22 mil concordaram em limpar banheiro público em troca de Wi-Fi

As mesmas pessoas também estiveram de acordo sobre tirar chiclete grudado da calçada e desentupir esgotos, sem saber que se tratava de um teste.

Você concordaria em limpar banheiros públicos após eventos, só para ter acesso à rede Wi-Fi? Incrivelmente, a resposta foi “sim” para pelo menos 22 mil usuários da Inglaterra, embora de forma totalmente inconsciente.

Tudo não passou de um teste da provedora de Wi-Fi britânica Purple, para saber se os usuários costumam ler os termos de serviço antes de clicarem em “concordo”. De fato, o teste comprovou o que a empresa temia.



A provedora oferece, na Inglaterra, hotspots de Wi-Fi para marcas como Outback e Pizza Express, além de levar a rede para outros ambientes públicos. 
Há cerca de um ano, resolveu testar os usuários que utilizam esse serviço ao longo de duas semanas, inserindo uma cláusula absurda de serviço comunitário em seus termos de contrato. Sabe, aqueles que quase ninguém lê, mas na pressa de conseguir internet, aceita?
LEIA TAMBÉM:
As condições para usar a internet gratuita, de acordo com o documento, incluíam mil horas de trabalho voluntário manual, sendo especificamente as seguintes atividades:
  • Limpar cocô de animais em parques locais;
  • Raspar e tirar chicletes grudados na calçada;
  • Abraçar gatos e cães de rua;
  • Desentupir esgotos;
  • Limpar banheiros públicos em festivais e eventos locais.
O contrato também prometia um prêmio para qualquer pessoa que entrasse em contato com a empresa e apontasse a cláusula que era, no mínimo, abusiva.
Em duas semanas, 22 mil pessoas concordaram com os termos para usar o Wi-Fi e apenas uma pessoa entrou em contato questionando a cláusula em questão. O teste provou que é mais do que necessário ler os termos de serviço antes de concordar com qualquer serviço, independentemente do benefício oferecido.
Aqui no Brasil, isso vale tanto para o uso de hotspots de Wi-Fi, quanto ao realizar testes em redes sociais ou mesmo antes de assinar um contrato com uma operadora.

Afinal, você leria os termos?

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Rodrigo

Escravos do Wifi hehe.