InícioTV por AssinaturaCompra da Fox pela Disney será analisada novamente pelo Cade

Compra da Fox pela Disney será analisada novamente pelo Cade

Negócio já tinha sido aprovado em fevereiro, mas companhia descumpriu acordo.

Nesta quarta-feira, 13, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu revisar a compra da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company. A operação já tinha sido aprovada em fevereiro, contanto que a empresa vendesse o canal FOX Sports, o que não ocorreu até o momento.

A compra da FOX foi acordada entre o Cade e a Disney para que estrutura do mercado permanecesse com a mesma competitividade anterior à fusão. Na visão do órgão, a fusão reduziria a oferta de canais esportivos no país, o que poderia encarecer preços.

Dessa forma, o consumidor poderia ter três opções de canais esportivos, sendo o SporTV (controlado pela GloboSat), ESPN e uma nova empresa que comprasse os ativos da FOX Sports.

O negócio de 71 bilhões de dólares (em torno de R$ 297 bilhões) tinha como objetivo adicionar mais conteúdo ao serviço Disney+, para rivalizar com a Netflix. No entanto, a Disney não acreditava numa ameaça à concorrência no Brasil.


VIU ISSO?

–> Globo, FOX, Disney e Turner são investigadas pelo Cade

–> FOX Premium e FOX+ vão encerrar serviço de streaming no Brasil

–> Disney+ terá pacote com ESPN+ e Hulu para desbancar rivais

“A operação não reduzirá a concorrência no setor, não criará ou reforçará posição dominante e nem acarretará a criação de monopólio no Brasil ou no exterior. A dinâmica concorrencial dos mercados relevantes não será afetada de maneira significativa em razão da Operação Proposta. Os mercados permanecerão altamente competitivos com ou sem a fusão das atividades das partes”, alegou a Disney.

Após negociações, por 4 votos a 2, a proposta de compra da FOX pela Disney foi aceita pelo Cade. Embora a empresa tenha se esforçado para cumprir a determinação, a venda ainda não foi concretizada.

Além da operação ser revista pelo Cade, o conglomerado pode ser passível de pagamento de multa.

Com informações de Cade.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários