Fabricante é mais uma a se preparar para a explosão da conectividade de quinta geração mundo afora.
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O
ano mal começou e a Dell
já apontou uma tendência: modem 5G em notebooks. A fabricante
acaba de lançar o Latitude 9510, que é uma verdadeira workstation
portátil, com tela de 15 polegadas.
São
duas versões para escolha do usuário. Uma convencional e outra conversível com
tela rotativa. O suporte para conexão 5G é exclusivo do segundo modelo, que
pode ser transformado em um tablet.
A
inclusão mostra que a marca está atenta com a operação 5G mundo afora. A
conectividade de quinta geração já está disponível em mais de 20 países e deve ganhar
uma expansão ainda maior até o fim de 2020.
Isso
significa que, muito provavelmente, os dispositivos lançados daqui em diante
serão adaptados para a nova conexão.
O
lançamento da Dell conta processadores Intel da 10ª geração com 4 ou 6 núcleos,
que acompanham uma memória RAM de 16 GB e até 1 TB de armazenamento em SSD M.2.
Entretanto,
para quem aguardava por uma tela de 4K, não foi dessa vez.
A resolução máxima é de 1080p.
As
poderosas configurações serão sustentadas ainda por uma bateria com 30 horas de
duração, ou seja, o usuário será capaz de deixar o laptop ligado por um dia
inteiro antes de coloca-lo para carregar mais uma vez.
Para
conexões sem fio, a Dell incluiu o Wi-Fi 6 e
Bluetooth 5. Há também um forte investimento na segurança do usuário. A câmera
vem com reconhecimento facial e infravermelho e os aparelhos contam ainda com
leitor de impressão digital e outros recursos.
A venda oficial começa em março, os preços não foram divulgados.
Operadora cobrou dez clientes por serviços não contratados; entenda o caso.
Imagem: Pexels
Infelizmente,
é comum ver operadoras cometerem o erro de cobrar os clientes por serviços que
não foram contratados. Dessa vez, a Claro foi
responsável por fazer seus consumidores passarem pela estressante situação
caracterizada como “cobrança
abusiva”.
A
operadora foi multada pelo Procon em R$ 5,2
milhões. A penalidade foi confirmada pela 7ª Câmara de Direito Público do
Tribunal de Justiça de São Paulo. No entanto, o valor acabou corrigido e
reduzido pela Fundação.
De
acordo com o artigo 57 do Código
de Defesa do Consumidor, a penalização da empresa deve se ater às circunstâncias
específicas do fato, assim como o porte da empresa, vantagem extraída e
gravidade da infração.
Conforme
explicou o relator do caso, o desembargador Coimbra Schmidt, o cálculo foi
feito com base no faturamento nacional da Claro e a falha do serviço foi de
responsabilidade da filial de São Paulo.
Portanto,
apenas o faturamento paulista deveria ter sido levado em consideração. Com
isso, o valor foi reduzido para R$ 1,9 milhão. A matriz e a filial possuem até
mesmo CNPJs diferentes.
“Assim, tendo sido cometidas as infrações no Estado de São Paulo com consumidores residentes na cidade de São Paulo e fornecedores de Ribeirão Preto e Campinas, a receita bruta a ser considerada é a da filial paulista — a do “CNPJ diverso”. Flagrante a ilegalidade, impõe-se a intervenção jurisdicional para corrigi-la, de modo que a receita bruta média a considerar é a auferida no Estado de São Paulo — no período, R$ 436 milhões”, disse Coimbra Schmidt.
A
TIM também foi
multada por práticas abusivas. A operadora bem que tentou alegar nulidade do
ato administrativo pela ausência da indicação do valor a ser aplicado, mas a
desembargadora Sílvia Meirelles afastou a tese do caso.
“Não existe a obrigatoriedade legal do agente fiscal indicar o valor da multa imposta, bem como da receita média estimada por meio da qual a multa será calculada, uma vez que a pena pecuniária deve ser apurada em momento posterior, quando da decisão da Diretoria de Programas Especiais, após a aplicação de circunstâncias agravantes e atenuantes. Desse modo, para ser válido, basta que o auto de infração, em sua portaria, apenas indique a penalidade de multa, sem a necessidade de indicar o seu valor líquido, o qual somente poderá ser apurado após a individualização da pena”, explicou.
Emissoras como TNT, Cartoon Network e outras podem deixar de serem disponibilizadas para mais de 1,5 milhão de assinantes.
Imagem: Divulgação Oi TV
Conforme
foi noticiado aqui no Minha Operadora em 2019, a Oi TV pode perder os
canais da programadora Turner, da WarnerMedia, em
breve. O motivo é que a renovação do contrato entre as duas empacou.
Na
lista de emissoras que podem deixar de serem disponibilizadas para mais de 1,5
milhão de clientes estão TNT,
TNT Séries, I.Sat, TBS, TCM, Space, Cartoon Network, Tooncast, Boomerang, CNN
International e CNN en Español.
A
Turner aumentou o valor cobrado para as TVs por
assinatura por conta da nova linha de alguns canais. TNT e Space, por
exemplo, não são mais exclusivas para filmes e contam agora com talk shows e outros
programas.
Ou
seja, é uma nova produção que exige um custo maior, mas a programadora
argumenta também que as suas emissoras cresceram em audiência.
Em
contrapartida, há uma crise severa no mercado de TV paga, que segue em declínio
contínuo. Em agosto de 2019, a perda era de aproximadamente 140 clientes por
hora, em um ano. A concorrência do streaming pode
ser um dos grandes motivos.
É
por esse motivo que a Oi resiste aos novos valores da Turner, pois não quer ter
a necessidade de refletir o custo mais elevado na mensalidade cobrada aos seus
assinantes. Assim nasceu o impasse entre as duas empresas.
Nem
mesmo os clientes da operadora gostariam de pagar mais, sem ter novas opções de
canais ou qualquer outra justificativa, além da nova linha de produção de uma
programadora.
Entretanto,
há esperanças. As duas companhias ampliaram o prazo da negociação e terão até o
dia 01 de fevereiro para chegar a um acordo. Se isso não ocorrer, as emissoras
da Turner estarão fora de grade da Oi.
A
operadora carioca tem a terceira maior TV por assinatura do país na atualidade.
A liderança fica com a Claro net tv,
seguida da SKY.
Em
comunicado, a Turner se diz confiante nas futuras conversas com a Oi, com quem
possui uma boa relação. Se as duas não conseguirem se entender, a prestadora
confirma que terá substituições para os canais.
Analisamos o custo-benefício, participação de mercado e reputação de cada operadora de banda larga fixa para que você possa escolher o melhor serviço.
De forma geral, a melhor operadora de serviços de internet por fibra óptica vai depender em grande parte de quais empresas estão disponíveis em sua região e de como você usará a conexão com a internet.
Algar Fibra, Claro net virtua, Oi Fibra, TIM Live e Vivo Fibra são as principais prestadoras de serviço de internet de ultravelocidade no país. Entretanto, nos últimos anos, os pequenos provedores também têm levado a internet via fibra óptica para as áreas em que os grandes players não chegam.
Fizemos comparações dos vários serviços de internet, mas se você ainda não tem certeza de qual serviço é melhor, reunimos alguns pontos para ajudá-lo a encontrar a melhor operadora de banda larga fixa por fibra óptica. Você também pode comparar os planos de internet acessando o buscador do Melhor Escolha.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a quantidade de conexões de internet banda larga fixa por fibra óptica realizadas por clientes de pequenos prestadores já supera a quantidade daqueles que contrataram o serviço de grandes operadoras.
No mês de novembro de 2019, por exemplo, das 9,4 milhões de conexões realizadas por fibra óptica no país, 56,25% foi realizada por prestadoras de pequeno porte (PPP). Entre os grandes players, a Vivo sai na frente, com 25,87% de participação.
Pequenos provedores: 56,25%
Vivo Fibra: 25,87%
Oi Fibra: 9,92%
Algar Fibra: 3,55%
Claro net virtua: 2,60%
TIM Live: 1,81%
É válido ressaltar que pequenas operadoras já ultrapassam até mesmo as grandes, como é o caso da Copel Telecom (1,97%) e a VM Openlink (1,98%), que apresentaram um maior número de conexões do que a TIM. Já a Brisanet (3,49%) ultrapassa a Claro net virtua no ranking.
Anualmente, a Anatel publica a “Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida”. A avaliação considera vários atributos, como satisfação geral, oferta, contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução de demandas, instalação e reparos.
Durante a pesquisa, os entrevistados pontuaram as operadoras de 0 a 10, onde 0 significa “Totalmente Insatisfeito/Péssimo” e 10 “Totalmente Satisfeito/Excelente”.
Os dados mais atualizados são do ano de 2018, pois a pesquisa de 2019 encerrou as entrevistas no dia 16 de novembro. Segundo a Anatel, a Algar apresenta o melhor índice de satisfação e qualidade pelos usuários, atingindo a pontuação de 6,89, conforme a seguir:
Algar: 6,89
Claro: 6,62
Oi: 5,88
TIM: 7,24
Vivo: 6,48
Maior pacote de fibra óptica
Para os usuários que precisam de uma alta velocidade de transferência, a TIM Live oferece as maiores velocidades de conexão, com plano de até 2Gbps, custando R$ 1.500 por mês.
O serviço de ultravelocidade está disponível principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em regiões de alto poder aquisitivo ou exclusivamente comerciais.
Além da TIM, a Vivo oferece 1Gbps para clientes corporativos, custando R$ 1.050 por mês.
Maior velocidade de conexão
Nos testes realizados pela Speedtest, a Claro é a vencedora na velocidade de conexão no primeiro e segundo trimestre de 2019. A operadora apresentou um índice de velocidade de 45,52 Mbps, com velocidades de download de 120,19 Mbps e velocidades de upload de 11,75 Mbps. Confira o ranking:
Claro net virtual: 45,52 Mbps
TIM Live: 40,11 Mbps
Vivo Fibra: 33,95 Mbps
Oi: 12,69 Mbps
Mensalmente, a Netflix também divulga um ranking com as operadoras que apresentaram as maiores velocidades de conexão em horário nobre, enquanto os usuários utilizam o serviço de streaming. Desde agosto de 2019, Vivo Fibra segue na liderança do ranking. Em novembro de 2019, a velocidade média da operadora foi de 3,92 Mbps.
Para a pesquisa de preços foi utilizado como base as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, localidades que possuem cobertura das 5 operadoras analisadas. Portanto, os preços informados podem variar de acordo com a região.
Aqui, consideramos o melhor custo-benefício as operadoras que oferecem o menor preço e maiores velocidades nos pacotes avulsos a partir de 100 mega. Geralmente, essa velocidade é ideal para conectar até 7 dispositivos simultâneos, permitindo assistir vídeos em streaming, ouvir músicas e fazer downloads. Baixar um filme nessa velocidade demora em torno de 3 segundos.
No melhor custo-benefício está a Oi Fibra, oferecendo 200 mega pelo preço de R$ 99,99. Confira o ranking:
Oi Fibra: R$ 99,99 (200 mega)
Algar Telecom Fibra: R$ 123,51 (200 mega)
TIM Live: R$ 160,00 (150 mega)
Claro net Vírtua: R$ 139,99 (120 mega)
Vivo Fibra: R$ 139,99 (100 mega)
Algar Fibra
Claro net virtua
Oi Fibra
TIM Live
Vivo Fibra
100
R$ 99,99
R$ 130,00
R$ 139,99
120
R$ 139,99
150
R$ 160,00
200
R$ 123,51
R$ 99,90
240
R$ 169,99
300
R$ 152,28
R$ 240,00
R$ 169,99
500
R$ 449,99
R$ 450,00
1000
R$ 860,00
2000
R$ 1.560,00
Quando considerado o custo por mega, a Oi Fibra fica novamente na frente, custando R$ 0,50/Mbps no plano de 200 mega:
Streaming começou o ano com os filmes da franquia Harry Potter, pedidos excessivamente pelos assinantes.
Imagem: Divulgação Warner e Netflix
A
Netflix enfrentou
poucas e boas nas redes sociais em 2019. O motivo? Os filmes da franquia Harry
Potter. Os seguidores pegaram tanto no pé da marca, conhecida por ser brincalhona,
que ela mesma transformou a situação em um grande meme da internet.
No
entanto, o começo de 2020 mudou tudo para a companhia (ou não). Quatro filmes
do Harry Potter estão disponíveis: A Ordem da Fênix, O Enigme do Príncipe, As
Relíquias da Morte – Parte 1 e As Relíquias da Morte Parte 2.
Mas,
nem tudo são flores. Além do fato de não ter a lista completa com as obras, a
Netflix adicionou três e vai perder a primeira parte das Relíquias da Morte
muito bem em breve, no dia 15 de janeiro.
A
conturbada relação com os estúdios Warner para ter a
franquia em seu acervo segue como motivo para brincadeiras e memes nas redes
sociais:
A
relação conflituosa da Netflix com a inserção de filmes que pertencem aos
estúdios Warner (como a franquia Harry Potter) se deve atualmente ao streaming
próprio do estúdio, o HBO Max.
Com
lançamento previsto para maio, a nova plataforma terá exclusividade sobre as
produções da Warner nos Estados Unidos. No Brasil, não há previsão de
lançamento, mas assim que tiver, o mesmo pode acontecer.
Mas,
a lista de lançamentos da Netflix não se resume a Harry Potter. Aquarius,
sucesso de crítica do diretor Kléber Mendonça Filho também foi disponibilizado
no acervo.
Em janeiro, há também o retorno de séries como Titãs (Titans) e Sex Education, tramas que fizeram enorme sucesso em janeiro de 2019. A idolatrada Anne With an E retorna para a despedida final com os fãs em sua última temporada.
Há também lançamentos como a série Ragnarok, Drácula e vários outros, conforme a lista que a Netflix divulga.
País aumentou a velocidade de download e é um do mais desenvolvidos na tecnologia de quinta geração.
Imagem: Divulgação
Enquanto
o mundo inteiro vive uma grande expectativa pela conectividade de quinta
geração, alguns usuários da Coreia do Sul
percebem que a verdadeira evolução será sentida com o que o 5G vai viabilizar, não da
experiência de uso em si.
Como
um bom exemplo, podemos revisitar a série americana “Halt and catch fire”,
sobre um executivo que se junta a um programador e uma garota brilhante para
construir um computador e entrar naquele efervescente mercado dos anos 80.
Na
época retratada no show, as máquinas estavam surgindo, mas os próprios
personagens, quando conversavam entre si, imaginavam que o computador não era a
grande jogada. Ele era apenas o meio que nos levaria a grande jogada.
Nesse
caso, a jogada é a internet.
Do que seriam os computadores sem a web? Agora, de volta ao tema principal, por
que os usuários da Coreia do Sul não estão impressionados com a conexão 5G?
Eles
estão com uma internet móvel impecável à disposição, mas, para todos eles, é só
uma continuidade do 4G,
muito mais potente.
Jang,
trabalhador de uma empresa de tecnologia e usuário do 5G há oito meses, diz que
o uso ainda não fez jus ao hype. Ele contou que não sente a diferença e não é o
único que não está impressionado com a experiência de uso.
De
olho nos resultados proporcionados pelos testes feitos mundo afora, é inegável
que a quinta geração vai promover grandes velocidades e facilitar a experiência
de uso. Especialmente no Brasil, que possui
regiões sem acesso à internet de qualidade.
Entretanto,
aos olhos do grande público, é muito mais que uma simples conexão móvel. É a internet
que abre um caminho para o futuro e viabiliza inúmeras tecnologias
revolucionárias, para melhorar a saúde e a vida cotidiana como um todo.
Não dá para concluir, mas se os usuários da Coreia do Sul ainda não estão impressionados, isso pode ser justificado por tudo o que se espera do 5G, além dele ser uma potente e nova conectividade móvel.
Subway Surfers também se destaca na lista feita pela empresa de medição App Annie.
Imagem: Divulgação Subway Surfers
A
década de 2010 foi realmente dominada pelo Facebook e a Netflix. Ambos
serviços se destacaram como os aplicativos mais baixados dos últimos dez anos.
A gigante empresa de Mark Zuckerberg
dominou levou ainda outros serviços para o ranking.
Em
nível mundial, quatro aplicativos da empresa aparecem no topo: Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. Vale
lembrar que as duas últimas foram compradas em 2012 e 2014, respectivamente.
Já
a gigante do streaming Netflix
alcançou o topo nos aplicativos com pagamento mais usados a partir dos anos
2010. Na sequência, vem o Tinder e Pandora Music. O Spotify surge atrás
do Tencent Video e o japonês Line.
Em
redes sociais, o domínio não é só do Facebook. Serviços como o Skype e Snapchat aparecem em
quarto e quinto, respectivamente. O YouTube ficou na
nona e Twitter com a décima
posição no ranking.
A
febre TikTok também não
ficou de fora e se destaca no Top 10 entre os apps.
Na
parte de jogos, o grande campeão é o dinamarquês Subway Surfers. Na sequência,
o destaque ficou com o os americanos Candy Crush Saga e Temple Run 2, líderes
de download da década.
Vale destacar que, na lista de jogos mobile de maior sucesso da década, de acordo com os gastos dos consumidores, estão: Clash of Clans e Candy Crush Saga.
Erro da operadora teve efeitos prejudiciais para a consumidora; entenda o ocorrido.
Imagem: Unsplash
Vamos
supor a seguinte situação: você é cliente de uma operadora de telefonia,
recebe uma fatura com o valor errado, se recusa a pagar e pede correção. Pouco
tempo depois, a empresa simplesmente corta os serviços, com a alegação de falta
de pagamento.
Foi
o que aconteceu com Marisa Pereira, moradora da Vila Alzira (Zona Leste de São
Paulo). A cliente da tele ficou três meses sem sua linha de telefone fixo, por
conta de um erro que não foi dela.
Marisa
explica que tudo virou uma bola de neve. A prestadora nunca enviou a fatura com
o valor correto e os atendentes não entendiam que, para realização do
pagamento, era necessário emitir a conta certa e enviar.
Ela
trabalha em sua própria residência e passou três meses nesse impasse. A
paulista conta que já perdeu trabalhos e entrou em desespero para resolver o
caso, principalmente com o descaso da TIM em tentar uma resolução.
A
solução mais rápida que encontrou foi a publicação em um importante veículo de
comunicação em São Paulo. Sem processos, por enquanto.
Com
isso, a TIM se manifestou e comunicou, via assessoria de imprensa, que fez
contato com a Marisa e corrigiu a fatura da cliente para o valor de R$ 86,26. O
desbloqueio também já foi realizado e a operadora estuda conceder uma isenção
das faturas do período.
‘Não me Perturbe’ para barrar incessantes ofertas de crédito consignado começou a valer nesta quinta-feira, 2.
Desde
que a iniciativa “Não me
Perturbe” fez sucesso, parceira da Anatel com a
operadoras de telefonia brasileiras, era visível de que a ação se estenderia
para outros segmentos. Agora chegou aos bancos.
Aposentados
e pensionistas que não querem mais receber ligações com oferta de crédito consignado
podem cadastrar seus números de telefone fixo ou móvel ligados ao CPF. Assim,
será feito o bloqueio de todas as ligações realizadas.
Os
bancos terão um prazo de 30 dias para interromper ligações dos interessados em
não receber mais. O link para cadastro ficará disponível no site das 23 instituições
financeiras, que representam 98% do volume da carteira de crédito no Brasil.
A
medida, que entra em vigor nesta quinta-feira, 2, foi elaborada pela Federação
Brasileira de Bancos (Febraban),
Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e Secretaria
Nacional do Consumidor (Senacon).
E
não vai parar por aí. A Autorregulação quer adotar ainda outras medidas de
proteção, que é desestimular a oferta de crédito consignado. Assim,
correspondentes estarão proibidos de serem remunerados em casos de
refinanciamentos ou portabilidades.
Os
bancos que aderiram a Autorregulação do Crédito Consignado foram: Agibank, Alfa,
Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BM, BRB, Caixa,
Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná
Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.
Correspondentes
serão avaliados pelas reclamações feitas nos canais internos, sites como consumidor.gov,
além do registro no Banco Central e Procons. Ações judiciais também serão
levadas em conta.
O cadastro pode ser realizado pela mesma plataforma do “Não me Perturbe”: naomeperturbe.com.br
Investigação de corrupção afeta a Unitel, a principal empresa de telefonia móvel do país.
O governo de Angola, na África, acaba de congelar 100% dos bens da empresária Isabel dos Santos, filha do ex-presidente do país José Eduardo dos Santos. A ação foi motivada pela suspeita de que a empresária e seus sócios tenham desviado mais de US$ 1 bilhão (em torno de R$ 4 bilhões) de fundos públicos.
A apreensão judicial de bens afeta diretamente a Unitel, a principal empresa de telefonia móvel do país. A empresária detém 25% das ações da operadora, por meio das empresas Vidatel e Limited.
Atualmente, Isabel compõe o conselho de administração da Unitel, no entanto, não tem a simpatia de outros acionistas. É o caso da Oi, que também possui participação de 25% da operadora angolana. A empresa brasileira reclama na justiça holandesa uma compensação por possíveis transações realizadas pela empresária para enriquecimento próprio.
Além da Unitel, Isabel também tem participações nos bancos BIC e Banco de Fomento Angola, que estão entre as maiores instituições financeiras do país.
O congelamento visa evitar o envio de dinheiro para o exterior. A fortuna estimada da empresária fora de Angola é de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 8 bilhões).
A empresária nega as acusações e classifica a investigação de corrupção como política. No twitter, Isabel tentou tranquilizar os funcionários das empresas envolvidas.
Gostaria de deixar,uma mensagem de tranquilidade e confiança às minhas equipas Vamos continuar,todos os dias,em todos os negócios,a dar o nosso melhor e a lutar por aquilo que eu acredito para Angola. O caminho é longo,a verdade há-de imperar. Unidos somos mais fortes #porangola