18/04/2024

Brasília recebe a primeira reunião por telepresença realizada com 5G no país

Encontro foi entre o governador Ibaneis Rocha e o especialista da tecnologia da Huawei.

Reunião por telepresença com tecnologia 5G
Reunião por telepresença com tecnologia 5G | Reprodução: Agência Brasil

Durante a inauguração da sala de reuniões da Huawei, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na última quinta-feira, 6, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da primeira reunião por telepresença do país, com a tecnologia 5G.

Esse tipo de reunião permite a interação com imagens em tamanho natural através de vídeo e áudio, além passar a impressão para quem participa do encontro de que todos estão no mesmo local, com pessoas distantes.

Para Ibaneis Rocha esse tipo de projeto nasce com a cara de Brasília, ou seja, moderno e em desenvolvimento, disse o governador em referência a história da cidade, que surgiu como símbolo da modernização do país, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

VEJA TAMBÉM:

—> Huawei ativa rede 5G no Brasil

—> Operadoras questionam cálculo da Anatel para precificação das licenças 5G

—> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

Já o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick, destacou a parte técnica da demonstração, ressaltando a alta qualidade da transmissão, em alta resolução e sem qualquer delay.

“Isso é uma das principais características de uma tecnologia 5: alta velocidade, com baixa latência, perfeita qualidade, sem nenhum problema técnico”, disse.

É importante destacar que esse é a primeira sala de reuniões da empresa chinesa a utilizar tecnologia 5G no país. No entanto, o sinal de quinta geração para redes móveis e de banda larga já está disponível desde julho do ano passado no Parque Tecnológico.

Sobre o Biotic

O objetivo do laboratório 5G no Biotic é estimular e habilitar startups e empresas a desenvolverem aplicações utilizando a tecnologia 5G e os benefícios trazidos por ela, como velocidade e baixa latência.

O presidente da Biotic S.A, Gustavo Dias Henrique explica que a infraestrutura 5G disponibilizada no Parque Tecnológico de Brasilia são importantes para a realização de demonstrações sobre as potencialidades da tecnologia.

“Um exemplo disso foi a telepresença do governador Ibaneis com o especialista da tecnologia 5G da Huawei, pois a principal diferença da internet 5G é o menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede”, explicou.

Além disso, Henrique acrescenta que o 5G ainda irá proporcionar outros avanços extremamente importantes em áreas como a telemedicina, possibilitando a realização de cirurgia à distância.

Com informações de Diário do Poder.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários