18/12/2025
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Latam e Air France oferecem conectividade em voos

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Companhias aéreas fecharam parceria com a Gogo e irão oferecer três tipos de serviços.


As companhias aéreas Latam e Air France passaram a oferecer conectividade Wi-Fi em seus voos nacionais desde a última quinta-feira (27). O fornecedor escolhido por ambas as empresas é a Gogo, por meio da plataforma 2Ku.


Na Latam, inicialmente, o serviço de conectividade estará disponível em nove aeronaves modelo A319, com a meta de chegar até o final do ano em 30 aviões, que operam tanto no Brasil como em países da América Latina.


Na Air France, o serviço chamado Air France Connect estará disponível em 22 aeronaves de longa distância e oito de curta e média distância até o final de 2018. A previsão é de completar toda a frota até 2020.

No início desta semana, a Aeromexico também anunciou que irá oferecer um sistema de internet à bordo em parceria com a Viasat.

Tanto Latan como Air France irão disponibilizar três tipos de serviços: Mensagens, Navegação e Navegação+ (no caso da Latam) e Stream (no caso da Air France).

A opção de mensagens irá permitir que o usuário se conecte a e-mails e aplicativos, como WhatsApp e Messenger durante o voo. 

A Air France irá disponibilizar essa opção gratuitamente para os clientes. Já a Latam irá cobrar R$ 7,50 por hora de uso. 

A opção de Navegação permitirá que os clientes acessem qualquer site ou aplicativo. A Latam cobrará R$ 12 por hora de uso ou R$ 20,50 pelo voo completo. 

Já a Air France nomeou essa opção como Plano Surf e cobrará 3 euros (cerca de R$ 14,10) para toda viagem em voos de curta distância e 18 euros (cerca de R$ 84,65) para voos de longas distância. O cliente também poderá optar por pagar por hora de uso que custará 8 euros (cerca de R$ 37,65).


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O Stream/Navegação+ permitirá que os usuários acessem streaming e façam download durante o voo. 

O preço da Navegação+ da Latam é de R$ 27,50 a hora ou R$ 36,50 o voo completo. 

Já a Air France irá cobrar 30 euros (R$ 141,12) para que os clientes possam usar o Stream durante todo o voo.

A Latam pretende reunir na plataforma Latam Play a conectividade e o sistema de entretenimento. O aplicativo está disponível para iOS e Android. 

Nele é possível acessar mais de 80 filmes, 300 séries e 2,8 mil músicas, além de mapas de voo, notícias, programação para crianças e conteúdo da publicação Vamos.

Assim, para poder acessar o Wi-Fi da Latam, os clientes terão que baixar o Latam Play antes do voo. 

A companhia aérea disse que a base do Latam Play é de 4 milhões de downloads nos países onde a empresa opera.

A empresa também ressaltou que pretende trazer para a plataforma o serviço de TV ao vivo. Mas ainda não há data para funcionamento da nova modalidade.

Já a companhia aérea francesa passará a oferecer gradualmente serviços adicionais e entretenimento, como informações detalhadas de voos, compras e conteúdo de filmes, séries e documentários para assistir pela plataforma Connect.

Lembrando que a TIM, em parceria com a Gogo, está oferecendo 30% de desconto na contratação do serviço de acesso à internet em voos com a companhia aérea Gol. O desconto é válido até a próxima quarta-feira (3).

Anatel prorroga gratuidade em ligações de orelhões em 11 estados

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Oi não cumpriu as metas de disponibilidade de orelhões em funcionamento nessas localidades.



As ligações locais e de longa distância nacional originadas de orelhões da Oi permanecerão gratuitas até 31 de março de 2019 em nove estados da região Nordeste e dois da região Norte.


A gratuidade está valendo para os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas e Amapá.


A gratuidade deveria terminar no próximo domingo, dia 30, em todos os estados. Mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou a gratuidade porque a Oi não cumpriu as metas de disponibilidade de orelhões em funcionamento nestes estados.

Já em Roraima, as ligações poderão ser cobrada a partir da próxima segunda-feira (1º). 

Segundo a agência, as chamadas irão permanecer gratuitas até que as metas de disponibilidade sejam alcançadas. 


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A Anatel realizou a aferição da quantidade de orelhões em funcionamento da Oi em 30 de agosto deste ano. 

Uma nova medição deverá ser feita em 28 de fevereiro do ano que vem. Ela vai indicar os estados em que as ligações poderão ser cobradas a partir de 1º de abril de 2019. 

A tabela abaixo apresenta os percentuais de disponibilidade de orelhões da concessionária Oi verificados pela Anatel em 30 de agosto. 


Todos os Planos Pós da Claro ganham opção de adicionar dependentes

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Operadora apresenta novos Planos Família, com aplicativos ilimitados, franquia extra para vídeo e novo plano internacional.


A Claro mudou todos os seus planos pós-pagos para a modalidade família. Ou seja, a partir desta sexta-feira (28), os clientes terão a possibilidade de incluir linhas dependentes a qualquer plano pós por um preço muito mais em conta. 


Assim, os planos família da Claro ficaram mais flexíveis e customizáveis, se adequando ao perfil e tamanho de qualquer família. 


A inclusão de dependentes é opcional e a quantidade máxima de linhas varia conforme o tamanho do plano. 

Por exemplo, no plano mais barato, que conta com 15GB de internet por R$ 119,99 mensais, é possível adicionar mais uma linha igual pagando mais R$ 39,99 por mês.

Ou seja, por R$ 159,98, o cliente tem direito a duas linhas com 7GB de internet mais 7GB no Extra Play, ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil e uso liberado dos aplicativos WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter, Waze, Cabify, Easy Taxi e Claro Música.

Os 15GB de internet precisam ser compartilhados entre as duas linhas, mas ambas podem falar ilimitadamente e navegar nos apps citados à vontade.

O Extra Play foi anunciado na última quinta-feira (27) pela operadora e veio substituir o “Noites em Claro”.

Agora, o dobro da franquia vale para usar os aplicativos YouTube, Netflix, NOW e Claro Vídeo em qualquer horário.  

Conforme o diretor de marketing da Claro, Marcio Carvalho, a operadora completou 15 anos neste mês de setembro e está aproveitando a festividade para renovar seu portfólio e o compromisso de sempre trazer o novo para os clientes. 

“Os novos planos representam a mais completa solução móvel do mercado, capazes de atender toda a família com muito mais conforto e muito mais simplicidade. Quem combina Claro e NET, tem ainda mais vantagens, o que valoriza quem usa nossos serviços de forma integrada e convergente, acessando o melhor conteúdo em todas as telas”, explica.


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Conta Internacional


A partir de agora, o plano de 15+15 GB da Claro passa a contar com o Passaporte Américas

Ou seja, o titular da linha pode utilizar o celular em 18 países da América como se estivesse no Brasil. No entanto, o plano de 15+15 GB não inclui o Passaporte Europa.

Já os planos 30+30 GB e 60+60 GB continuam incluindo os Passaportes Europa e Américas, permitindo ao titular da linha utilizar o celular no exterior, em mais de 60 países

A franquia principal do plano (30GB ou 60GB) pode ser utilizada também nos países compatíveis com a oferta e falar ilimitado com telefones do Brasil ou do país visitado.

Os planos “Conta Internacional” ainda garantem acesso ao Claro Idiomas by Busuu para ajudar na comunicação mundo afora.

O Extra Play, que permite acesso aos aplicativos de vídeo, é válido apenas no Brasil.

Quem combina ganha mais


A Claro e a NET iniciaram recentemente um novo movimento de comunicação para promover as vantagens de se tornar um cliente das duas marcas. Em conjunto, as operadoras oferecem o Combo Multi.

A novidade é que, ao adquirir um dos novos planos Família da Claro junto com um plano de banda larga, TV por Assinatura ou telefonia da NET, o cliente ainda leva o dobro de internet, em casa ou no celular. 

No caso da móvel, a oferta é válida para a franquia do plano, sem considerar bônus de portabilidade ou o Extra Play. 

Já no caso da banda larga fixa, o cliente leva o dobro da velocidade contratada sem custo adicional. 

Quem tem um plano de TV da NET ou da Claro TV, assiste os conteúdos dos seus canais preferidos no app do NOW, que também faz parte do Extra Play no celular da Claro.

Comcast irá comprar participação da Fox na SKY

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Transação deverá custar cerca de R$ 162 bilhões.


A Twenty-First Century Fox irá vender sua participação na SKY para a Comcast. A operação deverá custar US$ 40 bilhões (cerca de R$ 162 bilhões).  


A SKY é uma rede de televisão britânica, não relacionada à companhia homônima brasileira, esta detida pela AT&T por meio da DirecTV.


No último sábado (22), a Comcast venceu a Fox em um leilão que garantia o controle da SKY, segundo a agência de notícias Reuters. 


No leilão, o preço final foi de £ 11,63 bilhões (cerca de R$ 61,6 bilhões) pela participação 39% da Fox na SKY. 

É importante lembrar que a Disney comprou a Fox por cerca de R$ 264 bilhões. A negociação foi realizada em julho. 

A Fox havia previamente concordado em vender a participação na SKY para a Walt Disney Co, como parte de um acordo separado.


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Na última quarta-feira (26), a Disney disse que concordava com a decisão da Fox de vender sua participação na SKY. 

O estúdio também informou que a venda da participação, juntamente com a alienação da Fox Sports Regional Networks (RSNs), reduziria o montante da dívida na compra dos ativos da Fox.

O valor da venda também irá ajudar a empresa a investir em sua marca da Disney direto ao consumidor, oferecendo lançamento no final do próximo ano.

Para a Reuters, o presidente-executivo da Sky, Jeremy Darroch, contou que “há quase 30 anos, Rupert Murdoch arriscou-se a lançar a Sky e, no processo, mudou a forma como assistimos à televisão para sempre.”

“Com a 21CF (Twenty-First Century Fox) anunciando sua intenção de vender suas ações para a Comcast, fechamos um capítulo e, ao mesmo tempo, abrimos outro”, concluiu o presidente-executivo.

Claro lança portfólio Pós-Pago totalmente renovado aos clientes

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O ‘Noites em Claro’ agora é ‘Claro Extra Play’, com bônus de internet para Netflix, NOW e YouTube; redes sociais e outros apps passam a ser 100% ilimitados.

O que você espera de um plano pós-pago? Ligações à vontade? Redes sociais ilimitadas? Assistir à Netflix e outros apps de streaming sem descontar da franquia? Internet no 4.5G? Roaming internacional acessível? Pois parece que, desta vez, a Claro pensou em tudo para agradar o seu cliente.


A operadora está transformando o seu portfólio pós-pago nesta sexta-feira (28), com várias mudanças de uma só vez. Para começar, deu um basta ao “Noites em Claro”, que dava o dobro de internet do plano para o cliente usar apenas de madrugada. Agora, o dobro da franquia vale para usar em qualquer horário com YouTube, Netflix, NOW e Claro Vídeo.










Agora, o benefício se chama “Extra Play”. Ao contratar o plano de 7GB por R$ 119,99, por exemplo, o cliente ganha mais 7GB para usar com os quatro aplicativos de vídeo, o que para muitos pode dar uma folga no pacote de internet, já que são os aplicativos que mais consomem internet do plano.



Mas, e quanto às redes sociais? Sim, elas também gastavam muita internet para quem é Claro Pós. Só que agora, mais uma novidade da operadora é o lançamento de aplicativos 100% ilimitados. O cliente passa a navegar no Instagram, Facebook, Twitter, Waze, Cabify, Easy Taxi, além de Claro Música e WhatsApp totalmente à vontade e sem preocupação com desconto na franquia mensal.

É mais ou menos o que a TIM fez em seu mais recente portfólio, quando passou a incluir apps ilimitados. No pós da Vivo, também existe o benefício, mas apenas com o que chamam de “apps essenciais”, que inclui os de mobilidade e o WhatsApp, além da oferta de “Double Play” (o dobro da internet) para YouTube, Spotify, Netflix, Vivo Música, Vivo Play, NBA e agora, mais recentemente, o Tidal. Quanto à Oi, reformulou seus planos pós em abril com o Oi Mais Digital, incluindo várias assinaturas de apps de vídeo, mas sem nenhum tipo de zero rating.
A Claro ainda tem o diferencial de poder ofertar o NOW de forma ilimitada e sem exigir nenhuma assinatura extra do cliente, já que a NET faz parte do mesmo grupo da companhia.
Ainda há a terceira grande novidade da Claro, que é a inclusão do Passaporte América a partir do plano de 15GB + 15GB de R$ 179,99. Desde julho o benefício já existe, mas somente quem pagava mais de R$ 250 por mês conseguia incluir o serviço, que permite que o cliente use o plano e todos os seus benefícios em países do exterior, sem nenhum custo adicional para o titular da conta.
Fora isso, os planos incluem de 1GB a 5GB extras em caso de portabilidade numérica, além de serviços exclusivos Claro e ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora.
Veja abaixo como ficaram os novos planos pós-pago da Claro:
  • 7GB + 7GB no Extra Play (+1GB na portabilidade = 15GB) por R$ 119,99 (R$ 109,99 no débito automático)
  • 10GB + 10GB no Extra Play (+2GB na portabilidade = 22GB) por R$ 139,99 (R$ 129,99 no débito automático)
  • 15GB + 15GB no Extra Play (+3GB na portabilidade = 33GB) por R$ 179,99 (R$ 169,99 no débito automático)
  • 30GB + 30GB no Extra Play (+4GB na portabilidade = 64GB) por R$ 259,99 (R$ 249,99 no débito automático)
  • 60GB + 60GB no Extra Play (+5GB na portabilidade = 125GB) por R$ 399,99 (R$ 389,99 no débito automático)
Os planos ficaram um pouco mais caros, mas os benefícios de redes sociais à vontade e internet extra para aplicativos selecionados são válidos para todos os planos acima. São eles:
  • Extra Play: para usar com YouTube, Netflix, NOW e Claro Vídeo em qualquer horário
  • Apps 100% ilimitados: WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter, Waze, Cabify, Easy Taxi e Claro Música
  • Apps exclusivos gratuitos: Claro Notícias, Claro Banca, Claro Games e Claro Idiomas by Busuu
No caso dos dependentes, os preços por linha são os mesmos, o que muda é a quantidade de linhas para ativar:
  • Plano de 7+7GB: 1 linha por R$ 39,99 por mês
  • Plano de 10+10GB: até 2 linhas por R$ 39,99 por mês cada linha
  • Plano de 15+15GB: até 3 linhas por R$ 39,99 por mês cada linha
  • Plano de 30+30GB: até 4 linhas por R$ 39,99 por mês cada linha
  • Plano de 60+60GB: até 5 linhas por R$ 39,99 por mês cada linha
Lembrando que o plano de 30GB ainda tem o Passaporte América incluso sem custo para o titular, e os planos de 60GB e 120GB incluem tanto o Passaporte América quanto o Passaporte Europa.
Com o lançamento dessa nova oferta, ainda mais agressiva para o mercado de telefonia móvel, a Claro mostra que não quer ficar para trás de jeito nenhum.
Aliás, vai completar um ano desde que a Claro ultrapassou a TIM como segunda operadora móvel do Brasil, posição onde ficou até hoje. Com ofertas que se atualizam constantemente no Pós e no Prezão, a impressão que dá é que a operadora quer mesmo, agora, é disputar pela liderança.
Será?

Assinantes da SKY vão perder mais dois canais da grade

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A partir de 31 de outubro, operadora tira dois canais da HBO de seu pacote de TV por assinatura.

A operadora de TV por assinatura SKY está alertando seus assinantes sobre a saída de mais dois canais na grade de programação.

Em 31 de outubro, os canais HBO Plus E (123) e o Max Prime E (129) deixam de fazer parte do line-up. Apesar disso, a programação continuará disponível nos canais HBO Plus e Max Prime.






Pouca coisa mudava entre os canais tradicionais e os canais “E”, como o horário de transmissão dos conteúdos. De toda forma, são mais dois a deixar a SKY, assim como ocorreu com os canais Esporte Interativo, oficialmente substituídos nesta última terça-feira (25).
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Os canais que entraram no lugar do EI foram o TNT Séries, no 150, o TNT Séries HD, no 550, o Tooncast, no 62, e o TruTV HD, no 551.
Quanto ao HBO Plus, que permanece na grade da SKY, continua disponível no canal 122 e 522 em HD, enquanto o Max Prime pode ser acessado no 128 e 528 HD. Os canais HBO premium que continuam na SKY são o HBO, HBO 2, HBO Plus, HBO Family, HBO Signature, Max, Max Up e MaxPrime.
Os assinantes começaram a ser notificados sobre a saída dos dois canais nesta semana. Também neste mês de setembro, a operadora anunciou a saída dos canais cortesia Polishop TV (32 e 432 HD), a partir de 7 de outubro, e o Joias VIP (33 e 433 HD), em 31 de outubro.

RecargaPay oferece até R$ 20 em contas e recarga de celular

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Em ação especial, aplicativo disponibiliza bônus para clientes de todas as operadoras até amanhã, mas promoção pode ser repetida semana que vem.

O aplicativo RecargaPay está com uma promoção, entre hoje (27) e amanhã, 28 de setembro, que oferece até R$ 20 grátis em recarga de celular e pagamento de contas.

Desse valor, R$ 10 podem ser utilizados para o pagamento de contas e mais R$ 10 para as recargas de celular, que são válidas para todas as operadoras.






A empresa quis lançar uma ação especial entre o fim e início de mês pensando naquelas pessoas que têm várias contas para pagar e buscam alguma maneira de economizar. O aplicativo RecargaPay trabalha com o chamado “cashback”, que significa que uma parcela do dinheiro pago pelo aplicativo volta para o usuário, como uma forma de fidelizar o cliente.
A ideia é que todas as transações – que envolvem não só o pagamento de créditos no celular, mas também recarga de bilhete único, crédito para Uber ou outra conta bancária –, acumulem valores de cashback na carteira digital do usuário.
A promoção atual da fintech está disponível apenas para quem realizar a primeira compra do serviço. Ou seja, se você já recarregou o celular pelo RecargaPay, não conseguirá os R$ 10 off, mas caso não tenha utilizado algum outro serviço disponível no app, esta também acaba sendo uma oportunidade para economizar. Segundo a empresa, esse dinheiro poderia ser utilizado eventualmente também para economizar em outras recargas.
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A ativação da oferta ocorre por meio do cupom GRATIS20, que deve ser preenchido no campo “Adicionar cupom de desconto”.
Para realizar a recarga de celular, o usuário precisa escolher o número (seu ou de terceiro) que receberá o crédito, além do valor e a forma de pagamento, junto com o cupom. No caso de pagamento de contas, a transação funciona como em outro aplicativo de banco: é possível escanear o código de barras ou inserir manualmente o número.
Em seguida, é só escolher a forma de pagamento e inserir o código ao final da transação. Além do cashback, outras vantagens que o app do RecargaPay oferece é a opção de realizar os pagamentos com o cartão de crédito, o que ajuda para quem acumula milhas ou quer fazer algum parcelamento em até 12 vezes. 
O RecargaPay já tem 10 milhões de downloads pelo Google Play e costuma lançar novos cupons de desconto com certa frequência.
Ao Minha Operadora, a empresa informou que possivelmente haverá uma extensão da promoção na próxima semana, já que na segunda-feira se inicia o mês de outubro e, geralmente, é o período onde mais há contas para pagar.
Conforme informou o RecargaPay, de acordo com dados do Serasa Experian, hoje há pelo menos 61,6 milhões de brasileiros em situação de inadimplência e, entre julho de 2017 e julho de 2018, o número de devedores no segmento utilities (que engloba gastos como luz, água e gás) cresceu de 17,4% para 19,4%, o que representa 11,95 milhões de brasileiros.

4G/LTE cresceu 43% em um ano

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Tecnologia já conta com 42,3% de participação de mercado.



O número global de conexões 4G, também conhecida como LTE, cresceu 43% entre junho de 2017 e junho deste ano, segundo a 5G Americas. 


Do primeiro trimestre de 2018 para o segundo trimestre, a participação de mercado da LTE cresceu 3,8 pontos percentuais, subindo de 38,5% para 42,3%. 


Assim, se até o final de março havia 3,2 bilhões de conexões LTE no mundo, no final de junho já eram 3,6 bilhões

A região da América Latina e o Caribe teve um crescimento anual ainda mais expressivo que o mundial, aumentando em 52% o número de conexões. 

Ao final do segundo trimestre, a LTE registrava 241 milhões de conexões em redes comerciais LTE em todos os países da América Latina. 

O potencial de crescimento do 4G ainda é grande na América Latina, onde milhões de usuários são atraídos pela sua capacidade e a crescente cobertura. 

Mas a maior participação de mercado da LTE ainda continua sendo na América do Norte, com 77% e 376 milhões de conexões LTE.


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A previsão é que o 4G continue crescendo no mundo inteiro e atinja mais de 5,6 bilhões de conexões até 2022

Assim, daqui quatro anos, a LTE deverá registrar uma participação de mercado de 60%. 

O 5G deve começar a acumular conexões no final de 2018 e deve registrar 400 milhões de conexões no mundo inteiro até 2022.

Os Estados Unidos já estabeleceram as regras para o leilão das faixas de frequência que poderão ser utilizadas pelas operadoras para transmitir sinal do 5G. O leilão deve ocorrer em novembro.

No entanto, segundo a 5G Americas, mesmo com a iminência da tecnologia de quinta geração, a LTE deverá continuar evoluindo suas redes para o LTE-Advanced e o LTE-Advanced Pro.

A instalação de redes LTE continua e, no meio de setembro, a TeleGeography (GlobalComm) divulgou 609 redes comerciais LTE no mundo inteiro, e 267 destas operadoras já migraram para a LTE-Advanced.

Vivo inaugura loja no Rio com conceito inovador e coworking

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Operadora também está promovendo uma ação para fãs de games em comemoração à inauguração do espaço.



A Vivo inaugurou, nesta quinta-feira (27), uma nova loja no Centro do Rio de Janeiro, com um conceito inovador. O ambiente conta com espaços inovadores e áreas de degustação de serviços, acessórios e smartphones. 


Além disso, os clientes poderão desfrutar de um espaço de coworking criado pela operadora na nova loja.


A novidade permitirá aos visitantes trabalharem utilizando os tablets disponíveis no local.

O local de 340 metros quadrados foi completamente reformado. A Vivo trouxe um ambiente totalmente conectado, flexível e tecnológico para os consumidores.

O objetivo da loja é proporcionar uma experiência completa para o cliente, oferecendo 15 posições de atendimento.

O local também conta com espaço exclusivo e aconchegante que remete ao ambiente de casa para experimentação do Vivo TV, banda larga e acesso a games.

A playlist executada na loja foi desenvolvida especialmente para a Vivo por meio de uma curadoria especializada e com tratamento acústico para que a experiência seja única e acolhedora.

Outro diferencial da nova loja é o Guru tecnológico que irá garantir o melhor atendimento ao cliente com a consultoria dos especialistas em tecnologia da Vivo.

A nova loja salienta o valor das conexões do ponto de vista humano traduzindo o posicionamento da marca, Vivo Tudo.

“Estamos buscando a migração dos tradicionais Pontos de Venda (PDV) para Pontos de Experiência (PDX) e, para isso, temos pesquisado e estudado muito sobre as práticas mais inovadoras em diversos segmentos e marcas no Brasil e fora do país”, explica o vice-presidente de B2C da Vivo, Marcio Fabbris. 


Experiência de games


Inaugurada nesta quinta-feira (27), a loja já abre promovendo uma ação para fãs de games. 

Os consumidores que forem à nova loja poderão degustar games na Sala Multiuso, que foi ambientada juntamente com a Motorola. 

O projeto conta com duas cadeiras e ficará à disposição dos visitantes até dezembro

Esta ação faz parte do programa “Acontece na Vivo”, uma iniciativa com diversas frentes de atuação para reforçar a proposta de encantamento.

O projeto conta com workshops gratuitos, eventos realizados com empresas parceiras (fabricantes, programadoras, entre outras) e inauguração de novas lojas voltadas para experiência. 

Atualmente, as ações são para os públicos infantil, gamers, amantes da tecnologia, arte e cultura, e muito mais. 

Existe ainda o workshop ‘Descomplicando a Tecnologia’ para o público 60 anos+, no qual os clientes podem se inscrever emwww.vivo.com.br/acontece-na-vivo.

A loja está localizada na Avenida Rio Branco, 156, no Centro do Rio de Janeiro e seu funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h. 

Telefonia no Brasil está entre as mais baratas do mundo

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Preço do minuto do celular caiu 43% nos últimos cinco anos.

Os serviços de telefonia do Brasil estão entre os mais baratos do mundo, conforme pesquisa realizada pela consultoria especializada em telecomunicações Teleco. 


O custo médio por usuário brasileiro, em dólares, é de US$ 3,9. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (26).


O Brasil ocupa o quarto lugar do ranking, ficando atrás somente de China (US$ 1,8), Rússia (US$ 2,7), Índia (US$ 3,1) e Portugal (US$ 3,6).

Para realizar o levantamento, o Teleco considerou um total de 100 minutos de chamadas, sendo 70% voltados para ligações para celulares da mesma prestadora, 15% para chamadas para outras prestadoras móveis no Brasil e 15% em ligações para telefones fixos (da própria prestadora ou de outras) também nacionais.

De acordo com a pesquisa, o preço do minuto do celular com impostos despencou de R$ 0,15, em 2016, para R$ 0,09 atualmente. Nos últimos cinco anos, a queda foi de 43%. 

O estudo mostra também redução de 15% no preço da telefonia fixa. Na banda larga fixa, o valor médio mensal por 1MB caiu 44%, passando de R$ 8,21 para R$ 4,62, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), levantados no mesmo período.

Os preços poderiam ser ainda mais baixos levando em conta que o Brasil impõe a maior carga tributária entre todos os mercados pesquisados. 


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Os impostos cobrados no país representam 43% da receita líquida das empresas, quase o dobro do segundo colocado, a Argentina (26%) e 14 vezes mais que os da China (3%). 

Apenas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no setor de telecomunicações pode chegar a 37%, dependendo da localidade da empresa, já que o imposto é estadual.

A estratégia brasileira para reduzir custos se ancorou, principalmente, na oferta de serviços conjugados

Queda nos lucros


Uma das causas da redução dos valores de telefonia é a grande competição no mercado brasileiro.

Apesar de trazer benefícios para os consumidores, a acirrada concorrência acarretou em queda nos lucros das operadoras nos últimos anos. 

A Oi, por exemplo, precisou fazer um plano de recuperação judicial no ano passado para tentar sanar a dívida de R$ 65 bilhões.

A Nextel também está em apuros. A NII Holdings, dona da Nextel no Brasil – com 70% de participação -, contratou o grupo Rotschild para ajudá-la a vender seu controle da operadora brasileira de celular.