15/03/2024

Será que a TIM vai perder a liderança no pré-pago?

Operadora tem perdido mais clientes no pré-pago que concorrentes.



As operadoras TIM, Claro e Vivo fecharam o mês de julho de 2018 quase que empatadas em participação no mercado de pré-pago. 


A TIM vem perdendo clientes do setor desde 2016 e fechou julho de 2018 com 26,3% de market share


A Claro veio ganhando clientes a partir de 2016, mas estagnou, fechando julho deste ano com 26,2% de participação no mercado pré-pago. 

A Vivo vem crescendo desde 2015 e no último levantamento estava com 26%. A Oi segue na lanterna com 20,8% de market share.

Se as tendências atuais se mantiverem, a TIM deve terminar este ano na terceira colocação em market share de pré-pago.



Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em um ano, 18,4 milhões de pessoas abandonaram linhas pré-pagas


Segundo consultoria especializada em telecomunicações Teleco, a base de pré-pago do Brasil está encolhendo devido ao abandono do 2º chip pelos usuários e migração para planos controle do pós-pago.




No entanto, a TIM tem apresentado perdas maiores neste segmento que as demais operadoras, mesmo descontando a migração do pré para o pós-pago.

A TIM, por outro lado, não parece estar preocupada com estas perdas, que ocorrem principalmente nos pré-pagos que não fazem recarga recorrentemente. 

Conforme dados do Teleco, o pré-pago recorrente, que representava 22% dos pré-pagos da TIM no segundo trimestre de 2017, passou a representar 50% desta base no segundo trimestre deste ano. 

Neste período, a TIM perdeu 7,6 milhões de pré-pagos, mas 9 milhões passaram a ser recorrentes. 

A meta da operadora é que o pós-pago represente 50% de sua base em 2020. 

Na realidade, todas as operadoras estão apostando na migração dos clientes para o pós-pago, que é mais lucrativo. 

Segundo projeções da consultoria GlobalData, nos próximos cinco anos, a proporção de aparelhos pré-pagos em uso deverá cair 10 pontos percentuais na América Latina.

48 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
48 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários