27/04/2024

Compra da Fox pela Disney será analisada novamente pelo Cade

Negócio já tinha sido aprovado em fevereiro, mas companhia descumpriu acordo.

Nesta quarta-feira, 13, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu revisar a compra da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company. A operação já tinha sido aprovada em fevereiro, contanto que a empresa vendesse o canal FOX Sports, o que não ocorreu até o momento.

A compra da FOX foi acordada entre o Cade e a Disney para que estrutura do mercado permanecesse com a mesma competitividade anterior à fusão. Na visão do órgão, a fusão reduziria a oferta de canais esportivos no país, o que poderia encarecer preços.

Dessa forma, o consumidor poderia ter três opções de canais esportivos, sendo o SporTV (controlado pela GloboSat), ESPN e uma nova empresa que comprasse os ativos da FOX Sports.

O negócio de 71 bilhões de dólares (em torno de R$ 297 bilhões) tinha como objetivo adicionar mais conteúdo ao serviço Disney+, para rivalizar com a Netflix. No entanto, a Disney não acreditava numa ameaça à concorrência no Brasil.

VIU ISSO?

–> Globo, FOX, Disney e Turner são investigadas pelo Cade

–> FOX Premium e FOX+ vão encerrar serviço de streaming no Brasil

–> Disney+ terá pacote com ESPN+ e Hulu para desbancar rivais

“A operação não reduzirá a concorrência no setor, não criará ou reforçará posição dominante e nem acarretará a criação de monopólio no Brasil ou no exterior. A dinâmica concorrencial dos mercados relevantes não será afetada de maneira significativa em razão da Operação Proposta. Os mercados permanecerão altamente competitivos com ou sem a fusão das atividades das partes”, alegou a Disney.

Após negociações, por 4 votos a 2, a proposta de compra da FOX pela Disney foi aceita pelo Cade. Embora a empresa tenha se esforçado para cumprir a determinação, a venda ainda não foi concretizada.

Além da operação ser revista pelo Cade, o conglomerado pode ser passível de pagamento de multa.

Com informações de Cade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários