18/12/2025
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5G irá contribuir para que municípios adotem a Lei das Antenas

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Abrintel enfatiza que a chegada das redes de quinta geração irá aumentar o número de antenas no Brasil.


A chegada do 5G no Brasil poderá contribuir com o desejo de órgãos públicos, indústria e operadoras: o de modernizar as regras referentes a antenas em cidades brasileiras.


Em agosto, uma força-tarefa composta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a indústria de equipamentos e as prestadoras de telecomunicações viajou pelas principais capitais brasileiras para mostrar aos municípios a necessidade de se adotar a Lei Geral das Antenas.


Mesmo a legislação tendo sida aprovada em 2015, apenas o Rio de Janeiro e Goiânia conseguiram criar normas baseadas nas diretrizes dessa lei.

Segundo a Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel), as regras atuais das cidades já estão ultrapassadas.

Conforme a associação, as estações rádio-base (ERBs) eram maiores quando as normas foram criadas. 

Outro problema é que as operadoras esbarram em várias limitações quando tentam instalar uma nova torre.

De acordo com dados da Abrintel, o Brasil tem 90 mil antenas destinadas à telefonia móvel, considerada inferior ao ideal – no mínimo, 300 mil antenas. 


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O número de antenas no Brasil é o mesmo existente na Itália, que possui é do tamanho de um único estado brasileiro, o Rio Grande do Sul. 

O ideal seria existir uma ERB para cada 1 mil ou 1,5 mil habitantes – algo distante da realidade brasileira.

A associação acredita que a chegada da tecnologia de quinta geração irá pressionar para a instalação de mais antenas, uma vez que as faixas maiores exigem a sua expansão. 

Assim, as cidades teriam que criar novas normas para a implantação de mais torres.

A Anatel começou a estudar algumas faixas para serem usadas pelo 5G. No mês de agosto, a agência abriu Consulta Pública sobre a proposta de uso da frequência 2,3GHz para as redes de quinta geração.

O órgão regulador também estuda a possibilidade de utilização da faixa de 3,5 GHz para a tecnologia.

Os Estados Unidos já estabeleceram as regras para o leilão das faixas de frequência que poderão ser utilizadas pelas operadoras para transmitir sinal das redes 5G.

TIM investe em cobertura com 11 novos biosites no Nordeste

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Diferentemente das torres tradicionais, a solução de biosite da TIM, expandida agora em Pernambuco, é mais moderna e sustentável.

A TIM quer continuar investindo em cobertura e por isso instalou, neste ano, 11 biosites no Recife e em cidades do interior de Pernambuco, o que inclui regiões turísticas. Até o final de 2018, a operadora ainda pretende instalar outros 17 novos biosites no estado.

O biosite aparece como uma solução tanto para ampliar a cobertura de voz e dados em áreas conhecidas como “de sombra”, ou seja, onde as Estações Rádio Base (ERB) tradicionais não costumam alcançar, como em áreas onde há alta densidade de tráfego.


O projeto de ampliação dessa solução procura atender o crescimento do uso de dados que é previsto para os próximos anos, mas com uma infraestrutura mais moderna de fibra ótica, que acaba oferecendo tecnologias mais avançadas aos clientes, além de se tratar de um projeto mais sustentável.
“A capacidade desses equipamentos é similar à das torres tradicionais. Nos locais onde ativamos a solução, conseguimos perceber um aumento de tráfego em torno de 30% já nas primeiras análises, o que demonstra a demanda por mais capacidade e velocidade de banda larga móvel na região”, afirma Ageu Guerra, gerente de Engenharia de Redes da TIM no Nordeste.
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O biosite foi desenvolvido e patenteado pela TIM e conta com tecnologia 100% nacional. Sua aparência é praticamente igual à de um poste de iluminação, com 18 metros de altura, o que causa menor impacto urbanístico em comparação às tradicionais torres de telefonia.
Entre as vantagens do equipamento estão o custo-benefício e a rápida instalação, que pode ser concluída em até 10 dias. Segundo a operadora, a estrutura metálica é capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma Estação Rádio Base no interior de sua própria estrutura. 
As antenas são percebidas como um prolongamento do próprio poste, sem a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar, conforme mostra a imagem abaixo.

Presidente da SKY anuncia saída da companhia

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Em comunicado interno, Luiz Baptista afirma que os resultados da SKY estão ótimos e que o negócio não corre risco com sua saída.

O atual presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista (Bap) Rocha, anunciou, por meio de comunicado interno na sexta-feira (28), a sua saída da companhia.

“Chegou a hora de eu me despedir da SKY… Eu sempre tive planos para o meu futuro, e agora o futuro chegou!”, escreveu Rocha.






O CEO explicou que havia adiado seus planos de sair da SKY por conta de uma possível IPO, uma oferta pública inicial de ações, que deveria ocorrer por meio da empresa Vrio. Como não houve continuidade ao processo e, segundo Bap, a IPO nem deve acontecer em um futuro próximo, ele resolveu se desligar da empresa.
Rocha afirma estar saindo em um momento ideal, pois “os resultados estão ótimos e a empresa está indo bem”, o que fará com que sua saída não cause nenhum risco ao negócio da SKY.
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Em seu comunicado, o CEO agradeceu a AT&T, dona da SKY, por permitir com que liderasse a SKY no Brasil em tempos turbulentos, e também prestou uma mensagem de agradecimento a outras empresas, como a Globo, a DirecTV, aos parceiros da SKY e em especial ao seu time, que fez questão de elogiar.
Apesar de não informar a data oficial de sua saída, a carta é claramente uma despedida já de sua jornada estratégica na companhia. Por enquanto, ainda nenhum substituto foi anunciado, mas em breve a SKY deve se pronunciar sobre o assunto.
Atualmente, a operadora de TV por assinatura também espera um posicionamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a fusão da AT&T com a Time Warner, que pode gerar um impacto no Brasil. Caso essa transação não seja aprovada aqui, existe a possibilidade que a AT&T tenha que vender a SKY, embora nada ainda tenha sido declarado nem pela Anatel nem pela Ancine.
Veja a carta completa de despedida escrita pelo CEO da SKY:

Vivo realiza debate sobre dados e tecnologia; assista ao vivo

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“Manifesto por um novo Pacto Digital” é o evento promovido pela operadora, que acontece na manhã desta segunda-feira.

A Vivo está lançando, nesta segunda-feira, 1º de outubro, o “Manifesto por um novo Pacto Digital”, um encontro com executivos da empresa e especialistas para falar sobre os impactos da tecnologia nos dias de hoje.

O encontro já está acontecendo e pode ser acompanhado por meio de transmissão ao vivo no link https://manifestodigital.terra.com.br. Entre os assuntos abordados, muito está sendo falado sobre o uso de dados (Big Data) por parte da operadora e como eles podem ajudar o consumidor em uma personalização de serviços.









Entre os participantes do debate estão Eduardo Navarro, presidente da Vivo, Christian Gebara, COO da Vivo, e Camilla Tapias, vice-presidente de Assuntos Corporativos da companhia.

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O painel é moderado pelo jornalista Pedro Dória, com a participação de Ronaldo Lemos, advogado, professor, pesquisador e especialista em tecnologia, mídia e propriedade intelectual, e também da pensadora digital Martha Gabriel, autora de best sellers, como “Marketing na Era Digital”, “Educ@r: a (r)evolução digital na educação” e “Você, Eu e os Robôs: Pequeno Manual do Mundo Digital”.
O Teatro Vivo, localizado em São Paulo, está sendo o palco do ‘Manifesto por um novo Pacto Digital’, que teve início às 9h. A ideia do evento é convocar a sociedade e o governo para acompanhar e discutir os impactos que a tecnologia têm em nossas vidas. Segurança e uso de inteligência artificial para análise de dados também entram na discussão.

Pequenas operadoras já detêm 20% do mercado de banda larga

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Evento da Anatel destacou crescimento e apoio às chamadas PPPs, prestadoras de pequeno porte.

O evento “Conecta Brasil”, que aconteceu na última sexta-feira (28), na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), teve como principal enfoque as prestadoras de pequeno porte (PPPs), que são aquelas operadoras que têm até 5% do total de usuários de banda larga. Hoje, o segmento detém 20% do market share total do serviço.

Durante o seminário, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, destacou que as PPPs são importantes porque promovem competição e levam a internet para áreas afastadas de grandes centros urbanos. Se somar todas elas, as prestadoras ultrapassam a 3ª colocada no ranking de banda larga, que é representada pela Oi.


“Em março de 2017, as PPPs já detinham market share de 9%, já em junho de 2018 foi de 20%. Houve um crescimento de 907%, três vezes mais que a média de crescimento do setor como um todo”, destacou o conselheiro Leonardo de Morais, sobre a infraestrutura dessas empresas.
Conforme o Minha Operadora noticiou neste domingo, o segmento de banda larga continua em expansão. Considerando as grandes operadoras e as PPPs, o crescimento de assinantes no último ano foi de 8,62%.
Para o conselheiro e presidente do Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de serviços de telecomunicações, Emmanoel Campelo, as empresas precisam de incentivo e do apoio da Anatel. Ele defendeu questões de segurança jurídica e pediu uma revisão na regulamentação para uma possível redução de obrigações, que, segundo ele, não pode ser igual às exigidas das grandes operadoras. 
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De acordo com a Associação NeoTV, que reúne dados sobre provedores de internet, em 2.603 municípios as PPPs possuem mais de 50% do mercado do setor, principalmente em cidades pequenas. O presidente da Abrint, Basílio Peres, acredita que não há um número exato que defina quantas PPPs existem no Brasil atualmente, e que a falta de informação deve acontecer pelo receio de fiscalização e o desconhecimento das obrigações regulatórias.

Internet via satélite

O evento também trouxe o painel “Contribuição do satélite para atendimento a provedores e consumidores”, que destacou o crescimento do segmento. Atualmente, há 17 satélites brasileiros em operação, além de 37 satélites estrangeiros autorizados e quatro satélites não geoestacionários. 
Em 2021, espera-se que 20 satélites brasileiros estejam em órbita. De acordo com a Anatel, a expectativa de crescimento da capacidade ofertada é de 110%, devido à entrada da banda KA. 
Como principais vantagens do satélite estão a cobertura ampla, a rápida implantação e a facilidade de remanejamento, atrelada à contratação por banda e parcerias comerciais.
Por outro lado, o custo acaba sendo o principal problema, devido à ausência de fabricante nacional, que torna o satélite caro.

Depois de expansão, TIM Live registra alto crescimento em agosto

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Banda larga cresce de julho para agosto, com cerca de 32 mil novos assinantes; apenas Oi Velox perde clientes na base.

O TIM Live começou a se expandir para fora do eixo RJ-SP em agosto deste ano, e parece que a chegada ao Nordeste e em novas cidades, além do novo foco em internet FTTH, possibilitou um bom crescimento para a TIM no segmento de banda larga.

De acordo com dados apresentados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta semana, o TIM Live cresceu 2,38% de julho para agosto, o maior aumento percentual entre todas as operadoras do país, com cerca de 10,6 mil novas assinaturas em agosto.










Em números totais, a NET/Virtua Embratel ganhou 41.451 novos assinantes e o Vivo Fibra viu sua base aumentar com 16.053 novos contratos.


A SKY Banda Larga e a Algar Telecom também registraram números positivos, com +2.753 e +5.322, respectivamente.




Somente a Oi, mais uma vez, foi a empresa a registrar queda no período analisado. Foram 12.221 assinantes a menos no Oi Velox em agosto, uma queda de 0,20%, bem semelhante ao resultado apresentado em julho.


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O TIM Live ficou na frente em números percentuais, quando comparado à sua base total. Veja o ranking completo de crescimento:

  1. TIM Live (+2,38%) 
  2. Algar Telecom (+0,94%) 
  3. SKY Banda Larga (+0,75%) 
  4. NET Virtua/Embratel (+0,45%)
  5. Vivo Fibra (+0,21%) 
  6. Oi Velox (-0,20%) 

Ao todo, incluindo também operadoras com menor representatividade no mercado, junto com as grandes operadoras, o setor de banda larga registrou aumento de 32.474 assinantes de julho para agosto (+0,10%). O saldo positivo foi de 2.426.004 (+8,62%) se comparado ao período de um ano, entre agosto de 2017 e agosto de 2018. 
Atualmente, há 30.541.955 assinantes de banda larga no Brasil. Desse total, 9,2 milhões são da NET Virtua/Embratel, 7,6 milhões do Vivo Fibra, 6,1 milhões do Oi Velox e 459 mil do TIM Live. A Algar Telecom ainda tem 569.981 assinantes e a SKY Banda Larga 370.826.

Record fecha parceria com a Disney e inclui canais no PlayPlus

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Emissora agora lança canais da TV por assinatura em seu aplicativo de streaming lançado em agosto.

Depois de lançar seu aplicativo de streaming de vídeo PlayPlus em agosto e rapidamente alcançar um bom número de downloads com o serviço, o Grupo Record anunciou uma parceria com a Disney para incluir novas programações em seu app.

Agora, os canais pagos, geralmente ofertados pela TV por assinatura, passam a fazer parte do catálogo do PlayPlus da Record. Os canais em questão são o Disney Junior, Disney Channel e Disney XD.






Os conteúdos do Disney Junior estarão disponíveis no plano PlayPlus, que custa R$ 12,90 por mês, enquanto o Disney Channel e Disney XD aparecem no pacote “Esportes e Kids”, com custo mensal de R$ 32,80.
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É uma forma da Record ganhar com o app como uma espécie de programadora paga. Os assinantes do serviço até têm o direito de assistir à programação do canal RecordTV, do ESPN Extra, PlayKids e alguns podcasts e rádios de forma gratuita no Plano Play, mas o PlayPlus aparece com esse custo mensal por expandir à oferta de produções disponíveis, tanto originais quanto de parceiros.
O acesso 24 horas ao reality show “A Fazenda” também está sendo oferecido dentro do PlayPlus.
Com as inovações em apps de streaming, tanto a Record como outras programadoras estão enxergando grandes oportunidades para ganhar assinantes, e por isso as parcerias serão cada dia mais frequentes, até mesmo entre as operadoras de celular. Em compensação, a TV por assinatura continua em queda no Brasil. Em agosto, a queda foi de 0,2%, com o cancelamento de 37.254 contratos.

Shoptime comemora 23 anos na TV e chega em HD na SKY

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Com aniversário, canal decide reformular sua programação e incluir programas de culinária e game show nesta segunda.



Outubro é o mês de aniversário do canal Shoptime e, para comemorar seus 23 anos no ar, o canal anunciou duas programações inéditas para serem lançadas neste dia 1º de outubro.


O programa de culinária “Que Bom Que Você Veio” é uma das novidades, que será estreada nesta segunda-feira às 20h30, com participação de Flávia Bonatto.






A ideia é apresentar um programa de fato que ensine receitas para receber pessoas em casa, com pratos especiais para cada tipo de convidado. Os episódios incluirão pratos diferenciados e os produtos das marcas do Shoptime devem aparecer na tela.
A outra atração é o game show “Renova”, que será apresentado por Ciro Bottini, apresentador do Shoptime há anos. Os episódios serão parecidos com o que já vemos em outros canais da TV aberta, com famílias competindo em disputas de perguntas e respostas, sendo que os vencedores podem ganhar produtos do Shoptime ou melhorias em seus aparelhos antigos.
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O game show será estreado às 21h também desta segunda, e nas próximas semanas deve ser apresentado às 20h, toda terça-feira.
Em relação às operadoras de TV por assinatura, a grande novidade do Shoptime é que ele chegará em um canal HD, para os assinantes da SKY. A operadora anunciou recentemente a saída de dois canais cortesia de sua grade de programação, o Polishop TV e Joias VIP, mas agora inclui o Shoptime em alta definição, também a partir do primeiro dia de outubro.
O canal também está disponível na NET, na Oi TV e pode ser acessado ao vivo pelo YouTube.

Anatel se encontra com reguladores da República Dominicana

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Modelo de licitações de radiofrequências e TV digital foram assuntos apresentados por Juarez Quadros, presidente da Anatel.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, se encontrou na última semana com dirigentes do Instituto Dominicano de las Telecomunicaciones (Indotel), que é o órgão regulador de telecomunicações da República Dominicana. 

O encontro aconteceu na última quarta-feira, 26 de setembro, na sede da Anatel, e serviu para Quadros apresentar a Luís Henry Molina, o presidente da Indotel, algumas atividades que a agência reguladora brasileira realiza por aqui.






O principal interesse da comitiva foi no modelo de licitações de radiofrequências, assim como o modelo e precificação desenvolvidos pela Anatel. A implantação da TV digital, que aconteceu ao longo deste ano, também foi debatida pelos órgãos reguladores.
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De acordo com a Anatel, o Indotel, hoje, é composto por Calos Cepada, gerente de Espectro, Paola Roa, coordenadora de despacho, Amparo Arango, relações internacionais, e conta com a presença de Alejandro Arias Zarzuela, embaixador da República Dominicana no Brasil, em reuniões técnicas com os superintendentes de Fiscalização Juliano Stanzani e de Outorgas e Recursos à Prestação, Vitor Elisio Menezes.
Em novembro do ano passado, João Cadete de Matos, o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) – órgão que regula o setor em Portugal -, também visitou a Anatel, até mesmo antes de se encontrar com outros países para uma reunião. 
Os institutos e agências de vários países costumam se comunicar para entender os modelos regulatórios sob diferentes perspectivas, e para que assim possam se inspirar em novas soluções e melhorias para os consumidores.

Âncora do SBT Brasil detona NET no Instagram: ‘nunca mais’

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Jornalista Rachel Sheherazade reclamou que estava há cinco dias sem acesso à internet e gastou mais de duas horas tentando resolver o problema.



A apresentadora do telejornal SBT Brasil, Rachel Sheherazade, utilizou o Instagram na última quinta-feira (27) para reclamar da operadora NET para os seus 480 mil seguidores. Com a montagem de uma imagem de um programa do canal por assinatura FOX Sports, o letreiro dizia em letras garrafais: “NET NUNCA MAIS”.




O post causou repercussão e recebeu mais de 2,1 mil curtidas e 150 comentários. Nele, Sheherazade reclama que está sem o serviço de internet há quase uma semana e a NET sequer enviou um técnico para averiguar o problema.



“Cinco dias sem serviço de internet, duas horas em ligações para assistência técnica e a @NEToficial diz que não pode nem mandar o técnico solucionar o problema. O bom do capitalismo é que a gente pode trocar o mau prestador pela concorrência. #Netnuncamais #adeusNet #vivaalivreconcorrencia”, escreveu na legenda da imagem.


Uma colaboradora do Minha Operadora, residente no bairro de Vila Bertioga, cidade de São Paulo, também enfrentou problemas com a conexão da NET. Ao entrar em contato com a companhia, uma gravação informava que os funcionários já estava cientes do problema e que era realmente necessário aguardar uma solução. A opção de chamar um técnico para verificar o problema de forma isolada não estava disponível.


A gravação abaixo mostra que o prazo para solução do problema foi estimado somente para a madrugada do dia seguinte a da ligação. Uma demora que se transforma em terror para quem precisa de internet para trabalhar ou resolver alguma questão pessoal, por exemplo.



Semana complicada para NET/Claro

A semana passada foi turbulenta para o grupo NET/Claro. Logo na segunda-feira (24), a central de atendimento da Claro (1052) ficou indisponível por horas. Ao Minha Operadora, a assessoria de imprensa da empresa disse que “houve instabilidade no acesso ao sistema de atendimento […] com procedimentos de contingência prontamente adotados”.
No dia seguinte (25), um funcionário da Claro foi agredido por um cliente enquanto prestava atendimento em uma loja localizada em um shopping da cidade de São Vicente, litoral do estado de São Paulo. Tudo foi flagrado por uma câmera de segurança instalada no estabelecimento.

O cliente se irritou por causa da dificuldade em cancelar uma linha da Claro, visto que o atendente o informou que ainda seria necessário esperar um prazo de cinco dias para que o cancelamento fosse de fato concluído. Segundo o cliente, o vendedor também “foi irônico ao prestar atendimento”. A operadora lamentou o caso e disse que está prestando a assistência necessária ao contratado da loja.