17/12/2025
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Telefônica, dona da Vivo, pretende incorporar TDATA

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Estudo está sendo realizado para avaliar benefícios e desvantagens da fusão da empresa com sua subsidiária.


A Telefônica Brasil S.A., dona da Vivo, pretende incorporar a sua subsidiária Telefônica Data S.A. (TDATA). Para isso, está realizando estudos que irão considerar a necessária simplificação da estrutura societária e a concentração da prestação de serviços na companhia.


A TDATA é controladora da Terra Networks Brasil (dona do portal Terra) e da Telefônica Transporte Logística (TGLOG). 


Em comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira (10), a empresa explicou que a possível incorporação “não deverá afetar a estrutura acionária da companhia nem deverá acarretar aumento de seu capital ou emissão de novas ações, dado que o patrimônio da subsidiária já está refletido no da empresa.”

Na semana passada, a operadora informou que irá liberar R$ 2,3 bilhões em juros sobre capital próprio a acionistas da empresa. 

O valor é referente apenas ao lucro líquido do grupo no primeiro semestre deste ano.

A Telefônica explicou que a possibilidade da fusão faz parte de “um processo contínuo de simplificação e promoção de um ambiente de convergência no relacionamento da companhia com seus clientes.”

No entanto, deixou claro que nenhuma decisão foi tomada ainda. Após a finalização dos estudos, o material será apresentado ao Conselho de Administração, o qual irá decidir sobre a fusão.

Veja a estrutura atual das sociedades envolvidas e como ela irá ficar caso a fusão seja aprovada:


ICMS não pode ser cobrado no serviço de conexão à internet

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Primeira sentença favorável a Abrint é dada pela Justiça do Distrito Federal.


A Justiça do Distrito Federal considerou procedente o argumento da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) de que não é pertinente a incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o serviço de conexão à internet.


A Abrint solicitou medida liminar, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, que impede que os governos estaduais autuem os provedores por supostamente não estarem recolhendo o ICMS adequadamente.


A primeira sentença favorável foi dada pela juíza de Direito Substituta Clarissa Menezes Vaz Masili da 1ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

A juíza afirmou que os serviços de Internet ao consumidor final abrangem serviços de conexão e de comunicação multimídia, os quais podem ser oferecidos independentemente ou conjuntamente pelo mesmo fornecedor.

A Abrint espera que essa decisão tenha repercussão positiva nos demais estados nos quais processos semelhantes estão em andamento. 


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O objetivo da associação é mostrar aos estados que o serviço de acesso à internet é composto de duas partes: telecomunicações e Serviço de Valor Adicionado (SVA). 

O ICMS incide sobre a receita de telecomunicações, mas não incide sobre a receita de SVA, conforme entendimento já pacificado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por meio da súmula 334.

Na ação, a Abrint pede a suspensão das ações feitas pelos fiscos estaduais que “objetivam descaracterizar o acesso à Internet como SVA, considerando-o serviço de telecomunicações, em uma tentativa de cobrar o ICMS sobre a totalidade dos serviços.”

O ICMS no setor de telecomunicações pode chegar a 37%, dependendo da localidade onde está situada a empresa. O estado que possui o valor é em Rondônia, seguida do Mato Grosso. 

No Nordeste, os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí celebraram um convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que permite que esses estados reduzam a base de cálculo do ICMS para provedores regionais.

Vivo reformula planos e aumenta franquia de dados no Pós-Pago

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Vivo Família ganha pacotes de até 70GB e pós individual recebe internet em dobro para Netflix e outros apps; reajuste no preço acontece ainda em setembro.

A Vivo aumentou, neste mês de setembro, a franquia de dados móveis de seus clientes pós-pago. O plano mais em conta, que oferecia 5GB ou 6GB de internet, por exemplo, agora passou para 8GB. Já o que era de 8GB foi para 10GB, ou até mesmo 12GB em alguns DDDs selecionados.

A mudança também significará um reajuste no preço dos planos. Antes, o pós-pago base da operadora custava R$ 99,99 por mês. Mas a partir do dia 23 de setembro, o valor aumenta para R$ 109,99 sem serviços digitais inclusos, e R$ 119,99 por mês com direito a alguns apps e benefícios adicionais.






Se considerar os planos mais caros, entende-se que houve até uma diminuição no valor, já que o Vivo Família de 30GB, por exemplo, custava R$ 489,99, e agora passa para R$ 289,99 ou R$ 229,99 em alguns DDDs. O preço por linha e a quantidade de dependentes grátis, porém, também sofrem alterações.
Veja abaixo todos os novos preços e franquias da Vivo:
Nos DDDs 11, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 22, 24, 27, 28, 31, 32, 35, 37, 38, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 92, 93, 94, 95, 96, 97 e 99:

  • Pós 8GB por R$ 119,99
  • Pós 10GB + 10GB Double Play + por R$ 169,99
  • Família 15GB + 15GB Double Play + 1 dependente grátis: R$ 229,99 (R$ 114,99 por linha)
  • Família 30GB + 30GB Double Play + 1 dependente grátis: R$ 289,99 (R$ 144,99 por linha)
  • Família 40GB + 40GB Double Play + 2 dependentes grátis: R$ 399,99 (R$ 133,99 por linha)
  • Família 50GB + 50GB Double Play + 3 dependentes grátis: R$ 499,99 (R$ 124,99 por linha)
  • Família 70GB + 70GB Double Play + 4 dependentes grátis: R$ 599,99 (R$ 119,99 por linha)
Já nos DDDs 16, 21, 33, 34, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 69, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 91 e 98, o que muda é o pacote de internet no plano individual, e o preço nos planos Vivo Família, que ficam até 100 reais mais baratos:

  • Pós 8GB de internet: R$ 119,99
  • Pós 12GB de internet + 12GB Double Play: R$ 169,99
  • Família 30GB + 30GB Double Play: R$ 229,99
  • Família 40GB + 40GB Double Play: R$ 289,99
  • Família 50GB + 50GB Double Play: R$ 399,99
  • Família 70GB + 70GB Double Play: R$ 499,99
Uma curiosidade dessa nova reformulação é que um dos dois planos individuais disponíveis agora inclui uma franquia extra para gastar com aplicativos selecionados de vídeo e música, que seria o Double Play, até então benefício exclusivo de planos Família.
Ou seja, o cliente tem 10GB de internet (ou 12GB, dependendo do DDD), e mais o dobro desta franquia para gastar com YouTube, Spotify, Vivo Música, Vivo Play, NBA e Netflix.
O Vivo Família também ganha uma boa modificada, com pacotes de até 70GB para cinco pessoas sem custo adicional pelo dependente. O que significa que cada linha ganha, proporcionalmente, 14GB por R$ 119,99.
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Ligações ilimitadas

Nos planos pós individuais, as ligações continuam sendo ilimitadas para outras operadoras apenas em chamadas locais. Já os planos Vivo família, todos incluem ligações ilimitadas para qualquer operadora tanto locais quanto de longa distância, desde que usando o código 15.
O envio de SMS é gratuito e ilimitado para qualquer operadora em todos os planos.

Apps e roaming

Todos os planos pós-pago da Vivo, quando escolhidos com os serviços digitais, oferecem alguns outros benefícios. São eles:
  • Apps essenciais ilimitados: Cabify, Easy Taxi, Waze e WhatsApp;
  • Apps com conteúdos exclusivos: Vivo Sync, PlayKids, NBA, NFL, Vivo Família Online, Vivo Educa e Vivo Ubook – e em alguns planos Família HomeFix e Vivo BTFIT;
  • Vivo Bis: internet que sobra para o mês seguinte;
  • Vivo Avisa: recebimento de SMS dizendo quem ligou enquanto o celular esteve desligado (disponível apenas para o titular).
No caso do Vivo Família, todos os planos ainda ganham 100 minutos por mês para ligações internacionais, compartilhados entre as linhas do plano, e, na opção a partir de 30GB, cada linha cadastrada ganha 7 diárias por ano de internet, voz e SMS para usar no exterior.

Que tipo de ‘dependente’ de smartphone é você?

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Segundo estudo da Motorola, mais de 40% dos brasileiros são dependentes de celulares; ainda há os telesapien, teleconscientes, teléfilos e telefanáticos.




Você usa o celular de manhã, antes de dormir e, sempre que pode, mexe no smartphone em seu tempo livre? Então talvez você seja um teledependente, um dos perfis estabelecidos pela Motorola em sua campanha “Phone Life Balance”.

Em uma pesquisa realizada com 20 mil pessoas, a Motorola, empresa que criou o primeiro celular há 45 anos atrás, constatou que 41,52% dos participantes se enquadram justamente nessa característica, de totalmente dependentes do celular. E quanto aos outros?









Bem, 32% foram considerados teleconscientes, que significa que utilizam o celular de uma forma equilibrada. Outros 19% são teléfilos, ou seja, pegam o smartphone na mão a todo o momento, geralmente para ver a hora ou algo simples, mas acabam se distraindo em outras situações automáticas de uso no celular.

Apenas 5,56% dos entrevistados se encaixam no chamado telesapien, que é quando a pessoa utiliza o celular apenas para o básico, que seria ver a hora e fazer ligações, por exemplo. Mensagens de texto, WhatsApp? Quem se enquadra nesse perfil não liga a mínima para isso, nem mesmo em publicar algo em suas redes sociais. Só não deixa de utilizar o smartphone porque entende que a mobilidade pode facilitar o seu dia a dia de alguma forma.
Mas ainda há uma categoria extrema, que só foi “diagnosticada” em 1,5% dos pesquisados: os telefanáticos. Esses seriam aqueles que nunca ficam sem o celular e, caso aconteça, acabam sentindo-se vulneráveis e estressados.
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Reveja as categorias destacadas pela Motorola e reflita: que tipo de dependente de smartphone é você?
  1. Telesapien: usa o celular para o básico. Não gosta de enviar mensagens de texto e nem publicar em redes sociais;
  2. Teleconsciente: tem equilíbrio no uso do celular. Aproveita relacionamentos e sua vida fora do smartphone, e estabelece horas específicas para usá-lo;
  3. Teléfilo: não resiste ao celular. Usa mesmo em momentos de descanso, só porque está ali, e sente ansiedade quando a bateria chega a menos de 10%;
  4. Teledependente: nunca deixa de usar o celular, mesmo quando sabe que é uma “regra” não usá-lo – seja em uma sala de aula, em uma reunião ou enquanto conversa com os amigos;
  5. Telefanático: nunca fica sem o celular – é a primeira coisa que faz pela manhã e a última à noite. Com frequência, se pega olhando para o smartphone sem nem saber o porquê, e prefere as mensagens de texto a falar pessoalmente com alguém, o que chega a atrapalhar o relacionamento com amigos e familiares.
A pesquisa da Motorola, que analisou o comportamento dos usuários com base em respostas de 10 questões on-line, sendo 63% homens e 70% entre 10 e 29 anos, ainda constatou algumas outras curiosidades:
  • 77% dos entrevistados usaram o celular para responder a pesquisa;
  • 76% dizem checar o celular antes de sair da cama;
  • 65% sentem pânico ao pensar que perderam o celular;
  • 44% olham o celular quando seus amigos o fazem;
  • 41% ignoram uma mensagem quando chega, se estão conversando com alguém;
  • 36,8% jantam com a tela do celular virada para a cima;
  • 30,2% levam o celular ao banheiro em 100% das vezes;
  • 27,7% mantêm o smartphone ao seu alcance 24 horas por dia.

TIM Controle com desconto, mas como funcionam as multas?

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Todos os planos controle da TIM estão com até 15 reais a menos na mensalidade, mas cliente pode pagar multa de até R$ 168 caso cancele o plano.

Hoje completam duas semanas desde que a TIM lançou sua nova oferta para o TIM Controle. Aquela, do comercial do “Troca de Chip e Assume”, com paródia cantada por Ludmilla e Rodrigo Hilbert.

Até o dia 30 de setembro, clientes novos e antigos de todo o Brasil podem contratar o TIM Controle Plus, de 4GB (sendo 500MB bônus da conta online), com um desconto de R$ 10 na mensalidade, ou então pagando 5 reais a mais e garantindo o acesso ilimitado às redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.






Quem opta pelo desconto, que faz o plano de 4GB custar R$ 49,99, ainda ganha, por três meses, as redes sociais também de forma ilimitada, como um período de teste. 
O único porém é que passa a funcionar não somente como um “controle”, mas de fato como um plano pós-pago, com fidelização de 12 meses. E cuidado com a pegadinha: mesmo que opte pela promoção somente pelo período de seis meses, a obrigação de permanência continua sendo de um ano. 
O que significa que, se você resolver trocar de oferta ou de operadora nesse período, pagará uma multa por isso. A não ser, é claro, que faça a migração para um plano superior.
Fomos checar o regulamento da promoção “Desconto TIM Controle” para entender como funcionam as multas no TIM Controle, no caso de cancelamento e desistência antes da hora.
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Antes, é importante destacar que o corte no preço não está válido somente para o TIM Controle B Plus, que é o que, até então, custava R$ 59,99, mas sim para todas as opções controle do portfólio da TIM. Sendo assim, os preços com desconto e permanência de 12 meses ficam:
  • TIM Controle Light Plus: de R$ 44,99 por R$ 34,99 (10 reais de desconto)
  • TIM Controle A Plus: de R$ 44,99 por R$ 34,99 (10 reais de desconto)
  • TIM Controle B Plus: de R$ 59,99 por R$ 49,99 (10 reais de desconto)
  • TIM Controle Redes Sociais: de R$ 79,99 por R$ 64,99 (15 reais de desconto)
Essa última opção é referente ao recente lançamento da TIM, que inclui Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Messenger, Telgram, Waze e Easy Taxi 100% à vontade, com navegação que não desconta da franquia mensal do plano. O custo do plano é de R$ 79,99, mas, quem aderir à promoção neste mês, terá direito ao valor promocional de R$ 64,99 por um ano. No final dos 12 meses, o desconto total terá sido de R$ 180.
Quanto à multa em caso de cancelamento, também depende do valor do desconto aplicado mensalmente e proporcionalmente ao tempo que faltaria para o fim da permanência obrigatória. Abaixo estão os valores completos para a consulta.
Para desconto de 10 reais (TIM Controle Light, A e B Plus):
  • Multa para cancelamento no 1º mês: R$ 108
  • Multa para cancelamento no 2º mês: R$ 99
  • Multa para cancelamento no 3º mês: R$ 90
  • Multa para cancelamento no 4º mês: R$ 81
  • Multa para cancelamento no 5º mês: R$ 72
  • Multa para cancelamento no 6º mês: R$ 63
  • Multa para cancelamento no 7º mês: R$ 54
  • Multa para cancelamento no 8º mês: R$ 45
  • Multa para cancelamento no 9º mês: R$ 36
  • Multa para cancelamento no 10º mês: R$ 27
  • Multa para cancelamento no 11º mês: R$ 18
  • Multa para cancelamento no 12º mês: R$ 9
Para desconto de 15 reais (TIM Controle Redes Sociais):
  • Multa para cancelamento no 1º mês: R$ 168
  • Multa para cancelamento no 2º mês: R$ 154
  • Multa para cancelamento no 3º mês: R$ 140
  • Multa para cancelamento no 4º mês: R$ 126
  • Multa para cancelamento no 5º mês: R$ 112
  • Multa para cancelamento no 6º mês: R$ 98
  • Multa para cancelamento no 7º mês: R$ 84
  • Multa para cancelamento no 8º mês: R$ 70
  • Multa para cancelamento no 9º mês: R$ 56
  • Multa para cancelamento no 10º mês: R$ 42
  • Multa para cancelamento no 11º mês: R$ 28
  • Multa para cancelamento no 12º mês: R$ 14
A adesão à oferta fica válida até o dia 30/09/2018.

NET, Claro e Embratel fecham parceria com UNICEF

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Meta do instituto da Claro Brasil é reduzir em 20% a distorção idade-série em 12 municípios do Brasil.

O Instituto NET Claro Embratel fechou, nesta quinta-feira (6), uma parceria estratégica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o intuito de combater o atraso escolar.

A assinatura do acordo aconteceu na sede da Claro Brasil, onde estiveram presentes, para firmar a parceria estratégica, o presidente do grupo, José Félix, e o representante do UNICEF do Brasil, Florence Bauer.


O projeto chama-se Trajetórias de Sucesso Escolar e tem como objetivo estimular a produção de tecnologias educacionais e desenvolver currículos escolares específicos para adolescentes em situação vulnerável.

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No evento desta semana, foi lançado o estudo “Panorama da distorção idade-série no Brasil”, que procurou entender o atraso escolar por etapa de ensino, e também por cor, raça, gênero e regiões brasileiras. 
A parceria com a Claro Brasil tem como meta reduzir, até 2021, 20% da distorção idade-série em 12 municípios do país. O estudante é considerado nessa distorção quando a diferença entre sua idade e a idade prevista para cursar determinada série é de dois anos ou mais.
De acordo com a página do Instituto da Claro, com base em informações do chefe da área de educação do Unicef, existem, hoje, 35 milhões de jovens matriculados no ensino fundamental e no ensino médio no Brasil, sendo que somente 7 milhões frequentam as aulas, mas ainda assim têm defasagem no desempenho escolar.

Veja como deixar o roteador da sua casa mais seguro

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Ajustando alguns itens da configuração do seu aparelho, você irá garantir maior segurança para seus dados e senhas.


O roteador é a peça central da conectividade nos dias de hoje. Por isso, os usuários devem ficar atentos aos problemas relacionados à segurança que o aparelho pode apresentar. 


As configurações de fábrica dos roteadores costumam não ser seguras. O Minha Operadora já mostrou várias situações de riscos oferecidos por esses equipamentos. 


Em junho, por exemplo, a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou que os brasileiros reiniciassem seus roteadores para interromper temporariamente o malware e ajudar na identificação potencial de roteadores infectados.

No mês passado, uma falha de segurança em alguns roteadores D-Link levou os usuários a um site falso do Banco do Brasil. 

Quem tentou acessar o site do Itaú também foi prejudicado, já que hackers conseguiram redirecionar o internauta com um servidor DNS malicioso.

Por isso, é importante que os usuários alterem algumas opções de configuração de seus aparelhos.

Para acessá-las, basta abrir um navegador e digitar o endereço do seu roteador na barra de endereços. 

Em geral, esse endereço é um número que vem escrito na documentação do roteador: 192.168.1.1, 192.168.2.1 e 192.168.1.10 são alguns dos endereços mais comuns, mas esse número varia bastante.

Ao acessar as configurações do seu roteador, faça as seguintes mudanças para melhorar a segurança dos seus dados.

1. Mude o nome de usuário e senha


Quem nunca mudou o nome de usuário e a senha do roteador, deve fazer isso imediatamente. Normalmente, os aparelhos vêm com senhas muito simples e padronizadas, o que facilita uma “invasão”. 

Como a senha fica salva nos seus dispositivos, é interessante que você escolha uma senha forte, com letras maiúsculas e minúscula, números e símbolos. O ideal é que a senha seja trocada de tempos em tempos. 

Normalmente, essa opção fica na primeira página do menu do roteador. Caso não encontre, procure na parte de “segurança” ou “usuários”.

2. Altere o nome da sua rede


Os nomes de redes que vêm junto com os roteadores também costumam ser bastante genéricos. Mude esse nome na opção “Mudar SSID” que fica na parte de segurança. 

Ao mudar o nome da rede, você irá obrigar todos os aparelhos que estavam conectados a ela a se conectar novamente. Assim, caso o seu roteador tenha sido invadido, essa medida já irá solucionar o problema.


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3. Ative criptografia na rede


A criptografia protege a sua rede e o seu tráfego contra pessoas de fora que tentem bisbilhotar para descobrir quais sites você acessa, podendo, até mesmo, roubar seus dados e senhas.

Para ativá-la, acesse a opção de ativar WPA2-PSK ou WPA 2 Personal no menu “Segurança”. Se puder escolher o tipo de criptografia, opte por AES.

Ao fazer isso, você também irá precisar escolher a senha da rede. Essa senha não é a mesma que você usa para acessar as configurações do roteador. É a senha que você precisa digitar para se conectar ao Wi-Fi.

Pense em uma senha forte, com letras, números e símbolos, mas que você consiga memorizar. 

4. Ligue os firewalls


Os firewalls são programas que monitoram e controlam o acesso que os programas do seu computador têm com a rede. Eles ajudam a proteger sua máquina. 

Você pode encontrar o firewall do seu roteador também na parte de segurança, em opções como SPI ou NAT, que você deve ativar. 

5. Desative as redes para convidados


Utilizar a opção de redes para visitantes não é uma boa escolha, já que ela acaba sendo o elo fraco no qual a corrente de segurança se quebra. 

Essa redes para visitantes poderá ser acessada não apenas por seus convidados, mas também por vizinhos ou qualquer outra pessoa. 

O melhor é desativá-la e fornecer a senha da sua rede doméstica às visitas que vierem à sua casa.

6. Atualize o firmware do seu roteador


O sistema do seu roteador recebe atualizações. Essas novas versões trazem novos recursos e consertam falhas de segurança identificadas nas versões anteriores. Então, é uma boa ideia verificar por atualizações regularmente. 

Para fazer isso, vá nas opções de “firmware”, “atualizações”, “sistema” ou “segurança” do roteador. 

Em geral, a atualização precisa ser baixada e, depois da sua instalação, o roteador precisa ser reiniciado. 

7. Desligue o WPS


O WPS permite que novos dispositivos se conectem ao seu roteador apenas com o toque de um botão. 

Essa facilidade de conexão é muito arriscada, já que qualquer pessoa que estiver em um local que chegue o sinal do seu roteador poderá se conectar a ele.

Por isso, a opção mais segura é desativar esse recurso (se ele estiver disponível) e escrever a senha em cada aparelho que você quiser conectar à rede.

Simba oferece primeiro canal pago às operadoras

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No entanto, joint-venture quer que as prestadoras paguem um valor extra pelos novos conteúdos.


A Simba Content finalmente apresentou a primeira proposta de canal pago para as TVs por assinatura. Contudo, as operadoras não demonstraram interesse no canal. 


Em setembro do ano passado, a Simba firmou um acordo com as prestadoras. Uma das condições do acordo era de que a joint-venture apresentasse dois ou três novos canais em um ano.


A Simba é uma joint-venture formada por RedeTV!, SBT e Record e o novo canal seria de variedades, com conteúdo formado pelas três emissoras.

Segundo o site Notícias da TV, ao rejeitar o novo canal, as operadoras disseram que não haveria espaço e nem necessidade no momento para a abertura de um novo canal de variedades.

As prestadoras também não querem pagar para ter um novo canal. 

As emissoras que formam o grupo Simba travaram uma queda de braço com as operadoras após uma mudança na legislação em vigor, preparada para a era digital.


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A legislação prevê que os canais abertos devem ser remunerados por seus sinais na TV paga. Mas as prestadoras se negavam a pagar pelos canais RedeTV!, SBT e Record.

No entanto, Globo e Band, que investiam havia anos na TV paga e tinham outros canais por assinatura, eram remuneradas.

Depois de meses de disputa, as operadoras cederam e decidiram remunerar as emissoras da Simba.

A Simba passou a receber cerca de R$ 0,60 mensais por cada assinante da TV por assinatura do país, embora tivesse exigido R$ 15 no início das negociações.

O valor aumentou em cerca de R$ 120 milhões anuais os faturamentos das três TVs abertas (cada uma com direito a 33,3%). 

Assim, a Simba quer que as operadoras paguem um valor extra pelo novo canal de variedades, o que pesou para que as prestadoras recusassem os novos conteúdos.

Primeira chamada 5G em ondas milimétricas é realizada na Suécia

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As fornecedoras Qualcomm e Ericsson realizaram uma demonstração da rede.


Qualcomm e Ericsson realizaram um teste que foi considerado a primeira chamada bem-sucedida em conformidade com os padrões 5G em ondas milimétricas em um dispositivo móvel.

A demonstração, que foi executada no laboratório em Kista, na Suécia, foi realizada no espectro de 39GHz.


Para realizar a chamada over-the-air (OTA), as fornecedoras utilizaram o modo Non-Standalone, com equipamentos de rádio AIR 5331, produtos de banda base e subsistema de radiofrequência da Ericsson, além de um dispositivo móvel com modem Snapdragon X50 5G da Qualcomm.

Conforme as fornecedoras, a iniciativa é uma continuação dos testes de interoperabilidade anunciados em 2017. 

O objetivo das empresas é demonstrar o compromisso e a capacidade de atingirem marcos que abrem caminhos para lançamentos comerciais compatíveis com a tecnologia de quinta geração em smartphones e outros dispositivos móveis.


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A Qualcomm está empenhada em fornecer o 5G e já até solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) agilidade no processo de destinação de espectro para a tecnologia de quinta geração.

Uma Consulta Pública sobre a proposta de uso da frequência 2,3GHz para o 5G está aberta desde o dia 16 de agosto. 

As contribuições e sugestões à Consulta Pública devem ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (SACP) até o dia 15 de setembro.

No mês passado, a Nokia divulgou ao mercado de fabricantes de dispositivos que já precificou suas licenças 5G

A empresa irá cobrar 3 euros para conceder o licenciamento de uso do portfólio de patentes essenciais de padronização (SEP, na sigla em inglês) da marca. O equivalente a cerca de R$ 14,19 por aparelho.

TIM inaugura 15ª loja digital, agora na Zona Oeste do RJ

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Foco do ponto de venda é na interatividade e experiência diferenciada ao cliente.




A TIM inaugura, nesta quinta-feira (6), uma nova loja totalmente digital em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Localizada no Calçadão de Campo Grande, ela chega como a 15ª unidade da operadora neste formato ao redor do Brasil, e a terceira no estado do Rio de Janeiro.












Até o final do ano, a TIM espera ter cerca de 60 pontos de venda 100% digitais, que reflitam em mudanças importantes no atendimento, na estrutura, no merchandising e no design, alinhados com o novo posicionamento da marca.



O espaço acaba oferecendo mais experiências atrativas aos clientes, com interatividade direta com os produtos e serviços da operadora (TIM music by Deezer, TIM Banca Virtual e MEU TIM, por exemplo), além de módulos específicos, dentro da loja, para fabricantes de aparelhos, lançamentos e degustações.
“Estamos muito felizes com a inauguração da loja de Campo Grande, que é mais um passo na nossa estratégia de oferecer uma experiência diferenciada para os nossos clientes com esta unidade 100% digital”, afirmou Bruno Vasconcellos, Diretor Comercial da Regional Sudeste.
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Ele ainda destacou que a TIM Brasil é uma operadora com sede no Rio de Janeiro e que, por isso, novas lojas neste formato devem ser lançadas na cidade e no estado nos próximos meses. Ainda serão beneficiados, em breve, os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. 
A loja de Campo Grande contará também com um balcão especial para a venda de acessórios para celular, como fones de ouvido, capas e carregadores, que passaram a integrar o portfólio de produtos em pontos de vendas próprios da TIM.
“A digitalização é uma das metas da TIM para os próximos anos e as mudanças do formato físico e do atendimento dos nossos pontos de venda são essenciais para que possamos oferecer essa experiência de consumo inovadora para nossos clientes. Através das estações de degustação interativa, os clientes poderão experimentar serviços que estão incluídos nos nossos planos demonstrando tudo o que eles terão acesso ao se tornarem clientes TIM”, complementa o diretor nacional de lojas próprias da TIM Brasil, Eduardo James.
Dentre as demais inovações, está a degustação interativa em telas touch, o uso de tablets pelos consultores para efetuar vendas, e a senha eletrônica, que é enviada via SMS. Posteriormente, o cliente receberá uma ligação automática com uma breve pesquisa para avaliar o atendimento.
Assinado pelo arquiteto André Piva, o novo conceito foi desenvolvido para dar suporte a uma experiência 100% digital e interativa, além de ser funcional e modular, já prevendo a aplicação futura em outras lojas pelo Brasil. A cara nova da TIM ganha materiais diferentes, cores sólidas e efeitos de luz, e os uniformes dos funcionários, agora assinados pela grife OESTÚDIO, também mudam.