Cobrança indevida de créditos somam mais de 9,3 mil queixas

Consumidores afirmam que mesmo com a internet desabilitada, o celular continua acessando os dados e consumindo créditos.


Clientes pré-pagos das principais operadoras do Brasil afirmam que, mesmo com a internet desabilitada, o smartphone continua acessando os dados móveis e consumindo parte dos créditos.


Somente no primeiro semestre de 2018, o site Reclame AQUI registrou mais de 9,3 mil queixas sobre cobrança indevida de créditos. O número representa 8% do total das reclamações da categoria Telefonia Celular.

Os consumidores contaram ao site que, ao entrar em contato com as operadoras, a resposta é de que com a tecnologia 4G, o aparelho acessa a rede sem a internet estar ativada. 

Uma consumidora do Rio Grande do Sul registrou que “gostaria de uma providência referente ao consumo dos meus créditos, todo dia uma cobrança de R$ 1,49 de uso de internet, sendo que em nenhum dia usei”.


LEIA TAMBÉM:



A Claro informou que somente o tráfego de dados utilizado proativamente pelo cliente é cobrado ou descontado da franquia. 

Portanto, não há nenhuma cobrança em caso de desativação da conexão do smartphone.

Já a Oi justificou o pequeno tráfego de dados involuntário como uma característica inerente à tecnologia 4G. 

“A Oi, possui mecanismos internos para tratamento deste tráfego, evitando que o cliente seja de alguma forma prejudicado.”

6
Deixe um comentário

avatar
4 Número de Comentários
2 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
RodrigoJean Michel SkaleeJosé AfonsoUnknownjotha Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Jean Michel Skalee
Visitante

Na tim eh normal kkkkk
o usuário q está errado e tem q desabilitar o 4G

Unknown
Visitante

Se o usuário está no wifi ou com dados móveis desligado não tem que haver cobrança. Independente do tipo de rede que ele está conectado. Isso se chama roubo.

Jean Michel Skalee
Visitante

Meu comentário foi uma ironia. Não adianta reclamar ou tenha pacote ou se usa o diário só ativa o 4G quando realmente usar

jotha
Visitante

Sempre tenho esse problema com a a tim

José Afonso
Visitante

Realmente.vou passar p 3g.Que adianta a tecnologia de não podemos utilizar?

Rodrigo
Visitante

Comigo acontecia algo parecido no chip da Tim. eu tinha um pacote que cobrava internet todo dia mesmo sem usar, e comiam os meus créditos, reclamei e devolveram o valor, porém parcial, cancelei o chip e comprei outro mais continuou, então resolvi utilizar somente o 4G se realente eu precisar, além de ter migrado o pacote.