21/04/2024

Claro defende atrasar leilão do 5G

Para executivo da operadora, o Brasil não está pronto para a conexão de nova geração.

Durante evento online da Futurecom, o presidente da Claro, Paulo César Teixeira, defendeu o adiamento do leilão do 5G para o início de 2021, alegando que a pandemia do novo coronavírus gerou imprevisibilidade no mercado, reduzindo receitas e aumentando a inadimplência de parte dos usuários.

Além disso, o executivo disse que o 5G ainda não é maduro o suficiente para ser implementado no país. Segundo ele, o preço de smartphones compatíveis com a nova rede está além do que o consumidor brasileiro está acostumado a pagar.

Paulo acredita que a partir do momento que a tecnologia estiver mais desenvolvida em outros países, os custos dos dispositivos devem cair.

“Não adianta querer implantar uma tecnologia nova, tendo todos os produtos com um custo maior. A penetração da tecnologia em mercados relevantes vai trazer escala e permitir que o preço [dos dispositivos] para o próximo ano seja mais adequado para o mercado brasileiro”, afirmou o CEO da Claro.

Para exemplificar, Teixeira estimou que apenas 20% smartphones conectados na rede 4,5G da Claro tem a tecnologia capaz de aproveitar toda a capacidade da banda larga móvel.

Ele lembrou, ainda, que a implantação do 5G vai exigir a instalação de milhares de novas antenas, mas que tal tarefa pode ser barrado pelas legislações municipais restritivas, que dificultam a instalação de toda a infraestrutura necessária.

VIU ISSO?

–> EUA continua a fazer lobby sobre o Brasil na questão do 5G

–> 5G pode aumentar a arrecadação anual de impostos em bilhões

–> Twitter também vai combater teorias conspiratórias sobre 5G

Por outro lado, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) não parece disposto a atrasar o leilão. Mesmo diante dos pedidos de entidades e empresas de telecomunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu não prorrogar o prazo da consulta pública para o edital da licitação das frequências 5G.

O ministro Marcos Pontes tem defendido que o 5G pode ser um importante aliado para combater a pandemia da Covid-19.

Com informações de Telesíntese.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários