19/12/2025
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Dona da Vivo pretende oferecer 30GB gratuitos para seus clientes

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Por conta do surto de coronavírus, empresa também vai aumentar oferta de conteúdo online gratuito. Benefício semelhante pode chegar ao Brasil.

Nesta terça-feira, 10, o grupo espanhol Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, anunciou que pretende adicionar 30GB de franquia de internet por mês, durante dois meses e sem nenhum custo adicional, aos seus clientes móveis e fixos da Espanha, por conta do surto de coronavírus.

Em comunicado, José María Álvarez-Pallete, CEO da Telefónica, afirmou estar em contato com autoridades de saúde e que pretende realizar esforços para garantir que a conectividade e a rede de telecomunicações funcionem com capacidade total, de maneira confiável, estável e segura.

Diante da orientação das autoridades para que os centros educacionais sejam fechados, a mobilidade urbana seja reduzida e que as empresas promovam o trabalho remoto, com o intuito de minimizar os riscos de disseminação do COVID-19, a operadora pretende manter suas redes de comunicação com capacidade suficiente para absorver os picos de demanda mais altos.

Além do bônus generoso de internet, a Telefónica quer facilitar a recreação e o entretenimento doméstico, aumentando a oferta de conteúdos sob demanda infantil e esportivo.

Pallete vai além e afirma que dependendo da evolução do surto em outras regiões do mundo, medidas semelhantes também deverão ser implantadas em países que a empresa opera. Atualmente, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Brasil representam 80% dos recursos da Telefónica.

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“Ao longo de nossa história quase centenária, a Telefónica passou por situações de crise em diferentes momentos e em diferentes países. E sabemos por que, em tempos de crise, as redes e as ferramentas de comunicação são ainda mais cruciais do que o habitual. A comunicação se torna não apenas essencial, mas verdadeiramente crítica para avançar… Quero expressar minha gratidão a todas as equipes humanas da Telefónica por seu esforço e comprometimento no momento”, disse o CEO da operadora.

Até a publicação desta matéria, o Brasil já registrou 34 casos confirmados de infecção por coronavírus, a maioria no estado de São Paulo. Segundo dados do Ministério da Saúde, são monitorados 893 pacientes suspeitos e outros 780 já foram descartados.

Com informações de Telefónica e Ministério da Saúde.

Operadoras seguem na liderança de reclamações de consumidores

Principais queixas continuam em relação aos serviços cobrados pela telefonia móvel.

Imagem: Christian Buehner/Unsplash

Repetindo o índice de 2018, as empresas de telecom seguem no topo do ranking de reclamações dos consumidores durante o ano passado. Os dados são Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como base as queixas registradas na plataforma Consumidor.gov.br.

Ao separar as reclamações por segmento, as operadoras de telefonia aparecem em primeiro lugar, com 36,9%, seguidas pelos bancos, financeiras e administradoras de cartões (24,3%).

Entre as operadoras mais citadas pelos clientes estão a Oi (166,1 mil queixas), Vivo (155,7 mil), TIM (127,9 mil) e Claro (125,3 mil).

“Talvez uma das grandes reclamações seja em relação aos serviços cobrados que o consumidor não entende porque está sendo cobrado”, explica Luciano Timm, secretário nacional do consumidor, ao falar das empresas de telefonia.

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Luciano salienta que o número maior de reclamações das teles se deve ao volume de atividades econômicas do setor. Para mudar o cenário, o secretário defende sanções mais rápidas e eficientes.

No ano passado, a Senacon multou a TIM em quase R$ 10 milhões por executar práticas abusivas. Em 2018, Vivo, Oi e Claro também foram penalizadas pelo mesmo motivo.

Entretanto, apesar do número alto de queixas, as operadoras têm melhorado os seus índices gerais de acordos. Confira os números, na tabela a seguir.

Com informações de Valor Investe e IG.

Ação da Oi vai levar serviço de fibra óptica para 22 municípios

Ideia é demonstrar o uso de internet de alta velocidade em jogos online e vídeos sob demanda.

Foto: Oi/Divulgação

Conforme antecipado pelo Minha Operadora, no dia 5 de março, a Oi está promovendo uma ação itinerante para apresentar aos seus potenciais clientes os benefícios do seu serviço de internet banda larga por meio de fibra óptica.

Depois da Região metropolitana de Porto Alegre, o Truck Oi Fibra – um caminhão adaptado para ser um lounge móvel – vai percorrer um total de 22 cidades, em 7 estados brasileiros.

A ação percorrerá o país entre os meses de março e junho, permanecendo em cada município pelo período de dois dias.

Segundo a operadora, o serviço por fibra óptica garante mais estabilidade de conexão e velocidades de até 200 Mbps de download. Os preços iniciam a partir de R$ 99,90 mensais.

Para demonstrar a alta performance da conexão do serviço Oi Fibra, os visitantes poderão jogar games online como Pro Evolution Soccer (PES), Fortnite, Rainbow 6 e Just Dance.

Também será possível ter acesso ao hub de conteúdo da operadora, que inclui filmes, séries, noticiários, além de conteúdo infantil e esportivo. No Oi Play, será possível assistir por streaming as produções das emissoras parceiras, como Discovery, ESPN, FOX, HBO, Telecine e Turner, bem como desfrutar dos canais ao vivo e alugar longas recém-lançados no cinema.

O Minha Operadora solicitou o cronograma e a lista de cidades que receberão a visita do lounge móvel, mas a assessoria de imprensa da Oi afirmou que esta é uma informação estratégica e que não poderia divulgá-la.

Por enquanto, sabe-se que o Truck Oi Fibra passará por 22 cidades nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

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“A ação faz parte da estratégia da companhia de expandir sua rede de fibra ótica e tem como objetivo divulgar o produto Oi Fibra e seus principais atributos por meio de experiências que exigem a mais alta performance de conexão de internet, como jogos e acesso a conteúdo”, diz Manoel Campos, diretor de varejo e empresarial da Oi.

Atualmente, a Oi possui a maior rede de fibra óptica, com mais de 370 mil quilômetros, estando disponível em 110 cidades.

O foco na expansão do Oi Fibra faz parte do atual plano estratégico da companhia, incluindo soluções como IPTV, conteúdo OTT, soluções B2B, serviços para atacado e implantação do 5G.

A ação de divulgação itinerante do Oi Fibra conta com a produção da agência Octagon.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

TV por assinatura da Claro net vai perder 2 canais

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Mudanças ocorrem a partir do dia 31 de março; conheça as emissoras que saem.

Divulgação logotipo Claro net tv
Imagem Ilustrativa: Divulgação logotipo Claro net tv

O mês de março vai trazer algumas mudanças na TV por assinatura, principalmente na grade da Claro net tv.

A partir do dia 15 de março, a prestadora adiciona a CNN Brasil e, dias depois, se prepara para a inclusão do AgroMais, novo canal do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Entretanto, a partir do dia 31 de março, a operadora vai perder dois canais da grade. O ZooMoo Kids e o Love Nature.

A mudança vale para os clientes via fibra óptica e cabo. No satélite, apenas a primeira opção mencionada deixará de fazer parte da programação de emissoras.

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Ambos eram divulgados como uma cortesia pela Claro net tv, portanto, é bem improvável que a empresa faça substituições ou promova descontos na fatura.

As duas emissoras são de origem canadense. O ZooMoo Kids é conhecido por uma programação inédita e exclusiva de produtoras nacionais e internacionais.

O canal continua disponível pela SKY, no número 52.

Já o Love Nature é famoso pelos documentários e outras atrações sobre as maravilhas da natureza.

Com informações de VCFaz.tv

Vivo Play ganha transmissão ao vivo de mais canais

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Operadora adicionou mais oito canais na lista do seu aplicativo de streaming.

Menu do Vivo Play
Imagem: Menu do Vivo Play

O investimento no streaming segue a todo vapor, especialmente por parte das operadoras de TV por assinatura, que impulsionam cada vez mais seus aplicativos de vídeo sob demanda.

Nos últimos dias, a Vivo adicionou mais oito canais lineares na sua plataforma. São eles: AXN, History, History 2, Lifetime, E!, Warner Channel, Sony Channel e A&E.

Portanto, os assinantes da TV paga da operadora já contam com novas opções para assistir ao vivo, via streaming, pelo Vivo Play.

O serviço é oferecido de forma gratuita exclusiva para os consumidores da marca.

São mais de 25 mil títulos entre gratuitos e pagos e agora mais de 60 canais com transmissão ao vivo para reprodução no app.

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A alternativa se faz interessante para dar a oportunidade de o cliente ter acesso ao conteúdo da TV por assinatura até mesmo fora de casa.

Mas a disponibilização de títulos vai depender do pacote contratado pelo assinante.

Na concorrência, há também SKY Play, Oi Play e NOW, da Claro net tv. O aplicativo da Vivo e da Oi, inclusive, já está disponível para download nas Smart TVs com Android, portanto, a reprodução não é exclusiva dos decodificadores ou dispositivos móveis.

A Oi também parece empolgada em investir na estratégia e disponibilizar seu VOD para assinaturas independentes, sem vínculo com TV por assinatura ou banda larga.

Com informações de LineUP TV

Cliente reduz plano da Vivo, mas recebe cobrança em dobro

Operadora foi condenada a pagar danos morais para o assinante; entenda o caso.

Ilustração Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

Decidido a reduzir seus custos com telefonia móvel, um cliente empresarial da Vivo entrou em contato com a operadora e negociou uma diminuição do seu plano, que foi para o valor de R$ 3.044,72.

Entretanto, um transtorno surgiu logo na primeira fatura, quando o assinante teve uma cobrança de R$ 6.421,66, mais que o dobro do preço acordado com a empresa.

Na primeira vez, o atendimento reconheceu o equívoco e enviou uma nova conta, com valor correto. Mas o problema se repetiu dois meses depois e a resolução (ou tentativa) foi bem diferente.

A fatura do cliente voltou a ultrapassar R$ 6 mil, mas dessa vez, o SAC da prestadora afirmou que nada poderia ser feito e fatura estava sob análise. Dia depois, o consumidor teve as 50 linhas telefônicas de seu contrato bloqueadas.

Com isso, o problema foi levado para a Justiça. Afinal, o empresário controla uma rede de vendedores e precisava de uma linha móvel para cada um deles.

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A sentença parou nas mãos da juíza de direito Patrícia Vialli Nicolini, da Comarca de Cambuí (MG), que definiu o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil.

Em sua própria defesa, a Vivo argumentou que o cliente excedeu o pacote contratado e fez o uso de dados móveis, serviço que não estava incluso no novo plano solicitado.

A utilização de maneira imoderada das ligações de longa distância também foi destacada pela prestadora, mas os argumentos não convenceram os desembargadores José de Carvalho Barbosa, Newton Teixeira Carvalho e Alberto Henrique.

As autoridades mantiveram a decisão de primeira instância. Faturas mostram que o empresário contratou franquia de internet e a Vivo não apresentou provas de que o consumidor solicitou serviços extras.

Proibida de esconder planos mais baratos

Vale lembrar que a operadora da Telefônica, recentemente, foi proibida de impedir ou dificultar a migração para planos mais baratos via aplicativo ou site.

A companhia foi acusada de facilitar para usuários que querem mudar para ofertas mais caros e dificultar o processo para quem quer reduzir custos em uma mais acessível.

Saiba mais pela matéria do Minha Operadora:

Com informações de Juristas

RecargaPay teve mais de 350 reclamações em 2 dias

Mudanças de preços e regras no serviço de assinatura da plataforma não agradaram consumidores.

Divulgação RecargaPay
Imagem: Divulgação RecargaPay

Os consumidores realmente não ficaram felizes com as últimas mudanças no RecargaPay. Prova disso é que a página do aplicativo no site Reclame Aqui recebeu mais de 350 reclamações em apenas dois dias.

Entre os motivos mais alegados estão: propaganda enganosa, quebra de contrato e descumprimento de oferta.

A plataforma começou como uma solução digital para recargas de smartphone e, aos poucos, evoluiu para uma carteira digital. Tal como PicPay e outros serviços.

Pelo aplicativo, é possível pagar e parcelar boletos com o cartão de crédito, fazer recarga de celular, entre outros serviços, mas para tudo há um limite.

O RecargaPay, por exemplo, permite pagamentos de até R$ 1 mil por mês sem taxas. Se passar disso, o usuário paga 2,99% por cada transação.

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No entanto, a startup oferece assinaturas que aumentam o limite de pagamentos sem cobrança de taxas por isso. Com o Prime+, o consumidor consegue pagar até R$ 3.000 por mês, entre outros benefícios.

Mas é aí que mora o problema, já que muitos assinaram por R$ 9,90 mensais, com um limite de R$ 5.000 e a empresa alterou o valor para R$ 14,99 e reduziu o valor máximo para pagamentos mensais.

O conflito, inclusive, foi abordado recentemente aqui no Minha Operadora, quando diversos usuários utilizaram as redes sociais para manifestar a insatisfação.

Renato Camargo, diretor de marketing da empresa, justificou que a mudança ocorreu por conta de ajustes internos e não será possível revelar mais detalhes.

O empresário destaca que tudo ocorreu de acordo com as leis de proteção ao consumidor e se alguém se sentir lesado, terá o dinheiro devolvido.

Com informações de ISTOÉ Dinheiro

TV por assinatura terá 8 canais com sinal aberto

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Ação promove retorno de série mundialmente aclamada; SKY e Oi TV confirmaram a liberação dos canais.

A partir do dia 13 de março, próxima sexta-feira, os assinantes da TV por assinatura poderão aproveitar todos os oito canais HBO com sinal aberto.

Prestadoras como SKY e Oi TV confirmaram participação na iniciativa, mas a Vivo TV ainda não. O Minha Operadora tentou contato com os representantes da marca, mas ainda não obteve resposta.

Entretanto, é muito provável que a operadora da Telefônica também esteja inclusa na ação degustativa. O mesmo vale para a Claro net tv.

Afinal, trata-se de um período promocional para que fãs e curiosos acompanhem a estreia mundial na nova temporada da série Westworld, aclamada em vários países e vencedora de muitos prêmios.

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É comum que a programadora tenha esse tipo de iniciativa para promover um grande lançamento, mas a rede segue em busca de uma nova “Game of Thrones”, para que um fenômeno de popularidade se repita.

No entanto, os consumidores terão apenas um fim de semana para aproveitar. A liberação vai até o domingo, 15 de março.

A 3ª temporada de Westworld está programada para estrear às 22h, no mesmo dia.

A SKY liberou também o sinal das emissoras Discovery Home & Health e HGTV para todos os assinantes, com inclusão dos consumidores do segmento pré-pago.

Mas a liberação também será somente até o domingo, 15.

[ATUALIZAÇÃO – 10/03/2020 14H52]

Em nota para o Minha Operadora, a assessoria da Vivo confirmou que prestadora também participará da ação que libera o sinal dos canais HBO para todos os assinantes.

Os espectadores poderão acompanhar, inclusive, pelo Vivo Play, app de vídeo sob demanda da empresa.

Pet e seu dono ganharão recompensa relâmpago do Vivo Valoriza

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Clientes da operadora poderão conhecer Alexandre Rossi e sua cachorrinha, ter uma aula de adestramento e saborear lanches de uma hamburgueria.

No próximo dia 12 de março, a partir das 15h, o programa Vivo Valoriza deverá liberar mais um resgate relâmpago para 5 clientes. Dessa vez, a operadora pretende oferecer um Meet&Greet com Alexandre Rossi e sua cachorrinha, Estopinha, em uma hamburgueria pet friendly localizada na zona sul da cidade de São Paulo.

Além de conhecer o famoso adestrador de animais, os clientes receberão um kit contendo um livro da Estopinha “patografado”, um livro do Alexandre Rossi autografado e uma aula de adestramento para o animal de estimação.

Os clientes também vão ganhar um combo contendo hambúrguer, batata frita e refrigerante. Já o pet, também recebe um hambúrguer para comer.

O evento acontecerá no dia 19 de março, às 19h. Despesas referentes à locomoção dos clientes da operadora e acompanhantes não estão incluídas no resgate.

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A ação é válida para os clientes cadastrados no Vivo Valoriza no estado de São Paulo e pertencentes às categorias V, Platinum e Gold. É preciso que o usuário tenha pelo menos 1 ano de cadastro na base de clientes da Vivo, com exceção de linhas pré-pagas.

Somente os primeiros clientes que realizarem o resgate, acertarem às questões temáticas e atenderem a todos os critérios da promoção, serão os beneficiários do resgate.

Para mais condições, confira o regulamento da ação “Resgate Relâmpago Vivo Valoriza: Cão Cidadão”.

Operadoras vão enviar alertas para a população sobre o coronavírus

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Brasil já conta com 30 casos confirmados no surto de COVID-19.

Em reunião realizada na semana passada, no Palácio do Planalto, foi aprovada a proposta da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) de envolver as operadoras de telefonia no esforço para reduzir o surto de coronavírus no país.

A ideia é enviar mensagens de textos para usuários e regiões que apresentam risco de contaminação. O foco é informar a população sobre sintomas, orientar onde procurar assistência médica e combater fake news.

Os alertas devem começar a ser enviados nesta semana.

Na manhã desta segunda-feira, 9, o Ministério da Saúde apontou que Brasil já registrava 25 casos de COVID-19, sendo: 16 em São Paulo, 3 no Rio de Janeiro, 2 na Bahia, 1 em Alagoas, 1 em Minas Gerais, 1 em Espírito Santo e 1 Distrito Federal.

Mais tarde, após o balanço federal, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou mais 5 novos casos, somando 8 confirmações no estado e 30 no país.

Todos os casos são importados, exceto um paciente em São Paulo. Atualmente, são monitoradas 663 pessoas e outras 632 já foram descartadas a suspeita de infecção.

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–> TIM oferece dados ilimitados em cidades afetadas pelo Coronavírus

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Há pouco mais de uma semana, o Ministério da Saúde já tinha solicitado a ajuda das operadoras para notificar por SMS os estrangeiros que chegam ao Brasil, para que eles baixem um aplicativo desenvolvido pela pasta, com informações sobre o coronavírus.

O país também adotou um novo critério de vigilância, podendo categorizar como suspeitos todos aqueles que chegarem de países da América do Norte, Europa e Ásia, e tiverem sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar.

Para evitar a proliferação do coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda lavar as mãos, utilizar lenços descartáveis para higiene nasal e cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir. Também é recomendado evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Com informações de Telesíntese, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.