19/04/2024

Oi lança ferramenta para medir maturidade digital das empresas

Plataforma mede o quanto os serviços digitais impulsionam a transformação dos negócios nas organizações.

Oi lança ferramenta para medir maturidade digital das empresas

Nesta quinta-feira, 13 de maio, a Oi (OIBR3/OIBR4), por meio da “Oi Soluções”, lançou a plataforma INEXTI, pelo qual empresas podem descobrir o indicador de maturidade digital do negócio.

Sigla de “Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação”, a ferramenta permite avaliar as empresas em três pilares, sendo a “Segurança Cibernética”, a “Modernização da Infraestrutura” e “Serviços de Tecnologia da Informação (TI) Aplicados aos Negócios”.

A ideia do INEXTI surgiu da Oi Soluções e foi desenvolvida pela consultoria IDC Brasil.

No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas 200 entrevistas com executivos envolvidos da decisão e influência na contratação de serviços de TI para médias e grandes empresas de diferentes setores de atuação.

VEJA TAMBÉM:

–> Oi Soluções lança novo dispositivo de cibersegurança

–> Oi lança serviço que evita potenciais ciberataques

–> Oi oferece mentoria gratuita para pequenas empresas

Na avaliação geral, as empresas tiveram uma média de 48 pontos (numa escala de 0 a 100) no nível de transformação do negócio por meio da tecnologia.

O resultado aponta que ainda há um grande espaço para o desenvolvimento do TI nos negócios.

A pesquisa também apontou que mais de 80% das empresas que possuem a figura do executivo de segurança da informação conseguiriam demonstrar a relação entre os investimentos realizados em segurança e os resultados para o negócio.

O estudo também apontou que as empresas buscam apoio consultivo para temas que envolvam a segurança da informação, principalmente sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na modernização de infraestrutura de TI, 35% delas já combinam recursos tradicionais com algum tipo de nuvem, seja ela pública, privada ou ambas.

Além disso, 55% dos entrevistados correlacionam a adoção de tecnologia e potencialização de resultados para as empresas.

“Com o INEXTI, temos a oportunidade de ter um panorama mais claro e preciso sobre os avanços e desafios da digitalização das organizações brasileiras. E como provedora e integradora de soluções digitais queremos auxiliar as empresas nos caminhos que devem seguir após medirem o seu estágio atual e também do mercado. As tecnologias são, sem dúvida, cada vez mais aliadas na busca pelo aumento de eficiência, redução de custos e diferenciais competitivos ao negócio” afirma Adriana Viali, chefe da Oi Soluções.

As empresas podem avaliar o grau de maturidade digital preenchendo integralmente a pesquisa disponível no site da Oi Soluções.

Após o preenchimento, as empresas recebem um relatório exclusivo, além de uma análise final com recomendações de atuação.

“O formato do INEXTI permite que as empresas façam um auto assessment e reflitam internamente em que grau a tecnologia vem sendo tratada estrategicamente. Muito mais que adotar tecnologia, é necessário que se discuta a atividade consultiva, suporte e parcerias que atendam aos anseios de colaboradores, fornecedores e clientes”, diz Luciano Saboia, gerente da IDC Brasil.

A Oi Soluções ressalta que pretende atualizar recorrentemente o INEXTI, para que as organizações possam acompanhar os graus de evolução.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi Soluções.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários