17/12/2025
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Brasil ativa a primeira antena 5G rural do país

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Tecnologia experimental será fundamental para desenvolver soluções e tecnologias para o agronegócio.

Brasil ativa a primeira antena 5G rural do país
Imagem: Guilherme Martimon/Mapa

Enquanto o leilão de frequências não é realizado no Brasil, os ministérios das Comunicações (MCom) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inauguraram no estado do Mato Grosso a primeira antena 5G rural do país.

O projeto está funcionando em caráter experimental na fazenda modelo do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt), no município de Rondonópolis.

Quando a tecnologia for disponibilizada em larga escala, a expectativa é que ela ajude os produtores a reduzir custos e melhorar a produtividade, por meio do uso de drones, chips e GPS.

O 5G aplicado à agricultura possibilitará a transmissão em tempo real de imagens em alta definição de plantações, permitindo que a safra possa ser acompanhada à distância.

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Além disso, maquinários poderão funcionar de forma autônoma, será possível ter maior detalhamento das condições climáticas, além de acompanhar o comportamento e saúde de animais.

Segundo o Mapa, a digitalização do agronegócio reforça o papel do país como “protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção”, além de levar cidadania, conhecimento e oportunidades aos produtores em regiões remotas.

“[O leilão do 5G trará] melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro”, afirma Tereza Cristina, atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Também presente na inauguração, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, voltou a afirmar que o 4G revolucionou a vida das pessoas, e que o 5G vai revolucionar as indústrias.

“Para o agronegócio, será um avanço gigantesco. O 5G vai fazer o nosso agro crescer 20% em média”, concluiu Faria.

Além dos benefícios ao agronegócio, é esperado que a conexão de nova geração conecte à internet objetos do cotidiano – como eletrodomésticos, smartphones, roupas -, o uso de sistema de direção automática de carros, procedimentos médicos realizados à distância, assim como o uso da inteligência industrial nas indústrias e nas cidades.

Com informações de Agência Brasil.

Brasil adere a projeto inédito para construção de novo cabo submarino

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Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia também participam da iniciativa.

Brasil adere a projeto inédito para construção de novo cabo submarino

Nesta quinta-feira, 13 de maio, os Ministérios das Relações Exteriores e das Comunicações (MCom) assinaram uma nota conjunta no qual o Brasil passa a participar do projeto de construção do cabo submarino “Humboldt”.

A infraestrutura de fibra óptica será a primeira a interligar a América do Sul à Oceania e à Ásia.

A iniciativa é do Chile, e já teve a adesão da Argentina, Austrália e Nova Zelândia.

O cabo conectará Valparaíso (no Chile) a Sydney (na Austrália), passando por Auckland (na Nova Zelândia), percorrendo um total de 14.810 quilômetros de extensão.

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A conexão entre a Austrália e a Ásia será feita por 5 cabos que já foram implantados e estão em funcionamento.

Quanto o novo cabo submarino estiver pronto, ele terá um sistema de 8 fibras ópticas com capacidade inicial de transmissão de dados de até 400 Gbps.

Com o Humboldt, a América do Sul, inclusive o Brasil, passará a contar com um aumento da redundância da conexão com a internet mundial, incluindo a melhoria da disponibilidade e da confiabilidade do sistema.

Além disso, permitirá o aumento do tráfego de dados do país, a partir da complementação da conexão de fibra entre o Brasil e os países vizinhos.

Hoje, 80% do tráfego de internet na América do Sul está concentrada no Brasil, Argentina e Chile.

“A adesão brasileira ao projeto do cabo ‘Humboldt’ vem somar-se a outras importantes iniciativas do governo brasileiro, como o leilão de frequências de 5G, que dinamizará o mercado nacional de telecomunicações, ao viabilizar aplicações industriais dessa tecnologia ultrarrápida, ultraestável e de latência (tempo de resposta aos comandos) mínima”, afirmou o Ministério das Comunicações.

O projeto é orçado em US$ 400 milhões (R$ 2,1 bilhões na cotação atual).

Nos próximos meses, estão previstas reuniões sobre as modalidades financeiras e técnicas da participação do Brasil no projeto.

É estimado em 25 anos o prazo da concessão público-privada que deverá operar o cabo submarino.

Com informações de MCom.

Canal Loading fecha nova parceria com plataforma de streaming

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Player aposta em conteúdo focado na cultura pop, séries, games, esports, animes e k-dramas.

Canal Loading fecha nova parceria com plataforma de streaming

Nesta quinta-feira, 13 de maio, o canal Loading anunciou uma parceria com a BOOYAH!, uma plataforma de streaming desenvolvida pelos mesmos criadores do jogo eletrônico “Free Fire”.

O BOOYAH! é um serviço de lives 24h, incluindo clipes e torneios do jogo, produzido pela Garena.

Com a parceria, a Loading estreia no próximo dia 19 de maio o “BOOYAH! Apresenta”.

O objetivo é disponibilizar na TV aberta um programa para que a comunidade conheça os streamers que participam das lives no serviço de streaming.

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Durante 1 hora, o público poderá acompanhar as melhores (e piores) jogadas, com a possibilidade de interagir ao vivo, como se fosse uma das lives da plataforma.

Entre os convidados estão streamers como Murillo Shooow, Samuca, Diego Hads, Cabelo, OpzMila.

A Loading promete mais nomes de peso no novo programa da grade.

O programa será exibido todas às quartas-feiras, às 16h15.

No ar desde 7 de dezembro do ano passado, a Loading tem a proposta de entreter o público jovem, por meio de conteúdos focados na cultura pop, séries, games, animes, k-dramas e jogos eletrônicos.

O player tem feito outras parcerias na área de esports, como, por exemplo, para apresentar a final brasileira do torneio mundial universitário de Valorant.

A programação é multiplataforma estando disponível na TV aberta em São Paulo, no canal 32 UHF, além de outras mais de 40 cidades em todo o Brasil

Na TV fechada, o canal está disponível na Claro, Vivo, SKY, Oi e Brisanet.

Também é possível acompanhar a programação pela internet, pelo site oficial da Loading ou nos canais da emissora no BOOYAH! e Twitch.

Com informações de Assessoria de Imprensa Loading.

Brisanet faz captação de recursos para expandir rede de fibra óptica no Nordeste

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Operadora conseguiu boa nota de risco e passou a emitir títulos no mercado de capitais.

A Brisanet anunciou que conseguiu arrecadar um montante de R$ 500 milhões em sua estreia no mercado de capitais através da emissão de debêntures incentivadas.

De acordo com a operadora, colaborou com o sucesso da operação a nota de risco “Rating brA+” emitida pela agência Standard & Poor’s.

Com esses recursos disponíveis, a Brisanet agora pretende aumentar a sua rede de fibra óptica FTTH nos estados nordestinos Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte, lugares onde já tem presença.

Ao todo, são mais de 200 cidades atendidas espalhadas pelos estados já mencionados e também em Pernambuco e na Paraíba.

Até o final deste ano, a operadora espera começar a atender também no Piauí e em Sergipe. Hoje ela conta com uma base com mais de 670 mil assinantes nos locais onde já atua.

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O que já é oferecido

No leque de produtos e serviços prestados atualmente pela Brisanet estão, além de internet banda larga por fibra óptica, planos de telefonia fixa, telefonia móvel, TV por assinatura e música via streaming.

A oferta móvel da Brisanet aluga a rede da Vivo, sendo portanto uma operadora virtual, com planos exclusivamente pré-pagos. A empresa de origem cearense atende tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas.

O que são debêntures incentivadas

No mercado de investimentos, debêntures incentivadas são títulos de crédito privado emitidos por empresas para que elas possam custear suas operações.

Basicamente, quando você investe em uma debênture incentivada, está emprestando dinheiro para a empresa que a emitiu e em troca recebe uma remuneração na forma de juros ao final de um prazo preestabelecido.

Ao contrário dos produtos de renda fixa, que são garantidos pelo FGC, e dos títulos públicos emitidos pelo governo, que possuem garantia do Tesouro Nacional, as debêntures não contam com essas redes de segurança.

Cada emissor determina se vai ou não prestar algum tipo de garantia e qual vai ser ela.

Unifique protocola pedido para abertura de capital na Bolsa

Operação busca levantar recursos para financiar crescimento da operadora na região Sul do Brasil.

Unifique protocola pedido para abertura de capital na Bolsa

A operadora catarinense Unifique protocolou nesta quarta-feira, 12 de maio, junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), um pedido para fazer a oferta inicial de ações na Bolsa de Valores (B3).

A abertura de capital (IPO, na sigla inglês) será coordenado pelas instituições financeiras XP, BTG Pactual e Itaú BBA.

Simultaneamente, a empresa também espera colocar ações no exterior, podendo ser compradas por investidores residentes e domiciliados nos Estados Unidos.

A ideia da Unifique é utilizar 40% dos recursos captados no mercado de ações para financiar o crescimento orgânico da empresa na região Sul do país.

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Outros 40% serão utilizados pelo provedor regional para fazer aquisições estratégicas de outros provedores regionais.

Os 20% dos recursos restantes serão utilizados para outros investimentos da companhia.

A expectativa é que a oferta de ações ocorra no segundo semestre deste ano.

Em março passado, a Unifique comprou a Naja Serviços e Soluções em Tecnologia, passando a atuar no mercado de internet por fibra também no Rio Grande do Sul e adicionando cerca de 30 mil clientes à base.

Sediada em Timbó/SC, a Unifique foi fundada em 1997 e se autointitula como a maior provedora de fibra óptica de Santa Catarina.

A empresa conta com 24,7% de participação no mercado de banda larga no estado sede.

A malha de fibra da Unifique tem mais de 18 mil km e cobre mais de 1 milhão de residências.

Até março, a empresa tinha 318 mil acessos de internet banda larga em mais de 122 municípios catarinenses e outras cinco cidades do Paraná.

Recentemente, a partir de uma parceria com a Unifique e a MHNET Telecom, foi lançada a MVNO “Fique Móvel”, para a oferta de serviços móveis na região Sul.

Com informações de Telesíntese e Money Times.

Xiaomi sai da lista de empresas proibidas dos Estados Unidos

Fabricante chinesa fechou um acordo com o Departamento de Defesa dos EUA.

Juiz dos EUA remove sanções impostas à chinesa Xiaomi

A Xiaomi agora se encontra fora da lista cinza que proibia investimentos norte-americanos na empresa chinesa de tecnologia. Um acordo foi fechado com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos para tornar isso possível.

Já no final do governo de Donald Trump, a fabricante havia sido incluída nesta lista de restrições sob o pretexto de ligações da empresa com militares da China.

Esta não é a primeira conquista dela neste assunto, já que há dois meses a Xiaomi obteve uma vitória em processo movido na esfera federal estadunidense contestando a permanência na lista.

Um juíz de Washington, D.C. deu a ordem para que a aplicação da proibição fosse suspensa temporariamente. Depois disso, a fabricante chinesa e o governo dos EUA teriam chegado a um acordo para por fim no litígio.

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Na última terça-feira, 11, um anúncio foi divulgado pela Xiaomi e pelo Pentágono onde as partes dizem ter negociado os termos de uma ordem final que retirou a Xiaomi da lista obedecendo a decisão do juiz.

O derradeiro fim desta disputa deve acontecer até o dia 20 de maio, quando esta ordem final deve ser proposta ao tribunal que julgou o caso.

Outros alvos

Os últimos cinco anos não foram fáceis para empresas de origem chinesa e a Xiaomi não foi a única a sofrer restrições partindo dos Estados Unidos.

A Huawei também ganhou as manchetes quando da mesma forma se tornou alvo de uma série de bloqueios partindo do pretexto de que existiria uma “porta dos fundos” (do inglês, backdoor) em seus equipamentos.

Isso então representaria uma ameaça para a segurança nacional de um país como os EUA. Outras nações seguiram os norte-americanos e impuseram restrições ou até ameaça de banimento à Huawei.

No Brasil, a fabricante também teve sua reputação abalada e chegou a não ser convidada para a licitação de equipamentos pela TIM. A Vivo, por outro lado, afirma se sentir segura em usar equipamentos da marca.

Com informações de Mobile Time

Oi lança ferramenta para medir maturidade digital das empresas

Plataforma mede o quanto os serviços digitais impulsionam a transformação dos negócios nas organizações.

Oi lança ferramenta para medir maturidade digital das empresas

Nesta quinta-feira, 13 de maio, a Oi (OIBR3/OIBR4), por meio da “Oi Soluções”, lançou a plataforma INEXTI, pelo qual empresas podem descobrir o indicador de maturidade digital do negócio.

Sigla de “Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação”, a ferramenta permite avaliar as empresas em três pilares, sendo a “Segurança Cibernética”, a “Modernização da Infraestrutura” e “Serviços de Tecnologia da Informação (TI) Aplicados aos Negócios”.

A ideia do INEXTI surgiu da Oi Soluções e foi desenvolvida pela consultoria IDC Brasil.

No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas 200 entrevistas com executivos envolvidos da decisão e influência na contratação de serviços de TI para médias e grandes empresas de diferentes setores de atuação.

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Na avaliação geral, as empresas tiveram uma média de 48 pontos (numa escala de 0 a 100) no nível de transformação do negócio por meio da tecnologia.

O resultado aponta que ainda há um grande espaço para o desenvolvimento do TI nos negócios.

A pesquisa também apontou que mais de 80% das empresas que possuem a figura do executivo de segurança da informação conseguiriam demonstrar a relação entre os investimentos realizados em segurança e os resultados para o negócio.

O estudo também apontou que as empresas buscam apoio consultivo para temas que envolvam a segurança da informação, principalmente sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na modernização de infraestrutura de TI, 35% delas já combinam recursos tradicionais com algum tipo de nuvem, seja ela pública, privada ou ambas.

Além disso, 55% dos entrevistados correlacionam a adoção de tecnologia e potencialização de resultados para as empresas.

“Com o INEXTI, temos a oportunidade de ter um panorama mais claro e preciso sobre os avanços e desafios da digitalização das organizações brasileiras. E como provedora e integradora de soluções digitais queremos auxiliar as empresas nos caminhos que devem seguir após medirem o seu estágio atual e também do mercado. As tecnologias são, sem dúvida, cada vez mais aliadas na busca pelo aumento de eficiência, redução de custos e diferenciais competitivos ao negócio” afirma Adriana Viali, chefe da Oi Soluções.

As empresas podem avaliar o grau de maturidade digital preenchendo integralmente a pesquisa disponível no site da Oi Soluções.

Após o preenchimento, as empresas recebem um relatório exclusivo, além de uma análise final com recomendações de atuação.

“O formato do INEXTI permite que as empresas façam um auto assessment e reflitam internamente em que grau a tecnologia vem sendo tratada estrategicamente. Muito mais que adotar tecnologia, é necessário que se discuta a atividade consultiva, suporte e parcerias que atendam aos anseios de colaboradores, fornecedores e clientes”, diz Luciano Saboia, gerente da IDC Brasil.

A Oi Soluções ressalta que pretende atualizar recorrentemente o INEXTI, para que as organizações possam acompanhar os graus de evolução.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi Soluções.

Receita de pré-pagos da Oi sofre impacto da segunda onda de Covid-19

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Novo avanço do vírus e pausa em ações do governo para amparo social influenciaram nos resultados da tele.

Oi marca assembleia para discutir incorporação da Telemar e BTCM

A operadora Oi informou em seu balanço financeiro do 1º trimestre de 2021 que a segunda onda de Covid-19, em conjunto com o fim do pagamento do auxílio emergencial, impactou negativamente a receita com usuários pré-pagos.

Desta forma, o faturamento que a empresa teve com as linhas pré-pagas caiu de R$ 681 milhões para R$ 592 milhões, representando uma diminuição de 13% quando comparado com os três primeiros meses de 2020.

Esse resultado levou a uma redução de 6,4% no total de receitas que a Oi teve com serviços móveis para o mesmo período em 2021. A queda aqui foi de R$ 1,62 bilhão para R$ 1,52 bilhão.

Em 12 meses, a participação do pré-pago no faturamento da Oi com linhas móveis teve uma redução de 42% para 39%. Já no pós-pago, as coisas seguiram em outra direção.

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A Oi liderou com 35% do total de adições líquidas neste mercado durante os primeiros três meses deste ano. Agora as linhas pós-pagas dão conta de 60% do total de receitas obtidas com serviços móveis.

E o lançamento do plano ilimitado trouxe boas notícias para o balanço, mitigando parcialmente o desempenho ruim obtido com as linhas pré-pagas.

A oferta pós anterior oferecia 100 GB de franquia de dados e acesso ilimitado a serviços de streaming e redes sociais.

Já na nova oferta ilimitada, o cliente paga R$ 99,90 por mês e tem direito a — como o nome do plano sugere — fazer ligações e utilizar a internet móvel 4G à vontade.

Não há franquia nem redução da velocidade após atingir determinada quantidade de dados transferidos. E, dependendo do plano assinado, o cliente tem acesso a roaming internacional, Oi Play e apps.

O plano ilimitado está disponível nas modalidade controle ou pós-paga, com ou sem fidelidade e variando a forma de pagamento e benefícios a depender da modalidade escolhida.

Com informações de Mobile Time

Dois novos canais chegam ao streaming ‘UOL Play’

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Confira a lista completa de canais disponíveis no serviço.

Dois novos canais chegam ao streaming ‘UOL Play’

A partir de agora, o UOL Play passa a contar com mais dois canais no catálogo.

O primeiro deles é o NBA, disponível apenas no pacote Torcedor, que tem custo de R$ 54,90/mês.

O canal está disponível na modalidade “Game Choice”, no qual o usuário pode escolher livremente oito jogos de basquete ao vivo para assistir por mês.

De acordo com o UOL, o assinante tem acesso a um contador para saber quantos jogos estão disponíveis.

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Além disso, o usuário tem acesso a todo o conteúdo extra e sob demanda da plataforma da NBA.

A outra novidade é o Canal UOL, com pelo menos 8 horas diárias de programação, seis delas ao vivo, de segunda a sexta, que permite acompanhar notícias do dia, opinião de colunistas, entrevistas, entre outros.

O conteúdo está disponível para todos, inclusive para quem não é assinante.

Além da plataforma de streaming, o Canal UOL está disponível gratuitamente no YouTube, Twitter, Facebook, além do portal UOL.

Recentemente, o UOL Play adicionou à grade o canal A&E, com programação dedicada a séries e filmes.

“Fortaleceremos a distribuição de nossos produtos editoriais e ofereceremos à audiência o melhor da programação tradicionalmente encontrada na TV, mas com a facilidade e o conforto do streaming”, diz Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços.

O UOL Play é um serviço que une conteúdos sob demanda e canais ao vivo, disponível em quatro pacotes com preços a partir de R$ 15,90 por mês.

Também é possível alugar filmes pela plataforma.

Confira abaixo a lista de canais lineares disponíveis no UOL Play.

Filmes e séries

  • Warner
  • Sony Channel
  • AXN
  • Paramount Network
  • A&E
  • Lifetime

Documentários

  • History
  • History 2
  • Arte 1

Notícias

  • BandNews

Esportes

  • BandSports
  • Estádio TNT Sports
  • NBA
  • NordesteFC

Variedades

  • MTV
  • Comedy Central
  • E!
  • Agro+
  • Terraviva

Músicas

  • MTV Live

Infantil

  • Nickelodeon
  • Nick Jr

Com informações de Line-Up e Notícias da TV.

9% dos clientes da Oi Fibra já utilizam banda larga com pelo menos 400Mbps

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Serviço de fibra da operadora possui o maior market share em 14 capitais brasileiras.

De acordo com Rodrigo Abreu, CEO da Oi, 9% dos clientes da “Oi Fibra” já utilizam o serviço de internet fixa com pelo menos 400 Mbps de download.

No primeiro trimestre deste ano, 14% das novas contratações do serviço de banda larga eram com velocidades iguais ou superiores a 400 Mbps.

A afirmação foi feita durante teleconferência de apresentação de resultados da Oi no primeiro trimestre.

Durante a apresentação, Abreu destacou a boa performance do serviço da fibra da Oi, alcançando no primeiro trimestre deste ano 10,5 milhões de casas passadas (“Home Passed”), em uma média de 482 mil por mês, 30% a mais do que foi registrado em 2020.

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Ao final de março, a operadora já contava com 2,5 milhões de clientes no Oi Fibra, com uma média de 122 mil casas conectadas por mês.

Atualmente, o serviço de internet banda larga por fibra da Oi está disponível em 142 cidades em todo o país.

No market share, a empresa é líder em 55 municípios (naqueles com mais de 500 acessos no Oi Fibra), incluindo 14 capitais estaduais.

Segundo o executivo, a maior participação do Oi Fibra é registrada em Boa Vista (94% de market share), seguido de Porto Velho (81%), Rio Branco (77%), São Luís (71%), Belém (69%), Palmas (51%), Rio de Janeiro (50%), Salvador (48%), Belo Horizonte (46%), Manaus (40%), Campo Grande (39%), Brasília (38%), Recife (34%) e Maceió (34%).

“O nosso desempenho de fibra continua inabalado…Qualidade do serviço, velocidade e rapidez de instalação tem sido os pilares fundamentais de nossa estratégia”, afirmou o CEO da Oi.

A expectativa de Abreu é chegar entre 3,5 milhões e 4 milhões de clientes até o final deste ano.

Já no estado de São Paulo, onde o serviço Oi Fibra acaba de chegar, a empresa já conta com uma infraestrutura de fibra de 5,2 mil km de rede.

A operadora espera atingir a meta de 400 mil casas passadas em 2021, e 2 milhões em 2022, cobrindo a capital e outras cidades paulistas.