19/12/2025
Início Site Página 1104

GSMA vai realizar MWC21 de forma presencial e com 50 mil pessoas

Congresso é um dos principais eventos mundiais de tecnologia móvel e contará com um rigoroso plano de segurança sanitária.

Imagem: Mobile World Congress/Divulgação

Conforme antecipado pelo Minha Operadora, a Mobile World Congress (MWC21) será realizada em junho de forma presencial em Barcelona, na Espanha.

A GSMA confirmou que o evento será realizado entre os dias 28 de junho e 1° de julho de 2021.

A expectativa é que a MWC21 atraia até 50 mil pessoas.

O evento é um dos principais congressos de telecomunicações, no qual expositores apresentam novas tendências e tecnologias para o setor móvel.

VIU ISSO?

–> Maior feira de telefonia móvel do mundo é cancelada

–> Governo de São Paulo mantém monitoramento de celulares até junho

–> Portugal: Operadoras podem bloquear o uso do Netflix e YouTube

Diante do cenário atual de pandemia da Covid-19, a GSMA criou um rigoroso plano de várias camadas para manter o ambiente seguro para funcionários, trabalhadores, expositores, visitantes, fornecedores, parceiros e a comunidade local.

O plano teve coordenação e aprovação de autoridades sanitárias catalãs.

“Trabalhamos com parceiros, autoridades de saúde e profissionais médicos para criar um plano que crie confiança em nosso retorno aos eventos presenciais. A GSMA organizou eventos móveis de primeira linha com segurança e sucesso por muitos anos… Sem dúvida, a Covid-19 é nosso maior desafio até o momento. Mas nossa experiência nos dá uma base sólida a partir da qual construímos nosso plano, disse John Hoffman, CEO da GSMA.

Na lista de diretrizes estão ambientes sem contato físico, monitoramento de ocupação, aumento do corpo médico, além do distanciamento social.

Os visitantes terão que baixar o “My MWC”, que servirá como um crachá digital e será ativado na entrada do evento, após a pessoa ser testada como negativa para a Covid-19.

O teste deve ser repetido a cada 72 horas, com os participantes sendo notificados por meio do app.

Inclusive, participantes de determinadas regiões deverão fazer testes antes mesmo de embarcar no avião para a Espanha.

Para quem for de trem ou carro serão direcionados para centros de testagem para avaliar o estado de saúde.

Enquanto estiver na feira, verificações de temperatura também serão realizadas em todos os pontos de acesso.

As entradas e saídas foram ampliadas, para promover o distanciamento social, e o fluxo de pessoas será feito em mão única.

Também será adotado um sistema de injeção de ar fresco e ventilação externa para melhorar o fluxo de ar no ambiente.

Já as pessoas terão à disposição 1.300 dispensers com produto desinfetante e serão obrigadas a utilizar máscaras do tipo FFP2 (respiradores com máscara de filtragem), além de cumprir as determinações sanitárias da organização.

Além da feira presencial, a MWC21 contará com atrações virtuais, para que mais pessoas possam participar do evento.

“A GSMA continuará a adaptar seu plano de saúde e segurança conforme novas informações estiverem disponíveis ou conforme orientação das autoridades locais”, afirmou a organizadora da MWC.

Com informações de GSMA.

Cade recomenda condenação da Claro, Oi e Vivo por prática de cartel

Denúncia foi realizada pela BT Brasil em dezembro de 2015.

Na sequência, logomarcas das operadoras Oi, Claro e Vivo.
Imagem/ Reprodução.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou que as operadoras Claro, Oi e Telefônica, dona da Vivo no Brasil, sejam condenadas em processo administrativo sobre prática de cartel em licitações públicas para prestação de serviços a órgãos do governo federal.

A BT Brasil, autora da denúncia, afirma que as empresas atuam coordenadamente para eliminar a concorrência entre si em licitações de órgãos Administração Pública Federal sobre contratação de serviços de banda larga com abrangência nacional.

A empresa alega que, no Pregão Eletrônico nº 144/2015, dos Correios as operadoras denunciadas criaram dificuldades para que a BT Brasil participasse da licitação.

VIU ISSO?

–> Claro, Oi e Vivo serão investigadas por cartel e licitação

–> Cade nega defesa de Claro, Oi e Vivo sobre cartel em licitação

–> Cade estuda maneiras de restringir a venda da Oi Móvel

Ainda de acordo com a denúncia, as empresas acusadas, que controlam a infraestrutura local de telecomunicações, teriam discriminado preço e recusado a contratação de circuitos necessários para a formulação da proposta da BT Brasil.

A denúncia foi registrada em dezembro de 2015, depois de uma concorrência pela conectividade fornecida para agências dos Correios. O caso vem tramitando desde então, e só agora o Cade concluiu seu relatório em que sugere que o caso vá ao Tribunal do Órgão.

“Como foi possível apurar, as representadas utilizaram-se do instituto legal do consórcio para participação em licitações públicas no mercado de SCM de maneira anticompetitiva. Além disso, praticaram condutas unilaterais discriminatórias em relação à BT, no acesso às respectivas infraestruturas, no âmbito do Pregão dos Correios nº 144/2015. Tal fato imputou ineficiências à representante, reduzindo sua competitividade no referido certame, disputado com o consórcio formado pelas investigadas”, diz um dos trechos da nota técnica.

No documento, o Cade também recomenda a aplicação de multa de 5% sobre o faturamento bruto da Claro no ano de 2016 e de 4% para a Oi e a Telefônica.

[ATUALIZAÇÃO – 09/03/2021 16H41]:

Após a publicação da matéria, a Oi enviou seu posicionamento para o Minha Operadora, afirmando que a manifestação técnica do Cade não é uma decisão final e que não houve nenhuma conduta anticompetitiva por parte da empresa.

A Oi informa que a manifestação técnica ainda não é uma decisão final sobre o caso e que o CADE possui fartos elementos para concluir, em sua análise, que o consórcio formado estava em conformidade com todos os princípios estabelecidos pela Administração Pública e atendia todas as condições de mercado e de interesse público.
A Oi ressalta que o modelo de consórcio em questão cumpre as exigências da Administração Pública e que não houve nenhuma conduta anticompetitiva por parte da empresa. O processo para formação do consórcio observou a legislação vigente e aplicável ao caso, atendendo as melhores condições econômicas para atender plenamente ao Edital da licitação para prestação de serviços à ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), realizada em 2015.

WhatsApp terá proteção de conversas por senha

Com o novo recurso, o aplicativo espera oferecer uma camada extra de segurança para o backup de mensagens dos usuários.

De acordo com rumores, o WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso que permite aos usuários proteger com senha as conversas armazenadas em backup.

A ideia é oferecer maior proteção para os arquivos de mensagens e mídias salvas na nuvem, como no Google Drive e iCloud.

Apesar do WhatsApp oferecer criptografia de ponta a ponta, ainda faltava um recurso de segurança para proteger o backup de conversas armazenadas fora do aplicativo.

De acordo com o site WABetaInfo, foram encontrados trechos no código fonte do aplicativo que indicam que uma ferramenta de proteção de backups está sendo implementada pelo WhatsApp.

VIU ISSO?

–> WhatsApp vai bloquear mensagens de quem não aceitar novas regras

–> Telegram já está presente em quase metade dos celulares no Brasil

–> WhatsApp libera chamadas de voz e de vídeo no computador

Segundo os desenvolvedores, o backup armazenado na nuvem será criptografado e atrelado ao número de telefone usado no aplicativo.

Além disso, o usuário precisará digitar uma senha para desbloquear as mensagens do backup.

A novidade evitaria que as conversas sejam interceptadas por terceiros.

Além disso, a senha utilizada não será compartilhada pelo WhatsApp ou enviada para terceiros.

Ou seja, se o usuário perder a senha ele não terá mais acesso ao backup.

Segundo o WABetaInfo, o recurso estará disponível para os sistemas Android e iOS e também será possível armazenar o backup localmente, no próprio celular, por exemplo

O WhatsApp ainda não emitiu uma nota oficial sobre o novo recurso, mas a expectativa é que ele seja disponibilizado em breve.

Novas regras de privacidade

Com o lançamento da proteção de backup por senha e outros recursos de segurança, o WhatsApp parece querer transmitir a mensagem que se preocupa com a privacidade dos usuários.

Desde que o Facebook, proprietário do WhatsApp, anunciou em janeiro passado uma nova política de privacidade, a empresa tem sido alvo de críticas.

A ideia é que os dados do WhatsApp sejam compartilhados com o Facebook, para futuras ferramentas de e-commerce e publicidade.

Diante da recepção negativa, a empresa adiou para 15 de maio a implementação da nova política.

Até lá, os usuários terão que concordar com as novas regras, caso contrário, não poderão mais utilizar o aplicativo de mensagens.

Com informações de Canaltech.

5G: 9 milhões de pessoas terão que pagar por troca de parabólica

0

Previsão da Anatel é que novo kit de recepção de TV via satélite vai custar R$ 250.

Caso não haja mudanças na proposta do edital para o leilão do 5G, mais de 9 milhões de pessoas terão que comprar um novo kit de recepção para continuar a receber o sinal de canais de TV via satélite.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que 20,7 milhões de residencias utilizam antenas parabólicas no Brasil, sendo 17 milhões para recepção de canais da TV aberta e o restante para a TV por assinatura.

Como o 5G deverá utilizar a frequência de 3,5 GHz, os consumidores terão que trocar o equipamento de recepção por conta da interferência da nova rede móvel na banda C (utilizada nas transmissões de TV via satélite).

O tema foi um dos principais debates em torno do 5G, além de ter provocado o atraso na execução do leilão.

VIU ISSO?

–> Leilão 5G pode ser R$ 12 bilhões mais caro do que o esperado

–> Operadoras dizem que esperam ‘eventuais ajustes’ no edital do 5G

–> Anatel aprova edital sem restrições à Huawei nas redes 5G das teles

“Fizemos testes com 5G, um serviço adjacente do TVRO [transmissão por parabólicas], que usam entre 3,7 e 4,2 GHz. Constatou-se interferência do 5G no serviço de TVRO. O 5G respeita seus limites de transmissão, mesmo assim os receptores das parabólicas são muito ruins”, explica o superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel, Vinícius Karam.

Inicialmente, a Anatel estudava a possibilidade de usar filtros para atenuar a interferência do 5G nas antenas parabólicas.

Entretanto, prevaleceu a proposta de as transmissões via satélite migrarem da atual banda C para a banda Ku (já utilizada na TV Paga).

A mudança afeta empresas e consumidores.

A ideia é que 8,3 milhões de famílias que estão no “Cadastro Único”, do Governo Federal, receberão os kits de graça, sendo custeados pelos recursos arrecadados no próximo leilão de frequências.

Entretanto, 9,2 milhões terão de pagar do próprio bolso o novo equipamento.

A previsão da Anatel é que o kit será vendido por R$ 250.

A compra dos novos aparelhos deverá ser feita até 2025, quando o sinal da banda C será oficialmente desligado.

A proposta do edital do 5G ainda depende da aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O leilão do 5G está previsto para ocorrer até junho deste ano.

Com informações de Agência Brasil.

‘Uber Chip’ chega ao Rio de Janeiro com benefícios para motoristas

0

Fruto de uma parceria com a Surf Telecom, MVNO oferece plano pré-pago com aplicativos ilimitados.

Nesta terça-feira, 9 de março, a Uber começa a disponibilizar no Rio de Janeiro o Uber Chip, um plano móvel exclusivo para motoristas e entregadores do aplicativo.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, o Uber Chip foi lançado em janeiro passado, mas era limitado apenas para a cidade de São Paulo.

A operadora móvel virtual (MVNO) foi criada a partir de uma parceria com a Surf Telecom e utiliza a rede móvel da TIM.

Com o plano, os motoristas e entregadores passam a ter navegação ilimitada nos aplicativos Uber Driver, Waze e WhatsApp, sem consumir o plano de dados.

VIU ISSO?

–> Brasil já conta com 54 MVNOs no mercado

–> Mangueira anuncia lançamento de operadora de celular

–> ‘Não entramos em guerra de preços’, diz Surf Telecom

O pacote inclui 9GB de dados por mês, ligações ilimitadas para qualquer operadora (utilizando o código 41) e 100 SMS mensais.

A contratação do plano é trimestral e tem preços de acordo com a avaliação do motorista no Uber Pro.

Quanto maior a classificação, mais ele ganha descontos, conforme a seguir:

CategoriaDescontoPlano TrimestralValor mensal
Azul30,00%R$ 105,00R$ 35,00
Ouro40,00%R$ 90,00R$ 30,00
Platina50,00%R$ 75,00R$ 25,00
Diamante60,00%R$ 60,00R$ 20,00

O pagamento pode ser feito por boleto ou cartões de débito e crédito.

O motorista interessado pode fazer a contratação diretamente no site da operadora virtual.

Desde que o Uber Chip foi lançado mais de 10 mil motoristas passaram a utilizar a MVNO.

“Em 45 dias, o chip alcançou uma base que o Magazine Luiza levou 3 meses para atingir”, disse Yon Moreira, CEO da Surf Telecom, ao jornal O Globo.

A ideia é que o serviço móvel seja disponibilizado para todo o país até junho deste ano.

Até agosto do ano passado, a Uber tinha 1 milhão de motoristas cadastrados na plataforma.

A expectativa da MVNO é alcançar até 17% dessa base de motoristas.

Seguindo a experiência brasileira, a Uber também já pensa em oferecer o serviço móvel no México.

Surf Telecom

A Surf Telecom funciona como uma espécie de “máquina de MVNOs”, criando operadoras virtuais customizadas, para diferentes tipos de empresas.

A empresa já possui 892 mil chips ativos sob diferentes marcas, entre eles o Magazine Luiza, Correios, times de futebol, entre outros.

Com informações de Uber Chip e O Globo.

PL garante cancelamento do serviço de operadoras por aplicativo

Proposta quer acabar com burocracia que é uma das maiores queixas do consumidor.

Pessoa utilizando o smartphone com o notebook aberto.
Imagem: (Repreodução/Pexels).

De autoria do deputado Giovani Chierini (PL-RS), o Projeto de Lei 191/21, garante aos usuários de serviços de telecomunicações o direito de cancelar o contrato através dos aplicativos das próprias operadoras.

O PL inclui esse direito do usuário tanto na Lei Geral de Telecomunicações quanto no Código de Defesa do Consumidor. Segundo o texto do parlamentar, “a proposta tem o potencial de tronar mais fácil a vida do consumidor, já que outras opções para cancelamento do contrato são burocráticas e de difícil acesso”.

Como exemplo, o deputado afirmou que nenhuma operadora de âmbito nacional oferece em seu aplicativo, na página inicial, ou no menu de opções, o botão “Cancelar”.

VIU ISSO?

–> Como cancelar contratos de operadora de telefonia?

–> Cliente da Oi poderá contratar ou cancelar SVA pelo aplicativo

–> Operadoras têm até 30 dias para retirar equipamento após cancelamento

“Conforme o ranking de reclamações do setor de telecomunicações, a dificuldade de encerrar um contrato de telefonia, internet ou TV por assinatura é uma das maiores queixas do consumidor nos canais de atendimento da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, que regula o setor. Dessa forma, a proposta em tela estabelece que é necessário ser oferecido acesso facilitado ao cancelamento automático do contrato, por meio dos aplicativos das operadoras”, diz o texto do PL.

O que diz o regulamento da Anatel

No entanto, o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), garante ao consumidor o direito de cancelar serviços de telecomunicações automaticamente, através do espaço do cliente no portal da prestadora, sem a necessidade de interagir com atendentes. Feito isso, a empresa tem dois dias para processar o pedido.

A segunda opção é ligar para o call center da prestadora e, caso o cliente escolha cancelar o serviço com a intermediação de um atendente, por telefone ou presencialmente, o contrato deve ser rescindido na hora.

Vale destacar que outros projetos tramitam da Câmara com o mesmo objetivo de facilitar a vida do consumidor que deseja cancelar serviços de telecomunicações. Um exemplo deles é o Projeto de Lei 5557/20, que prevê o cancelamento, por e-mail, de contratos de serviços de telefonia fixa e celular, acesso à internet e TV por assinatura.

Com informações da Agência Câmara.

Telefonia celular pós-paga e fixa lideram índice de satisfação

Na segunda posição, aparecem os consumidores de telefonia móvel pré-paga.

Mão de uma pessoa teclando um smartphone.
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Os consumidores de telefonia celular pós-paga são os mais satisfeitos com suas prestadoras. Em uma escala de 0 a 10, os clientes avaliaram o serviço com nota 7,49, em termos de satisfação geral.

Os dados são da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referente a 2020 e divulgada nesta segunda-feira, 08.

A liderança se repete pelo quarto ano consecutivo. Em seguida, aparecem os serviços de telefonia móvel pré-paga, que ficaram com a segunda posição, recebendo nota 7,45 e registrando crescimento contínuo desde o início da série histórica, em 2015.

Já a TV por assinatura e a banda larga fixa foram os únicos serviços que não registraram aumento de satisfação entre os consumidores, se compararmos com os dados de 2019.

Enquanto a TV por assinatura permaneceu estável, com nota 7,17, a banda larga fixa fechou o ano passado com 6,51. De acordo com a pesquisa, isso mostra que os clientes desse serviço são os menos satisfeitos com suas prestadoras.

VIU ISSO?

–> Banda larga supera número de acessos da telefonia fixa

–> Melhora satisfação dos consumidores com as operadoras, diz Anatel

–> Ficou mais difícil fazer uma reclamação na Anatel?

Ainda de acordo com o levantamento feito pela Anatel, os indicadores de cobrança/recarga e de funcionamento são os mais bem avaliados, se considerada a percepção de qualidade em geral.

Por outro lado, a capacidade de resolução e o atendimento telefônico são os serviços com a pior avaliação no quesito, registrando queda de nota, em relação a 2019, nos serviços de banda larga fixa, celular pós-pago e TV por assinatura.

Entre as empresas analisadas, a operadora catarinense regional Unifique apresentou, assim como em 2019, o maior nível de satisfação entre os usuários de banda larga fixa, apesar de queda no índice de 8,02 para 7,76 em 2020. Além disso, também aparece na primeira posição, com nota 8,56 em telefonia Fixa.

A Claro também se mantém como a mais bem avaliada em relação a telefonia móvel pós-paga (7,49) e TV por assinatura (7,70), mas perdeu a liderança para a Algar Telecom (7,79) na avaliação de categoria móvel pré-paga.

Segundo o presidente do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações e conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, a pesquisa é importante para ajudar o consumidor a escolher de modo seguro a sua operadora.

Sobre a queda de satisfação dos consumidores com a banda larga fixa, Aquino avalia que ela está ligada diretamente a pandemia de Covid-19, já que o isolamento social levou as pessoas a utilizarem ainda mais o serviço em suas casas, fazendo com que os usuários passassem a identificar limitações que antes não eram percebidas.

“A Anatel está trabalhando de forma intensa com as prestadoras de banda larga fixa para que melhorem sua comunicação com os usuários e ofertem serviços de forma transparente orientando melhor o consumidor na solução dos problemas técnicos”, disse o presidente da instituição.

Como a pesquisa foi realizada

Para realizar o levantamento, a empresa Kantar ouviu mais de 92 mil consumidores, de todos os estados do país, que utilizam os serviços de telefonia fixa, telefonia celular pós e pré-paga, banda larga fixa e TV por assinatura. Os entrevistados responderam, por telefone, mais de 20 perguntas de satisfação e de qualidade sobre o serviço contratado., entre julho e novembro de 2020.

Com informações de Anatel.

HBO Max comete gafe histórica e vaza conteúdo

0

Assinantes que esperavam pelo lançamento de ‘Tom & Jerry’ receberam a primeira parte do relançamento de ‘Liga da Justiça’; entenda.

Divulgação do "Snyder Cut", versão com visão do diretor "Zack Snyder" para o filme "Liga da Justiça".
Imagem: Divulgação HBO Max

A noite desta segunda-feira certamente foi inesquecível e caótica para os colaboradores da WarnerMedia, responsáveis pelo streaming HBO Max. O serviço passou por uma gafe histórica na disponibilização de conteúdo.

Os assinantes que aguardavam pelo lançamento de “Tom & Jerry” na plataforma, filme que está nos cinemas e mescla live-action com animação 2D, receberam a primeira parte do “Snyder Cut”, que é um relançamento de “Liga da Justiça”, de 2017.

Portanto, o próprio estúdio vazou seu grande lançamento do mês de março, que estava previsto para o dia 18 de março, mundialmente. O óbvio já aconteceu e a pirataria já aproveitou a falha para obter o arquivo.

O relançamento de “Liga da Justiça”, que obteve um desempenho abaixo das expectativas em 2017, é aguardado há meses pelos fãs. Em quatro partes, o diretor Zack Snyder, afastado do cargo na época, dará sua visão ao longa e incluirá cenas extras.

VIU ISSO?

–> HBO Max terá 17 estreias simultâneas com os cinemas

–> Oficial: HBO MAX chega ao Brasil em junho

–> AT&T terá mais foco no streaming com o HBO Max

A gafe não passou despercebida pela internet, que rapidamente começou a criar memes com a situação, assim como vazar imagens e cenas da primeira parte do “Snyder Cut”, que é muito aguardado por fãs.

Ainda não há qualquer posicionamento da Warner Bros., estúdio responsável pelas produções e pela plataforma HBO Max. Até então, a gafe é “abafada”, sem alarde, pela empresa.

Vale lembrar que serviço tem previsão de lançamento no Brasil para junho de 2021 e vai reunir produções como Friends, Gossip Girl, Gilmore Girls, Arrow, Um Maluco do Pedaço e diversas outras produções de propriedade do estúdio.

O “Snyder Cut” chegará ao Brasil juntamente com o lançamento nos Estados Unidos, no dia 18 de março, mas aqui os fãs terão que comprar em plataformas digitais.

Fórmula 1 confirma streaming com corridas ao vivo

0

Em meio a um ‘rebuliço’ na negociação de direitos de transmissão com emissoras de TV, empresas buscam meios próprios de exibição; saiba detalhes.

Imagem: Divulgação PxHere

Com pouca divulgação, a Fórmula 1 se prepara disponibilizar uma plataforma própria de streaming a partir desta terça-feira, 9 de março. A ideia é ter um espaço no qual poderá realizar todas as transmissões ao vivo.

Será um catálogo com provas, todas as sessões ao vivo, treinos classificatórios, livres, e câmeras onboard. A novidade surge em meio a uma grande turbulência nas negociações com emissoras de TV que eram responsáveis pela transmissão.

O mesmo aconteceu com o futebol, que sofreu uma verdadeira renovação e os espectadores precisaram se destinar a novas “janelas de transmissão” para acompanhar o esporte, após tantas mudanças.

Portanto, o F1 TV Pro, nome do serviço, entrará no ar com assinatura de R$ 28,90 mensais. Consumidores também terão a opção de contratar anualmente por R$ 279,90.

VIU ISSO?

–> Após 40 anos, Fórmula 1 deixa a Globo e vai para a Band

–> Fórmula 1 pode ter plataforma própria de streaming

–> RecordTV, SBT e RedeTV! negociam com streaming

A transmissão da Fórmula 1 ficava a cargo da TV Globo, mas o grupo midiático entrou em discordância com a Liberty Media, grupo controlador dos direitos. O rompimento fez com que a empresa buscasse um parceiro, sob condição de conseguir lançar sua própria plataforma.

Dito e feito! A Band foi a casa escolhida para a transmissão da Fórmula 1 e o esporte ficará disponível também via streaming, para quem desejar um acesso mais exclusivo e completo.

A ideia é que o produto melhore a experiência dos fãs, que terá mais facilidade para acompanhar a extensa produção de imagens da equipe responsável pelo conteúdo da Fórmula 1.

Com informações de Folha de S.Paulo

TIM promete aumentar representatividade feminina em 35%

Em rede social, operadora confirmou adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres e afirmou que deseja mais presenças femininas em cargos de liderança.

Imagem: Divulgação LinkedIn

Nesta segunda-feira, 8 de março, data em que é comemorado o ‘Dia Internacional da Mulher’, a TIM destacou sua adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs).

A informação foi compartilhada na rede social Linkedin e destacada pelo CEO Pietro Labriola, que assumiu a responsabilidade para que colaboradas da TIM sintam-se sempre empoderadas e respeitadas nas funções que exercem.

“O que melhor posso fazer para isso é seguir aprendendo para ampliar a atuação como empresa responsável, cujo um dos primeiros marcos é, até 2023, ter 35% de representatividade feminina em cargos de liderança”, destacou Labriola.

A iniciativa é da ONU Mulheres junto com o Pacto Global das Nações Unidas. Trata-se de um movimento norteado por sete princípios.

VIU ISSO?

–> TIM desenvolve maneiras de transformar pré-pago em cartão de débito

–> Programa de estágio da TIM reserva 50% das vagas para negros

–> Telefônica Brasil nomeia mais uma mulher para o Conselho

Entre os principais estão as medidas práticas de cuidado com a saúde e bem-estar das mulheres no ambiente de trabalho, assim como o envolvimento da alta liderança de uma companhia no tema.

Em comunicado, a TIM promete que vai aumentar a representatividade feminina em 35% nos cargos de liderança. O prazo estipulado para cumprimento da meta é 2023.

“Atuamos no presente com fatos e números, não somente palavras e apresentações, construindo o futuro que todos desejam: mais diverso, inclusivo e equilibrado”, destacou a operadora na publicação da rede social.

De fato, não é de hoje que o engajamento social é um tema que envolve as operadoras. A própria TIM já realizou até mesmo processos seletivos com vagas reservadas para pessoas negras e LGBTQI+.