23/04/2024

Cabo submarino do Google e da Telefônica entra em operação no Brasil

Nova rota liga o país à Argentina e aos Estados Unidos e tem capacidade de 160 Tbps.

Cabo submarino do Google e da Telefônica entra em operação no Brasil

Nesta terça-feira, 20 de abril, o cabo submarino batizado de Tannat, da gigante Google e da empresa de infraestrutura Telxius, entrou em operação no país.

O cabo de 2 mil km liga as cidades de Santos, no Brasil, à Las Toninas, na Argentina.

Com a ativação, Tannat se une a outros cabos, o Brusa e o Junior, na costa atlântica da América Latina, oferecendo conectividade entre os Estados Unidos, Brasil e Argentina.

O Brusa liga o Rio de Janeiro à cidade de Virginia Beach, nos EUA, onde existe uma ligação direta com um backhaul situado na cidade americana de Ashbur, a área com a maior concentração de data centers do mundo.

VIU ISSO?

–> Novo cabo submarino que liga América do Sul aos EUA é concluído

–> EllaLink termina implantação de cabo que liga Brasil à Portugal

–> Cabo submarino que liga São Paulo a Nova York é inaugurado

Já o Junior faz a ligação entre Rio de Janeiro e Santos.

Com isso, o Tannat completa a rota levando o Brusa, com capacidade de 160 Tbps, a se conectar aos principais nós de comunicação na América do Sul, ao longo dos seus 11 mil km de extensão.

Além disso, o SAm-1, um outro cabo submarino em forma de anel de 25.000 km que circunda a América Latina, oferece conexão adicional às rotas.

“Com a adição da Tannat à nossa rede submarina na América Latina, estabelecemos efetivamente a mais moderna e diversificada rota de conectividade ponta a ponta entre Brasil, Argentina e os EUA. Esta nova rota não apenas melhora a qualidade da conectividade de rede disponível na América Latina, mas também fornece uma conexão robusta e de baixa latência desses mercados para os Estados Unidos e o resto do mundo”, afirmou Pablo Fraguas, vice-presidente de vendas, na região sul da Telxius.

A nova infraestrutura será utilizada por provedores de conteúdo, empresas globais e operadoras terceirizadas.

A Telxius é uma empresa de infraestrutura pertencente ao grupo espanhol Telefônica, que também controla a Vivo no Brasil.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telxius.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários