19/12/2025
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Cobrança indevida no 4G deve ser devolvida em dobro pela operadora

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Determinação da Anatel responsabiliza empresas por tráfegos de dados involuntário nas redes de quarta geração.


As operadoras serão obrigadas a ressarcir em dobro o consumidor que reclamar que foi cobrado indevidamente pelo uso do 4G em dias em que não usou a rede. A decisão foi proferida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Somente no primeiro semestre de 2018, o site Reclame AQUI registrou mais de 9,3 mil queixas sobre cobrança indevida de créditos.


Clientes pré-pagos das principais operadoras do Brasil afirmaram que, mesmo com a internet desabilitada, o smartphone continua acessando os dados móveis e consumindo parte dos créditos.

Algumas operadoras chegaram a justificar que o pequeno tráfego de dados involuntário é uma característica inerente à tecnologia 4G.

No entanto, para a Anatel, a responsabilidade é das prestadoras caso uma tarifa seja cobrada de um cliente que não tenha feito o uso de internet em sua linha.

Assim, cabe às operadoras corrigir eventuais questões técnicas ou operacionais que têm ensejado o repasse deste tipo de cobrança ao usuário.

Para verificar se a sua linha está tendo gasto adicional de franquia, o usuário deve acessar o extrato detalhado. 

Caso o cliente enfrente esse tipo de situação com sua linha, a agência orienta a entrar em contato com a empresa.


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Após oficializar a reclamação, o cliente deve anotar o protocolo e pedir o estorno. A operadora deve fazê-lo devolvendo os valores em dobro, sendo que a cobrança pode ser contestada por até três anos. 

Caso o problema não seja resolvido, a queixa pode ser levada para a Anatel por meio dos seus canais oficiais de atendimento.

Muitos clientes, entretanto, só notam a cobrança indevida quando seu saldo pré-pago acaba. Assim, a agência enfatiza que as empresas precisam se adaptar para que isso não ocorra mais.

Com a divulgação da decisão, a TIM não quis se manifestar sobre o assunto. Já a Claro disse que seus clientes não costumam sofrer nenhuma cobrança indevida. 

A Oi reforçou que o problema acontece devido a uma característica do 4G, mas que seus mecanismos impedem que o consumidor seja prejudicado.

A Vivo explicou que os smartphones continuam trocando dados com a empresa mesmo com a conexão 4G desligada. 

Por isso, a operadora não cobra pelos primeiros 100 Kb, sendo que só a mudança para o 3G evita o consumo de franquia.

A Anatel reforça que esse é um problema das operadoras e que essa cobrança é indevida porque “não corresponde à efetiva prestação de serviços ao consumidor.”

Faixa de 700MHz para o 4G já está liberada em todas as capitais

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Claro, TIM, Vivo e Algar Telecom já usam a frequência que era da TV analógica para a internet móvel.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que está liberada, em todas as capitais do Brasil, a faixa de 700MHz para o uso das operadoras Claro, TIM e Vivo. A Oi ficou de fora porque não quis participar do leilão de 2014, que garantiria a disponibilidade da faixa para o 4G de clientes.

A faixa de frequência de 700MHz era utilizada pelos canais analógicos de televisão e, agora, com o desligamento do sinal, permite a transmissão de internet móvel com até três vezes mais velocidade do que a oferecida atualmente. A última capital a ter a faixa desocupada foi Florianópolis, em Santa Catarina, nesta semana.









Outra operadora que também tem permissão para usar a faixa é a Algar Telecom, que presta serviço em 188 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

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Até agora, 3.858 cidades já passaram pelo processo de mitigação preventiva autorizada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), que se trata de uma espécie de teste, onde a população é informada sobre como agir em caso de interferência de sinal da internet móvel na TV aberta digital.
Esse processo dura cerca de 30 dias e, só depois que termina, que a Anatel libera a faixa de 700MHz para todos os clientes das operadoras que buscam oferecê-la no 4G. Das quase 4 mil cidades, 1.854 já completaram o processo.

Ainda falta desligar o sinal analógico de TV nas regiões Norte e Centro-Oeste para que a faixa seja totalmente liberada para as transmissões de 4G. Esse desligamento está previsto para o próximo dia 14.

Salvador e mais duas cidades do RJ recebem TIM Live

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TIM segue com expansão prevista para serviço de banda larga com FTTH.

Desde semana passada, a TIM vem cumprindo sua promessa de expandir seu serviço de banda larga TIM Live para cidades que vão além de São Paulo e Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (2), o serviço passou a ser oferecido na Bahia e, nesta terça-feira (7), a banda larga foi lançada em mais dois municípios do Rio de Janeiro.

No Rio, as cidades contempladas foram São Gonçalo e Nilópolis. Na primeira, a cobertura atenderá cerca de 40 mil domicílios e, na segunda, pelo menos 10 mil residências. Serão diversos bairros cobertos, como Porto Novo, Galo Branco, Olinda e Cabral.






Já na região metropolitana de São Paulo, outra cidade que passou a contar com o TIM Live foi a de Suzano. Em breve Mauá, município com mais de 420 mil habitantes, também deve ser beneficiada.
O TIM Live é o serviço de banda larga que mais vem se destacando em crescimento na base nos últimos meses. Em junho, o último levantamento divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostrou que o serviço cresceu 1,56% em apenas um mês.

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Os planos oferecidos pela operadora com a internet fixa sob a tecnologia FTTH (Fiber to the Home) têm, no mínimo, 100 Mega, e chegam a 2 Giga, com preços entre R$ 130 e R$ 1.560.
Todas as opções incluem ligações locais ilimitadas pelo TIM Fone e acesso ilimitado em aplicativos como o TIM Live Protect, Esporte Interativo Plus e Cartoon Network Já!, e, dependendo do plano escolhido, também acrescentam FOX+, Looke e serviços como Power Wi-Fi, TIM Banca Virtual e TIM Ensina. Nos planos acima de 1 Giga, as chamadas são ilimitadas para fixos de todo o Brasil e ainda é disponibilizada uma franquia de longa distância internacional.
“A ampliação de TIM Live além da capital fluminense reflete também o compromisso da TIM de apostar no Rio de Janeiro, onde temos a nossa sede desde o início das operações da empresa no Brasil”, disse o Chefe da Unidade Residencial & PME da TIM Brasil, Fabiano Ferreira.
Já na Bahia, a TIM está presente em 207 dos 417 municípios do estado.

Correios negocia levar celular nos locais do Internet para Todos

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Caso a operadora feche parceria com a Telebras, não haverá incidência de ICMS no serviço prestado.


A operadora Correios Celular está interessada em firmar parceria com a Telebras para levar a telefonia móvel para as localidades onde a estatal irá atuar com o programa Internet para Todos.


A informação foi dada nesta terça-feira (7) pelo presidente da Telebras, Jarbas Valente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. 


Para que isso ocorra, o Tribunal de Contas da União (TCU) terá que cancelar a cautelar que impede a contratação da Telebras para prestar o serviço ao programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

Os Correios prestam serviço de telefonia móvel por meio da Surf Telecom, uma operadora de telefonia móvel virtual (MVNO) que utiliza a rede da TIM.


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Caso a Correios Celular preste esse serviço juntamente com a Telebras, não haverá incidência do ICMS – imposto estadual de mais de 40% que recai na conta do usuário não contemplado com o programa. 

Isso ocorrerá porque no backhaul da rede da localidade a ser contemplada pela estatal não incidirá este imposto devido ao convênio do Gesac com os governos estaduais. 

Em meados de julho, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a liminar que paralisava o contrato entre Telebras e Viasat para exploração do satélite de defesa e comunicações.

Oi é condenada por não entregar velocidade prometida na banda larga

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80 clientes de Dianópolis, no Tocantins, entraram com processos contra a operadora.


A Oi foi condenada pela Justiça do Tocantins por problemas no fornecimento de internet banda larga na cidade de Dianópolis, sudoeste do Estado. 


A operadora terá que pagar uma multa de R$ 500 mil por danos morais e tem oito meses para resolver a situação.


Segundo informações do G1, quase 80 clientes de Dianópolis entraram com processos contra a Oi alegando que a conexão não chega a velocidade prometida durante a venda dos pacotes. 

Em alguns casos, a velocidade era de apenas 10% em relação ao vendido.

Uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) diz que a velocidade instantânea da conexão deve ser no mínimo de 40% do valor contratado, e a velocidade média deve ser pelo menos 80% do total.


O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, da 1ª Vara Cível de Dianópolis determinou que a empresa deverá pagar uma multa de R$ 500 mil por danos morais.

O valor da multa será revertido para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor do Tocantins.

Caso a Oi não resolva a situação em até oito meses, deverá pagar uma multa adicional de mais R$ 5 mil por dia, até o limite de R$ 1 milhão. 

A empresa deve reservar 15% do total para internet de maior velocidade (15 Megabytes), 25% para internet de velocidades intermediárias (5 a 10 megabytes) e 60% dos pacotes para internet de menor velocidade (1 a 5 megabytes).

Por ser uma decisão de primeira instância ainda cabe recurso. A Oi informou que não comenta casos em andamento na Justiça. 

TIM Beta Mensal com 15GB?

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Mesmo sem ser Beta Lab, alguns clientes vêm recebendo mensagens da TIM oferecendo mais internet no plano pelo mesmo preço.

Alguns leitores do Minha Operadora têm nos enviado imagens de uma grande mudança que notaram em seu plano TIM Beta Mensal: de 10GB mensais, mesmo sem ser Beta Lab, eles têm recebido 15GB por mês pelos mesmos R$ 55 que foram ajustados em agosto.

Mas, por enquanto, tudo se parece com mais um erro da operadora, já que, de acordo com o regulamento da oferta, o que está incluído no TIM Beta Mensal são 10GB de internet e 600 minutos de ligações para qualquer operadora. Nada mais do que isso.










Quem alcança a pontuação necessária e se torna TIM Beta Lab, consegue 20GB de internet e 2 mil minutos por mês também por 55 reais, mas esta é uma condição oferecida desde que o pré-pago “diferentão” foi lançado. Nenhuma mudança aqui também.



Vale lembrar que, antes de qualquer mudança, as operadoras precisam avisar seus clientes por SMS ou por algum outro meio de comunicação com pelo menos 30 dias de antecedência. Por enquanto, além do aumento de preço, nada muda no TIM Beta.

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Ainda assim, fica a dúvida do porquê de alguns usuários estarem recebendo mensagens e franquias a mais em seus chips da TIM, conforme mostram as imagens abaixo.

Sem contar que, como o plano encareceu neste mês, muitos clientes têm acreditado que o plano pode de fato ter mudado, garantindo mais 5GB por mês, o que justificaria o reajuste.

Segundo a TIM, o reajuste veio acompanhado somente do aumento não bem aceito no espaço de armazenamento do TIM Protect, que aí sim passa a contar com 15GB de memória. Outro serviço incluso nesse plano sem custo adicional é o TIM Music by Deezer. Outros apps, redes sociais e plataformas de mobilidade, hoje já gratuitos e ilimitados em planos pré, controle e pós da TIM, ficam de fora no Beta.
Quanto aos erros publicados e enviados pela operadora, assim como aparenta este com a informação de aumento na franquia do Beta, já aconteceram algumas vezes nos últimos meses: quando anunciou aumento de preço no TIM Beta, mas mudou de ideia; quando incluiu o aplicativo Globo Play na lista de ilimitados em seu site; e quando enviou mensagens à base também do Beta informando que as redes sociais passariam a ser ilimitadas – voltando atrás depois, por meio de uma errata.

Claro oferece chamadas ilimitadas de vídeo e voz pelo WhatsApp

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Oferta é válida para planos pré-pago, controle e pós-pago.


A Claro liberou o WhatsApp de vez para todos os seus clientes. A partir de agora, todos os planos da Claro permitem fazer chamadas de voz ou de vídeo por meio do aplicativo, sem descontar da franquia. 


Anteriormente, a operadora liberava apenas o uso do WhatsApp zero rating para envio de mensagens de texto e imagens para alguns planos.


A partir de agora, tanto os planos pré quanto os pós-pagos vão ser contemplados com ligações de voz e vídeo pelo app sem descontar da franquia de internet. 

“A Claro saiu na frente ao oferecer chamadas ilimitadas para qualquer operadora, inclusive no pré. Ao incluir as chamadas de voz e vídeo pelo WhatsApp sem descontar da franquia, estamos ampliando a duração do pacote de internet e dando mais conforto para o cliente aproveitar todos os benefícios da nossa rede novinha”, explica o diretor de Marketing Pré-Pago da Claro, Marcio Ferreira.

Na semana passada, a Claro anunciou uma série de novidades para seus planos, principalmente pós-pagos. 

A operadora aumentou a franquia de dados, lançou novos conteúdos digitais gratuitos e está oferecendo opções mais baratas de planos internacionais, que podem ser usados fora do Brasil sem custo adicional.


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Já no pré-pago, a operadora oferece duas opções: diária e semanal. A opção diária de R$ 1,99 é a única que não foi contemplada com as chamadas de voz e vídeo no WhatsApp. Nesta opção, só estão liberadas as mensagens pelo app. 

O pacote diário conta com 100MB de internet, ligações ilimitadas de Claro para Claro e 10 minutos para falar com outras operadoras de todo o Brasil.

No pacote semanal de R$ 9,99, o cliente passa a contar com ligações de voz e vídeo no WhatsApp zero rating, até 2GB de internet e ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil. 

Já o pacote semanal de R$ 14,99 também conta com esses benefícios e a franquia de internet vai até 3GB.

Os pacotes pré-pagos semanais ainda contam com a promoção ‘renovou, ganhou’. A optar pela renovação automática a cada 7 dias, o cliente ganha 1GB de internet de bônus. 

“Consumidores do pré-pago também estão investindo em smartphones melhores e buscam soluções completas de voz e dados a preços mais acessíveis. O Prezão tem crescido muito em cima desta oportunidade e estamos permanentemente buscando novos formatos e promoções atrativas”, informa Ferreira.

Nextel ganha 65,7 mil clientes no segundo trimestre de 2018

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Ainda assim, operadora controlada pela NII Holdings apresenta prejuízo operacional de US$ 20 milhões.

A NII Holdings, controladora da operadora Nextel, divulgou, nesta terça-feira (7), seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2018. De abril a junho, a empresa registrou receitas operacionais consolidadas de US$ 156 milhões e um prejuízo operacional consolidado de US$ 20 milhões.

As despesas de capital da operadora foram de US$ 15 milhões, e ela registrou um break-even do OIBDA (resultado operacional antes de depreciação e amortização) ajustado consolidado, que exclui efeitos de impairment (deterioração) e despesas de reestruturação.










Em relação aos seus clientes, a Nextel Brasil apresentou uma adição líquida de 65,7 mil clientes 3G ou 4G somente no período de três meses. Nos comparativos mensais divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e publicados pelo Minha Operadora, vemos que a Nextel só cresce em números de clientes, hoje com um total de 3,1 milhões.



Os crescimentos também foram influenciados, em partes, pela migração de assinantes da rede iDEN, o serviço de rádio da Nextel, para a rede 3G/4G. No segundo trimestre, quando a operadora concluiu o desligamento de sua rede iDEN, 31,5 mil clientes fizeram essa migração, um aumento de 12 mil pessoas em comparação ao mesmo período no último ano.
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“Seguimos executando bem o nosso plano e aumentamos nossa base de assinantes nesse trimestre”, destaca Roberto Rittes, CEO da Nextel Brasil. “Tivemos uma adição líquida de 65,7 mil assinantes no trimestre, chegando a um aumento acumulado de 158,6 mil assinantes no ano, a maior adição líquida semestral dos últimos quatro anos. Nossa expectativa é gerar uma adição líquida de assinantes semelhante no segundo semestre do ano”.
A receita média mensal por assinante (ARPU) da Nextel Brasil no 2º trimestre foi de US$ 15, o custo por adição bruta (CPGA) foi de US$ 58 e o custo médio por usuário (CCPU) foi de US$ 13.
No final de junho, as fontes de financiamento da companhia totalizavam US$ 231 milhões, incluindo US$ 121 milhões de caixa não restrito e investimentos de curto prazo e US$ 110 milhões em conta garantia (escrow) para garantir obrigações indenizatórias relacionadas à venda da Nextel México.
Segundo o diretor financeiro da NII Holdings, Dan Freiman, o OIBDA ajustado deste trimestre superou as expectativas. “Com base nos resultados entregues até o momento, estamos posicionados para atingir ou exceder nossas metas deste ano”, afirma.

Anatel prorroga consulta pública do PERT por mais 30 dias

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Agência também determinou a realização de mais três audiências públicas que deverão ocorrer nas cidades de Brasília, Porto Alegre e Fortaleza.


As prestadoras e outros interessados no setor terão um prazo maior para contribuir com a proposta do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT-2018)


O recebimento de contribuições que terminaria na próxima quinta-feira (9) foi estendido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por mais 30 dias.


A decisão do Conselho Diretor da agência foi tomada na última segunda-feira (6), por circuito deliberativo. 

O conselho também determinou a realização de mais três audiências públicas que irão ocorrer nas cidades de Brasília, Porto Alegre e Fortaleza.

O PERT-2018 estabelece um conjunto de ações para os próximos 10 anos com vistas à redução da desigualdade digital. 

De acordo com dados da Anatel, 14% da população brasileira vive em 2.325 municípios sem fibra ótica. 

Já uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) indicou que 31% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade não possuíam acesso à Internet no ano de 2016. 

O Plano Estrutural apresenta uma análise da situação das redes de dados no país com propostas de políticas públicas para melhorar a inclusão digital. A proposta deve orientar os investimentos públicos e privados no setor de telecomunicações.


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Entre os projetos está a instalação de fibra ótica ou transporte de alta capacidade de dados por rádio em 42% dos municípios brasileiros. Desses, 54% estão nas Regiões Norte e Nordeste e 23% no estado de Minas Gerais. 

Outro é a instalação de telefonia móvel 3G fora das sedes municipais, o que beneficiaria 3,8 milhões de pessoas. 

O PERT-2018 também visa à aumentar a velocidade média de transmissão de dados e de acesso à internet em municípios brasileiros que possuem velocidades médias abaixo de 5 Mega.

O Plano de Redes da Anatel ainda prevê a implantação de redes públicas essenciais relacionadas à educação, pesquisa, saúde, segurança e defesa. 

Escolas, bibliotecas, postos de saúde, delegacias e quarteis podem acelerar a difusão da banda larga, uma vez que os acessos à internet podem ser compartilhados com moradores locais. 

De acordo com a proposta, as fontes de financiamento para a realização dos projetos do PERT-2018 devem vir dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) da Anatel, instrumento onde as prestadoras ao invés de pagar multas aceitam obrigações de atendimento.

A proposta também prevê recursos vindos da Revisão do Modelo de Concessão; de desonerações tributárias; da Venda ou Renovação de Radiofrequências; e de alteração nas regras do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), o que permitiria a utilização dos recursos do Fundo nos projetos do Plano de Redes. 

A pedidos, Veek aumenta validade de recarga de 20 reais

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Operadora virtual também baixa para R$ 20 a primeira recarga disponível no aplicativo, e aumenta benefício para quem coloca R$ 30 de crédito.

Depois de receber algumas reclamações sobre a validade curta de suas recargas, a Veek resolveu atender a pedidos e aumentar o prazo que expira os créditos de seus clientes.

A princípio, apenas muda a recarga de R$ 20, que antes tinha duração de 20 dias, e agora foi para 30 dias. De toda forma, os clientes continuam podendo reaproveitar os créditos não utilizados no celular, as chamadas VeekCoins, mesmo depois do vencimento. Para isso, é preciso fazer uma nova recarga em até 7 dias. 






Os outros valores de recargas permanecem com as mesmas validades:
  • R$ 10 – 10 dias
  • R$ 20 – 30 dias 
  • R$ 30 – 30 dias
  • R$ 40 – 30 dias
  • R$ 60 – 60 dias
  • R$ 100 – 90 dias
A Veek aproveitou a mudança para falar diretamente com seus clientes pela página do Facebook, e reforçar que sempre avalia os pedidos dos clientes. “Pode acreditar, cada vez que a gente escreve ‘vamos encaminhar sua sugestão’, ela é encaminhada de verdade ? É por isso que agora a recarga de R$20 tem validade de 30 dias”, disse na rede social.
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Além da atualização na validade, a partir desta semana, a primeira recarga disponível no aplicativo para o consumidor é de R$ 20 e não mais de R$ 30. O cliente acaba pagando mais barato para poder testar o chip da Veek, que, desde fevereiro, é enviado à casa do consumidor sem nenhum custo.
Como terceira novidade, a Veek aumentou a quantidade de crédito recebida quando o cliente carrega R$ 30. Agora, ao colocar 30 reais, esse valor é revertido em 40 Veekcoins (equivalente a R$ 40) no aplicativo. Nas recargas acima de R$ 40, o benefício do dobro do crédito recebido continua valendo:
  • R$ 10 = 10 Veekcoins
  • R$ 20 = 20 Veekcoins 
  • R$ 30 = 40 Veekcoins
  • R$ 40 = 80 Veekcoins
  • R$ 60 = 120 Veekcoins
  • R$ 100 = 200 Veekcoins
A operadora móvel virtual (MVNO) não trabalha com plano, apenas com tarifas. São 10 centavos para cada 10MB utilizados e 0,20 para cada minuto ou SMS. As mensagens enviadas e recebidas pelo WhatsApp são gratuitas e não há cobrança extra para ligações ou uso do chip em roaming nacional.