria alega:

“O SBT irá lançar em breve um canal dirigido ao público infantil na plataforma digital e não em um novo canal da TV aberta. Devemos informar os detalhes na próxima semana.”

Com informações de UOL

HBO Max pode chegar ao Brasil em 2021

Internacionalização do streaming da Warner vai priorizar investimentos na América Latina.

Divulgação HBO Max
Imagem: Divulgação HBO Max

O streaming da WarnerMedia está prestes a estrear nos Estados Unidos, mas por aqui, todos querem saber a respeito de uma data ou previsão de lançamento. Afinal, o HBO Max vai reunir todo o acervo do estúdio e promete ser uma concorrência de peso para gigantes do setor como Netflix, Amazon Prime Vídeo e até mesmo o Disney+.

Mas as boas notícias começaram a chegar. O grupo Warner adquiriu participações minoritárias em subsidiárias latino-americanas e assumiu o controle de todas as operações da marca HBO no Brasil e em outros países.

Isso que significa que a América Latina será prioridade no plano de internacionalização do novo streaming. Fontes garantem que os próximos países a serem considerados pela empresa estão todos no continente.

Até poucos meses atrás, o lançamento no Brasil era uma grande incerteza. A AT&T, controladora da WarnerMedia, sequer tinha conseguido concretizar a compra da empresa no país, que seguia pendente desde 2016.

Mas uma decisão da Anatel em fevereiro garantiu o passe livre para a gigante americana e agora, as portas estão abertas para mais um lançamento no cenário digital.

Não há qualquer garantia ou especificação, mas a iniciativa da companhia é o primeiro passo para implantar a plataforma na América Latina, de acordo com Gerhard Zeiler, diretor de receita da companhia.

VIU ISSO?

–> Coronavírus não vai afetar lançamento do streaming HBO Max

–> HBO Max lança novo comercial

–> WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max

O Brasil, inclusive, foi um dos países em que a corporação adquiriu a HBO Brasil na totalidade.

É uma estratégia que difere da Disney com sua plataforma de streaming, que chegou primeiro nos países da Europa e deve aterrissar na América Latina apenas no fim de 2020.

Para a Warner, faz todo sentido priorizar investimentos na região. A marca HBO possui um forte vínculo com o público local e se faz presente com conteúdo “premium” desde 1991.

Com informações de LABS Ebanx