17/12/2025
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Vivo, TIM e Embratel ganham prêmio por comunicação com jornalistas

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“Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas” chega à sua oitava edição.




A Vivo anunciou nesta terça-feira (11) que recebeu o Prêmio “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, da categoria telecomunicações, feito pelo Centro de Estudos da Comunicação (CECOM) e pela revista Negócios da Comunicação. Além dela, Embratel e TIM também ganharam os títulos do segmento.


A cerimônia de entrega aconteceu na segunda-feira, dia 10 de setembro, no Teatro CIEE, em São Paulo. 




O prêmio chegou agora em sua 8ª edição, onde 25 mil jornalistas de todo o Brasil escolhem três empresas de 30 setores da economia. No caso da Vivo, foi a terceira premiação consecutiva.

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“Este é um importante reconhecimento para nossa empresa e equipe de comunicação corporativa. Ele ressalta nosso propósito de traduzir os valores da companhia de forma transparente e correta, com agilidade, sempre prezando por um bom relacionamento com os líderes de opinião e veículos de comunicação. Isso fortalece ainda mais a reputação da Telefônica e da marca Vivo”, destaca a diretora de Comunicação Corporativa da Telefônica Brasil, Elisa Prado, que subiu ao palco para receber o reconhecimento.

O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas aparece com o intuito de valorizar os profissionais da imprensa e contribuir para uma informação de boa qualidade e com transparência em comunicação.

Ele também reconhece as empresas que procuram manter um bom relacionamento com os jornalistas e o mercado em geral, de forma a incentivar as empresas, incluindo as operadoras, a tratarem bem os profissionais de imprensa, além de disponibilizarem, de forma acessível e facilitada, a apuração de informações empresariais e setoriais.

NET é condenada por não entregar nem 10% da velocidade prometida

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Operadora terá que pagar R$ 5 mil para cada moradora da casa onde não cumpriu com as normas da Anatel.

Uma sentença que condenou a NET a indenizar duas consumidoras da mesma família, em R$ 5 mil cada, foi mantida nesta semana pela 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O problema foi a instabilidade no sistema, que foi enfrentada por elas ao longo de três anos sem resolução. A condenação pela justiça aconteceu, no caso, com base na interpretação de despeito em relação à velocidade de internet estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e que deveria ser seguida.


Para uma das clientes, também houve indenização por danos materiais, com restituição de 90% dos valores pagos de março de 2014 a janeiro de 2015.
A NET, em 2014, sabia que a Anatel havia definido limites mínimos de velocidades para a banda larga oferecida por ela e outras operadoras. Em média, todas deveriam oferecer, no mês, 80% da velocidade contratada pelo usuário. Quanto à velocidade instantânea, ou seja, aquela que pode ser verificada na hora através de medição, deveria ser de, no mínimo, 40%.
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Mas, em análises de medições de velocidade, inclusive apresentadas ao tribunal, ficou provado que a internet fornecida pela NET às consumidoras gaúchas não chegou nem a 10% do que foi contratado.
Segundo o juiz responsável, caso a operadora ofereça apenas 40% da velocidade contratada por vários dias, deverá completar a meta mensal de 80%, nem que precise entregar uma velocidade superior em outros dias.
‘‘No caso dos autos, porém, observa-se que a velocidade fornecida à parte autora sempre esteve em patamar muito inferior aos limites estabelecidos pela referida agência reguladora, pois as medições de velocidade instantânea acostadas aos autos demonstram que o serviço sequer alcançava o percentual mínimo equivalente a 4 megabytes ou 32 megabits’’, informou.

TIM oferece oportunidade para profissionais com deficiência

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Vagas na empresa serão divulgadas na Feira de Oportunidades Especiais que acontece a partir da próxima quinta-feira (13), no Rio de Janeiro.


A TIM está com vagas abertas no Rio de Janeiro para pessoas com deficiência. Para divulgar essas vagas, a operadora irá participar da Feira de Oportunidades Especiais que acontece no Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca.


O evento terá início na próxima quinta-feira (13) e segue até o dia 27 deste mês. 


Para participar do processo seletivo, o candidato pode ter qualquer tipo de deficiência e deve ter concluído o Ensino Médio.

Não há vagas específicas para pessoas com deficiência, que podem concorrer em qualquer oportunidade, desde que tenha a capacitação e o perfil exigido.


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A operadora oferece remuneração compatível com o mercado, participação nos lucros e resultados, assistência médica e odontológica, vale-refeição ou alimentação, auxílio creche, previdência privada, seguro de vida e programa de reconhecimento diferenciado, além de celular funcional com pacote de voz e dados.

A TIM também ressalta que possui um ambiente corporativo adaptado e oferece treinamentos constantes para os funcionários.

Os interessados podem fazer a inscrição no estande da Feira ou pelo site da operadora (www.tim.com.br | Sobre a TIM | Carreira).

Atualmente, a operadora emprega mais de mil pessoas em todo o país.

Nextel patrocina evento de arte, educação e música

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Evento contará com quatro cursos rápidos gratuitos, além de shows.


A Nextel é a patrocinadora da primeira edição do projeto “Solta a Voz com arte, educação e música”. O evento acontecerá no próximo domingo, dia 16, no Parque da Juventude, em São Paulo, das 11h às 19h.


Produzido pela Inhaus Entretenimento, o evento é gratuito e pretende utilizar o espaço público de São Paulo para oferecer cursos rápidos com foco em cultura, arte e entretenimento com shows gratuitos.


O evento irá oferecer quatro cursos rápidos que irão ajudar os alunos na criação de um novo negócio e contribuir para a geração de renda. 

Um dos cursos será ministrado pelo artista plástico e grafiteiro Tico Canato. Ele ensinará a customizar peças de roupas.

O coletivo “Estaremos Lá” apresentará técnicas de “box braids” (tranças para cabelos cacheados).

Em outro curso, a atriz e cantora Jennifer Nascimento falará sobre gestão de imagem em mídias sociais.


Os cursos são gratuitos e a inscrição pode ser feita pelo site www.soltaavoz.com.br

A programação contará também com shows do cantor e compositor Rael, da banda Big Up e de DJs renomados.

Segundo a Nextel, o patrocínio ao projeto foi definido com base nos valores que a operadora acredita. 

“Queremos agilizar cada vez mais a vida dos nossos clientes e o Solta a Voz nos ajuda a fazer isso, entregando conhecimento e entretenimento de forma democrática. A Nextel reconhece e incentiva o poder que a educação e a cultura têm de inspirar e transformar a todos, e por isso todos são bem-vindos”, comenta a gerente de marca e comunicação da Nextel, Caroline Snitcovski.

A operadora também é patrocinadora do Basquete 3×3, com a realização de clínicas voltadas para crianças e adolescentes da periferia, entre outras ativações.

Vivo, Raízen e Ericsson buscam startups para projetos no campo

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Empresas querem realizar uma transformação digital no agronegócio.


As empresas Vivo, Raízen e Ericsson estão chamando startups para participarem do Agro IoT Lab 2018 – programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT).

O processo seletivo está aberto para todas as startups que tiverem interesse em desenvolver e acelerar projetos para o agronegócio.


Os projetos devem ter foco em soluções e produtos tecnológicos como IoT, energia, hardware, Inteligência Artificial, Machine Learnig, SaaS, Big Data, Cloud Computing, E2E (end to end), entre outros.

Para participar, a empresa precisa se inscrever no portal www.pulsehub.com.br até o dia 14 de outubro. 

Os projetos serão avaliados em duas etapas por uma equipe de especialistas formada por integrantes da Wayra – braço de empreendedorismo e inovação aberta da Vivo – e da Pulse – hub de inovação da Raízen. 

Os dez selecionados terão acesso ao espaço compartilhado do Pulse, localizado em Piracicaba (SP), e a toda a sua infraestrutura de mentoria e workshops e treinamentos aplicados ao agronegócio.

As empresas serão acompanhadas pela Wayra e, caso faça sentido para os dois lados, poderão receber investimento no futuro


Iniciativa


Cada empresa parceria tem uma função nessa iniciativa para acelerar a transformação digital no agronegócio.

A Vivo levará a sua rede móvel 4G para o campo, utilizando a frequência de 450Mhz. 

A Ericsson fornecerá apoio às empresas por meio do uso de plataformas de software para IoT

Já a Raízen irá levar a expertise e infraestrutura agrícola e o acesso aos canaviais.

“Essa união tem como objetivo desenvolver as tecnologias que colocarão o agronegócio no mundo da Internet das Coisas, apoiando-se no ecossistema de inovação aberta, com startups de base tecnológica focadas em resolver as necessidades do campo”, explica a diretora de Inovação e Produtos B2B da Vivo, Debora Ignácio Bortolasi. 

Dados preliminares do Censo Agro 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o acesso à internet no campo disparou 1.790% em 11 anos.

O acesso passou de 75 mil, em 2006, para 1,4 milhão, em 2017. Desses, 659 mil (46,2%) acessos são realizados por meio de banda larga e 909 mil (63,77%), via internet móvel.

Dois canais de TV por assinatura têm sinal aberto também na Oi TV

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Operadora oferece período gratuito em setembro, assim como Vivo TV e SKY, enquanto NET lança o canal Dog TV.

Assim como SKY, Vivo TV e NET, a operadora de TV por assinatura Oi TV também resolveu liberar o sinal de alguns canais de forma gratuita aos seus assinantes, em um período promocional.

O Cinemax, canal que leva filmes de suspense, drama, romance, terror e outros gêneros, será aberto para todos os assinantes da Oi a partir do próximo sábado (15), e ficará disponível para testes até o dia 25 de setembro. Clientes pré-pago da SKY também terão o benefício, mas do dia 14 ao dia 23 de setembro.


Outro canal que a Oi está liberando é o Lifetime, que apresenta programas com mulheres em papéis principais.
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Tanto na Oi TV como na Vivo TV, o período gratuito e aberto do Lifetime será de 7 a 16 de setembro.
Enquanto isso, a SKY ainda oferecerá, no final do mês, um período gratuito do canal E!, de 28 de setembro até 7 de outubro. E a NET fechou ontem, no dia 10 de setembro, a liberação do seu mais novo canal, o Dog TV
Agora, quem quiser assistir ao canal, que tem programação exclusiva de 24h dedicada aos cachorros, precisará assiná-lo à parte, já que se trata de um canal a la carte, com custo de R$ 19,90. Ele já está disponível nas seguintes regiões:

  • São Paulo: SP capital, Santo André, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Osasco, Suzano e Barueri (SP);
  • Rio de Janeiro: RJ capital, Macaé, Niterói, Mesquita, Petrópolis e Teresópolis;
  • Porto Alegre: Canoas, São Leopoldo, Esteio, Sapucaia, Gravataí, Alvorada e Viamão, Capão da Canoa, Lajeado, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Bento Gonçalves, Farroupilha e Erechim;
  • Belo Horizonte: BH capital, Governador Valadares, Ipatinga, Sabará, Nova Lima, Betim, Contagem e Verspasiano;
  • Brasília: capital.

A prova de que a internet no Brasil ‘não é lá essas coisas’

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Google revela informações sobre o jogo com seu dinossauro do Chrome, que só aparece quando a internet cai.

Sabe quando a internet cai e, na tela do Google, aparece um dinossauro ao invés do buscador? Muitos sabem que, na realidade, ele é um jogo que fica escondido no navegador, e somente aparece quando a pessoa está offline. Foi exatamente este jogo que provou que a internet no Brasil não está lá grandes coisas.

É que o país apareceu entre os países que mais acessam a brincadeira com o dinossauro. De acordo com os criadores do game, o sucesso de um jogo que só aparece quando o usuário está desconectado, claro, significa que a instabilidade ou o alto preço do acesso à internet podem ser problemas recorrentes do local.

As informações sobre o jogo foram reveladas pelo Google, que completa 20 anos em setembro, enquanto o navegador Chrome comemora uma década. Já o jogo, foi lançado em 2014. Ele foi criado pelos engenheiros Edward Jung, Sebastien Gabriel e Alan Bettes.

Na última semana, o Google publicou uma entrevista com os criadores, que explicaram mais sobre o desenvolvimento do jogo e o público que acessa.
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“Cerca de 270 milhões de jogos são acessados todo mês, tanto no notebook quanto no celular. Não é de se surpreender que a maioria dos usuários venha de mercados com dados móveis não confiáveis ou caros, como Índia, Brasil, México ou Indonésia”, disse Edward Jung.
Sobre o momento da criação, em 2014, Sebastien explicou que a ideia de um “corredor sem fim” – que é como o dinossauro se comporta no jogo – como um easter egg dentro da página que diz que o usuário está offline, quis remeter justamente à uma era pré-histórica.

“É um jogo voltado a quando você não tinha Wi-Fi. Os cenários de cactos e deserto fizeram parte do primeiro rascunho da página ‘você está offline’, enquanto o estilo visual é uma referência à nossa tradição de estilo pixel-art nas ilustrações de erro do Google Chrome”, explicou.

A grande curiosidade é que, mesmo que você tenha a pior conexão da história, não conseguirá zerar o jogo. Ele foi criado para resistir correndo por 17 milhões de anos, o mesmo tempo que tiranossauros viveram na Terra.
E se você nunca acessou e está com sorte hoje em sua conexão, mas ainda assim quer testar o jogo, ele também pode ser acessado pelo link chrome://dino/, que agora está em uma versão especial de aniversário.

Conexões Oi na Game XP batem recorde e ultrapassam tráfego da Copa

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Operadora registra tráfego total de 34,2 terabytes, superando o volume de grandes eventos, como a final da Copa do Mundo 2014 e o Rio2C 2017.

A Oi, como patrocinadora e responsável por fornecer toda a infraestrutura de internet e conectividade da Game XP, encerrou o evento com recorde de tráfego de dados e conexões em sua rede Oi WiFi.

O tráfego total registrado no evento de Games, que aconteceu neste fim de semana, foi de 34,2 terabytes, um volume mais de seis vezes maior aos 5,5 terabytes da edição de 2017. O número também foi 5,89 vezes superior ao registrado na final da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã (5,8 TB).










Em mais um comparativo, a empresa afirmou que o tráfego foi 24 vezes maior do que o total de dados utilizados na Rio Creative Conference – Rio2C 2017 (1,42 TB).






Na Game XP 2018, o Wi-Fi foi oferecido gratuitamente aos visitantes, que totalizaram 1.039.460 conexões em quatro dias de evento. O crescimento foi de 2,5 vezes mais em relação à edição do ano passado, que registrou 418 mil conexões. O pico de acessos simultâneos aconteceu no sábado, com 3.913 pessoas conectadas ao mesmo tempo.



A rede utilizada é o Oi Fibra, serviço que leva fibra óptica até a casa do cliente (tecnologia FTTH) em 21 cidades brasileiras, com preços que partem de R$ 99,90 para 50 Mega e chegam a R$ 189,90 para 200 Mega.
A Oi também chamou o comediante Maurício Meirelles para apresentar a cobertura do evento, e lançou vídeos onde o apresentador fala sobre o mundo dos jogos, entrevista gamers e fala de forma engraçada sobre o evento. Assista e, abaixo, saiba mais sobre a participação da operadora no evento, considerado o maior de gamer da América Latina.




Oi na Game XP 2018



A Game XP deste ano reuniu 95 mil pessoas nas Arenas Olímpicas da Barra, no Rio de Janeiro, de 6 a 9 de setembro. A intenção da Oi, com sua participação no evento, foi reforçar seu posicionamento no universo digital, que exige alta qualidade de conexão para o consumo de games e vídeos.


“Oferecemos internet de altíssima velocidade para proporcionar a conectividade que um evento como esse precisa. Muitos dos jogos são online e as conexões permaneceram estáveis o tempo todo”, destacou o diretor de operações da Oi, José Cláudio Moreira Gonçalves.

A Oi monitorou a rede e os serviços que atenderam a Game XP de forma ininterrupta, com o Centro de Gerência de Serviços localizado no Game Park, com suporte do CGR (Centro de Gerência de Rede), localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

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No evento, a operadora também mostrou seu portfólio completo de soluções de Segurança e de Gestão Integrada de Serviços. O CGS (Centro de Gerenciamento de Serviços) monitorou a infraestrutura de Telecom, TI e Segurança da informação, integrado a dispositivos de Internet das Coisas (IoT), para controle de abertura de portas, energia e temperatura de equipamentos em pontos estratégicos das Arenas.


O Minha Operadora já visitou a sede da Oi em São Paulo e o espaço que explica algumas tecnologias trabalhadas pela operadora, com destaque justamente nessa era mais digital e “futurística”. 

A Game XP também contou com um showroom da Oi, que recebeu clientes dentro de seu centro de monitoramento da rede, o NOC (network operation center), além de mostrar as Soluções de Internet das Coisas (IoT). Pelo menos 40 empresas visitaram o espaço montado para o mercado corporativo. 

Quanto às atrações para todos, foram três arenas no evento: 

  • Oi Game Arena: equipada com uma supertela de 1.500 m²; recebeu as disputas de e-sports e reuniu mais de 57 mil visitantes;
  • GamePlay Arena: ambiente onde o público pôde experimentar vários jogos no estande da empresa;
  • Inova Arena: painéis com especialistas em tecnologia e inovação. 

Quem passou pelo estande da Oi pôde gravar uma partida do jogo Fortnite e usar celularia para carregar aparelhos, além de acompanhar um grande relógio que mostrou o volume de tráfego de dados durante o evento, em tempo real. 

Os jogadores que passavam por ali também recebiam por e-mail o vídeo gravado da partida do jogo. E outra grande atração do evento, a roda-gigante, foi decorada com identificação visual do Oi Fibra, com led em tom verde em todo o seu entorno. A própria cenografia teve iluminação de led verde, fazendo referência à rede de 6 km de fibra que conectou o Parque Olímpico.

Para Roberta Coelho, diretora geral da Game XP, ter a Oi como parceira reforçou a infraestrutura do evento. “Tivemos uma grande implementação de infraestrutura de internet pela Oi dentro do primeiro game parque do mundo. Sem dúvida alguma, este investimento pela empresa possibilitou que o nosso público tivesse acesso ao que existe de mais moderno em termos tecnológicos, como, por exemplo, wi-fi aberto para todos os visitantes ao longo de todo o evento, pessoas conectadas e com a possibilidade gerar conteúdo de dentro da Game XP”, disse.


Oi Futuro


Os ex-alunos do Núcleo Avançado em Educação (NAVE), programa de educação do Oi Futuro, também estiveram na Inova Arena apresentando os jogos que desenvolveram durante as aulas. “Foi uma oportunidade incrível estar num evento desse tamanho, representando a Oi e mostrando o que aprendemos”, disse Lucas Soares, 18 anos, um dos alunos do NAVE no Rio de Janeiro. 

Diante da arena que reúne grandes novidades em tecnologia e inovação, o ex-aluno do NAVE, Gabriel Santos, também de 18 anos, se empolgou: “Daqui a dez anos quero ter um estúdio e desenvolver jogos incríveis, que serão jogados por milhões de pessoas”.

Será que a TIM vai perder a liderança no pré-pago?

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Operadora tem perdido mais clientes no pré-pago que concorrentes.



As operadoras TIM, Claro e Vivo fecharam o mês de julho de 2018 quase que empatadas em participação no mercado de pré-pago. 


A TIM vem perdendo clientes do setor desde 2016 e fechou julho de 2018 com 26,3% de market share


A Claro veio ganhando clientes a partir de 2016, mas estagnou, fechando julho deste ano com 26,2% de participação no mercado pré-pago. 

A Vivo vem crescendo desde 2015 e no último levantamento estava com 26%. A Oi segue na lanterna com 20,8% de market share.

Se as tendências atuais se mantiverem, a TIM deve terminar este ano na terceira colocação em market share de pré-pago.



Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em um ano, 18,4 milhões de pessoas abandonaram linhas pré-pagas


Segundo consultoria especializada em telecomunicações Teleco, a base de pré-pago do Brasil está encolhendo devido ao abandono do 2º chip pelos usuários e migração para planos controle do pós-pago.




No entanto, a TIM tem apresentado perdas maiores neste segmento que as demais operadoras, mesmo descontando a migração do pré para o pós-pago.

A TIM, por outro lado, não parece estar preocupada com estas perdas, que ocorrem principalmente nos pré-pagos que não fazem recarga recorrentemente. 

Conforme dados do Teleco, o pré-pago recorrente, que representava 22% dos pré-pagos da TIM no segundo trimestre de 2017, passou a representar 50% desta base no segundo trimestre deste ano. 

Neste período, a TIM perdeu 7,6 milhões de pré-pagos, mas 9 milhões passaram a ser recorrentes. 

A meta da operadora é que o pós-pago represente 50% de sua base em 2020. 

Na realidade, todas as operadoras estão apostando na migração dos clientes para o pós-pago, que é mais lucrativo. 

Segundo projeções da consultoria GlobalData, nos próximos cinco anos, a proporção de aparelhos pré-pagos em uso deverá cair 10 pontos percentuais na América Latina.

98,2% da população têm acesso aos serviços de celular

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Telebrasil afirma que é necessário utilizar fundos setoriais para levar atendimento à áreas remotas e à população de baixa renda.


O serviço de telefonia móvel está amplamente massificado no Brasil. Segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 98,2% da população tem acesso aos serviços de celular.


Conforme a agência, apenas 3,8 milhões de brasileiros não têm acesso a esses serviços, o que representa 1,8% da população, que é de 206 milhões.


Para a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) é necessário utilizar fundos setoriais, como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), e de alteração de marco regulatório para permitir o atendimento a áreas remotas e à população de baixa renda.

As metas de cobertura determinadas nos leilões de licenças de telefonia móvel não incluem todos os distritos brasileiros

As regras preveem o atendimento de 80% da área urbana do distrito sede e mais uma faixa de 30 quilômetros além dos limites do distrito sede. 

Distritos que estiverem fora dessa área não estão nas obrigações de cobertura.

Segundo o Telebrasil, “a meta foi definida dessa maneira porque a prioridade do governo para esses leilões foi ter uma arrecadação elevada com a venda das licenças e não ter a cobertura dos distritos. As estradas e áreas mais distantes sempre foram desconsideradas nos editais.”


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No entanto, as prestadoras conseguiram uma cobertura muito maior que a obrigação. A cobertura de 3G está em 5.301 municípios, onde moram 99,3% da população brasileira.

De julho de 2017 a junho de 2018, a cobertura 4G cresceu 53% no país e hoje está presente em 4.122 municípios brasileiros, onde moram 94,4% da população.

Ambas as coberturas estão muito acima das metas estipuladas pelo Governo. A meta das operadoras para as redes de quarta geração era de atingir 1.079 municípios e a meta atual de 3G é de 3.917 municípios.

Entretanto, apesar da cobertura da rede 4G chegar a 94,4% da população, apenas metade das pessoas que usam celular possuem acesso real à tecnologia.

Um levantamento divulgado pela Anatel no mês passado mostrou que somente 50,29% dos contratos de internet móvel do país são compatíveis com o 4G.

Para o Telebrasil, as telecomunicações e as Tecnologias da Informação, integradas nas TICs, “têm que ser consideradas como essenciais e estruturantes pelos governos, porque são elas a principal alavanca para o desenvolvimento sustentável, com inclusão social, com geração de emprego e renda de alto valor adicionado.”