17/12/2025
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Vivo fecha parceria com o Tribunal de Justiça do Rio

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Em busca de economia e mais agilidade para tratar ações judiciais, TJRJ agora terá acesso ao banco de dados da operadora.


A Vivo assinou, nesta quarta-feira (26), um contrato de parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Diante disso, o Poder Judiciário fluminense terá acesso a um sistema da operadora com todas as informações de seus clientes que também sejam ou autor ou réu de algum caso.

A ideia é que a justiça possa economizar tempo e dinheiro para buscar endereços, quando a localização do indivíduo seja desconhecida, assim como agilizar os processos relacionadas à operadora.


Nos casos de ação contra a Vivo, seja por cancelamento de linha telefônica, pela quebra de sigilo ou alguma outra situação de lesão ao consumidor, a Vivo terá acesso às informações diretamente em sua plataforma. Isso evitaria a longa espera para ter uma reclamação e até ação judicial analisada.
“Atualmente, temos que pagar aos Correios para que um ofício de intimação chegue à operadora, o que também traz demora ao processo judicial”, explica o diretor da Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR) do TJRJ, Carlos Gralato. “Conseguiremos reduzir este tipo de gasto, além de trazer mais rapidez processual”, completa.
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Para o vice-presidente jurídico da Vivo, Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira, o convênio entre a empresa e a Justiça deve atender aos preceitos de “celeridade processual” estabelecidos por lei, que significa a agilidade e rapidez nesse tipo de atendimento.
“O convênio entre a Telefônica e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro permitirá maior agilidade no atendimento às necessidades de informações do Poder Judiciário, bem como a otimização de recursos, pela Telefônica”, afirmou Oliveira.
De acordo com o TJRJ, apenas magistrados e servidores selecionados anteriormente ao contrato poderão ter acesso ao sistema.
Além da Vivo, outras empresas com quem o Tribunal do Rio já firmou parceria incluem a Ceg, a Light e o Banco do Brasil.

Nove milhões de postes estão hoje em situação crítica nas ruas

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É por isso que Anatel e Aneel abrem consulta pública para decidir medidas para limpar os postes, garantir mais segurança e preparar a chegada do 5G.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) querem buscar medidas para limpar os postes de energia elétrica usados pelas operadoras de telefonia. Hoje há 46 milhões de postes, sendo que 9 milhões estão saturados e em situação crítica.

É por isso que as agências estarão realizando uma tomada de subsídios, uma consulta pública até o dia 31 de outubro, sobre o compartilhamento de postes. Elas pretendem fazer uma análise de impacto regulatório e uma atualização da resolução atual que cuida do assunto.









De acordo com as entidades, o aumento na demanda pelas redes de telecomunicações é que tem saturado a ocupação dos postes. E a ideia, agora, é fazer uma “limpeza” para oferecer mais segurança e preparar a chegada do 5G. 

Em entrevista, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse que a questão da competição hoje é muito maior do que antigamente, depois da desestatização. “São 40 milhões de acessos na telefonia fixa, 18 milhões de acessos de TV por assinatura, 5 mil operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia e 31 milhões de acessos de banda larga fixa no país”, explicou.
Para a Aneel, toda essa bagunça acaba reduzindo a vida útil dos ativos de energia elétrica e aumentando o custo operacional das distribuidoras que prestam serviços, além de comprometer a segurança da rede elétrica.
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As demandas da Comissão de Resolução de Conflitos das Agências também têm aumentado. Neste ano, elas receberam 182 demandas, principalmente em relação aos preços de fixação dos cabos das operadoras.
A tomada de subsídios também vai receber sugestões sobre o preço do compartilhamento dos pontos de fixação dos postes, que é de R$ 3,19.
O diretor geral da Aneel, André Pepitone, contou que a receita obtida atualmente pelas distribuidoras com esse compartilhamento é de R$ 1,2 bilhão, mas R$ 720 milhões são direcionados às tarifas, com um alívio médio de 0,4% nas tarifas de energia. “Nossa expectativa é que, quando tudo estiver regularizado, principalmente nos grandes centros, esse percentual de redução na tarifa alcance 1,2%”.
Segundo o superintendente da Anatel, Abraao Balbino, a Eletropaulo já retirou 10 toneladas de cabos, que estavam sem uso ou eram clandestinos, dos postes em alguns bairros de São Paulo.

Metas para Universalização da telefonia fixa foram aprovadas

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Conselho Consultivo da Anatel também elegeu novo presidente e vice-presidente.


As propostas do Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) da telefonia fixa e o Relatório Anual da Anatel de 2017, foram aprovadas, nesta quarta-feira (26), pelo Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As propostas serão encaminhadas a diretoria do órgão regulador. 


A não realização da revisão legal do modelo regulatório de telecomunicações foi criticada pelo representante de entidades da sociedade no Conselho Consultivo e relator da análise da proposta de PGMU, Leonardo Bortoletto.


Para ele, “(a revisão) daria maior efetividade e qualidade à destinação dos valores decorrentes de eventuais desonerações e fundos existentes.”


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Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estão em estudos propostas de destinação dos saldos resultantes da futura alteração do PGMU em estruturas de telecomunicações ligadas a telefonia fixa, mas que poderiam também suportar transmissão de dados.

Nova diretoria


Na reunião desta quarta-feira (26) também foi eleito o novo presidente do Conselho Consultivo da Anatel. O escolhido foi André Borges, que é integrante do conselho desde maio deste ano. 

O advogado Kleber Gomes foi eleito para a vice-presidência. Kleber está no Conselho desde agosto de 2017. Os mandatos como presidente e vice-presidente vão até abril de 2019.

Show da Vivo com Nicki Minaj causa alvoroço nas redes sociais

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Milhares de brasileiros usaram a hashtag #NickiMinajBrasilMeLeva e até uma famosa que já criticou a Vivo na internet pediu ingressos para a operadora.




A Vivo realiza nesta quarta-feira, 26 de setembro, um show inédito e exclusivo com Nicki Minaj. O evento é fechado para convidados e, como é a primeira vez que a cantora internacional vem para o Brasil, o assunto deu o que falar nas redes sociais, onde milhares de pessoas se mostraram decepcionadas por não terem a chance de comprar ingressos para ver a artista nos palcos.


Logo de manhã, a hashtag #NickiMinajBrasilMeLeva tomou conta do Twitter, ficando em oitavo lugar nos TTs (Trending Topics), entre os assuntos mais comentados pelos brasileiros. 










Milhares de pessoas acabaram pedindo ingressos para irem ao show de Nicki Minaj, que acontece no Credicard Hall, na cidade de São Paulo. Com o evento, que foi promovido como forma de oficializar a parceria da operadora com o serviço de streaming de música Tidal, a Vivo de fato conseguiu chamar a atenção dos brasileiros.


Até mesmo a celebridade da internet Romagaga Guidini, que tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e quase 260 mil inscritos no YouTube, chegou a fazer um vídeo pedindo por ingressos para a Vivo:




O mais curioso é que não é a primeira vez que a web celebrity menciona a Vivo em suas postagens. Só que das últimas vezes, não foi para fazer nenhum pedido, e sim para criticar os seus serviços. No ano passado, Romagaga chegou a dizer que ficaria sem internet “porque a merda da Vivo estava em manutenção”. Ela gravou um vídeo falando com a atendente, que informava que o sistema da operadora estava fora do ar.



Poucos meses antes, Romagaga havia postado outro vídeo detonando a operadora, dizendo que “de Vivo não tem nada” e que “estava pior do que a TIM”. Falou sobre possíveis processos, que reclamaria sobre a Vivo no Procon e na Anatel.

Agora, no entanto, o vídeo mencionando a operadora foi em um tom mais brando, questionando Nicki Minaj sobre vir ao Brasil só para um evento fechado e sugerindo que a Vivo e a Tidal poderiam convidá-la para o show.

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Não teve jeito. A única forma de conseguir ir ao show por meio da Vivo foi através do resgate especial promovido pelo Vivo Valoriza, que aconteceu exclusivamente no dia 21 de setembro, às 15h. 
Para participar da possibilidade de ganhar um par de ingressos, os clientes precisaram ter 2 mil pontos para trocar, embora o resgate nem fosse garantido. A operadora havia deixado claro que o número de ingressos disponíveis era limitado.

Ainda assim, várias pessoas se frustraram com o “presente”.
O usuário @mr_reedies, no Twitter, informou que foi sabotado pela operadora no resgate de pontos. “Até abri reclamação no Reclame Aqui, porque eles disseram que eu efetuei o resgate antes da hora, sendo que o link nem tava disponível :(“, desabafou, também usando a hashtag #NickiMinajBrasilMeLeva.
Uma outra pessoa, sob o nome @telles_real, ameaçou processar a operadora por um suposto boicote. Além desses dois usuários, vários outros marcaram o perfil oficial da Vivo nas redes sociais, criticando a forma com que foram oferecidos os ingressos.
Veja alguns tweets abaixo:

Conselheiro da Oi desiste do cargo em novo Conselho de Administração

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Marcos Duarte Santos tomaria posse como membro do novo conselho, mas por razões pessoais e profissionais renunciou ao cargo.

A Oi enviou um comunicado, na noite desta quarta-feira (26), informando aos acionistas e ao mercado em geral a renúncia do conselheiro Marcos Duarte Santos.

Ele tomaria posse no cargo de membro do novo Conselho de Administração da Oi, que teve eleição e definição de todos os nomes durante a última Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu no dia 17 de setembro.


Os motivos do conselheiro incluem “razões supervenientes de ordem pessoal e profissional”, embora mais detalhes não tenham sido passados pelo presidente do conselho de administração da companhia.
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Em nota, a Oi informou que “expressa o mais profundo agradecimento ao Sr. Marcos Duarte Santos pela dedicação durante seu mandato como membro do Conselho de Administração, reconhecendo as contribuições e resultados significativos atingidos, em particular no processo de recuperação judicial da Companhia”.
O conselho de administração da Oi deve nomear, em breve, um substituto ao cargo.
Fora Marcos Santos, o novo conselho agora tem Eleazar de Carvalho Filho como presidente do conselho, além dos membros Henrique José Fernandes Luz, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, Marcos Bastos Rocha, Marcos Grodetzky, Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana, Paulino do Rego Barros Jr., Ricardo Reisen de Pinho, Rodrigo Modesto de Abreu e Wallim Cruz de Vasconcellos Junior.

Vivo TV divulga canais que irão substituir Esporte Interativo

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Novos canais que serão exibidos pela operadora irão agradar os fãs de esportes e as crianças.


A Vivo TV divulgou, nesta quarta-feira (26), os canais que substituirão o Esporte Interativo e o Esporte Interativo 2 em sua programação. 


Por uma decisão da própria programadora Turner, os canais não farão mais parte da grade de canais de TV por assinatura no Brasil.


A partir de agora, os clientes dos pacotes Ultra HD TV e Ultra HD Futebol TV passam a ter disponível o canal Fox Sports 2.

Já os clientes dos pacotes Ultimate HD TV, Ultimate HD Futebol TV, Full HD TV, Full HD Futebol TV e demais pacotes que possuía os canais do Esporte Interativo passam a ter disponíveis os canais ESPN Extra e Nat Geo Kids, respectivamente.

Lançado em 2014, o Fox Sports 2 transmite principalmente campeonatos internacionais de futebol e campeonatos automobilísticos. Na programação, o canal ainda conta com programas de análises do desempenho dos times nas competições. 


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O canal ESPN Extra exibi uma seleção de conteúdo esportivo da ESPN. Os telespectadores podem acompanhar jogos do futebol brasileiro, como os Brasileirão Sub 20 e SUB17, e o melhor do futebol internacional nos campeonatos Espanhol, Inglês, Alemão, holandês e Italiano. 

Já o Nat Geo Kids é um canal dedicado a crianças entre 3 e 11 anos. Sua programação possui desenhos, programas de exploração, ciência, aventura, conservação do ambiente e séries infantis.

As operadoras Oi TV, NET, Claro TV e SKY já anunciaram os novos canais que irão preencher o espaço vago na grade de programação.  

Com a dança das cadeiras causada pela saída dos canais do Esporte Interativo, a SKY voltou a assumir a liderança no número de canais em HD

A Vivo TV conta com 78 canais em HD e ocupa a quarta posição do ranking.

Yahsat quer levar banda larga para 30 mil localidades

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Operadora se cadastrou para atuar no programa “Internet para Todos”.


A Yahsat quer levar conexão banda larga a preços mais baratos para mais de 30 mil localidades que ainda não tem acesso à internet. 


A empresa é uma operadora de satélite dos Emirados Árabes que comprou posição orbital brasileira. 


A operadora irá se cadastrar no programa “Internet para Todos” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTIC). 

No momento, estão sendo feitos os últimos preparativos para a empresa dar início à venda no varejo do satélite Al Yah3, lançado no primeiro semestre. 

O Internet para todos irá levar conexão às localidades sem acesso, com menos imposto, pois não será cobrado o ICMS (imposto estadual) na prestação de serviço.

O programa já conta com mais de 100 empresas cadastradas, o que significa que não será apenas uma exclusividade da Telebras, que era uma preocupação das operadoras.


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A Telebras só poderá participar se o Tribunal de Contas da União (TCU) liberar. 

Por enquanto, a estatal só foi autorizada a realizar o atendimento ao programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) em 98 pontos de conexão via satélite.

Os pontos liberados pelo TCU estão localizados na fronteira do Brasil com a Venezuela, nos estados de Roraima e Amazonas, onde está sendo registrada grande migração.

A Yahsat pretende atender ao mercado brasileiro fora das 300 grandes cidades brasileiras. A operadora irá investir nos mais de 4 mil municípios brasileiros que têm menos de 30 mil habitantes. 

A operadora Correios Celular também está interessada levar a telefonia móvel para as localidades onde o programa Internet para Todos irá atuar.

SKY e Oi TV abrem sinal dos canais FOX Premium

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Séries e partidas de futebol do Campeonato Espanhol fazem parte da programação no período promocional.

As operadoras de TV por assinatura SKY e Oi TV vão abrir o sinal dos canais FOX Premium a partir desta quinta-feira, 27 de setembro. 


O período promocional para assistir ao FOX Premium 1 e FOX Premium 2 gratuitamente irá até o dia 1º de outubro. Ao longo de todo o final de semana, portanto, os clientes poderão acompanhar as atrações de séries originais e também de futebol.









Na SKY, a oferta é válida apenas para os clientes pós-pago HD. O FOX Premium 1 fica no canal 544 e o FOX Premium 2 no canal 545.

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Entre os destaques da programação está a exibição de partidas do Campeonato Espanhol (La Liga Santander), com as disputas entre Rayo Vallecano e Espanyol na sexta-feira (28), às 16h, Real Sociedad e Valencia no sábado, às 8h, e Barcelona e ATH Bilbao às 11h. 
No domingo, dia 30, o canal tem a transmissão de Villarreal x Valladolid, às 11h. Além de partidas do Campeonato Espanhol, o FOX Premium traz séries de sucesso como Vikings, Homeland, The Walking Dead e Outlander.

Viasat fornecerá sistema de internet à bordo para Aeromexico

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Sistema será instalado em 18 novos aviões da companhia aérea, podendo ser estendido a outras 60 aeronaves.


A Aeromexico irá implantar o sistema de internet à bordo da Viasat. O anúncio foi realizado na última segunda-feira (24) pela norte-americana.


O sistema será instalado em 18 novos aviões Boeing 737 MAX. No entanto, haverá a opção para que a rede seja estendida para outras 60 aeronaves


A Viasat já iniciou as instalações de primeiro ajuste de linha dos equipamentos. 

A Aeromexico optou pela Viasat devido a capacidade de aproveitamento do satélite ViaSat-2, bem como os futuros satélites que a empresa lançar.

Assim, a companhia aérea considerou a norte-americana como a empresa capaz de oferecer a melhor qualidade de serviço. 

A Aeromexico considerou que a Viasat possui uma maior confiabilidade de Wi-Fi durante o voo, oferecendo uma melhor e mais consistente experiência on-line aos seus passageiros.


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Outra qualidade da internet de bordo da norte-americana é a rápida velocidade, garantindo que os passageiros e a equipe tenham recursos avançados de streaming, download e navegação web.

Outra característica que chamou a atenção da companhia aérea é o desempenho de alto valor da internet, já que o sistema de satélites da Viasat oferece capacidade significativa e largura de banda competitiva às rotas de voos da Aeromexico.

A abordagem de Wi-Fi a prova de futuro durante o voo da Viasat dará a Aeromexico acesso ao sistema avançado de comunicações via satélite e às inovações de aeronaves para atender às crescentes demandas de banda larga dos aviões totalmente conectados.

Com essas características, os passageiros da Aeromexico poderão desfrutar de streaming e navegação de internet ideais durante as viagens.

A tripulação também poderá permanecer conectada para fornecer serviços aprimorados aos passageiros. 

As equipes de operações no solo também serão beneficiadas, já que poderão realizar tarefas de manutenção quando o avião estiver voando a 35.000 pés.

Minha Oi atinge a marca de 10 milhões de cadastros

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Entre os usuários cadastrados, 41% são clientes ativos.


O aplicativo Minha Oi atingiu a marcar de 10 milhões de assinantes cadastrados. Desses, 41% são usuários ativos. 


Segundo a operadora, o volume e downloads mensais do app já havia quadriplicado ao longo de 2017.  


Em agosto deste ano, o aplicativo de relacionamento da Oi já havia atingido a mesma marca de downloads de 2017, projetando um crescimento de 45%. 

Em junho deste ano, o Minha Oi se tornou o app de relacionamento digital mais procurado no Google entre o de todas as operadoras.

Pelo Minha Oi, o cliente acessa rapidamente sua conta detalhada e pode optar pela conta online, deixando de recebê-la em papel para recebê-la por e-mail. 

O incentivo para que as pessoas migrem para as contas digitais faz parte da transformação digital da Oi, que teve início no ano passado.
A meta da prestadora é emitir digitalmente 90% das contas até o final deste ano.

Para a operadora, com a conta digital, o cliente consegue gerenciar melhor seus custos e a empresa recebe o pagamento dentro do prazo, beneficiando ainda o meio ambiente com a eliminação do papel.

“Além disso, não é preciso realizar login para obter dados simples de pagamento de conta, como código de barras, valor e vencimento. Pelo acesso rápido o cliente pode imprimir, copiar ou compartilhar via e-mail para pagar no site do banco ou em qualquer outro local de pagamento (inclusive casas lotéricas)”, acrescenta o presidente da Oi, Eurico Teles. 

Por meio do aplicativo, os clientes Pré e Controle também conseguem realizar a troca de minutos por dados e vice-versa. 

O aplicativo Minha Oi é gratuito e está disponível para download nas lojas da Google Play e Apple Store.