quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Pré X Pós: 18 milhões abandonam linha pré-paga em um ano

O que você achou? 
Em compensação, as linhas pós-pagas já somam 40% do total de linhas móveis no Brasil.

As linhas pós-pagas/controle no Brasil já somam 40%, se considerarmos todos os clientes de celular de todas as operadoras do país.

De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referente ao serviço móvel pessoal (SMP) do mês de julho, o número de linhas no pós aumentou 0,79% em relação a junho, e 13,5% em relação ao mesmo período no ano passado.




Por outro lado, os chips pré-pagos estão cada dia sendo mais cancelados. A queda foi de 0,75% no mês e 11,5% no ano. O que significa que 18,4 milhões de pessoas abandonaram sua linha pré-paga nos últimos 12 meses, enquanto 11 milhões aderiram ao pós-pago ou a um plano controle.

Muitos desses cancelamentos refletem em uma mudança de consumo no usuário de telefonia. Se antigamente ele precisava conciliar as ofertas de duas ou três operadoras para poder falar com sua rede de contatos (considerando a gratuidade de TIM-TIM, Vivo-Vivo, Oi-Oi e assim por diante), hoje ele consegue ter apenas uma operadora para atender sua necessidade.

LEIA TAMBÉM:

A grande maioria dos planos, inclusive pré-pagos, das grandes operadoras, hoje liberam ligações ilimitadas para qualquer número, independentemente de ser da mesma operadora ou não.

É por isso que a base pré-paga de muitas tem diminuído conforme os meses. Porque os clientes estão em busca da operadora ideal, aquela que, com um único chip, consiga oferecer o pacote de internet e minutos que precisa.

Conforme o Minha Operadora divulgou no início da semana, de junho para julho, a Claro perdeu 205.378 clientes em sua base, a TIM -317.484, a Oi -2.594 e a Algar Telecom -11.537. Apenas a Vivo, com +134.268, e a Nextel, com +50.778, ganharam novos usuários.

O mês de julho fechou com 140.826.515 clientes na base pré-paga e 93.922.637 no pós. Desse total, 120,6 milhões (51%) estão em linhas 4G.


7 comentários:

  1. Estou indo na contramão das estatísticas então. Fui pós pago de fevereiro até semana passada numa operadora (Qual prefiro não dizer).

    Estava na Claro Controle acessando Web via meu celular, vi numa operadora concorrente que poderia pegar smartphone gratuito na Refidelização, algo que era não existe nessa dita operadora e me fez pagar por engano durante 6 meses o plano pós.

    Fui até o consumidor . Gov e assim que fui para o Pré pago, pedi portabilidade via SMS para a Claro novamente e estou no Prezão Semanal e estou satisfeito. Por 39,60 reais num mês de 4 semanas, eu tenho 8 GB de dados!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de eu ter um chip da Oi e da Tim, mal utilizo o 4G, ou algum serviço com internet, mais por questão de costume, e não precisar ficar online o dia todo a toa, prefiro entrar pelo wifi em casa de noite.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, dentro do meu círculo familiar , no trabalho e pessoal , o que eu constatei é que muita gente deixando um chip de lado , e migrando pra o pré . Até porque no pré não se tem compromisso de fidelidade , ao contrario. Além , que no pós tem que esperar 12 meses pra atualizar o plano .

    ResponderExcluir
  4. O pós é um caminho sem volta, depois que acostuma ter todos os serviços a toda a hora mudar pro pré é uma chataa adaptaçãão

    ResponderExcluir
  5. Estou na contra mão do mercado. Sempre tive pós, até me dar conta que pagava uma absurdo para ter quase nada.
    Migrei para o Tim Beta e não quero outra vida. Qual operadora me oferece 20GB de internet e 2000 minutos por R$ 55,00

    ResponderExcluir
  6. Acredito que muita gente usa e está aderindo ao CONTROLE, que dá muitos benefícios igual ao pós-pago, e se encaixa num pós-pago, afinal, é paga uma conta e os benefícios são concedidos depois do dia de fechamento da fatura!
    Na minha opinião esse é um dos motivos do “pós-pago” estar crescendo tanto!
    E pra finalizar, fui cliente da Vivo por 9 anos ininterruptos, é uma boa operadora em cobertura e sinal, mas o que me fez deixá-la é a forma mercenária de ser! Deu o braço a torcer ao liberar o WhatsApp ilimitado há pouco tempo e AINDA não liberou ligações nacionais ilimitadas para qualquer operadora!
    O dia que fizer isso, talvez eu volte pra mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem usei essa desculpa para a atendente que me ligou insistindo para eu aderir o vivo controle

      Excluir