Operadoras seguem na liderança de reclamações de consumidores

Principais queixas continuam em relação aos serviços cobrados pela telefonia móvel.

Imagem: Christian Buehner/Unsplash

Repetindo o índice de 2018, as empresas de telecom seguem no topo do ranking de reclamações dos consumidores durante o ano passado. Os dados são Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como base as queixas registradas na plataforma Consumidor.gov.br.

Ao separar as reclamações por segmento, as operadoras de telefonia aparecem em primeiro lugar, com 36,9%, seguidas pelos bancos, financeiras e administradoras de cartões (24,3%).


Entre as operadoras mais citadas pelos clientes estão a Oi (166,1 mil queixas), Vivo (155,7 mil), TIM (127,9 mil) e Claro (125,3 mil).

“Talvez uma das grandes reclamações seja em relação aos serviços cobrados que o consumidor não entende porque está sendo cobrado”, explica Luciano Timm, secretário nacional do consumidor, ao falar das empresas de telefonia.

VIU ISSO?

–> Cliente reduz plano da Vivo, mas recebe cobrança em dobro

–> Oi vende 5 MB em região que suporta apenas 2 MB

–> Má prestação de serviços gera notificação para a Claro

Luciano salienta que o número maior de reclamações das teles se deve ao volume de atividades econômicas do setor. Para mudar o cenário, o secretário defende sanções mais rápidas e eficientes.

No ano passado, a Senacon multou a TIM em quase R$ 10 milhões por executar práticas abusivas. Em 2018, Vivo, Oi e Claro também foram penalizadas pelo mesmo motivo.

Entretanto, apesar do número alto de queixas, as operadoras têm melhorado os seus índices gerais de acordos. Confira os números, na tabela a seguir.

Com informações de Valor Investe e IG.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

2
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Juliette Lewis
Colaborador

Estou cancelando a Claro TV devido a programação repetitiva e pelos malditos comerciais da Polishop que à anos têm me atormentado todas as manhãs,Canal Universal,Discovery Channel,National Geografic,TNT Séries,TNT,FOX Life,Studio Universal,Warner e muitos outros. DESDE QUE ESSA MALDITA POLISHOP ENTROU NA PROGRAMAÇÃO DA CLARO DEIXEI DE ASSISTIR A MAIORIA DOS CANAIS,PRINCIPALMENTE PELA MANHÃ QUANDO PASSA 4 HORAS SEGUIDAS DESSA MALDITA POLISHOP,DEPOIS PASSA NOS INTERVALOS DAS SÉRIES.ISSO É UM DESRESPEITO Á NÓS ASSINANTES PARA TER QUE SUPORTAR COMERCIAIS COMO NA TV ABERTA. CANAIS QUE MAIS PASSAM ESSA MALDITA POLISHOP: UNIVARSAL CHANNEL,DISCOVERY CHANNEL,NATIONAL GEOGRAFIC,TNT SERIES,FOX LIFE ENTRE OUTROS. AINDA POSSUI UM MALDITO CANAL… Leia mais »

Cidade - UF
Aracajú-SE
Juliette Lewis
Colaborador

NÃO SEI COMO A CLARO TV FOI ELEITA PELA ANATEL COMO A MELHOR OPERADORA DO BRASIL SEGUNDO CLIENTES. O mercado de TV paga teve uma aceleração no ritmo de perda de base em janeiro em relação ao final de 2019. Segundo dados da Anatel referentes ao primeiro mês do ano, a queda foi de 224 mil assinantes no período, levando a base total de TV paga a pouco mais de 15,56 milhões de usuários, mesmo patamar de outubro de 2012. Todas as operadoras apresentaram quedas expressivas. A Claro perdeu 74 mil assinantes, sendo 50 mil no cabo e 24 mil… Leia mais »

Cidade - UF
Aracajú-SE