Vivo pretende ativar redes 5G até o final deste mês

Serviço deverá estar disponível em até oito capitais brasileiras, diz CEO da operadora.

Nesta quarta-feira, 15, Christian Gebara, CEO da Vivo, anunciou que a operadora está trabalhando no lançamento de sua rede comercial 5G até o final de julho. O anúncio foi feito durante evento virtual realizado pela consultoria Everis.

O executivo afirmou que a operadora já está experimentando a tecnologia DSS, que oferece a rede 5G por meio do compartilhamento dinâmico das frequências 4G.


A expectativa é que o novo serviço esteja disponível para os usuários de sete ou oito capitais no Brasil.

“São frequências baixas, que não são as ideias para o 5G. Vamos começar a provar para ver se funcionam, talvez não com a mesma latência [prevista para o novo padrão], mas com a velocidade nessas capitais. Já as frequências mais altas, que são necessárias para experiência mais plena do 5G, vão ser leiloadas no ano que vem”, diz Gebara.

Entretanto, o presidente da operadora afirmou que a oferta de aparelhos ainda é um grande gargalo no Brasil e no mundo. Atualmente, apenas o aparelho Motorola Edge possui o suporte ao 5G no país.

Nesta terça-feira, 14, a Claro ativou a sua rede 5G DSS em bairros da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. Já a TIM, pretende lançar em setembro a sua rede de quinta geração em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). A Oi também tem planos de lançar o 5G antes mesmo do leilão.

VIU ISSO?

–> Entenda como a Claro pretende expandir o 5G DSS

–> 5G vai chegar antes do leilão, segundo CEO da Oi

–> Decisão final sobre 5G será de Bolsonaro, diz Fabio Faria

A disponibilização da conexão 5G a partir das atuais frequências 4G foi regulamentado em junho pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entretanto, todo o potencial da rede de quinta geração só será possível a partir do leilão das frequências, ainda sem data para ocorrer.

Em entrevista, Fabio Farias, atual ministro das Comunicações afirmou que o leilão deve ocorrer no primeiro semestre de 2021.

Com informações de Teletime.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Aldevany Hugo

Esta atualização das redes 4G para as de 5G são benéficas visto que tal medida complementa velocidade e capacidade de administração de equipamentos em quantidades maiores do que com a geração anterior. É o primeiro passo para logo mais daqui a pouco, chegar de fato as frequências corretas para pleno funcionamento do 5G, a medida de hoje das operadoras preparam esse terreno, o que é esperado principalmente, nos grandes centros.

Cidade - UF
São Luís de Montes Belos/GO
Rogerio Pires

Também concordo que é uma evolução natural para a próxima geração. Mas para o consumidor final, que não for adquirir ou não está pensando em trocar por um celular 5G tão cedo (como é o meu caso), essa “evolução” de 5G via DSS, tanto faz, como tanto fez.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Vando Araujo

Preferia que as operadoras cobrisse toda cidade com o 4G. Claro que isso também depende das prefeituras, nem sempre a culpa por falta de cobertura caí sobre as operadoras.

Cidade - UF
LAGARTO-SE