quarta-feira, 18 de julho de 2018

NET e TIM têm as melhores velocidades de internet, segundo a nPerf

O que você achou? 
Levantamento da empresa mostra os resultados médios de testes de velocidade de download, upload e latência da Algar, NET, Oi, TIM e Vivo.

A nPerf, empresa francesa que permite a medição de velocidade na banda larga, também parceira do Minha Operadora por meio do nosso ‘Velocímetro’, divulgou algumas informações relacionadas às operadoras brasileiras e suas conexões de banda larga no país. Afinal, quem ofereceu o melhor serviço no primeiro semestre do ano?

O chamado “barômetro nPerf” se baseou em quase 2 bilhões de testes de velocidade realizados entre 1º de janeiro e 31 de junho de 2018 no Brasil, para mostrar quem oferece as melhores velocidades de internet.




Em resumo, a NET foi a operadora que ofereceu as maiores velocidades de download, e a TIM as melhores velocidades de upload e latência, que seria o tempo de resposta da rede.

Dos 1.943.723 de testes, 36% eram de clientes da NET, 32% da Vivo, 26% da Oi, 4% da TIM e 1,8% da Algar Telecom. Acompanhe a matéria e veja todos os resultados e detalhes.


Velocidade de download


No primeiro semestre de 2018, a velocidade média de download no Brasil foi de 24.77 Mb/s, um aumento na média de 47%. Dividido por operadoras, o ranking de cada média ficou assim:

  1. NET: 33.49 Mb/s
  2. TIM: 28.56 Mb/s
  3. VIVO: 28.14 Mb/s
  4. ALGAR: 19.43 Mb/s
  5. OI: 8.51 Mb/s

Embora tenha ficado em terceiro lugar em relação à velocidade de download, a Vivo foi a operadora que registrou o maior aumento (de 55%) em relação ao último comparativo. Os resultados foram melhores para todas elas.

E apesar de oferecerem uma internet constante ao longo do dia, a Algar Telecom e a Vivo acabaram mostrando uma desaceleração muito forte na velocidade no período da noite.

LEIA TAMBÉM:

Velocidade de upload


A média de velocidade de upload no Brasil foi de 6.84 Mb/s no primeiro semestre. Quem se destaca no ranking, dessa vez, é a TIM:

  1. TIM: 16.82 Mb/s
  2. VIVO: 12.92 Mb/s
  3. ALGAR: 7.95 Mb/s
  4. NET: 4.41 Mb/s
  5. OI: 1.09 Mb/s

No geral, as velocidades de upload aumentaram em média 68% no último semestre, sendo que a Vivo registrou o maior crescimento também nesse indicador (+89%). Segundo a nPerf, a operadora pode alcançar a TIM em breve, já que, em junho, a média na velocidade de upload das duas chegou a ficar bem próxima.

LATÊNCIA


Quanto à latência média no Brasil, foi de 63.66 ms, sendo a da TIM a melhor mais uma vez. Vale lembrar que, aqui, quem tem o menor número acaba sendo superior, já que latência é sinônimo de atraso.

  1. TIM: 42.35 ms
  2. VIVO: 56.43 ms
  3. NET: 57.32 ms
  4. ALGAR: 58.73 ms
  5. OI: 84.76 ms

Os tempos de resposta melhoraram em média 7% no semestre, com maior crescimento da Algar Telecom (+15%).

De acordo com o relatório, as conexões à internet no Brasil melhoraram nos últimos meses, sendo que os melhores serviços ainda são da NET, TIM e Vivo.

Quer testar a velocidade da sua internet em tempo real? Acesse agora mesmo o velocímetro do Minha Operadora!


Um comentário:

  1. Todas essas operadoras exceto a Algar que não tem aqui em SP capital, elas tem um pequeno problema, que as pessoas que moram fora de SP pode não saber, a Vivo com sua fibra só tem em bairro nobre ou centro, a NET e a mesma coisa, em bairros mais carentes só oferece TV, a Tim Live ainda esta expandindo aos poucos, esta usando a brecha que as outras duas dão, em locais sem opção de fibra, e aumentando sua rede, atualmente mais na zona leste de SP, e eu sou um desses clientes que conseguiram contratar 35MB da Tim Live, e se livrar da Vivo e seu lixo de ADSL de 2MB, o upload da Tim live considero um dos melhores do mercado o meu por exemplo e 20MB, a NET costuma ter um bem abaixo, a vivo fica intermediária, nem muito nem pouco, mais o problema maior e ainda a expansão de rede como deveria, ficar fazendo comercial na TV mentiroso de fibra, como se qualquer pessoa pudesse ter não da mais né, piada.

    ResponderExcluir