18/12/2025
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TIM desenvolve maneiras de transformar pré-pago em cartão de débito

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Operadora também planeja um sistema de migração de clientes da Oi que não exige mudança de chip.

Pessoa utilizando o celular no transporte público
Imagem: Shutterstock

O presidente da TIM, Pietro Labriola, disse em entrevista ao jornal O Globo, que a operadora está desenvolvendo uma solução para a criação de uma carteira digital. O projeto envolve parceria com outras teles.

Para isso, o presidente da terceira maior operadora do Brasil pretende que os R$ 20 bilhões movimentados anualmente no sistema de recargas do pré-pago sejam utilizados para a compra de produtos e serviços, transformando o plano móvel em cartão de débito. Atualmente, os recursos são utilizados apenas na área de telecomunicações.

Uma das estratégias pensadas para colocar o projeto em prática é a criação de promoções com pacotes de internet que sejam incorporadas ao PIX, permitindo transferências.

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O plano de negócios da TIM ainda prevê investimentos acima de R$ 13 bilhões nos próximos dois anos. Parte desses recursos devem ser destinados à integração de ativos da Oi.

No ano passado, a TIM, em parceria com a Vivo e a Claro, adquiriu a área de telefonia celular da operadora carioca, mas o negócio ainda precisa do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), responsável pela regulação da concorrência.

Pensando em maneiras para acelerar o processo de migração dos clientes da Oi, a companhia presidida por Labriola está desenvolvendo um sistema que não necessita da troca de chip. Assim, o cliente poderá continuar com o número da Oi, enquanto trafega na rede da TIM.

A operadora presidida por Labriola também está se preparando para o leilão do 5G. Neste ponto, o presidente da TIM defende uma competição aberta, com uma grande quantidade de fornecedores.

Labriola também demonstrou interesse em adquirir o banco digital C6, além de concentrar as atenções em outros segmentos, como ensino à distância e telemedicina.

Com informações de O Globo.

Usuários da Elo podem ganhar até seis meses de graça na Deezer

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Benefício é concedido para portadores de cartões de crédito elegíveis do programa ‘Elo Flex’.

Na última semana, a Elo passou a oferecer gratuitamente o plano premium da Deezer como um benefício do programa “Elo Flex”.

Os clientes da Elo podem ganhar a assinatura do serviço de streaming de música por três ou seis meses, dependendo do cartão de crédito utilizado.

No caso dos cartões Elo Mais e Elo Grafite Elo é concedido o plano “Deezer Plano Trimestral” uma vez por ano.

Já os portadores dos cartões Elo Nanquim e Elo Diners Club (evolução do atual Elo Nanquim Diners Club) é possível utilizar o plano semestral da Deezer, também limitado a um ano.

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Com o benefício, os usuários podem ouvir 56 milhões de faixas, incluindo músicas, podcasts e estações de rádio, sem a exibição de anúncios, além da possibilidade de baixar conteúdos para escutar quando estiver offline.

O Deezer, rival do Spotify, é acessível no computador, celular, tablet e em Smart TVs.

Para resgatar o benefício, o cliente precisa acessar o site da Elo e cadastrar os cartões de créditos elegíveis no programa “Elo Flex”.

Em seguida, basta escolher o serviço de música e preencher o formulário.

Após a confirmação, será enviado um voucher por SMS para o celular cadastrado. O usuário precisa ativar o serviço em um prazo de 30 dias corridos no site da Deezer.

Além da Deezer, o Elo Flex oferece outros 30 benefícios, como chips de viagem internacional, redes Wi-Fi grátis, cursos de idiomas, seguros, entre outros.

Outras parcerias da Deezer

Além da Elo, a Deezer também mantém parcerias com a TIM, Banco Itaú, Mercado Livre e Lojas Americanas.

No caso da TIM, por exemplo, o cliente pré pode assinar o serviço por R$ 4,90 por semana (com 7 dias grátis), o controle por R$ 12,90 por mês e o pós por R$ 16,90 mensais (30 dias gratuitos).

