23/04/2024

Telebras anuncia antena que permite internet via satélite no carro

Protótipo foi desenvolvido em parceria com a Viasat e tem apoio da Agência Espacial Europeia.

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, o presidente da Telebras, Jarbas Valente, apresentou ao Ministério das Comunicações um protótipo de antena que oferece conectividade para veículos utilizando a banda Ka via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e, também, por redes 4G/LTE.

De acordo com a estatal, o sistema de conexão móvel funciona em carros viajando a velocidade de até 185 Km/h, mesmo em mudanças bruscas de altitude ou direção.

A antena foi desenvolvida para ser utilizada em áreas com pouco ou nenhum acesso à internet e oferece velocidade de 20 Mbps de download e 2 Mbps de upload.

A ideia é que o sistema seja utilizado por órgãos de segurança pública, saúde, defesa civil, agronegócio e proteção ao meio ambiente.

VIU ISSO?

–> Novos satélites da Viasat podem expandir oferta de internet no país

–> SKY fecha parceria com Viasat para ofertar banda larga residencial

–> Viasat expande área com internet via satélite para todo o Brasil

Por exemplo, uma ambulância em uma área sem cobertura móvel pode consultar a internet via satélite para saber qual o hospital mais próximo ou atualizar a equipe médica sobre o estado do paciente.

A tecnologia também poderá ser utilizada para ofertar conexão contínua para usuários de ônibus, trens e embarcações.

A Telebras afirma que a antena já foi testada por 17 órgãos do governo federal, incluindo a conexão via satélite em movimento, assim como a transferência do acesso à internet por meio da banda Ka para as operadoras de celular, e vice-versa.

“Todos consideraram a solução muito útil”, destacou Jarbas.

Presente na apresentação, o ministro das Comunicações Fábio Faria gostou da apresentação.

“Isso que fazemos, nessa parceria entre Ministério das Comunicações, Telebras e Viasat, não é só levar internet, é levar um pouco mais de cidadania a todas essas pessoas isoladas. É um trabalho grandioso que dignifica muito o ministério. Temos que investir muito mais em tecnologia e comunicações para termos um Brasil todo conectado em poucos anos”, frisou o ministro Fábio Faria.

O desenvolvimento da antena é fruto de uma parceria da Telebras com a Viasat e tem apoio da Agência Espacial Europeia (ESA).

O equipamento pesa cerca de 40 kg, tem 1,30 m de diâmetro e 33 cm de altura, podendo ser fixado no teto de veículos. Para maior precisão, os painéis da antena são fabricados por meio de impressão 3D.

O sistema consome 300 Watts de energia quando está conectado e precisa uma fonte de alimentação com tensão de 12V ou 24 V.

“Inovação é que traz solução com melhor custo-benefício e pretendemos expandir essa mobilidade para o mercado privado no Brasil, sobretudo empresas de ônibus”, disse o presidente da Viasat, Leandro Gaunszer.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telebras.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários