InícioInternet Banda LargaAmazon prepara entrada no mercado de internet via satélite

Amazon prepara entrada no mercado de internet via satélite

Empresa investiu US$ 10 bilhões para competir com a SpaceX, de Elon Musk; satélites serão lançados em breve.

Ilustração satélites com o logo da Amazon.
Imagem: Ilustração Pixabay + logo Amazon

Quem diria que o mercado de ‘internet via satélite’ começaria a ficar aquecido?

Agora, tudo indica que estamos próximos de acompanhar uma competição entre a SpaceX, de Elon Musk, e a Amazon, de Jeff Bezos.

Os dois empresários, nomes fixos na lista dos mais ricos do mundo, estão prestes a iniciar uma disputa.

Em 2020, a Amazon já havia manifestado sua intenção de investir no mercado e prometeu direcionar US$ 10 bilhões para colocar tudo em prática.


VIU ISSO?

–> Amazon Prime Video entrará para a história com série original; entenda como

–> Amazon Prime Vídeo se diz aberto à negociação com Disney+

–> Constelação de satélites da Amazon é aprovada nos EUA

 A informação mais recente é que a empresa comprou nove lançamentos da Boeing-Lockheed United Launch Alliance e deve enviar seus lançamentos em breve.

A ideia é construir uma constelação com 3.236 satélites com capacidade de levar internet para espaços rurais.

Será uma oportunidade para conectar espaços que possuem pouca ou nenhuma conectividade disponível.

Mas, não podemos deixar de mencionar a oportunidade que a empresa terá de impulsionar seu serviço de nuvem.

O projeto já passou pelo crivo da FCC (Federal Communications Commission), a “Anatel dos EUA”.

A exigência é que pelo menos 1.618 satélites sejam lançados até 2026. No atual patamar, é inegável a vantagem da SpaceX que já colocou vários satélites no espaço.

Outras concorrentes são OneWeb e Viasat, ambas com respectivamente 146 e 300 satélites lançados ou em planejamento.

A Amazon usará os protótipos Kuiper, que vão orbitar em altitude de 590 a 630 quilômetros.

Segundo a companhia, os satélites mostraram velocidades de até 400 Mbps nos testes.

Com informações de The Verge

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários