15/03/2024

Angola se livra do monopólio em telecomunicações

País ganhará uma terceira operadora a partir de fevereiro de 2020; saiba mais detalhes.

Imagem: Unsplash

Tudo indica que acabou a festa para os empresários Isabel dos Santos e General Dino, ambos responsáveis pela Movicel e Unitel na Angola. A partir de fevereiro de 2020, as duas principais operadoras do país ganharão uma concorrência.

A informação foi descoberta a partir do cronograma estabelecido pela Angorascom Telecomunicações, que recebeu a concessão. A entrega foi feita no dia 5 de novembro e faz parte de uma estratégia do governo para acabar com o monopólio dos dois empresários supracitados.

Os dois possuíam maioria do capital das duas empresas que atuam com telecomunicações na Angola. Na Unitel, inclusive, a Oi detém 25% de participação e tenta vender seus ativos como parte do novo plano estratégico.

A partir de então, a Angorascom Telecomunicações S.A será a terceira operadora em circulação no país, contra a concorrência da Unitel e Movicel. A nova marca de telecomunicações entra com a subconcessão dos serviços móveis da Angola Telecom.

VIU ISSO?

–> Para especialista, situação de Isabel dos Santos na Unitel é frágil

–> Angola Cables amplia conexão entre Brasil e Estados Unidos

–> Oi receberá R$ 2,4 bilhões de operadora angolana

O empresário Naguib Sawiris é o grande responsável pela nova companhia a aterrissar no país. Ele é dono da Orascom Telecom Media Technology Holding e entrou no ranking da Forbes de 2019 como o sétimo homem mais rico da África.

Na escolha da nova operadora, um despacho presidencial argumenta que há a necessidade de garantir a promoção da concorrência na oferta de redes e serviços de comunicações eletrônicas em todo o território do país.

Satisfazer as necessidades da população e da atividade econômica na região também foram prioridades para o governo na iniciativa. Foi aberto até mesmo um concurso para ter a quarta companhia de telecomunicações no país e a Telstra venceu.

Entretanto, o processo foi cancelado sem grandes explicações. Apenas com o comunicado de que a empresa não apresentou as informações que eram obrigatórias para dar prosseguimento.

Com informações de EXPANSÃO.co.ao

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários