18/04/2024

Operadoras vão ajudar no combate ao coronavírus no Brasil

Ministério da Saúde já monitora 182 casos suspeitos da doença em 15 estados e no Distrito Federal.

O Ministério da Saúde solicitou às operadoras de telefonia que ajudem no combate ao surto de coronavírus no Brasil. A ideia é que estrangeiros que chegam ao país recebam mensagens em seus celulares para fazer o download de um app, desenvolvido pela pasta, que traz informações sobre os sintomas da doença e quais unidades de saúde eles podem procurar assistência.

A intermediação entre o Ministério da Saúde e as operadoras está sendo feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim que um cidadão de outro país se conectar em alguma rede telefônica brasileira, ele receberá uma mensagem curta com o link para baixar o aplicativo.

Antes de indicar algum hospital, o app “Coronavírus SUS” realiza perguntas para confirmar se realmente o paciente pode estar com a doença.

Até esta sexta-feira, o Ministério da Saúde monitora 182 casos suspeitos de coronavírus em 15 estados brasileiros, entre eles, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, além do Distrito Federal.

Por enquanto, existe apenas um registro confirmado da doença no estado de São Paulo.

A pasta justifica o foco em estrangeiros, pois o Brasil ainda tem apenas um caso de coronavírus diagnosticado e o mesmo foi infectado no exterior, durante uma viagem na Itália.

VIU ISSO?

–> Na Itália, TIM suspende eventos públicos por conta do coronavírus

–> Coronavírus está atrasando a expansão do 5G na China

–> 5G será utilizado no diagnóstico do coronavírus

Segundo o Ministério da Saúde, é considerado um caso suspeito a pessoa que apresente febre e mais um sintoma gripal, como falta de ar ou tosse, após fazer uma viagem para países como Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Para evitar a proliferação do coronavírus, recomenda-se medidas de higiene, como lavar as mãos e utilizar lenços para cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Também se deve evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sem que elas estejam limpas.

Com informações de Valor Econômico e Ministério da Saúde.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários