Ficou mais difícil fazer uma reclamação na Anatel?

Entenda o que muda com a nova determinação da agência, de que as operadoras precisam ter uma ouvidoria própria.

Imagem ilustrativa
Ilustração: Pikist

Em comunicado recente, a Anatel comunica que a disponibilização de uma ouvidoria para atender os consumidores de telecomunicações é agora uma obrigatoriedade para as empresas da área.

Mas não já existia? Pois é, o que temos agora é um decreto que atende a regra aprovada em dezembro de 2019 (Resolução 717/2019) e foi inserida no Regulamento Geral dos Consumidores da Anatel (632/2014).


Normalmente, uma ouvidoria é disponibilizada para consumidores que não conseguem resolver seus problemas diretamente no call center ou qualquer outro canal de atendimento.

Mas, o acesso nem sempre é facilitado. Algumas empresas, inclusive, disponibilizavam ouvidorias via e-mail, sem qualquer chance de o usuário conseguir falar com o setor via telefone. É isso que vai mudar!

Entretanto, com as ouvidorias em ação, o processo de registrar uma reclamação com a agência também será diferente.

Operadoras como Claro, TIM, Vivo, SKY e Oi terão até o final de janeiro como um período de transição, onde terão que divulgar ativamente seus novos canais e serão monitorados pela Anatel.

VIU ISSO?

–> Novo decreto autoriza a instalação de mini antenas em São Paulo

–> Anatel é favorável à participação de capital estrangeiro em teles
 
–> Operadoras passam a ser obrigadas a recolher lixo eletrônico

Após esse prazo, a agência receberá apenas reclamações que tenham os números de protocolo das ouvidorias.

Ou seja, não será possível fazer uma reclamação direta com a Anatel. O consumidor terá que, obrigatoriamente, fazer uma tentativa de resolução na ouvidoria da própria empresa de telecomunicações.

Vale lembrar que a medida é para empresas como TIM, Vivo, Oi, Claro e SKY. As demais continuam na operação atual.

A propósito, conforme divulgado pelo Minha Operadora, os números de ouvidoria já foram disponibilizados para os usuários. Confira na matéria a seguir:

Com informações de Anatel

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários