Anatel autoriza aumento nas tarifas de telefonia fixa

Reajuste varia de 0,73% a 6,76%; maior aumento vai para a Sercomtel.

fachada do prédio sede da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou, na última quinta-feira (11), o reajuste dos planos básicos da telefonia fixa local e longa distância nacional (interurbano). Os percentuais de aumento das concessionárias autorizadas variam de 0,73% a 6,76%.

Os reajustes aprovados são das concessionárias Sercomtel (6,763%), Algar Telecom (0,733%), Telefônica/Vivo (4,944%), Claro Brasil (6,092%) e Oi (6,052%).


Todas as empresas citadas solicitaram o aumento à Anatel. Entretanto, a agência afirma que os percentuais estão abaixo do IST (Índice de Serviço de Telecomunicações). De acordo com a Resolução 426/2005, as empresas de telefonia podem solicitar uma nova adequação a cada 12 meses.

As empresas já podem realizar as alterações nos preços a partir da data de publicação do ato no Diário Oficial da União (DOU).

VIU ISSO?
Clientes não aceitam mudança de preço no TIM Beta e protestam
Netflix avisa seus clientes sobre aumento de mensalidade
Vivo confirma que seus planos terão preços reajustados

O valor do cartão de orelhão também foi reajustado. Com o reajuste cartão de 20 créditos, por exemplo, passa a custar R$ 2,66.

Independentemente da força à telefonia móvel, dados da Anatel mostram que havia, em maio de 2019, cerca de 35,9 milhões de linhas ativas. Em maio de 2018, porém, eram 38,8 milhões em funcionamento, apresentando, assim, uma queda do serviço fixo.

3
Deixe um comentário

avatar
3 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
3 Autores de comentários
DaviGustavo RabeloCarlos Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Carlos
Visitante
Carlos

Vai contribuir ainda mais para a redução da telefonia fixa, por ter planos com taxa de assinatura que não cobre ligações interurbanas não compensa mais.

Gustavo Rabelo
Visitante
Gustavo Rabelo

Só não cancelo a minha por causa da Velox 🙄

Davi
Visitante
Davi

A telefonia fixa sobrevive por aparelhos. A tendência é migrarem todos para celular ou VoIP. Não fosse a venda casada das operadoras, a situação estaria ainda pior para o fixo.