25/04/2024

Operadoras dizem que esperam ‘eventuais ajustes’ no edital do 5G

Setor de telecomunicações reitera a importância de regras estáveis, claras e transparentes para participar do leilão de frequências.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, um dia após a aprovação do edital para o leilão do 5G, a Conexis Brasil Digital afirmou em nota oficial que aguarda a análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e eventuais ajustes na proposta.

De acordo com a entidade, que congrega as operadoras de telefonia, cada ponto do edital será analisado “detalhadamente” para definir como será a participação das empresas na licitação de frequências.

A Conexis aproveitou para reiterar a importância de o leilão ter regras estáveis, claras e transparentes, com o objetivo de garantir a livre iniciativa, segurança jurídica e regulatória da concorrência.

As operadoras também acreditam que o Governo Federal manterá o leilão não arrecadatório – aquele que o valor arrecadado na venda das faixas não vai para os cofres públicos, mas se tornam metas de investimento em infraestrutura de telecomunicações no país.

VIU ISSO?

–> Leilão do 5G pode levantar R$ 35 bilhões na venda de frequências

–> Anatel aprova edital sem restrições à Huawei nas redes 5G das teles

–> 5G pode aumentar custos para o consumidor, alerta Claro

Elas aguardam também as premissas e metodologias utilizadas nos valores globais das radiofrequências.

A expectativa é que o TCU demore até no máximo 60 dias para fazer a análise do edital. Normalmente, um processo desses tem um prazo legal de 150 dias.

O leilão do 5G deve ocorrer até o final de junho de 2021.

“Trata-se de um marco no setor de telecomunicações brasileiro e reforçamos nossa disposição e interesse de dialogar com as autoridades competentes e contribuir para que a nova tecnologia de 5G traga desenvolvimento ao país, inclusão digital e melhoria de vida para a população brasileira. Somos conscientes do nosso papel central como grande motor da inovação e da economia do futuro”, diz a Conexis Brasil em nota.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários