17/12/2025
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Para fundador do Telegram, uso do iPhone o tornou escravo digital da Apple

As duas empresas já não se davam muito bem e agora a gigante de Cupertino recebe mais essa crítica.

Pavel Durov, um dos fundadores do Telegram e CEO do mensageiro, disse recentemente ao The New York Times que ele se tornou um escravo digital da Apple por ter um iPhone em mãos.

Durov acredita que os dispositivos vendidos pela Apple estão desatualizados, dando como exemplo as telas que não alcançam os 120 Hz dos melhores aparelhos com Android, chegando no máximo a 60 Hz no iPhone.

“Cada vez que preciso usar um iPhone para testar nosso aplicativo no iOS, sinto que estou de volta à idade média.”

Pavel Durov, CEO do Telegram

Disse ainda que a Maçã é eficiente em vender “hardware obsoleto e caro” e que ela prende seus clientes.

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Ele também criticou a política imposta dentro do ecossistema de aparelhos da Apple que impede os usuários de instalarem apps de fora da App Store.

Isso vem na esteira do Telegram estar disponível oficialmente fora da Play Store, de modo que os usuários possam ter acesso às atualizações mais recentes antes delas chegarem na loja oficial do Android.

Na sequência de críticas contra a Apple estava também o fato da gigante permitir usar o iCloud só para backup dos dados nativos do usuário.

Além disso, para Durov, a Apple teria dado o controle de seus centros de dados em Guiyang para o governo chinês.

Por fim, Pavel Durov soltou que, diante de um sistema tão fechado e controlado, é por isso que “a abordagem totalitária da Apple é tão apreciada pelo Partido Comunista da China”.

Ao contrário do Android, o ecossistema da Apple é um jardim cercado e mantido sob o olhar atento da gigante de Cupertino. Tudo tem menos liberdade do que o sistema concorrente do Google.

Isso tem suas vantagens e desvantagens, sendo que a privacidade e segurança estão no primeiro grupo, assim como a capacidade de ter um melhor controle das atualizações do sistema operacional e a abrangência delas.

No Android há aparelhos com sistemas muito defasados pois foram abandonados pelas fabricantes. Mesmo nos modelos mais recentes, nem sempre há garantias da próxima versão estar disponível.

Porém do lado das desvantagens está o já mencionado ambiente fechado e restrito. Desenvolvedores e plataformas que lidam com os aparelhos da marca pedem por mais liberdade.

Com informações de Pplware

HBO Max anuncia plano de assinatura com valor reduzido

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No Brasil, plataforma de streaming será lançada em junho.

Após rumores divulgados em março passado, a WarnerMedia anunciou oficialmente que a partir de junho deste ano, o HBO Max terá um plano de assinatura mais barato nos Estados Unidos, suportado por anúncios e com o preço mensal de US$ 9,99 (R$ 52,33 na cotação do dólar atual).

Atualmente, a versão sem anúncios tem preço de US$ 14,99 (R$ 79,23) por mês.

Quem escolher a versão mais em conta terá acesso a todo o catálogo de conteúdo da HBO Max, com exceção dos filmes da Warner Bros que serão lançados simultaneamente no streaming e nos cinemas ao longo de 2021.

O novo plano com anúncios do HBO Max é mais caro do que a assinatura básica do Disney+ (US$ 7,99 por mês) e mais barato do que a da Netflix (US$ 13,99 mensais), nos Estados Unidos.

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No Brasil, a plataforma de streaming também chegará em junho de 2021.

Entretanto, ainda não há um valor oficialmente divulgado para os consumidores brasileiros.

Também não está claro se o plano com anúncios chegará ao país.

A expectativa é que o preço fique em torno do que é praticado hoje pelo HBO Go, também da WarnerMedia, que custa R$ 34,99 mensais.

Outras novidades

Além do novo plano, o HBO Max anunciou novos projetos de animação para enfrentar os serviços de streaming rivais, o que inclui novas séries do “Batman” e “Superman”, além de outras produções inspiradas em “Rick e Morty”, “Aqua Teen Hunger Force”, “Robot Chicken” e “Your Pretty Face Is Going to Hell”.

Nesta semana, a AT&T anunciou a fusão entre a WarnerMedia e a Discovery, com o objetivo de fazer frente com o crescimento da Netflix e o Disney+.

Com a transação, a empresa combinada vai reunir e investir no lançamento de produções pelas marcas Discovery, Food Network, HGTV, OWN, Warner Bros, HBO, CNN, TLC, SCI, Animal Planet, Cartoon Network, HLN, Cinemax, Turner Sports, Magnolia Network, ID, TVN, Euroesport, TBS, TNT, Adult Swim e DC.

Com informações de CBR e Canaltech.

Índia encaminha pedido para que WhatsApp desista de nova política de privacidade

Em novo capítulo da polêmica em torno dos novos termos, ministério indiano realizou a solicitação.

O Ministério de Tecnologia da Índia fez o envio de um pedido para que o WhatsApp desista de aplicar a nova política de privacidade no país. Nela, os dados dos usuários passam a ser compartilhados com o Facebook.

A carta traz a data de 18 de maio e, em seu conteúdo, o ministério informa que pode dar entrada em ações legais contra a empresa caso ela se recuse a cumprir os termos da legislação do país asiático.

A pasta deu um prazo de resposta até o dia 25 de maio. Ao ser contatado, o Ministério da Tecnologia da Índia não se pronunciou sobre o tema.

Já o WhatsApp afirmou em comunicado que continua a trabalhar com o governo indiano. “Reafirmamos o que dissemos antes, que esta atualização (na política) não impacta a privacidade das mensagens de ninguém”, informou.

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O mensageiro tem grandes planos para o mercado indiano, onde possui mais de meio bilhão de usuários. O objetivo é ingressar no ramo de pagamentos digitais.

Porém esse novo capítulo na polêmica que o WhatsApp enfrenta não só na Índia mas ao redor do mundo sobre seus novos termos pode dificultar o progresso desses planos.

Controvérsia pelo mundo

No Brasil, após o WhatsApp suspender a aplicação no início do ano, voltou a prorrogar o prazo da entrada em vigor da nova política de privacidade por mais três meses após um acordo com órgãos de defesa do consumidor.

Na Argentina, os novos termos não serão aplicados pelo menos durante os próximos seis meses. A Alemanha foi outro país da lista que proibiu emergencialmente que os novos termos sejam aplicados por 90 dias.

Motivação dos bloqueios

Tudo gira em torno da privacidade dos utilizadores. A nova política de privacidade especifica que os usuários passam a ter os dados compartilhados com as empresas do Facebook e seus parceiros.

No Brasil, o Instituto Sigilo entrou com uma ação para que cada brasileiro afetado receba R$ 5 mil de indenização e que o mensageiro já compartilha os dados desde pelo menos 2016.

Com informações de Folha

Fábio Faria envia carta ‘puxando a orelha’ das operadoras

Ministro afirma em ofício que as empresas estão induzindo clientes ao erro. Confira o documento na íntegra.

Imagem: Twitter/Reprodução

Nesta semana, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, enviou um ofício às operadoras pedindo para que elas deixem de utilizar o ícone do 5G, quando os celulares dos clientes estão conectados a uma rede 5G DSS.

Atualmente, vários pontos pelo Brasil já contam com redes 5G DSS, por meio das operadoras Claro, TIM e Vivo.

Entretanto, na visão do ministro, a tecnologia DSS ainda não pode ser considerada uma conexão 5G, pois o país ainda não realizou o leilão de frequências.

Dessa forma, ao usar o ícone nas conexões DSS, as operadoras poderiam estar induzindo a população ao erro, fazendo os clientes acreditarem que o 5G já foi implantado no país.

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Além disso, como a velocidade ainda é baixa e a latência é alta, em relação ao que esperado do 5G, a população pode se frustrar com a experiência de navegação.

Para o ministro, as operadoras poderão utilizar o ícone somente quando forem implantadas as redes 5G puras (standalone), conforme é previsto no edital.

Na semana passada, Faria já havia se manifestado publicamente ao afirmar que o ‘5G DSS’ era apenas um 4.5G.

No entanto, a fala foi vista pelas operadoras como uma interferência indevida do ministro, gerando um certo desconforto no setor.

Vale ressaltar que a exibição do 5G no status de rede é normatizada pelo 3GPP, o que admite que o ícone seja utilizado mesmo em redes 5G DSS.

Confira, a seguir, a íntegra do ofício do ministro Fábio Faria enviado às operadoras, obtido pelo Teletime.

Faço referência à tecnologia que tem sido comercialmente denominada de “5G DSS”, baseada no compartilhamento dinâmico de espectro de radiofrequências (Dynamic Spectrum Sharing), que está enquadrada no Padrão (Release) nº 15 do 3GPP, associação de organismos de padronização de tecnologias móveis.

Essa tecnologia representa uma evolução em relação à tecnologia de quarta geração (4G), mas, apesar da denominação comercial, não possui os principais benefícios do 5G, em especial da modalidade standalone. A operação desta tecnologia será efetivamente viabilizada pela aguardada licitação do 5G, prevista para ocorrer nos próximos meses.

Conforme explicitado na minuta de edital de licitação aprovada pela Anatel, a operação do 5G, no Brasil, deve estar baseada no Padrão (Release) nº 16 do 3GPP ou em padrão superior, de modo a garantir os requisitos necessários para a viabilização de aplicações ultraconfiáveis e de baixa latência (Ultra Reliable Low Latency), de Internet das Coisas Massiva (massive Machine Type Comunication) e de banda larga avançada (enhanced mobile broadband).

Em relação aos padrões tecnológicos anteriores, inclusive aquele comercialmente denominado de “5G DSS”, o 5G previsto no edital implicará a melhoria substancial da qualidade dos serviços móveis: além de permitir conexões muito mais velozes, reduzirá a latência (tempo de resposta) e permitirá aumentar a densidade de dispositivos conectados.

Ocorre que o usuário brasileiro do Serviço Móvel Pessoal – SMP ainda não tem acesso à qualidade proporcionada pela tecnologia 5G prevista no edital, mas tem sido surpreendido, na tela de seu telefone celular ou tablet, com a indicação de que está conectado a uma rede do tipo “5G”.

Assim, a população brasileira é induzida a concluir, erroneamente, que: (i) a tecnologia 5G já foi implantada no Brasil; (ii) não resultou em melhoria significativa da qualidade dos serviços móveis; e (iii) é injustificado o empenho do Governo federal na realização da maior licitação de autorização de uso de radiofrequências da história do Brasil.

Nesse contexto, solicito que essa empresa, na condição de prestadora do SMP, nas comunicações direcionadas a seus clientes e ao público em geral, considere reservar a expressão 5G para se referir exclusivamente a serviços enquadrados no Padrão nº 16 do 3GPP ou em padrão superior, nos termos da minuta do edital de licitação do 5G.

Com informações de Teletime.

TIM experimenta com satélite de baixa órbita da Telesat de olho em cobertura 4G

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Os testes já foram finalizados e os resultados devem permitir o uso desses satélites para várias aplicações.

A TIM Brasil, em parceria com a operadora canadense de satélites Telesat, anunciaram hoje, 20, o encerramento dos testes para o uso de satélites de baixa órbita (LEO) em variadas aplicações.

O experimento avaliou o fornecimento de um backhaul por meio de LEO da Telesat em conjunto com a equipe da TIM no teleporto da operadora no Rio de Janeiro.

Foi utilizada uma antena Intellian de 85 centímetros para o funcionamento dos circuitos de uplink e downlink. Com essa infraestrutura, durante os cinco dias de teste, foi avaliado o tráfego de dados nas aplicações móveis 4G.

A latência média alcançada foi de 38ms e todas as aplicações usadas no experimento funcionaram sem interferências ou interrupções.

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Entre os testes estavam streaming de vídeos 1080p no YouTube, voz sobre LTE no WhatsApp e videoconferência.

Com isso, se observou uma oportunidade para uma operadora como a TIM expandir sua rede móvel para regiões que não contam com cobertura 4G por estarem distantes dos grandes centros.

Nesses lugares, investir em infraestrutura por fibra ótica não é praticável devido aos locais serem remotos e muitas vezes contarem com dificuldades de acesso.

Os resultados mostraram que a rede Lightspeed da Telesat consegue alcançar vários gigabits por segundo de conectividade para atender essas localidades de maneira viável.

Para Silmar Palmeira, Diretor de Arquitetura, Inovação e Tecnologia da TIM Brasil, esta rede de satélites de baixa órbita é “uma tecnologia promissora para expandir o alcance geográfico das nossas redes 4G/LTE e 5G”.

Palmeira disse ainda que os resultados tiveram desempenho comparável aos das conexões em terra. Esta é apenas a chamada Fase 1 dos satélites da Telesat.

Daqui a dois anos, quando começarão a ser lançados, os satélites serão mais sofisticados. Mas mesmo o estado atual da tecnologia já demonstrou o comportamento das aplicações usando satélites de baixa órbita.

Com informações de TeleSíntese

Claro apresenta a mais nova garota-propaganda da operadora

Famosa apresentadora chega contracenando com uma ‘réplica’ de Tiago Leifert. Confira a nova campanha.

Claro apresenta a mais nova garota-propaganda da operadora

Nesta quinta-feira, 20 de maio, a Claro anunciou a mais nova garota-propaganda da operadora, a atriz e apresentadora Tatá Werneck.

Na nova campanha (vídeo no final da matéria), ela fala sobre vantagens da Claro, como o 5G DSS, a banda larga por fibra, o conteúdo em várias telas, entre outros.

Na cena, Werneck contracena com uma “réplica” em papel em tamanho natural do apresentador e embaixador da Claro, Tiago Leifert.

“Ai que grandiosidade… ele vai deixar eu falar o texto”, brinca a apresentadora no vídeo.

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A campanha foi criada pela agência Talent Marcel, que buscou trazer o tom único que a apresentadora transmite na TV para as campanhas da Claro.

Tatá Werneck deverá encenar várias situações dentro de casa para apresentar as soluções residenciais da operadora, ao longo de três filmes.

As gravações ocorreram seguindo os protocolos de saúde e distanciamento social, por conta da pandemia.

“Estamos muito felizes em ter a Tatá conosco, pois ela tem muita identidade com a Claro, está sempre inovando. E, é também dedicada, trabalhadora, multi e querida nos diversos papéis que desempenha: como atriz, apresentadora, influenciadora, mãe. A Tatá é tudo ao mesmo tempo, e por isso resolvemos convidá-la para fazer parte da nossa comunicação e nos apoiar no reforço que a Claro também é multi: tem banda larga com fibra, Wi-Fi na casa toda, o primeiro 5G do Brasil, conteúdo em várias telas e muito mais. Tudo junto e conectado”, afirma Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro.

A ação comercial será veiculada na TV aberta e fechada, além dos canais digitais e perfis nas redes sociais da Claro.

O primeiro vídeo da campanha pode ser visto abaixo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Claro.

Apenas 23% das áreas rurais do Brasil são cobertas com sinal móvel

Expansão da cobertura poderia elevar produção agropecuária em até R$ 100 bilhões. Confira o vídeo.

Apenas 23% das áreas rurais do Brasil são cobertas com sinal móvel
Imagem: Ministério das Comunicações/Reprodução

De acordo com um novo estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o Brasil poderia ampliar o valor da produção agropecuária em até R$ 100 bilhões com a ampliação da cobertura de celular.

O estudo foi apresentado nesta quarta-feira, 19 de maio, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Atualmente, apenas 23% das áreas rurais brasileiras contam com o sinal da internet móvel.

Caso a cobertura de internet móvel (2G, 3G e 4G) seja ampliada de 23% para 48% até 2026, o impacto positivo para o setor seria de R$ 47,56 bilhões.

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Ao ampliar para 90% no mesmo período, o reflexo seria de R$ 101,47 bilhões.

Hoje, o Valor Bruto de Produção (VBG) do Brasil está em R$ 1,06 trilhão.

Para atingir o primeiro cenário, seria necessário a modernização das 4,4 mil torres de telefonia celular que já estão implantadas.

Já o segundo, seria preciso instalar 15.182 novas torres em todo o Brasil.

Com a conectividade, os produtores poderão ter uma agricultura de precisão, permitindo a conexão entre máquinas, pessoas e tecnologias para aumentar a competitividade no campo.

Entre os benefícios da internet móvel está a possibilidade de calcular a quantidade exata de insumos, ter acesso a dados meteorológicos ou acompanhar remotamente colheitas e rebanhos.

“É o momento do Brasil, que já tem uma força grande no agronegócio. Com a chegada do 5G, nós vamos mostrar ao mundo o poder do nosso agro. Uma lavoura que tem 5G em pouco tempo vai dobrar de tamanho”, destacou Faria.

“O novo paradigma do agro no mundo sem dúvida será suportado pelo digital. Temos um cenário desafiador pela frente. Nosso produtor rural demanda tecnologia e está apto para receber mais inovação”, afirmou Cristina.

A live “Ações para Ampliação da Conectividade Rural no Brasil”, com a presença dos ministros Fábio Faria e Tereza Cristina, pode ser acompanhada na íntegra abaixo.

Com informações de Agência Brasil e Ministério das Comunicações.

Globoplay adiciona ‘How I Met Your Mother’ ao catálogo

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Todas as nove temporadas da sitcom já estão disponíveis no serviço de streaming brasileiro.

A Globoplay anunciou através do Twitter nesta terça-feira, 18, que a popular série de comédia “How I Met Your Mother” já está disponível no catálogo do serviço de streaming.

Os fãs brasileiros que são assinantes já podem começar a maratona de todas as nove temporadas da saga de Ted Mosby até ele encontrar a companheira certa. A estreia estava prevista desde abril.

Conhecida também pelo nome de “Como Conheci Sua Mãe“, a série foi ao ar no canal de televisão estadunidense CBS entre os anos de 2005 e 2014.

No Brasil, assinantes de TV paga já podiam assistir os episódios através do canal fechado Sony Channel, além do Amazon Prime Video e, em 2017, a comédia romântica também pôde ser assistida na Netflix.

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A história gira em torno das desventuras amorosas de Ted Mosby, interpretado por Josh Radnor, até encontrar o amor da vida dele.

No elenco de personagens estão também Marshall (Jason Segel), Barney (Neil Patrick Harris), Lily (Alyson Hannigan) e Robin (Cobie Smulders).

No decorrer da série, é possível acompanhar as situações em que Ted e os amigos se metem. Barney é um mulherengo, Marshall e Lily são o casal perfeito e Robin é uma jornalista tentando subir na carreira.

A sitcom (“comédia da vida cotidiana” ou comédia de situação, do inglês situational comedy) foi criada por Carter Bays e Craig Thomas, tendo feito muito sucesso durante sua exibição e reunido uma legião de fãs.

Globoplay anunciou estreia de How I Met Your Mother pelo Twitter.

A série recebeu 24 indicações ao Emmy, chegando a ganhar 7 dessas premiações.

Reencontro de amigos

How I Met Your Mother é considerada como uma concorrente da também muito popular série “clássica” Friends. Muitos paralelos foram feitos entre as duas e até hoje fãs disputam para saber qual é a melhor.

Friends vai ganhar algo muito esperado pelo seu público: uma reunião do elenco. A HBO Max divulgou o primeiro trailer (assista abaixo) e “Friends: The Reunion” vai ao ar dia 27 de maio no exterior.

Assista o trailer legendado da estreia de ‘Friends: The Reunion’

No Brasil, o especial estará disponível no mês de junho após a plataforma estrear no país.

Claro box tv lança novo pacote com conteúdo premium

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Serviço IPTV disponibiliza aplicativos streaming, conteúdos sob demanda e canais ao vivo.

Claro box tv lança novo pacote com conteúdo premium

Conforme antecipado pelo Minha Operadora, a partir desta quinta-feira, 20 de maio, o Claro box tv passa a comercializar em algumas localidades um novo plano com o conteúdo da Conmebol TV, por R$ 49,90 mensais.

O novo pacote se junta aos combos com conteúdos do Starzplay e Paramount+, cada um por R$ 29,90 por mês.

A expectativa é que novos planos com a assinatura da Netflix e da Globoplay inclusas sejam disponibilizados em breve.

O novo pacote com a Conmebol TV reúne conteúdo 100% dedicado ao futebol, totalmente voltado para os torneios da Libertadores, Sulamericana e Recopa.

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Até o fechamento desta matéria o plano ainda não estava disponível no site da Claro, mas é esperado que o pacote também inclua acesso aos serviços Claro Música, Claro Vídeo e NOW, além de alguns canais da TV aberta, como Band, Cultura, Futura, TV Escola, entre outros.

O conteúdo é acessível por meio de uma conexão banda larga, sem a necessidade de cabo ou antena de TV.

O Claro box tv também oferece acesso aos aplicativos de várias plataformas de streaming, como Netflix, Globoplay, Prime Video, Telecine, Facebook Watch.

O usuário pode ainda contratar pacotes “a la carte”, como o Premiere, Combate, Copa do Nordeste, Campeonato Carioca, Star Premium, Curta ON, Box Brasil Play, Looke, HBO, entre outros.

Outra opção é o Claro box tv com o pacote de canais TOP HD.

Por R$ 79,90 mensais o assinante tem acesso a cerca de 100 canais fechados, incluindo filmes, programas de TV, séries, desenhos, entre outros.

A disponibilidade e preços dos pacotes podem variar de acordo com a localidade do usuário.

A adesão avulsa do dispositivo tem preço de R$ 399.

No entanto, ao adquirir o Claro box tv combinado com os serviços de telefonia ou internet da operadora, a taxa de adesão é gratuita.

Fusão bilionária anunciada pela dona da Vivo e Liberty Global é aprovada

Acordo prevê a criação de uma nova empresa com foco na expansão da fibra e do 5G.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), do Reino Unido, acaba de aprovar a criação de uma nova joint venture entre a Telefónica – controladora da Vivo (VIVT3) no Brasil – e a Liberty Global.

Anunciada em maio do ano passado, as duas empresas pretendem fazer a fusão entre a operadora de telefonia O2, da Telefónica, e o provedor de banda larga Virgin Media, da Liberty Global, ambas atuando no Reino Unido.

A ideia é criar a maior empresa britânica de telecomunicações, com receitas de 11 bilhões de euros (R$ 71,26 bilhões na cotação atual), apoiando assim a expansão da rede de fibra óptica e a implantação do 5G.

Todas as condições regulatórias já foram cumpridas e a transação deve ser concluída em 1º de junho de 2021.

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Antes mesmo da aprovação da CMA, a Liberty Global e a Telefónica anunciaram o nome de Lutz Schüler como CEO e Patricia Cobian como diretora financeira da nova empresa combinada.

Atualmente, Schüler é diretor executivo da Virgin Media e Cobian diretora financeira da O2.

“Este é um momento decisivo na história das telecomunicações no Reino Unido, pois agora estamos autorizados a trazer uma escolha real onde ela não existia antes, ao investir em fibra e 5G que o Reino Unido precisava para prosperar. Agradecemos ao CMA por conduzir uma revisão completa e eficiente. Lutz e Patricia estão agora prontos para assumir as rédeas e lançar um campeão nacional de conectividade que conectará mais pessoas, fará com que mais empresas voltem a crescer e fortalecerá mais comunidades para um bem maior”, comentaram José María Alvarez-Pallete, CEO da Telefonica, e Mike Fries, CEO da Liberty Global.

Um vídeo (em inglês) foi divulgado anunciado a criação da nova empresa.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.