28/03/2024

Operadoras seguem na liderança de reclamações de consumidores

Principais queixas continuam em relação aos serviços cobrados pela telefonia móvel.

Imagem: Christian Buehner/Unsplash

Repetindo o índice de 2018, as empresas de telecom seguem no topo do ranking de reclamações dos consumidores durante o ano passado. Os dados são Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como base as queixas registradas na plataforma Consumidor.gov.br.

Ao separar as reclamações por segmento, as operadoras de telefonia aparecem em primeiro lugar, com 36,9%, seguidas pelos bancos, financeiras e administradoras de cartões (24,3%).

Entre as operadoras mais citadas pelos clientes estão a Oi (166,1 mil queixas), Vivo (155,7 mil), TIM (127,9 mil) e Claro (125,3 mil).

“Talvez uma das grandes reclamações seja em relação aos serviços cobrados que o consumidor não entende porque está sendo cobrado”, explica Luciano Timm, secretário nacional do consumidor, ao falar das empresas de telefonia.

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Luciano salienta que o número maior de reclamações das teles se deve ao volume de atividades econômicas do setor. Para mudar o cenário, o secretário defende sanções mais rápidas e eficientes.

No ano passado, a Senacon multou a TIM em quase R$ 10 milhões por executar práticas abusivas. Em 2018, Vivo, Oi e Claro também foram penalizadas pelo mesmo motivo.

Entretanto, apesar do número alto de queixas, as operadoras têm melhorado os seus índices gerais de acordos. Confira os números, na tabela a seguir.

Com informações de Valor Investe e IG.

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