Também é possível assinar o plano premium do serviço diretamente no site da Deezer, por R$ 16,90/mês, sendo os três primeiros meses gratuitos.

Existe ainda o plano família de R$ 26,90, que permite acesso simultâneo a 6 contas diferentes.

Com informações de Veja.

Controladora da TIM pretende demitir até 1.300 funcionários

Companhia busca a reestruturação do negócio em meio a pandemia da Covid-19.

De acordo com fontes sindicais italianas, a Telecom Italia, controladora da TIM (TIMS3) no Brasil, pretende demitir em breve até 1.300 funcionários.

O plano de demissão será voluntário e ocorrerá na Itália, país sede da companhia.

O corte de pessoal anunciado afeta 3% do total de 42.600 colaboradores da companhia italiana.

A implementação do programa de demissão voluntária ocorrerá por meio de um esquema de aposentadoria antecipada.

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Ao longo do ano de 2020, a Telecom Italia já havia demitido mais de 2.500 pessoas do quadro de funcionários.

A empresa de telecomunicações pretende reestruturar o negócio em meio à crise da pandemia da Covid-19.

Assim como o Brasil, a Itália também sofre a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, com aumento no número de casos.

Somente neste domingo, 7 de março, o país europeu registrou 20,7 mil novos casos.

Porém, a Itália tem mantido uma tendência de queda no número de mortes.

Diante da crise de saúde pública, as receitas domésticas da operadora caíram 7,7% no ano passado.

Para reverter essa queda, a Telecom Italia tem buscado expandir as operações para outros serviços, como desenvolver uma recém lançada unidade de nuvem, além de impulsionar negócios em segurança cibernética, Internet das Coisas (IoT) e streaming de vídeo.

Segundo Luigi Gubitosi, presidente-executivo da Telecom Italia, a empresa espera dobrar as receitas desses “mercados adjacentes”.

Apesar das demissões, a empresa também pretende contratar novos funcionários para uma dessas unidades digitais.

Até a publicação desta matéria, a Telecom Italia ainda não emitiu um comunicado à imprensa detalhando as demissões.

Já no Brasil, não há informações sobre um possível programa de demissão voluntária.

Durante a pandemia, a operadora brasileira apresentou resultado negativo (-3,4%) na receita líquida nos meses de abril, maio e junho, mas registrou recuperação nos dois trimestres seguintes (1,3% e 1,9%, respectivamente), fechando o ano em estabilidade.

Com informações de Money Times.

SKY libera para clientes conteúdo exclusivo sobre a Princesa Diana

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Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a operadora disponibilizou uma longa lista de títulos especiais.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março, a SKY está disponibilizando para os clientes uma playlist com vários títulos para marcar a data.

Entre eles, está o “Diana: The Interview That Shook the World” (“Diana: A Entrevista que Chocou o Mundo”, em inglês), documentário que está sendo lançado de forma exclusiva no Brasil pela SKY.

O título mostra os principais trechos de uma entrevista concedida pela princesa Diana, em 1995.

Diana ficou conhecida por desafiar os protocolos da coroa britânica ao expor os traumas e escândalos do matrimônio com o príncipe Charles.

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Durante a entrevista, ela revelou detalhes do casamento com Charles, além de segredos da família real.

Ela faleceu de forma trágica em agosto de 1997, com 36 anos, vítima de um acidente de carro.

O documentário está disponível gratuitamente para todos os clientes pós e pré-pago com recarga ativa, a partir do pacote SMART.

Além dele, os usuários da SKY podem acessar uma longa playlist com séries e filmes.

É possível assistir, por exemplo, ao filme “Hebe: A Estrela do Brasil”, que retrata a trajetória profissional de uma das maiores apresentadoras da TV brasileira.

Inclusive, Hebe nasceu em 8 de março, Dia da Mulher.

Também está disponível o “Nasce Uma Estrela”, protagonizado pela cantora Lady Gaga no papel de “Ally”, uma cantora insegura que tem o talento reconhecido enquanto trabalha em um restaurante.

O longa recebeu o prêmio de Melhor Canção Original, com “Shallow”, no Oscar 2020.

Os conteúdos podem ser acessados pelo site do SKY Play, pelo aplicativo da SKY, além do canal 1 em equipamentos com função de gravação conectados à internet.

Além da playlist comemorativa, o usuário tem acesso a 10 mil conteúdos sob demanda e 53 canais vivo via streaming.

Confira a lista completa de títulos disponibilizados pela SKY para o Dia Internacional da Mulher.

TítuloPreço/Canal
A DespedidaSem custo adicional para assinantes Telecine
A EsposaSem custo adicional para assinantes Telecine
Aborto – Histórias Contadas por MulheresSem custo adicional para assinantes HBO
Adoráveis MulheresSem custo adicional para assinantes HBO
Às CegasSem custo adicional para assinantes TNT
As TrapaceirasSem custo adicional para assinantes Telecine
Autoescola para Mulheres SauditasSem custo adicional para assinantes HBO
BatwomanSem custo adicional para assinantes HBO
Candice Renoir – 2 TemporadasSem custo adicional para assinantes AXN
Cheia de GraçaSem custo adicional para assinantes Telecine
De Pernas pro Ar 3Sem custo adicional para assinantes Telecine
De Perto Ela Não É NormalSem custo adicional para assinantes Telecine
Diana: The Interview That Shook the WorldSem custo adicional para assinantes SKY
Do que os Homens GostamSem custo adicional para assinantes Telecine
Downton AbbeySem custo adicional para assinantes Telecine
Duas de MimSem custo adicional para assinantes Telecine
ElisSem custo adicional para assinantes Telecine
Emma.Sem custo adicional para assinantes Telecine
Entre IrmãsSem custo adicional para assinantes Telecine
EuphoriaSem custo adicional para assinantes HBO
Fala Sério, MãeSem custo adicional para assinantes Megapix
Fora de SérieSem custo adicional para assinantes Telecine
HarrieSem custo adicional para assinantes Telecine
Hebe: A Estrela do Brasil (Nascida no Dia Internacional das Mulheres)Sem custo adicional para assinantes Telecine
I May Destroy YouSem custo adicional para assinantes HBO
Judy: Muito Além do Arco-ÍrisSem custo adicional para assinantes Telecine
Lucy in the Sky – Uma Lágrima na ImensidãoSem custo adicional para assinantes Telecine
MASem custo adicional para assinantes Telecine
Maria do CaritóSem custo adicional para assinantes Telecine
Melhores Momentos WME Awards By MusicSem custo adicional para assinantes TNT
Minha Vida em MarteSem custo adicional para assinantes Megapix
Minha Vida em MarteSem custo adicional para assinantes Telecine
Miraculous World: Nova Iorque, Heróis UnidosSem custo adicional para assinantes Telecine
Mulheres à ObraSem custo adicional para assinantes Discovery H&H
Mulheres AlteradasSem custo adicional para assinantes Megapix
Nasce uma EstrelaSem custo adicional para assinantes Telecine
Uma Noite de LoucurasSem custo adicional para assinantes Telecine

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Portabilidade: Oi foi a que mais perdeu clientes em fevereiro

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Operadora registrou quase 28 mil usuários migrando para as empresas rivais.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi foi a operadora que mais perdeu clientes por meio da portabilidade na telefonia móvel no mês de fevereiro de 2021.

No período, a Oi perdeu 38.371 usuários para as operadoras rivais e recebeu 10.387 novas linhas com a portabilidade numérica.

Entre doados e recebidos, a Oi apresentou um saldo negativo de 27.984 clientes.

A Oi também foi a que mais perdeu clientes na telefonia fixa, perdendo 6.261 usuários (sendo 8.688 doados e 2.427 recebidos).

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Após a Oi, a TIM aparece em segundo lugar em perda de usuários por meio de portabilidade numérica na telefonia móvel.

Apesar da TIM ter perdido 51.989 linhas (maior índice no ranking) para a concorrência, a empresa recebeu 30.136 novos clientes, ficando com um saldo de -21.853.

Já a Claro e a Vivo apresentaram saldo positivo no mês passado.

No caso da Claro, a operadora ganhou 60.351 novos clientes móveis, doando 27.603 linhas e recebendo 87.954 novos usuários portados.

Enquanto a Vivo registrou um saldo de +4.242, com 41.583 usuários doados e 45.825 recebidos.

OperadoraLinhas PortadasLinhas RecebidasSaldo
Oi38.37110.387-27.984
TIM51.98930.136-21.853
Vivo41.58345.8254.242
Claro27.60387.95460.351

Ao todo, o mercado de telefonia móvel registrou em fevereiro 177.563 portabilidades numéricas.

Desde 2008, já foram efetivadas 47,4 milhões de portabilidades na telefonia móvel.

Somente no ano de 2020, os consumidores realizaram 7,1 milhões de trocas de operadoras, o segundo maior pico já registrado.

Este montante perde apenas para o ano anterior, que teve 7,4 milhões de portabilidades.

No total, o índice de reclamações sobre problemas com portabilidade móvel soma 212.868 queixas.

Na telefonia móvel, os clientes podem mudar para uma nova operadora e manter o número atual, desde que ele esteja na mesma área de registro (DDD).

Com informações de Anatel.

Canais do Grupo Globo são os mais vistos na TV Paga em fevereiro

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GloboNews, por exemplo, tem mais que o triplo da audiência da CNN Brasil.

Não é apenas na TV aberta que a Globo tem apresentado uma boa performance na audiência.

Segundo o Painel Nacional de Televisão, do Ibope, o Viva garantiu a maior audiência da TV paga no mês de fevereiro de 2021.

O canal se tornou um grande coringa para a Globo, ao reexibir novelas, programas humorísticos e de auditório que marcaram a história da emissora.

Entre os dias 1º e 28 de fevereiro, o Viva registrou 0,3 pontos de média, ficando à frente de todos os outros canais pagos.

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Logo depois do Viva aparece o Multishow, com 0,2 de média.

A audiência do canal foi puxada principalmente pelo sucesso da edição 2021 do Big Brother Brasil (BBB21).

Logo após o fim da exibição do reality show na TV Globo, o Multishow dedica quase uma hora da sua grade para mostrar a casa em tempo real.

Além disso, o canal fechado apresenta outros programas dedicados ao BBB21, como o “A Eliminação”.

Empatado com o Multishow está a GloboNews, também com 0,2 de média.

Desde o início da pandemia, o canal jornalístico do Grupo Globo tem dedicado boa parte de sua programação para fazer a cobertura da atual pandemia da Covid-19.

Em fevereiro não foi diferente, veiculando notícias sobre o agravamento da crise de saúde pública no Brasil, o início da imunização do país, além dos desdobramentos da pandemia em outros países.

Inclusive, a audiência da GloboNews é quase o triplo da rival CNN Brasil, que obteve 0,06.

É válido ressaltar que durante o período entre 16 de março de 2020 e 2 de março de 2021, o canal jornalístico da Globo teve 272% mais audiência do que o CNN Brasil, no PNT.

A audiência da TV paga pela Kantar Ibope não é medida no país inteiro, mas projeta um ranking nacional com base em 15 regiões metropolitanas que possuem o maior consumo.

Com informações de RD1 e Observatório da TV.

Oi oferece mentoria gratuita de empreendedorismo para mulheres

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Interessadas vão receber orientações sobre gestão de negócios, comunicação estratégica e planejamento financeiro.

Imagem: Oi Futuro/Reprodução

A operadora Oi, por meio do instituto Oi Futuro, acaba de abrir inscrições para mulheres interessadas em receber mentoria gratuita sobre empreendedorismo feminino.

A iniciativa faz parte do programa Mentorias Oi Futuro, em edição dedicada exclusivamente para mulheres empreendedoras.

As inscrições começam nesta segunda-feira, 8 de março, no qual é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

A mentoria da Oi é voltada principalmente para mulheres que lideram negócios, organizações ou projetos de economia criativa e empreendedorismo social.

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O objetivo é oferecer soluções para que os negócios sejam alavancados por elas.

O atendimento é online e individualizado, e será realizado por um time 100% feminino de especialistas do ecossistema do Oi Futuro.

O time é composto por cerca de 20 especialistas do instituto e integrantes do laboratório de inovação social, o Labora.

O programa contempla orientações sobre gestão de negócios, comunicação estratégica e planejamento financeiro, entre outros.

As sessões serão realizadas entre março e abril deste ano, por meio do uso de plataformas digitais.

A intenção é criar uma rede de apoio ao empreendedorismo social feminino, compartilhando conhecimentos para melhorar a inclusão e a diversidade.

“A ideia das Mentorias Oi Futuro surgiu no início da pandemia, quando percebemos que os empreendedores enfrentariam um forte desafio de sobrevivência e reinvenção. Nesta edição, nosso foco são as mulheres, especialmente aquelas que buscam no empreendedorismo a chance de transformarem suas próprias vidas e, ao mesmo tempo, impactarem positivamente a realidade de suas comunidades”, diz Carla Uller, gerente executiva de comunicação, educação e inovação social do Oi Futuro.

As inscrições podem ser feitas no site do Oi Futuro.

Criado em 2020, este já é o sexto ciclo do programa de Mentoria Oi Futuro.

As edições anteriores já atraíram mais de 1.700 inscrições.

Segundo a Oi, mais de 200 negócios sociais foram atendidos pelo programa.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi Futuro.

Novo projeto de lei pode tornar mais caro os serviços de streaming

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Ideia é que o valor arrecadado com novo tributo seja utilizado para levar conectividade gratuita para escolas públicas.

Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n° 640/21 que cria a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), com o objetivo de tributar serviços digitais.

Entram na lista da contribuição todas aquelas empresas que disponibilizam, distribuem, divulgam ou fornecem conteúdo na internet, realizados com o intuito de exploração econômica.

Entre as empresas que poderiam ser tributadas estão serviços de streaming de vídeo, como Netflix, Disney+ e Prime Vídeo, assim como os de música, como Spotify ou Deezer.

A proposta é que a alíquota da Cide seja de 3% sobre a receita bruta daquelas empresas que exploram a atividade para usuários brasileiros, mesmo que seja auferida no exterior.

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Serão isentas da cobrança aquelas empresas imunes ou isentas do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

A ideia é que o valor arrecadado seja investido na oferta de infraestrutura para escolas de ensino público, como o fornecimento de equipamentos de informática e conectividade de graça para alunos e professores.

Esse acesso gratuito à internet também poderia ser disponibilizado, quando possível, à população em geral.

O texto é de autoria do deputado Filipe Barros (PSL-PR).

O deputado argumenta que o valor gerado pelas empresas “fica distante do território nacional, em nada beneficiando a população”.

“Essa incidência, contudo, não abrangerá a receita da empresa que for submetida à tributação no País, mediante inclusão na apuração da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Ou seja, pretende-se tributar somente a parcela de receita que escapa da tributação nacional”, explica o deputado.

Competirá à Secretária da Receita e da administração do Cide a responsabilidade de tributar, fiscalizar e arrecadar, bem como o estabelecimento de obrigações acessórias.

Além do deputado e a proposta do Cide, o ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou em agosto do ano passado que está estudando uma maneira de tributar serviços de streaming, mas não deu mais detalhes sobre a proposta.

Segundo Guedes, os parlamentares deverão avaliar a incidência desse novo imposto sobre serviços digitais.

Com informações de Agência Câmara.

InfraCo: Oi renova acordo de exclusividade com o BTG Pactual

Prorrogação mantém prioridade nas negociações e a possibilidade de cobrir ofertas de outras empresas interessadas no negócio.

A Oi (OIBR3/OIBR4) renovou por mais 30 dias o acordo de exclusividade que havia sido celebrado com o Grupo BTG, para a venda da empresa de fibra da operadora, a InfraCo.

O acordo foi originalmente firmado em 4 de fevereiro de 2021, com a Globenet Cabos Submarinos S.A., BTG Pactual Economia Real Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, além de outros fundos geridos ou controlados pelo BTG.

Agora, o prazo de exclusividade será mantido até 05 de abril de 2021.

Nesse tipo de acordo (“stalking horse”, no jargão do mercado), o Grupo BTG passa a ter prioridade nas negociações, incluindo a possibilidade de fazer uma oferta melhor do que outras empresas concorrentes.

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Entretanto, é preciso que determinadas condições sejam satisfatoriamente cumpridas.

“O Acordo visa garantir segurança e celeridade às tratativas em curso entre as partes e permitir que, os termos e condições, bem como os documentos e anexos relativos à oferta vinculante para aquisição parcial da UPI InfraCo (a “Oferta”) possam continuar a ser negociados”, diz o comunicado da Oi ao mercado.

Além do BTG Pactual, a Highline do Brasil também tem interesse nos ativos de fibra da Oi.

A venda estratégica da InfraCo faz parte do novo plano de aditamento ao Plano de Recuperação Judicial da Oi.

A ideia é que os ativos de fibra da operadora sejam segregados e que a participação majoritária da nova empresa seja vendida.

O negócio visa criar uma empresa de fibra aberta e neutra, para reduzir custos e aumentar a oferta dos serviços de banda larga fixa no país.

No mês passado, a Oi emitiu R$ 2,5 bilhões em debêntures conversíveis em ações, com o objetivo de levantar capital e investir na InfraCo.

Além da Oi, a TIM, com a FiberCo, e a Vivo, com a Fibrasil, também pretendem lançar as suas próprias empresas de fibra.

Com informações de Relações com Investidores Oi.

Tecnologia para redes privativas de 5G é liderada pela Telefónica

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Grupo espanhol é dono da Vivo no Brasil e testes serão realizados nas cidades de Madri e Málaga, na Espanha.

Fachada do prédio da Telefónica
Fachada do prédio da Telefónica.

O grupo espanhol Telefónica, que é dono da Vivo no Brasil, vai liderar um grupo de trabalho dedicado a desenvolver uma arquitetura aberta para redes privativas 5G.

O anúncio foi feito pelo Telecom Infra Project (TIP), uma iniciativa criada pelo Facebook para o desenvolvimento de plataformas abertas em redes de telecomunicações.

O grupo liderado pela Telefónica foi criado recentemente com o objetivo de melhorar a cobertura e capacidade de redes privativas por meio de rádios dedicados. A novidade dos trabalhos, segundo a TIP, está no fato de que a arquitetura tradicional das redes móveis é focada apenas para atendimento em larga escala e, por isso, não tem custos adequados para instalações voltadas a redes privativas de menor porte.

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De acordo com o vice-presidente sênior de inovação tecnológica da Telefónica, o grupo de trabalho vai aproveitar tecnologias de rede com núcleo aberto (Open Core) e com rádio aberto (Open RAN).

Dessa forma, os responsáveis pelo projeto pretendem criar um produto minimamente viável para ser colocado em funcionamento nas cidades espanholas de Madri e Málaga.

Representantes da Dell e da Intel também integram o grupo de trabalho. A previsão é de que a equipe defina ainda este mês as especificações da tecnologia e instale os equipamentos para desenvolvimento. Até o terceiro trimestre deste ano, a plataforma será criada e integrada ao 5G (núcleo e RAN). Os teste laboratoriais e de campo devem começar em 2022.

Com informações de Telesintese.