19/12/2025
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Looke, streaming brasileiro, lança espaço próprio no NOW

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Clientes da NET e da Claro TV podem assinar o Video Club com 50% de desconto; veja como funciona.


O serviço de streaming brasileiro Looke acaba de lançar um espaço exclusivo de seus vídeos no NOW, a plataforma de streaming acessada por clientes da NET e da Claro TV.


Os mais de 6.700 filmes, séries e outros conteúdos disponibilizados pelo Looke podem ser acessados diretamente pelo canal que o cliente da operadora já conhece e está mais familiarizado. De toda forma, não é um serviço gratuito e, portanto, é preciso contratar à parte para ter direito à assinatura. 









O preço mais baixo para assinar o Looke é R$ 16,90, mas, com a parceria com a NET e a Claro, os clientes podem contratar o streaming e suas programações por R$ 8,45 nos dois primeiros meses. O desconto de 50% acaba logo na entrada do 3º mês de uso.

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Para quem não conhece o Looke, ele é semelhante à Netflix e outros serviços de vídeo por streaming, como Amazon Prime Video e HBO Go, por exemplo. A diferença é que o cliente pode escolher ter uma assinatura, por meio da modalidade “Video Club” – essa oferecida com desconto pelo grupo Claro –, ou optar por alugar ou comprar filmes e séries de maneira avulsa, sem uma assinatura.
Assim como outros, ele pode ser acessado por smartphones, tablets, Smart TVs ou pelo computador.
Vale lembrar que outra operadora parceira do Looke é a TIM, que vende o pacote por R$ 15,09 por mês ou R$ 3,79 por semana para seus clientes móveis e do TIM Live, e dá o dobro de internet para quem é TIM Black assistir aos conteúdos sem gastar da franquia do plano. Em alguns planos pós-pagos, a assinatura também está inclusa gratuitamente.

Vivo expande venda de produto pela internet com retirada na loja

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Modelo, que já representa mais de 15% das vendas de smartphones de São Paulo e do Distrito Federal, chegará em 15 lojas até final de agosto.


A Vivo é a primeira operadora do Brasil a trazer o conceito “pick up in store” para suas vendas. O modelo permite que clientes possam comprar aparelhos pelo site da empresa e retirá-los em uma loja física.


Segundo a Vivo, o modelo já representa mais de 15% das vendas de smartphones realizadas pela loja on-line da companhia na cidade de São Paulo e no Distrito Federal


A iniciativa foi implantada em abril, como projeto-piloto, em sete lojas da Vivo – cinco na cidade de São Paulo e duas no Distrito Federal. 

O sucesso do projeto fez com que a operadora expandisse o modelo. A Vivo é também a primeira empresa do Grupo Telefônica na América Latina a oferecer esta alternativa para seus clientes.

Até o fim deste mês de agosto, o modelo de venda chegará a 15 lojas da empresa em oito estados, além do Distrito Federal: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Bahia e Pernambuco.

O projeto seguirá se expandindo, avançando para outras lojas da Vivo no Brasil a partir de novembro. 

“Esta é uma grande oportunidade para reforçar o compromisso da Vivo em promover a melhor experiência para nossos clientes, que podem escolher a maneira mais conveniente para realizar sua compra e receber a mercadoria. Este é um primeiro passo rumo a uma experiência Omnichannel centrada no cliente”, afirma o vice-presidente de Estratégia Digital e Inovação da Vivo, Ricardo Sanfelice. 

Segundo a operadora, o “pick up in store” é uma tendência no setor varejista que traz benefícios para consumidores e empresas. 


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Um dos benefícios é a redução no prazo de entrega. Smartphones comprados pelo site da Vivo levam, em média, seis dias para chegar à residência do comprador. Ao escolher a opção de retirar na loja, o smartphone está disponível no ponto de venda em até dois dias. 

Outros benefícios são comodidade e flexibilidade. Por exemplo, o “pick up in store” é especialmente útil para quem mora sozinho ou não tem quem receba encomendas em sua residência. 

Outra vantagem é que, ao comprar pelo site da Vivo e retirar na loja, o cliente evita idas e vindas a lojas em busca do aparelho desejado. 

Para a empresa, a retirada em loja traz a redução de custos logísticos

A Vivo também destaca que, ao receber o consumidor no ponto de venda, ela se aproxima do cliente e tem a possibilidade de esclarecer dúvidas do consumidor.

Como funciona 


Ao comprar o aparelho pelo site, o cliente tem a opção de receber em casa ou retirar na loja. 

Os pontos de venda disponíveis na região são apresentados durante a transação e basta que o cliente escolha o mais conveniente e, depois, concluir a compra. 

O cliente será avisado por e-mail quando o aparelho estiver disponível para retirada.

Anatel reúne conselho diretor ainda hoje para falar de operadoras

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Uso da faixa de 2.300 a 2.400MHz, recursos administrativos e pedidos de reconsideração fazem parte da pauta.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se reunirá daqui a pouco, nesta quinta-feira (9), às 15h, para a 856ª edição da reunião de pauta do conselho diretor, composto por cinco membros.


O presidente da Anatel, Juarez Quadros, e os conselheiros Aníbal Diniz, Leonardo Euler, Otávio Rodrigues e Emmanoel Campelo devem conversar, no Espaço Cultural Renato Guerreiro, sobre alguns dos assuntos que estão em pauta no mercado de telecom. Quem quiser acompanhar a reunião pode comparecer ao local presencialmente ou assistir pela transmissão on-line.


Entre os principais tópicos que serão discutidos nesta quinta, estão alguns recursos administrativos e pedidos de reconsideração, além da consulta pública sobre uso da faixa de radiofrequências de 2.300 a 2.400 MHz e sobre o novo plano de Dados Abertos da Anatel, que tem duração de dois anos.
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Ainda entram na pauta a declaração de extinção de outorga de serviço de TV a cabo e a solicitação de dispensa de imóvel da Sercomtel, seus bens reversíveis.
Recentemente, a Anatel prorrogou a consulta pública do PERT 2018, o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações. Nesses casos, os consumidores podem participar dando opiniões sobre os documentos sugeridos e compilados pela agência.
São nessas reuniões da agência que muitas aprovações são debatidas e concluídas. Elas acontecem sempre de quinta-feira, e todas as pautas envolvendo as operadoras são divulgadas, com antecedência, na página da Anatel.

Claro e NET têm maiores velocidades no Brasil, segundo Speedtest

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Velocidade de download da internet móvel da Claro é 47% mais rápida do que a média de todas as operadoras.

O Speedtest da Ookla, líder global em aplicações de testes de banda larga fixa e móvel, dados e análises, avaliou as marcas Claro e NET como as mais rápidas do Brasil. O prêmio Speedtest® “2018 Fastest Mobile Network”, com a melhor internet móvel, foi dado para a Claro.

A análise testa as conexões móveis e fixas de brasileiros pelo aplicativo ou site do Speedtest, e a Ookla considerou como critérios as velocidades de download, upload e latência das principais operadoras. Contaram tanto testes feitos pelos smartphones Android quanto iOS, e conexões com e sem fio, ou seja, via Wi-Fi.






Tanto no primeiro quanto no segundo trimestre de 2018, a Claro foi considerada a empresa do setor com internet móvel mais rápida, com média de velocidade de download de 26,71 Mbps. O número é 47% maior do que a média do mercado como um todo, que é de 18,18 Mbps.
Quanto à velocidade de upload, o resultado também foi 23% superior à média geral. A Claro apresentou 9,20 Mbps nesse medidor, enquanto as outras têm a média de 7,51 Mbps, conforme mostrou o relatório completo.
Apenas no segundo trimestre, em banda larga fixa, a média da NET foi 33,60 Mbps na velocidade de download, resultado 51% maior do que a média de mercado, de 22,25 Mbps.
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O presidente da Claro Brasil, José Félix, comentou o marco da empresa: “Receber este reconhecimento da Ookla, empresa que é referência em medição de velocidade, reflete o investimento que a Claro e a NET têm realizado, em fibra óptica e em 4.5G, para levar sempre as melhores conexões e experiências aos nossos clientes, em casa, nas empresas ou no celular”.
De acordo com a avaliação da empresa, a rede móvel da Claro foi líder em 26 das 27 unidades federativas do Brasil, de janeiro a junho de 2018. Os destaques foram no Paraná e Santa Catarina, onde a operadora alcançou mais que o dobro da velocidade oferecida pela operadora que chegou mais próximo ao segundo lugar. Os índices foram de 108,8% e 104,3% nesses estados.
O CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, explicou que a implantação até então inédita do 4.5G da Claro no Brasil é o que vem permitindo melhores resultados. “Nossa rede está passando por uma profunda transformação para melhorar ainda mais a performance, a cobertura e a qualidade de sinal. Também inovamos ao incluir ligações ilimitadas e aplicativos de música, vídeo e revistas digitais nos planos, aproveitando as velocidades cada vez maiores de conexão e a evolução dos smartphones”, disse, se referindo às novidades lançadas na última semana.
O 4.5G da Claro, também conhecido tecnicamente como LTE Advanced Pro, utiliza funcionalidades de última geração que permitem mais eficiência espectral. Ao mesmo tempo, usa o MIMO 4×4 (comunicação entre torre e aparelho estabelecidos por 4 antenas de transmissão e 4 antenas de recepção) e modulação 256QAM para downlink e 64QAM para uplink (modulação avançada que permite transmitir mais informação digital em cada unidade de tempo).
A tecnologia foi lançada pela Claro em mais de 150 cidades desde o ano passado.

Para completar, a operadora reforçou que também ativou a frequência de 700MHz em grandes capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, o que permitiu a combinação do espectro adicional na rede 4.5G dessas localidades. A ideia é que além de uma maior capacidade de rede e cobertura, a faixa melhore a intensidade do sinal em ambientes fechados.

American Tower e Algar vencem leilão da Cemig Telecom

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Estatal mineira arrecadou R$ 648,8 milhões pelos dois lotes, um ganho 76,5% superior ao valor mínimo pretendido pela empresa.


A American Tower venceu o leilão pela disputa do lote 1 dos ativos da Cemig Telecom, realizado nesta quarta-feira (8), após ter sido adiado. Já o lote 2 foi arrematado pela Algar Soluções e Telecomunicações.


Com ágio superior a 70%, a American Tower pagou R$ 571 milhões pelos ativos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O preço mínimo do lote 1 era de R$ 335 milhões.


Já a Algar pagou R$ 77,8 milhões, ágio superior a 139%, pelos ativos da Bahia, Pernambuco, Ceará e Goiás. O valor mínimo era de R$ 32,473 milhões. 

No total, a Cemig arrecadou R$ 648,8 milhões pelos dois lotes, o que significa um ganho de 76,5% ante o preço mínimo pretendido pela empresa pelos ativos, de R$ 367,473 milhões.


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A expectativa inicial era que 17 empresas participassem da disputa. Entre os interessados estavam TIM, Vivo, Oi, Claro, Algar, Vogel, Cimcorp, Globenet, American Tower e a italiana Enel. No entanto, apenas a American e a Algar ofereceram propostas. 

Para o primeiro lote, somente a American fez proposta, uma vez que a Algar apresentou comunicado desistindo da disputa. 

As duas empresas apresentaram envelope para o lote 2, mas como o valor oferecido pela Algar era mais do que o dobro do apresentado pela American (R$ 38 milhões), a disputa não foi para a fase de lance.

No total, a estatal mineira instalou cerca de 15 mil quilômetros de rede, o que será estratégico para que as empresas vencedoras do leilão possam ampliar sua presença, especialmente em internet.

Claro dá bônus de 1GB para clientes que assistirem a vídeo

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Operadora também lança promoção para quem não é cliente, dando minutos de navegação gratuita em sua rede Wi-Fi externa.

A Claro está dando um bônus de 1GB de internet para os clientes pré-pagos que se engajarem com a operadora compartilhando um vídeo da Anitta. 

 
Clientes da operadora informaram que estão recebendo a seguinte mensagem: “Só o Prezao da Claro te dá 1GB de internet! Compartilhe o vídeo da Anitta clicando no link e ganha ne hora! É seguro e grátis.”
 
Segundo a Claro, desde a última terça-feira (7), a empresa está enviando o SMS para todos os seus clientes pré-pagos. Então, quem ainda não recebeu a mensagem, pode ficar atento que logo também terá a chance de participar da oferta. 
 
Conforme o diretor de Novos Negócios da Claro Brasil, Carlos Araújo, o principal objetivo da ação é divulgar a campanha do Prezão, que está com algumas novidades
 
Entre as novidades anunciadas recentemente pela operadora está a liberação do WhatsApp para chamadas de voz e de vídeo sem descontar da franquia de internet.
 
Também queremos estimular o engajamento dos clientes nas propostas da Claro, criando um ambiente de coletividade, bonificando-os quando estiverem engajados”, explica o diretor.
 
Segundo Araújo, a ação é o primeiro passo dentro de uma estratégia que a Claro irá trazer de oferecer benefícios aos seus clientes em função de alguma atividade sugerida para eles fazerem. 


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Promoção para não clientes

 
É isso mesmo, a Claro também está com uma promoção para os não clientes da empresa. A oferta dá minutos grátis para os usuários navegarem por meio da rede Wi-Fi externa da operadora. 
 
Para participar, o interessado deve acessar o site netcombowifi.com.br, se cadastrar preenchendo um formulário e assistir a um vídeo de um anunciante de 30 segundos. 
 
Após assistir ao vídeo, o usuário irá ganhar 15 minutos para navegar gratuitamente na internet.
 
Se a pessoa assistir a outro vídeo de anunciantes da operadora, ganhará mais 15 minutos de navegação.
 
Segundo Carlos Araújo, no final deste mês de agosto, a Claro irá lançar um aplicativo que facilitará a participação dos usuários nas promoções. 

Além da Vivo, TIM e Claro também querem comprar Nextel

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Para que negociação ocorra, Anatel terá que aumentar limite máximo de espectro por operadora.


A TIM e a Claro entraram para a lista de empresas que querem comprar a Nextel, além da Vivo que já havia manifestado seu interesse em junho


A NII Holdings, dona da Nextel no Brasil – com 70% de participação -, contratou o grupo Rotschild para ajudá-la a vender seu controle da operadora brasileira de celular.


Segundo a Reuters, a NII Holdings espera receber propostas de aquisição em setembro

Apesar de ter registrado prejuízo operacional consolidado de US$ 20 milhões no segundo trimestre de 2018, a Nextel está atraindo o interesse das operadoras pelo constante aumento da sua base de clientes. 

A operadora apresentou uma adição líquida de 65,7 mil clientes e fechou o semestre com 3,1 milhões de clientes.

A NII Holdings pretende arrecadar US$ 75 milhões em títulos conversíveis para se manter. 

Entraves


Para que a TIM ou a Vivo consigam comprar a Nextel, será necessário mudar uma regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


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Trata-se do “spectrum cap”, ou seja, o limite máximo de espectro que uma operadora pode deter.

Caso a TIM ou a Vivo comprem a operadora da NII Holdings, elas irão estourar o limite máximo de espectro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Assim, pelas regras atuais, para realizarem a nova aquisição, elas precisariam abrir mão de faixas de frequência, o que não seria muito vantajoso.

A Anatel vem estudando aumentar o “spectrum cap” para cada operadora, mas esse processo deve demorar.

A agência fez uma consulta pública sobre o assunto, que agora está sob análise na área técnica. 

A proposta deverá ser encaminhada à Advocacia Geral da União (AGU) e, se aprovada, seguirá para votação no Conselho Diretor.

TIM lança espécie de “Stories” no aplicativo Meu TIM

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Imagens que ficam na tela por 15 segundos devem mostrar dicas, promoções e novidades para os clientes.

Quem é cliente da TIM e usa o aplicativo de gerenciamento do plano, o “Meu TIM”, já deve notar que a operadora lançou uma novidade na tela principal do app.

Se parece com uma espécie de “Stories” do Instagram, recurso que permite postar imagens que somem em 15 segundos e ficam disponíveis para rever por até 24 horas.







Diferentemente do que ocorre na rede social, no Meu TIM é possível clicar nas imagens a qualquer momento, mesmo passadas as 24 horas, como um destaque. Elas ficam no topo da tela, acima da barra que mostra a franquia de dados ou saldo do cliente.




Por enquanto, a operadora só publicou duas imagens sobre a novidade, uma delas contando que esta é a nova área de comunicação entre o cliente e a TIM. Aparentemente, serão postadas atualizações de dicas, promoções e novidades do plano, o que pode variar de acordo com a contratação do consumidor.




Na segunda imagem publicada, a TIM já aproveita para destacar o programa de relacionamento “TIM Pra Mim”, mostrando que os clientes pré-pago, controle e pós-pago já têm direito de garantir descontos e benefícios exclusivos por terem um chip da operadora. 
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Ao clicar em “Quero Aproveitar”, a chamada inserida pela TIM na imagem, o usuário é direcionado para a página do TIM Pra Mim, onde pode ver os descontos em viagens, restaurantes, shows e compras on-line que consegue fazer através do programa.
Pelo que parece, o “Stories” da TIM foi criado justamente para indicar ao cliente alguns benefícios que ele pode adquirir, e muitas vezes não sabe, porque não navega no aplicativo. É uma forma simplificada de mostrar somente o que é relevante e em mensagens rápidas, que não atrapalhem a rotina do usuário.
Depois dessa atualização, a TIM está pedindo para que os clientes respondam uma pesquisa de satisfação sobre o “Meu TIM”, questionando informações como facilidade de acesso no app, problemas que gostaria que ele resolvesse e canais de atendimento que utiliza. Os dados devem ser usados internamente pela TIM para melhorar seus serviços de atendimento.

Como funcionam os novos planos internacionais da Claro?

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Pós-pago da operadora permite uso do plano no exterior como se estivesse no Brasil sem custo adicional; veja preços e mais informações.

No final de julho, a Claro anunciou uma série de novidades em seus planos pós-pagos e, entre elas, o lançamento dos pacotes “Conta Internacional”. Com eles, o cliente consegue usar o plano em 66 países como se estivesse no Brasil, sem contratar serviços à parte.


As duas opções, de 30GB e 60GB, apesar de serem as mais caras do portfólio, receberam uma diminuição de preço nessa última atualização da Claro, passando a custar R$ 249,99 e R$ 349,99, respectivamente.









Os planos oferecem ligações ilimitadas e o dobro de internet para usar de madrugada através do “Noites em Claro”. Ou seja, são 30GB e 60GB para navegar como quiser, e mais 30GB e 60GB extras para usar das 23h às 7h.

A grande diferença desses dois planos é que o Passaporte Europa e o Passaporte Américas, que permitem o uso do celular fora do país, vêm embutidos no valor total, sem precisar pagar mais nada por ele em nenhuma linha da conta.
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Se fosse um plano simples, como o pós mais barato, de 7GB e R$ 99,99 mensais, por exemplo, seria preciso pagar R$ 19,99 por mês  e por linha para garantir o uso do plano em países da Europa, e mais R$ 9,99 por mês para usá-lo em países das Américas. Em um ano, o custo seria de quase R$ 360, valor que é isento nos planos conta internacional.
Ambos os planos incluem o acesso ao Claro Música, Claro Vídeo, Claro Games, Claro Banca Premium e Claro Notícias. Além desses, o “Claro Idiomas by Busuu” passa a ser exclusivo dessas duas novas ofertas.
Segundo a Claro, seus planos ilimitados no exterior têm apresentado resultados expressivos. Em junho, na Rússia, o tráfego de dados no país sede da Copa do Mundo 2018 foi 600% maior em comparação ao mês de maio. Quanto ao tráfego de voz, o aumento foi de 400%.

TIM é a que mais recebe reclamações sobre serviços móveis na Anatel

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Consumidores registraram, de janeiro a junho de 2018, 1,49 milhões de queixas sobre as operadoras e seus serviços de telecom.

Os serviços de telefonia móvel registraram o maior número de reclamações realizadas diretamente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no primeiro semestre de 2018. Foi um total de 701.500 queixas, 46,9% do total de todos os serviços de telecom. Entre as operadoras de celular, a TIM foi a que deixou os clientes mais insatisfeitos, com 280.100 reclamações.

De janeiro a junho, sobre todos os serviços de telecomunicações – móvel, fixo, banda larga e TV por assinatura –, houve um total de 1 milhão e 493 mil reclamações registradas nos canais de atendimento da agência.






Apesar do alto número (quase 250 mil por mês, na média), a quantidade ainda foi 15,6% menor do que a registrada no mesmo período do comparativo em 2017. No ano passado, foram recebidas 1.769.900 reclamações no semestre.
Em relação aos outros serviços, a telefonia fixa veio logo em seguida da móvel, recebendo 337.100 reclamações (22,5% do total das queixas). Depois, 246.700 clientes se mostraram insatisfeitos com a banda larga (16,5%) e 194.800 com a TV por assinatura (13%).
Em seis meses, a TV paga foi a que teve a maior queda nas reclamações em relação a 2017, apresentando 20,4% a menos de queixas no período. O número também foi menor nas reclamações de telefonia móvel (-17,5%), telefonia fixa (-14,6%) e banda larga fixa (-8,7%).
Além da TIM em telefonia móvel, a Oi foi a operadora que mais recebeu reclamações em telefonia fixa (171,1 mil) e banda larga (90 mil), e a NET e a SKY, empatadas, receberam mais de 70 mil reclamações cada uma em TV por assinatura. 
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Somente em junho, conforme a Anatel divulgou nesta quarta-feira (8), o motivo mais reclamado em banda larga foi “qualidade, funcionamento e reparo”, com 42,33% do total de reclamações. 
Já “cobrança” foi o principal motivo de queixas na TV por assinatura (48,02%), telefonia fixa (40,55%) e telefonia móvel pós-paga (48,73%). 
Na telefonia móvel pré-paga, o “crédito pré-pago” (41,88%), de alguma forma, foi o que deixou os consumidores insatisfeitos com suas operadoras. 
Entre o pré, o pós, a banda larga e a TV, o serviço móvel pessoal pós-pago foi o mais reclamado. Pelo menos 74.023 pessoas recorreram à Anatel para se queixar de sua conta fixa com a operadora no mês de junho. 
Qualquer consumidor de telecom pode abrir uma reclamação nos canais de atendimento da Anatel (pelo 1331, Fale Conosco, app Anatel Consumidor ou presencialmente, na Sala do Cidadão), mas a recomendação é que essa seja a última opção, depois que o próprio atendimento da operadora não surtir efeito. Quando a queixa vai para a agência, as empresas são obrigadas a responder em até cinco dias úteis.