13/03/2024

Claro completa 15 anos hoje; relembre os marcos da operadora

Primeira a trazer as tecnologias 3G, 4G e 4,5G ao Brasil, a operadora já contou com diversos famosos para ajudá-la a divulgar seus serviços.


A operadora Claro está debutando e já dançou valsa com muita gente nesses 15 anos de história. Líder em velocidade 4G no Brasil, conforme relatório da OpenSignal, a operadora foi considerada a melhor prestadora de serviço de internet de 2017 pelo nPerf.


Mas você se lembra da trajetória percorrida pela Claro para chegar até aqui? 


Em comemoração aos 15 anos da operadora, celebrado nesta quarta-feira (19), fizemos uma linha do tempo para relembrar os marcos da Claro.  

2003 – Claro chega ao Brasil


Tudo começou quando a Telecom Américas resolveu unificar suas seis operadoras de telefonia móvel regionais no Brasil: Americel (centro-oeste, Acre e Rondônia), ATL (Rio de Janeiro e Espírito Santo), BCP Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte), BCP SP (área metropolitana de São Paulo), Claro Digital (Rio Grande do Sul) e Tess (interior e litoral do estado de São Paulo). 

No dia 19 de setembro de 2003 foi anunciada a consolidação de todas essas operadoras sob uma única marca: a Claro.

A marca, então, começou suas operações no Brasil com o slogan “Nós escutamos”. No entanto, no ano seguinte, a operadora já mudou seu slogan para “Claro que você tem mais”.


2005 – 18,6 milhões de clientes


Em 2005, a Claro já estava consolidada no país e atingia seu primeiro marco em número de usuários, alcançando 18,6 milhões de clientes. 

2006 – Expansão para América Latina


A partir de 2006, a América Móvil, decidiu adotar a marca Claro para outros países da América Latina

O primeiro país a receber a nova operadora foi o Chile, com a aquisição da SmartCom PCS. Logo depois a marca Claro foi lançada na Guatemala, Nicarágua e El Salvador.

Nesta época, a operadora adotou o slogan “Claro, a Vida na sua mão” no Brasil e a atriz Carol Castro chegou a fazer participações em comerciais da marca. 

2007 – Lançamento do 3G


A Claro foi a primeira operadora a trazer o 3G para o Brasil, em novembro de 2007. 

A tecnologia aprimorava a transmissão de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeochamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços. 

2008 – Vice-líder em telefonia móvel


Em agosto de 2008, a Claro roubou da TIM a vice-liderança no mercado brasileiro de telefonia móvel. 

Neste mesmo ano, a Claro foi pioneira em defender a portabilidade e o direito de escolha do consumidor. Por isso, trouxe um novo slogan para a marca: “Escolha”.

Foi também neste ano que foi ao ar o primeiro blog corporativo de uma operadora brasileira

2009 – Presente em todo o Brasil


Em abril de 2009, a Claro passou a ter presença nacional. A última região a receber os serviços da operadora foi o triângulo mineiro. 

Neste ano, os clientes também passaram a acessar pelo celular as principais redes sociais do mundo, como Facebook, Twitter e YouTube.  

2010 – Ronaldo Fenômeno assume o Twitter da Claro


Em 2010, a Claro inovou nas redes sociais ao trazer o jogador Ronaldo Nazário, conhecido como “o fenômeno” na época, para “cuidar” do Twitter da marca. 

O Twitter da Claro mudou até de nome, passando para @RonaldoClaro, se tornando o perfil oficial do jogador.

A primeira ação de Ronaldo com a operadora foi comentar, via Twitter, a atuação dos jogadores da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010. Quem se lembra?


O jogador fez anúncios para a marca em todas as mídias até 2014, quando se encerrou a parceria.


2011 – Pioneirismo no Combo Multi


Em 2011, NET, Claro e Embratel, todas de propriedade da América Móvil, se uniram para lançar o primeiro produto no mercado que combinou serviços de TV por assinatura, telefone fixo, celular e internet (Combo Multi).

Neste ano, o jogador Neymar entrou para o time de garoto-propaganda da Claro e passou a participar da websérie #CLAROFICAADICA, juntamente com Ronaldo e o humorista Marco Luque.

Neymar seguiu com a Claro até 2016.


2012 – Chegada do 4G


Em 2012 muita coisa aconteceu! Entre elas, a chegada do 4G no Brasil trago pela Claro. 

Em março de 2012, foram criados a Claro TV, a partir da mudança no nome da Via Embratel; e o Claro Fixo, derivado da renomeação do Livre da Embratel. 

Com isso, a marca Claro ingressou também no segmento de TV por assinatura e telefonia fixa.

Nesta época, a operadora já estava presente em mais de 2.000 municípios brasileiros e usava o slogan “Compartilhe cada momento”. 

Neste ano, a Fernanda Lima também atuou como garota-propaganda da marca e o Rodrigo Hilbert fez algumas participações especiais em comerciais. 

2013 – Facebook e Twitter Grátis


Em 2013, a Claro quebrou novas barreiras ao liberar o acesso às principais redes sociais: Facebook e Twitter. Os usuários já podiam navegar por esses aplicativos de graça.

Também foi em 2013 que a internet compartilhada chegou, serviço que permite aos usuários navegar em diferentes plataformas com a mesma internet.

2015 – Tiago Leifert entra para o time


Em 2015, Tiago Leifert passou a ser o garoto-propaganda da marca. Segundo especulações da imprensa na época, o apresentador ganhou um cachê de R$ 1 milhão para fazer um único anúncio. 

Nesse ano, a operadora estava usando o slogan “É você quem faz o agora”. 

Foi em 2015 também que a América Móvil decidiu incorporar as empresas Embratel e NET sob a tutela da Claro, que passou a ser uma companhia aberta (mas sem ações negociadas na Bolsa de Valores), porém mantendo as marcas.

2017 – Primeira a trazer o 4,5G


No ano passado, a Claro trouxe o 4,5G para o Brasil, que tem velocidade de navegação até 10 vezes mais rápida que o 4G tradicional.

Para promover a novidade, a operadora ainda contratou a cantora Anitta que ajuda a marca a repercutir o slogan “Você merece o novo” até hoje. 

2018 – Rumo ao 5G e IoT



Recentemente, a Ericsson anunciou que fará um teste com a tecnologia 5G no Brasil em parceria com a operadora Claro. 


A nova tecnologia para a telefonia móvel deverá se tornar comercial somente em 2020

Atualmente, a Internet das Coisas (IoT) é uma das prioridades da Claro


A empresa planeja o lançamento de serviços em três verticais: carros conectados, casas inteligentes e cuidados especiais com crianças, idosos e animais de estimação. 

A Claro é líder no segmento de TV por assinatura e no de banda larga fixa com 50,2% e 30,4% de market share, respectivamente.
Em telefonia móvel, a operadora ocupa a segunda posição, com 25,1% de market share. 

25 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
25 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários