17/12/2025
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Claro pode se tornar produtora de conteúdo audiovisual

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Já imaginou assistir a uma série inteiramente produzida pelo NOW? Não está longe de acontecer.

NOW, da Claro net
Imagem: Logotipo do NOW

A legislação ainda é uma grande barreira para que as empresas de TV por assinatura possam moldar seu próprio futuro, mas parece que a Claro já tem ideias claras, caso o cenário tenha a mudança esperada para os próximos anos.

Em evento recente, a operadora destacou o interesse de explorar o mercado de TV linear via aplicativos, além de produzir de conteúdo.

Há pouco tempo, a empresa entrou em um embate contra a FOX, quando a marca começou a vender assinaturas do seu serviço de streaming e disponibilizou a transmissão dos seus canais fechados via internet.

Ao fim da disputa, a FOX seguiu liberada para fazer a venda, pois a Anatel entendeu que se trata de um SVA (Serviço de Valor Agregado), ou seja, não faz parte da regulação do órgão.

Mas, desde então, há grandes conflitos e incompreensões a respeito da regulação do streaming. A própria compra da Warner pela AT&T no Brasil, que demorou anos para ser aprovada, levantou debates sobre uma mudança na Lei da TV por assinatura (Lei do SeAC).

A gigante americana foi impedida, desde 2016, por ser dona da SKY também. De acordo com a legislação, uma empresa não pode controlar distribuição e produção de conteúdo, ao mesmo tempo.

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Márcio Carvalho, CMO da Claro, confirmou que a operadora trabalha com essas duas possibilidades: transmissão de TV linear via apps e produção de conteúdo.

Portanto, se houver o entendimento de que a distribuição de conteúdo pela internet está fora das regras da Lei do SeAC, a operadora pode potencializar o NOW, aplicativo de vídeo sob demanda da Claro net.

No entanto, poderá encontrar também uma forte concorrência, que é a do Globoplay e Netflix, atualmente grandes potências em produção de conteúdo nacional.

Com informações de Tele.Síntese

Amazon Prime Vídeo terá perda considerável nos próximos dias

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Mudança no catálogo do streaming indica que a chegada de um concorrente no Brasil está próxima.

Imagem: Divulgação Amazon Prime Vídeo

Ao que tudo indica, os filmes da Disney estão prestes a deixar o catálogo do Amazon Prime Vídeo, já que o contrato da plataforma com o gigante estúdio de Hollywood tem encerramento previsto para o segundo semestre de 2020.

E quando mencionamos que será uma perda considerável, falamos da retirada de sucessos como Aladdin, Vingadores Ultimato, Frozen, Capitã Marvel, as franquias Star Wars e Toy Story, entre outros.

O motivo é o que todos já imaginam, a chegada do Disney+ no Brasil está próxima. A plataforma dos estúdios Walt Disney é prevista para estrear no país em novembro, ainda sem uma data certa.

Além de “The Mandalorian”, série do universo Star Wars, o serviço está próximo de estrear a série “The Falcon and the Winter Soldier” (Falcão e Soldado Invernal) do universo Marvel.

Entretanto, o lançamento, que estava previsto para agosto, deve ficar para os próximos meses. Parte das gravações em Praga, na República Checa, foram adiadas por conta do novo coronavírus.

Há chances do Disney+ chegar ao Brasil já com essa novidade, já que as filmagens podem ser retomadas e concluídas em breve.

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A parceria tem futuro?

Mesmo com as possíveis retiradas do catálogo, não significa um fim para o acordo entre Disney+ e Amazon Prime Vídeo.

O serviço, inclusive, pode se tornar o lar das produções mais jovens e adultos do estúdio. Vale lembrar que o Disney+ é focado em produções com classificações indicativas para a família inteira.

Produções com censura acima de 16 anos são lançadas diretamente no Hulu, também da Disney, mas o serviço sequer foi cogitado para ser lançado no Brasil.

Portanto, o Amazon Prime Vídeo pode continuar a receber as séries do serviço, como já tem feito com algumas produções.

As informações foram divulgadas no Instagram, pela página Mundo de Conforto. A fim de esclarecimentos, entramos em contato diretamente com a assessoria de imprensa do Amazon Prime Vídeo para apurar o fato.

[ATUALIZAÇÃO – 21/07/2020 10h15]:

Em contato com o Minha Operadora, a assessoria do Amazon Prime Vídeo confirmou o fim da parceria com a Disney para o segundo semestre de 2020, mas ainda não há uma data precisa de conclusão.

Com informações de Mundo de Conforto

Empresa nacional faz acordo internacional em serviços móveis

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Solução de comunicação da companhia une telefonia, rádio, vídeo e mensagem via satélite.

Imagem: Byne/Divulgação

A empresa brasileira de comunicação Byne acaba de fechar uma parceria com a multinacional americana Globalsat para oferecer uma solução de telecomunicação via satélite em solo brasileiro.

Com o acordo, a plataforma ControlONE, que une telefonia, rádio, vídeo e mensagens, permite oferecer comunicação em regiões remotas do país, que tenham baixa cobertura de celular ou rádio.

De acordo com a Byne, a tecnologia foi desenvolvida com foco principal em centros de operação, principalmente para empresas do setor elétrico, além das de transporte e de óleo e gás. Com o sistema, é possível que os usuários possam repassar informações para suas centrais operacionais em qualquer situação, mesmo que não exista outra forma tradicional de comunicação.

“Só as distribuidoras que atendemos levam energia para mais de 24 milhões de pessoas. Elas precisam garantir a prestação do serviço, e isso exige contato ininterrupto entre as equipes, onde quer que estejam”, explica André Nazário, responsável pela área de produtos da Byne.

A experiência é semelhante à de um rádio tradicional, permitindo a comunicação entre dois ou mais usuários, em um mesmo grupo, com um clique de botão.

Como não depende da instalação de repetidoras, o sistema é escalonável e de rápida implantação, reduzindo custos operacionais com manutenção de torres e redes de fibra óptica.

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A Byne existe há 10 anos e tem como objetivo resolver problemas de comunicação em ambientes críticos.

Já a Globalsat é a primeira provedora pan-americana a oferecer serviço móvel via satélite. Desde 1999, ela fornece a solução na América Latina.

Com informações de Assessoria de Imprensa Byne.

Anatel quer ouvir opinião de usuários sobre as operadoras

Iniciativa serve para medir a satisfação e qualidade percebida dos serviços de telecomunicações no país.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai iniciar a sua pesquisa anual que mede a satisfação e qualidade percebida pelos usuários dos serviços de telecomunicações no Brasil. Desde 2015, esta será a sexta edição do estudo.

A pesquisa será realizada entre julho e novembro deste ano, por meio de entrevista por telefone. Serão avaliados os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.

O questionário inclui perguntas sobre os canais de atendimento oferecidos pelas empresas, funcionamento de serviços, capacidade de resolução de problemas, entre outros.

As informações coletadas permitirão criar índices nacionais e estaduais do desempenho das teles no país.

A Anatel salienta que durante a pesquisa não serão coletados dados pessoais, como numerações de documentos, códigos, senhas, e-mails, endereço, dados bancários ou outras informações cadastrais. A pesquisa sociodemográfica inclui apenas informações sobre local de residência, idade, renda aproximada e escolaridade.

Dessa forma, se alguém telefonar pedindo informações pessoais além do que é listado acima, é sinal que não se trata da pesquisa da Anatel. “Fique atento e não caia em golpes!” alerta a agência.

Ao todo, serão entrevistados 90 mil consumidores. Os telefones dos usuários serão sorteados aleatoriamente.

Os resultados da pesquisa realizada neste ano serão divulgados no primeiro trimestre de 2021.

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Na última pesquisa divulgada, em fevereiro de 2020, a Claro é a melhor avaliada nos serviços de telefonia móvel (pré e pós-pago) e também em TV por assinatura. Na banda larga fixa, a Unifique aparece no topo do ranking e, na telefonia fixa, a Sercomtel é o destaque.

Você pode conferir todos os resultados aqui:

https://www.minhaoperadora.com.br/2020/02/melhora-satisfacao-dos-consumidores-com-as-operadoras-diz-anatel.html

Oi Soluções adiciona novas camadas de segurança em seus serviços

Objetivo é defender trabalhadores em home office de potenciais ataques cibernéticos.

A Oi Soluções, braço B2B da Oi, anunciou que está atualizando a sua plataforma Oi Smart Office, com o objetivo de oferecer mais segurança para seus clientes, principalmente aqueles que estão trabalhando na modalidade home office, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A partir de agora, as plataformas de colaboração, conectividade e VPN corporativa passam a dispor do DNS Security e autenticação multifator.

A ideia é estabelecer uma linha de defesa em tempo real contra ataques cibernéticos. As soluções analisam, identificam e impedem ações maliciosas de hackers.

“As empresas tiveram que levar seus colaboradores para trabalhar de casa de um dia para o outro e o tema da segurança acabou sendo endereçado num segundo momento. Muitas companhias tiveram que automatizar suas soluções de atendimento e vendas e com isso, a demanda por soluções de segurança teve um aumento significativo, dada também a necessidade de prover a mesma experiência de proteção do ambiente corporativo no modelo home office” explica Adriana Viali, head da Oi Soluções.

Segundo a companhia, houve um crescimento de 132% em receita de soluções de segurança em abril e maio em comparação ao primeiro trimestre deste ano.

Na comparação entre os períodos pós e pré Covid-19, a Oi Soluções obteve um aumento de 27% em receita de upgrade de link dados.

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–> Oi lança WiFi 4.0 para público corporativo

–> Oi lança recurso de comunicação de voz em nuvem

–> Oi passa a alugar equipamentos de microinformática

O Oi Smart Office é indicado para empresas públicas e privadas. A plataforma permite realizar reuniões remotas com até 100 participantes, incluindo áudio e vídeo, compartilhamento de arquivos e gravação de reuniões, além de conectividade fixa e móvel ilimitada.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Vivo divulga as primeiras cidades que receberão o 5G

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Confira a lista com as regiões que serão cobertas com a rede de nova geração até o final de julho.

A Vivo divulgou a lista das primeiras cidades e as respectivas regiões que receberão redes com capacidade 5G, a partir da utilização das frequências 3G e 4G existentes, por meio da tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês).

Diferentemente da Claro, que está ofertando a conexão de nova geração em alguns bairros dos municípios São Paulo e no Rio de Janeiro, e da TIM que pretende ativar redes em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS), a Vivo vai lançar o 5G DSS em oito capitais.

Confira, abaixo, as primeiras regiões que serão cobertas com o 5G da Vivo.

  • Belo Horizonte (regiões de Savassi e Afonso Pena)
  • Brasília (regiões do Eixo Monumental, Esplanada do Ministérios e Shoppings)
  • Curitiba (regiões do Centro Cívico/Alto da Glória e Batel/Água Verde)
  • Goiânia (região central da cidade)
  • Porto Alegre (regiões do Moinhos de Vento, Av. Carlos Gomes e Shopping Iguatemi)
  • Rio de Janeiro (Copacabana, Ipanema e Leblon)
  • São Paulo (regiões da Av. Paulista, Vila Olímpia e Berrini)
  • Salvador (regiões de Pituba e Itaigara)

Entretanto, a operadora salienta que o 5G em sua máxima potência, com altíssimas velocidades de internet, latência ultrabaixa, maior confiabilidade e disponibilidade, só será possível a partir do leilão das frequências de 3,5GHz, que deve ocorrer apenas em 2021.

“Consideramos a tecnologia 5G fundamental para a necessária digitalização do Brasil e com o potencial de mudar significativamente a forma como vivemos e como as empresas fazem negócios”, afirma o comunicado da operadora.

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–> Vivo pretende ativar redes 5G até o final deste mês

–> Conheça os três estados que vão receber 5G da TIM

–> Conheça as cidades e bairros com cobertura ‘5G’ da Claro

Por enquanto, o Motorola Edge é o único aparelho vendido no Brasil com suporte ao 5G. É esperado que pelo menos dois modelos da Samsung cheguem ao país nos próximos meses.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Ministério das Comunicações já passa por mudanças

Fábio Faria realizou dança de cadeiras em secretarias.

Imagem: Alan Santos/PR

O recém-criado Ministério das Comunicações mal completou um mês e já está passando por mudanças. Nesta quinta-feira, 16, foi publicado no Diário Oficial da União a nomeação de Wilson Diniz Wellisch para o cargo de diretor do departamento de inclusão digital, da Secretaria das Telecomunicações.

Desde maio, Wilson estava no comando da Secretaria de Radiodifusão, após a saída de Elifas Gurgel. Com a mudança, Wellisch volta a exercer o cargo que já ocupava antes de se tornar secretário de Radiodifusão.

Por enquanto, ainda não há um nome para a Secretaria de Radiodifusão. Rodrigo Cruz Gebrim, que estava na função de diretor do departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização, assume como secretário substituto.

Além disso, a Secretaria de Comunicação Social, incorporada ao Ministério das Comunicações recebe também as nomeações de Daniel Duarte Alves de Sousa e Leonardo Augusto Matedi Amorim como assessores técnicos no departamento de Conteúdo e Gestão de Canais Digitais.

O novo Ministério das Comunicações foi anunciado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, em 10 junho, a partir do desmembramento do antigo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para a pasta, foi nomeado o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), empossado em 17 de junho. Ele será responsável pelas políticas em telecomunicações, radiodifusão, além da comunicação e divulgação do Governo Federal.

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–> Recriação do Ministério das Comunicações gera especulações na web

–> Novo ministro do Minicom já tem lista de pendências para resolver

–> Ministro das Comunicações confirma leilão 5G para 2021

Entre as principais pautas do Ministério das Telecomunicações está o leilão de frequências do 5G no Brasil, ainda sem data para ocorrer.

Com informações de Imprensa Nacional e Convergência Digital.

Minha Operadora distribui R$ 150 em prêmios nesta semana

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15 dos leitores mais participativos do site foram recompensados com R$ 10 cada. Veja a lista de ganhadores de cada ação.

Nesta semana o Minha Operadora está distribuindo R$ 150 em recargas de celular e créditos em alguns aplicativos populares. Ocasionalmente nós distribuímos recompensas para os leitores mais ativos do site como uma forma de agradece-los pela companhia e apoio.

Se o seu nome estiver em uma das listas de contemplados abaixo, entre em contato conosco pelo WhatsApp (81) 99306-4352 ou pelo e-mail [email protected], até às 23h59 de sexta-feira (17/07), para solicitar o seu prêmio.

Pesquisa de Satisfação

Primeiro nós realizamos uma pesquisa de satisfação para termos noção de como está a experiência de navegação dos usuários do site e no que podemos melhorar. Aliás, gostaríamos de agradecer imensamente as centenas de feedbacks que recebemos. Estamos sempre buscando melhorar.

Depois de preencher todas as respostas, uma mensagem pegou os respondentes de surpresa ao final da pesquisa: ele(a) acabara de receber a chance de participar de um sorteio que distribuiria R$ 10,00 em recargas de celular para cinco pessoas diferentes.

Para ter direito a concorrer a premiação, era necessário preencher alguns dados pessoais adicionais, necessários para garantir a idoneidade da ação. Quem não quisesse participar do sorteio, não precisava se identificar. Aqui estão esses sortudos:

–> CRISTINA DE PONTES MEDEIROS – Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
–> DAVI JOSE CHAVES – Vila Industrial, Mogi das Cruzes (SP)
–> FABIO JOSE ALVES – Jardim Rosa Maria, Carapicuíba (SP)
–> FILIPE WAGNER DE AMORIM PEREIRA – Mangueira, Recife (PE)
–> FRANCISCO DA SILVA PAULINO – Malvinas, Campina Grande (PB)

Desafio Minha Operadora no Facebook – Exclusivo para Superfãs

Na segunda-feira (13), nós testamos a atenção dos Superfãs da página do Minha Operadora no Facebook. Quem comentasse primeiro em uma postagem específica com a frase “Estou sempre atento às notícias do Minha Operadora no Facebook e por isso essa recarga é minha”, levava a recarga de 10 reais, sem sorteio.

Para ter o selo de Superfã da nossa página, basta interagir com frequência nos nossos posts. Curtir, comentar e compartilhar as nossas matérias no Facebook contribuem para a rede social entender que você é um ‘Superfã’ em potencial do Minha Operadora.

Nessa outra brincadeira quem ganhou o prêmio foi:

–> FLAVIO MATHEUS DE ABREU – DDD 31

Desafio Minha Operadora no WhatsApp

Nesta quarta-feira (15), foi a vez de os nossos membros do WhatsApp receberem a chance de ser contemplados. Às 17h35, participantes de um dos nossos 19 grupos no app de mensagens receberam o incentivo:

📣 ATENÇÃO: Você tem 30 minutos, a contar a partir de agora, para preencher este formulário (https://www.minhaoperadora.com.br/desafio) e participar de um sorteio que vai distribuir R$ 10 para 9 membros do nosso Boletim no WhatsApp. Prove que está de olho em tudo o que postamos aqui no WhatsApp do Minha Operadora!

Ao todo, 116 pessoas conseguiram preencher o formulário a tempo. Dentre elas, nove foram vencedoras. A seguir está a lista contendo o nome do contemplado, em qual grupo recebe as nossas notícias, área local e prêmio que escolheu receber. Confira:

–> ANDRE LUIZ FELIX CORREA – DDD 21 (Recarga de Celular)
–> AILTON BALIEIRO – Boletim 7 / DDD 16 (Crédito iFood)
–> ARMANDO ZAGRETTI RIBEIRO – Boletim 1 / DDD 11 (Crédito PicPay)
–> FRANKLIN ANDERSON DE ABREU PEREIRA – Boletim 8 / DDD 21 (Recarga de Celular)
–> GIVANILSON DE SANTANA SOUZA – Boletim 13 / DDD 71 (Crédito PicPay)
–> MATTHEUS FERNANDES DOS SANTOS – Boletim 16 / DDD 21 (Crédito iFood)
–> THIAGO RODRIGUES MUNIZ – Boletim 6 / DDD 48 (Crédito PicPay)
–> VITOR DANIEL GALESKI – Boletim 9 / DDD 66 (285 Diamantes Free Fire)
–> WEBSTER ALMEIDA COSTA – Boletim 5 / DDD 71 (Crédito iFood)

Observação – Os nomes que estão marcados com a cor amarela foram premiados, mas reprovados em nossa análise porque os dados fornecidos estavam inconsistentes, incompletos ou incorretos. Sendo assim, realizamos um novo sorteio. Os vencedores adicionais foram:

–> CARLOS ADRIANO PAIXAO – Boletim 6 / DDD 13 (Crédito PicPay)
–> JEFFERSON RODRIGUES DE OLIVEIRA – Boletim 6 / DDD 82 (Recarga de Celular)

Todos os sorteios foram realizados através da plataforma SorteioGo e podem ter a autenticidade confirmada clicando no nome da ação correspondente abaixo:

Primeiro Sorteio – WhatsApp
Segundo Sorteio – WhatsApp
Sorteio – Pesquisa de Satisfação

TIM recebe sinal verde para compra da Oi Móvel

Conselho da Telecom Italia aprovou plano para fechar o negócio bilionário.

O Conselho de Administração da Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, se reuniu nesta quarta-feira, 15, e deu carta branca para que a operadora brasileira faça uma proposta para a compra dos ativos móveis da Oi.

O conselho reconheceu e apreciou o trabalho realizado pela TIM Brasil nas negociações dos últimos quatro meses.

Sobre a compra da Oi móvel, foi concedido ao diretor executivo da operadora italiana, Luigi Gubitosi, por meio da subsidiária brasileira, plenos poderes para examinar a aprovar os termos finais da oferta, seguindo as regras locais de governança corporativa.

Além da TIM, a Vivo e Claro também estão na disputa pelo negócio.

Em maio, Christian Gebara, CEO da Vivo, anunciou que a sua companhia iniciou o processo de avaliação financeira para a compra da Oi Móvel.

Durante a teleconferência de divulgação de resultados desta quarta-feira, 15, Daniel Hajj, CEO da América Móvil, dona da Claro, disse que a companhia está interessada no ativo. “Para a gente vai ser um bom lance”, afirmou.

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–> Anatel pode acelerar venda da Oi Móvel

–> Venda da Oi Móvel para TIM e Vivo ainda não é dada como certa

–> Bancos querem barrar plano de reestruturação da Oi, diz site

No mês passado, a Oi apresentou plano de reestruturação no qual pretende fatiar a empresa em quatro, entre elas, a Oi Móvel. Somente pelos ativos móveis, a companhia pretende receber R$ 15 bilhões.

A divisão da Oi ainda depende de aprovação da assembleia de credores.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia.

Projeto prevê internet grátis para quem recebe Auxílio Emergencial

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Benefício seria concedido durante a pandemia da Covid-19.

Apresentado no último dia 3 de julho, o Projeto de Lei 3638/2020, de autoria do deputado Luis Miranda (DEM-DF), propõe o fornecimento de internet gratuita para todos os cidadãos de baixa renda que sejam beneficiários dos programas sociais Auxílio Emergencial, Bolsa Família ou que utilizam o Cadastro Único do Governo Federal.

O benefício seria concedido durante o período da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“Com a crise econômica decorrente da paralisação da economia, grande parte das famílias, e, sobretudo as de baixa renda, ou já não têm acesso, ou não estão conseguindo arcar com os custos de manter em seus domicílios acessos dedicados de alta velocidade à internet, impossibilitando que as crianças, adolescentes e jovens dessas famílias possam assistir às aulas remotamente”, justifica o deputado.

O texto prevê que as prestadoras deverão abater os custos dessa oferta gratuita de internet dos valores devidos ao Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) e das taxas de fiscalização pagas ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

Segundo a justificativa da PL, tal medida serve para “manter o equilíbrio econômico e financeiro de suas operações”.

Se aprovada, a Lei entra em vigor na data de sua publicação.

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–> Rio Grande do Sul vai custear internet de estudantes e professores

Este não é o único projeto que está tramitando no Congresso que propõe oferecer internet gratuita para a população. Os projetos 3.462/2020 e 3477/2020 por exemplo, também preveem conectividade fixa e móvel, respectivamente, com o objetivo de auxiliar a educação à distância durante a pandemia.

Com informações de Agência Câmara.