Em nota, a TIM confirma que vai reprimir de forma contundente todas as fraudes na qual é vítima.
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Nos
últimos dias, uma ação contra a operadora TIM teve um fim
diferente do que é normalmente esperado por juízes e consumidores. Tudo começou
quando o advogado Yann Dieggo Souza Timotheo de Almeida movia uma ação com
pedidos de indenização para a operadora na cidade Novo São Joaquim, em Mato
Grosso.
Entretanto,
o juiz Alexandre Meinberg Ceroy notou que o volume de processos sobre o mesmo
assunto era alto. Ao todo, eram 1.114 ações contra a operadora. Todas movidas
pelo mesmo advogado.
Com
a desconfiança, Ceroy optou em investigar mais a fundo e descobriu que se
tratava de uma ação fraudulenta. Alguns usuários não foram encontrados pelos
oficiais de justiça e centenas deles sequer eram clientes da operadora.
As
coisas ficaram ainda mais estranhas quando o juiz comparou o número de ações
com a quantidade de moradores da cidade de Novo São Joaquim, que tem cerca de
5.199 moradores.
“A título comparativo, seria como se na cidade de Cuiabá – cuja população estimada é de aproximadamente 600.000 pessoas – fossem ajuizadas 120.000 (cento e vinte mil) ações contra uma mesma operadora de telefonia pelo mesmo advogado, com a justificativa de irregular inscrição nos órgãos de crédito. Tal claramente soa como absurdo”, explicou Alexandre Meinberg Ceroy.
Com
a tentativa, os indícios apontaram que o advogado Yann Dieggo cometeu uma
infração ética com a captação ilegal de clientes, além de uma suposta falsidade
ideológica com a falsificação de documentos ou apropriação indébita.
Todos
os processos do advogado contra a operadora foram suspensos e um inquérito
policial foi aberto com acompanhamento do Ministério Público.
Em nota, a TIM alertou que a prática “está tomando proporções nacionais, lesando não só as empresas, mas os consumidores de boa-fé que têm o acesso ao Judiciário prejudicado.” A empresa confirma vai reprimir de forma contundente as fraudes na qual é vítima.
Análise da TIM confirma que a primeira demanda do 5G deve ser o B2B. Consumidor final poderá ter que esperar.
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As
expectativas para a chegada da conectividade de quinta geração estão altas, mas
o consumidor final pode ter que esperar. De acordo com uma análise da TIM, os serviços
corporativos podem receber antes.
Janílson
Bezerra, head de inovação e business development da operadora, afirmou que as
primeiras aplicações devem ser para o B2B, principalmente na indústria que vai
demandar soluções escaláveis.
São
coisas que já acontecem nos países que adotaram o 5G. Para detalhar, o executivo
explicou que a controladora da TIM na Itália já registrar ganhos de cunho operacional
e logístico com as primeiras experiências do 5G.
Para
Bezerra, o setor elétrico também pode ser um grande demandante, pois as redes 3G
e 4G já são fortemente utilizadas para controle das smarts grids das elétricas.
Nesse cenário, a evolução para o 5G é um caminho natural.
No
B2B, o percurso também é inevitável com a chegada dos smartphones com a
tecnologia, que serão vendidos com preços compatíveis aos de primeiras linhas
tecnológicas.
Outra
questão destacada por Bezerra é demanda da agricultura, portos, saúde e cidades
inteligente, que vão evoluir consideravelmente com a chegada do 5G.
Na
visão do executivo, uma vez que experimentada pelo consumidor, a tecnologia vai
se massificar de uma forma célebre. Ele afirma que será exatamente como a
expansão do 4G e a adoção do 5G na Coréia do Sul.
Os
serviços de redes fico-móveis (FWA) e banda larga também devem ganhar força.
A TIM vai completar seus testes 5G nos próximos meses ao lado dos centros de pesquisas e desenvolvimento (P&D). Os estados escolhidos foram Minas Gerias e Paraíba.
Operadora agora está impedida de fazer qualquer cobrança para o consumidor depois que os serviços forem cancelados.
Imagem: Site da SKY
Se
fazer um cancelamento com a SKY era uma tremenda
dor de cabeça para o cliente, não será mais. A partir de agora, a operadora de
TV por assinatura está impedida de realizar qualquer cobrança para o consumidor
depois que os serviços forem cancelados.
A
sentença é da 2ª Vara Cível do Distrito Federal. A decisão vale desde janeiro
de 2016, mas foi publicada oficialmente neste ano e finalizada nos últimos
dias. Foi estipulado também que empresa deve recolher os equipamentos de
transmissão em 30 dias, caso contrário será multada.
O
começo do imbróglio jurídico da SKY foi em uma ação civil pública da 1ª
Prodecon (Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor), em 2015. Se a empresa
realizar qualquer cobrança após o cancelamento, poderá pagar uma multa que
multiplica em 50 ou 200 vezes o valor cobrado.
Em
caso de não cumprimento por parte da SKY, o cliente poderá recorrer à Justiça
para ser devidamente ressarcido.
Em
2015, a ação civil contra a operadora alegou cobranças indevidas da empresa
para os consumidores que escolheram cancelar serviços. Além delas, havia uma demora
significativa no encerramento de contrato e retirada de equipamentos.
O
Procon-DF chegou a receber mais de 2 mil reclamações desse tipo contra a SKY, o
que justificou a ação civil.
Na
época, a empresa se recusou a firmar um acordo com o Prodecon e justificou que
eram problemas pontuais. Nos dias atuais, um posicionamento enviado ao Poder360
mostrou que a empresa está compromissada em atender as determinações legais.
“A operadora investe continuamente em mudanças sistêmicas para atender ao seu cliente de maneira mais simples e melhor, buscando sempre o máximo possível de agilidade, simplificação e inovação em seus processos. A SKY valoriza a excelência no atendimento ao consumidor e acredita em sua fundamental importância e, por isso, realiza investimentos constantes na evolução de seus processos e no treinamento de suas equipes”, afirma a SKY.
Operadora fez parceria com o Google para criação da iniciativa que promete ser um novo canal de vendas e atendimento para os clientes.
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Vista
como uma das primeiras companhias a adotar a plataforma Rich Communication
Services (RCS), a Oi
acaba de disponibilizar a aplicação para clientes corporativos, com o nome de
RCS Business Messaging (RBM).
Com
a novidade, os clientes terão uma experiência comercial aprimorada no envio de
SMS. As mensagens serão mais diretas, interativas e vão possibilitar um
relacionamento mais transparente e seguro.
Em
parceria com o Google, a plataforma é uma exclusividade do sistema Android. Outras
empresas que contribuem com a iniciativa são Infobip e Movile.
Com
o RCS, as empresas terão mais facilidade na comunicação de serviços,
atendimento, pesquisa, além dos recursos multimídias, que são mais completos e
modernos.
A
novidade facilitará a criação de identidades visuais com imagens, GIFs, vídeos,
áudio, QR Codes e outros. Na questão da segurança, um selo de verificação
promete evitar fraudes, além do relatório de envio e leitura.
O
uso de botões para realizar chamadas, abrir mapas e agendar a compra de
produtos e serviços também é disponibilizado. Assim o cliente tem uma experiência
mais prática e fácil no novo canal de vendas para empresas rentabilizarem.
Em
relação ao uso da aplicação, uma pesquisa da GSMA Intelligence garante que 86%
dos smartphones serão habilitados para a tecnologia até 2020. Na atualidade, a
exigência é que o usuário tenha um Android e o aplicativo híbrido de SMS/RCS,
desenvolvido pelo Google.
“No início do ano, realizamos a primeira campanha por RCS no Brasil para os nossos clientes do varejo e constatamos que os resultados foram muito melhores que por SMS. Tivemos uma conversão 8 vezes melhor na migração de clientes pré-pagos para planos controle em comparação ao envio do SMS. Com o RBM, estamos iniciando testes em algumas empresas como companhias aéreas e instituições financeiras e estamos com expectativa de resultados muito positivos. Oferecemos uma evolução na maneira das empresas se comunicarem com os seus clientes trazendo inclusive novas receitas.” afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing Corporativo da Oi.
Em
recuperação judicial desde 2016, a Oi segue um novo plano estratégico, que
envolve a venda ativos não essenciais para a operação até o fim do ano. A previsão
de lucro é de R$ 7 bilhões.
Atualmente,
a companhia atende cinco mil grupos de empresas públicas e privadas no país,
com soluções de segurança, IoT, Big Data e outras.
Consumidor pode ter contrato renovado automaticamente pela Vivo por dois, três, quatro anos, e assim sucessivamente. Veja o valor das multas.
O artigo 57 da Resolução 632/2014, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é bem claro ao dizer que as operadoras de telecomunicações podem condicionar o consumidor Pessoa Física a um Contrato de Prestação de Serviço, por um determinado prazo, em caso de “oferecer benefícios ao consumidor”. No entanto, ele prossegue: “O tempo máximo para o prazo de permanência é de 12 (doze) meses”.
Mas a operadora Vivo encontrou uma forma de obrigar o cliente a permanecer no plano – mesmo que ele não tenha mais interesse – por 24 meses, duas vezes o prazo minimo estabelecido pela agência reguladora. Para isso, está utilizando um método de renovação automática do contrato de fidelidade.
No regulamento dos planos Vivo Controle Novo 3,5GB, Vivo Controle Novo 4GB e Vivo Controle Novo 5GB, a Vivo adicionou uma tabela em que explicita o “Valor da Multa 1º Ano” e “Valor da Multa Demais”.
Basicamente, se você contratou um Vivo Controle ou Pós-Pago hoje (27/07/2019) e precisa pedir para sair do plano antes de 27/07/2020, terá de “ressarcir” a Vivo proporcionalmente em R$ 144. Se conseguir convencer os atendentes a deixar você ir exatamente no dia 27/07/2020, tudo bem, estará livre. Mas caso esqueça de pedir o cancelamento no dia em que o plano completa aniversário, o contrato é renovado por mais 12 meses e a multa proporcional é de 50% do valor anterior, ou seja, R$ 72.
Nos planos Vivo Pós 7GB, Vivo Pós 8GB e Vivo Pós 12GB, o valor da multa em caso de cancelamento no primeiro ano é de R$ 300. Depois disso, a tabela exibida em contrato informa que a penalidade por deixar a oferta é de R$ 150.
Já nas opções de Plano Vivo Família 30GB, Vivo Família 40GB, Vivo Família 50GB e Vivo Família 70GB, a multa prevista é de R$ 720 no primeiro ano e R$ 360 nos demais períodos, o que dá margem para um terceiro ano ou até um quarto ano de fidelidade.
O que diz a Lei?
Como explicamos no começo da matéria, a Anatel permite que as operadoras exijam que o consumidor fique fidelizado por, no máximo, 1 ano, nos casos em que a empresa ofereça benefícios para esse cliente. Seria uma “troca de favores”. Essa prática realmente é justa nos casos em que a operadora vende um plano com smartphone grátis ou com desconto, por exemplo.
Porém, o que algumas companhias telefônicas estão fazendo hoje é homologar um plano com um determinado valor na Anatel e vender para o consumidor com um preço menor. Assim, essas empresas podem justificar à Agência que estão prendendo o consumidor porque as mensalidades estão com desconto. Esse é o “benefício” alegado. Cabe a Anatel investigar se essa prática não torna banal o conceito de fidelização e não seria uma forma de burlar o regulamento.
Operadora não prestou o serviço adequado? Cancelamento sem multa!
Outra coisa, consumidor: você pode exigir o cancelamento do plano condicionado a um período de fidelidade sem o pagamento de multa caso a operadora descumpra o contrato primeiro, i.e., não preste o serviço contratado por você de forma adequada. O Parágrafo Único, capítulo III, da mesma Resolução 632 da Anatel diz que
“É vedada a cobrança prevista no caput na hipótese de rescisão em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal por parte da Prestadora, cabendo a ela o ônus da prova da não-procedência do alegado pelo Consumidor.”
Portanto, se vier uma fatura com o valor maior do que o previsto no contrato assinado no ato da adesão, ou a sua internet cai mais do que funciona, peça para sair. Se a prestadora incluir alguma dívida referente a multa rescisória no seu nome, acione os órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor, como o Procon, ou até mesmo o Juizado Especial Cível do seu estado.
Pesquisa de satisfação do site obteve alta participação de visitantes e quem respondeu tudo até o final recebeu uma surpresa.
No dia 12 de julho, o Minha Operadora iniciou uma pesquisa de satisfação com o objetivo de avaliar a percepção dos nossos visitantes à reformulação que o site passou no mês passado. Aproveitamos para agradecer aos centenas de leitores que dedicaram tempo para responder a todas as perguntas do questionário e gostaríamos que soubessem que, nos próximos meses, tentaremos buscar meios de aplicar cada sugestão que foi enviada.
Só agradecer, no entanto, não era suficiente. Queríamos recompensar aqueles que realmente se importam tanto com o conteúdo que o site Minha Operadora produz a ponto de tentar nos ajudar a sermos cada vez melhores. Por isso, quem clicou no link para responder a pesquisa e chegou até o final, recebeu uma surpresa: descobriu que participaria de um sorteio para concorrer a 10 recargas de celular no valor de R$ 10,00 cada. É um brinde singelo, mas de coração.
Aqui está a lista de vencedores do sorteio* :
– ROBERTO RAMOS (DDD 11) – ANDRE LUIZ FELIX CORREA (DDD 21) – WANDERSON NUNES PIRES (DDD 21) – GLEYSON RODRIGUES DA SILVA (DDD 99) – JEAN PIERRE MAZZA DE MENEZES MARTINEZ (DDD 21) – TAUAN PEDREIRA FONTOURA COIMBRA (DDD 69) – MARCIO SANTOS FERREIRA (DDD 21) – ALEXSANDRO MARQUES DA COSTA JUNIOR (DDD 17) – LUIS CARLOS DA SILVA SOUSA (DDD 84) – LILIANNE SILVA SOUZA (DDD 71)
Todos os ganhadores listados acima receberão a recarga nas próximas 48 horas, na linha de celular informada no formulário de pesquisa.
É importante esclarecer que nenhum usuário foi obrigado a se identificar no formulário de pesquisa. Todas as informações prestadas por esses leitores anônimos também são de extrema importância e serão aproveitadas. No entanto, sem a devida identificação não foi possível a participação no sorteio das recargas.
Visitantes que não informaram corretamente todos os dados solicitados no final da pesquisa (como data de nascimento, CPF, cidade e número do telefone celular que receberia a recarga) também não tiveram o nome incluído na lista do sorteio, por respeito aos demais participantes e para garantir a idoneidade do mesmo.
O sorteio foi realizado na plataforma SorteioGo e a autenticidade pode ser comprovada clicando aqui.
Compartilhamos com você alguns resultados da nossa Pesquisa de Satisfação:
Tempo de site
Mais da metade (54,8%) dos leitores que participaram da pesquisa já conhecem o Minha Operadora há mais de 1 ano. Isso é ótimo, pois mostra que estamos conseguindo fidelizar os nossos visitantes nesses quase sete anos de existência.
Preferência de Leitura
92,9% dos visitantes preferem ler matérias sobre Cobertura e Sinal de Telefonia; 85% gostam mais de matérias sobre Ofertas e Descontos e outros 50% estão sempre de olho nos Resultados Financeiros e Operacionais das operadoras, que a gente publica aqui no site. Nessa questão, os leitores poderiam escolher mais de uma opção de resposta, por isso o percentual de resposta não fecha nos 100%.
Canais de Recebimento das Notícias
Ficamos muito contentes em saber que a nossa estratégia de enviar as notícias pelo WhatsApp tenha dado tão certo! Dos que participaram dessa pesquisa, 61,9% disse que fica informado com as notícias de Telecomunicações através do nosso boletim enviado pelo WhatsApp ou Telegram. 50% estão sempre olhando a home (página inicial) do Minha Operadora e 31% dos leitores chegam ao site por intermédio de algum post visualizado no Facebook.
Aprovação do novo site e nova marca
Nós sabemos que toda grande mudança costuma causar espanto e aversão inicial nas pessoas. Mas os leitores do Minha Operadora parecem ter aceitado bem as recentes transformações que fizemos no layout de nosso site e na nossa marca: 52,4% dos visitantes acham que, comparando a nova versão do site com a anterior, a nova é Melhor ou Muito Melhor que a antiga. Somente 21,5% marcaram as alternativas Pior ou Muito Pior que a anterior.
Vídeos com as principais notícias do dia
Sobre os vídeos diários que começamos a publicar nas contas do Minha Operadora no YouTube e Facebook Watch, 61,9% dos leitores aprovaram a mudança, avaliando a ideia como ótima ou boa. Na sessão de comentários da pesquisa, no entanto, percebemos que muitos usuários pediram que fossem incluída narração nesses vídeos. Já estamos avaliando isso!
Publicidade e Propaganda
A publicidade é necessária dentro do Minha Operadora – um site gratuito, que não coleta e nem vende dados dos visitantes. Mesmo nos sustentando unicamente graças aos nossos parceiros publicitários, os anúncios exibidos dentro do site foram avaliados como “Na Medida Certa” por 51,3% dos visitantes. Uma parcela significativa dos leitores (22%), no entanto, informou na pesquisa que a publicidade presente no site é Abusiva. Para esses leitores, informamos que estamos sempre estudando novos métodos de gerar receita.
Entre as formas de continuar sustentável, exibindo pouca ou nenhuma publicidade, está cobrar uma pequena assinatura dos leitores. A modalidade de acesso via “paywall” (ou muro de pagamento), está sendo utilizada cada vez mais para garantir sobrevida a sites que ganham cada vez menos com publicidade. 53,7% dos leitores que participaram dessa pesquisa afirmaram que aceitariam pagar uma pequena mensalidade ao Minha Operadora se tivessem acesso a um conteúdo sem anúncios, reportagens exclusivas, se recebessem brindes ou mesmo para colaborar com a saúde financeira do site (sem receber nada em troca). Ficamos muito contentes em atestar a qualidade do nosso público ao perceber que mais da metade deles se preocupa com a saúde financeira e operacional do site.
Consumidores sentem que o Minha Operadora está do lado deles
Analisando a linha editorial do site, 64,3% dos leitores disseram perceber que o Minha Operadora está mais do lado dos Consumidores do que das Empresas de Telefonia; 33,3% perceberam que o Minha Operadora não está a favor de nenhum dos dois lados e 2,4% acreditam que o Minha Operadora está mais do lado das Empresas de Telefonia do que dos Consumidores.
Quando o Minha Operadora recomenda um produto, serviço ou dá alguma dica sobre telefonia fixa, celular, internet banda larga e TV por assinatura, 76,2% dos consumidores confiam nas informações prestadas, pois entendem que o site se preocupa plenamente com o consumidor. Outros 16,7% disseram que o Minha Operadora fica no meio termo entre consumidor e operadoras.
Classificação do Minha Operadora – na avaliação dos que participaram da Pesquisa
Qualidade do Conteúdo – 100% Bom
Agilidade na Publicação das Notícias – 95% Bom / 5% Ruim
Interação nas Redes Sociais – 88,1% Bom / 11,9% Ruim
Imparcialidade e Isenção Editorial – 85,8% Bom / 14,2% Ruim
Tempo de Carregamento da Página – 90,25% Bom / 9,75% Ruim
Sistema de Comentários nos Posts – 75,61% Bom / 24,39% Ruim
Instrutores estão disponíveis nas lojas Vivo para ajudar quem possui dificuldade em mexer no celular. Levamos uma idosa para avaliar a experiência.
No dia 26 de julho foi comemorado o Dia dos Avós. Para marcar a data, a Vivo lançou uma série de workshops nas lojas de várias cidades do país chamado de “Acontece na Vivo – Descomplicando a Tecnologia”.
Nós aqui do Minha Operadora decidimos experimentar o serviço. Agendei o serviço para minha mãe (que é uma avó de 66 anos e tem algum conhecimento de celular), na loja de um shopping na zona norte do Rio de Janeiro.
O processo de agendamento foi simples e rápido. Escolhi o horário da manhã do dia 25 de julho, ele é explicado num artigo sobre o workshop que pode ser acessado aqui.
Eu e minha mãe chegamos uns 10 minutos antes, nos identificamos e fomos direcionados para um “Guru“. O rapaz foi super simpático e nos levou para uma pequena sala com uma mesa circular e cadeiras. Para nossa surpresa, eramos os únicos lá.
Me limitei a oferecer meu aparelho para as explicações de compartilhamentos e explicar o perfil dela – uma usuária de Uber, WhatsApp e Facebook com muitas imagens de “Bom dia” e das netas, e que por isso precisava aprender a limpar a memória do aparelho.
O Guru começou organizando a tela principal e colocando os ícones dos apps que iria explicar, depois foi calmamente passando por cada um deles explicando, não todas, mas as principais funcionalidades.
Achei que o ritmo dele e o conteúdo abordado foram muito bons e úteis. Ele passou pelos apps de Ligação, Contatos, SMS, Câmera, Galeria, Google Fotos, WhatsApp, Facebook, Messenger e Uber.
Depois de quase duas horas – era para ser apenas uma – minha mãe saiu satisfeita com a experiência. Só lamentou que não deu tempo de anotar nada, mas eu repeti as partes que não lembrou.
https://youtu.be/c5X0OfBh2Pw
Ela disse que voltará numa outra quinta para aprender mais. O Guru da Vivo está lá todas as quintas pela manhã para ajudar aos clientes (procure saber na loja em que horário eles estarão), o que achei MUITO legal. Na opinião dela as pessoas deveriam aproveitar mais esse serviço.
Realizando duas recargas de qualquer valor, usuário conseguia trocar minutos por mais de 1 Terabyte de internet. Falha foi exposta por youtuber.
Uma brecha na mecânica de troca de internet por minutos e minutos por internet do aplicativo Minha Oi possibilitou que clientes da operadora conseguissem mais de 1 Terabyte de dados móveis com recargas de pouco valor. A vulnerabilidade foi apresentada na internet pelo youtuber Rafle Francisco.
Segundo o youtuber, para conseguir ter acesso quase ilimitado à internet móvel da Oi, o chip deveria ser pré-pago, não possuir créditos válidos e realizar o cadastro na promoção Oi Livre de R$ 2,00 por dia pelo número *1954 (esta oferta não está mais disponível para contratação). Ele explica que conhece essa numeração porque já trabalhou como atendente de call center para a operadora.
Após a oferta Oi Livre de R$ 2,00 por dia ter sido ativada na linha, o cliente deveria efetuar uma recarga de qualquer valor. No tutorial, Francisco recarregou R$ 15 em uma linha de DDD 15 (Região de Sorocaba, SP). Nessa área local, a Oi disponibilizou 1,77 GB de internet na linha dele por causa da recarga com esse valor.
Na sequência, o youtuber abriu o aplicativo Minha Oi e converteu toda a franquia de internet em saldo de minutos. Após a conversão, o usuário ficou com 86.100 minutos para falar e 10MB de dados (que não puderam ser trocados).
Migração para o Oi Controle
Depois de a troca ter sido efetuada, Francisco foi na aba de promoções vigentes, ainda no aplicativo Minha Oi, e escolheu a oferta “Oi Controle“. Segundo ele, o usuário poderia escolher quaisquer uma das opções disponíveis. No vídeo, a oferta de R$ 54,90 por mês foi a eleita para ativação. Para finalizar, bastava escolher “Pagamento por boleto” como forma de quitação do plano (essa modalidade de pagamento não está mais disponível no app Minha Oi).
Nesse momento, um erro poderia aparecer, mas o youtuber disse que era normal. O usuário deveria dar sequência a adesão da oferta Oi Controle escolhida e, em “Identifique-se”, poderia informar qualquer número de CPF. Como o número do documento digitado por ele não era válido, o sistema apresentou a mensagem “Ocorreu um erro não esperado, por favor tente novamente”. Mesmo assim, a migração para o plano Oi Controle foi concluída com sucesso.
Retornando para o Pré-Pago
Depois de a oferta Oi Controle estar ativa na linha – em questão de poucos minutos -, era hora de voltar para o segmento pré-pago. No próprio aplicativo Minha Oi o cliente escolhia a oferta “Oi Livre” e seguia as instruções até a migração ter sido concluída. Uma nova recarga de qualquer valor deveria ser efetuada.
Após os créditos entrarem na linha, já depois de retornado para a oferta Oi Livre, o cliente precisava fazer o inverso do que havia realizado no começo do procedimento: trocar todos os minutos que acumulou na linha por internet. É nessa hora que a “mágica” acontece e o aplicativo já mostrava que o Oi Móvel dele estava com 1117,46 GB de franquia, o que equivale a mais de 1 Terabyte de dados.
Para se ter uma ideia, com essa quantidade de internet é possível passar 372 horas (mais de 15 dias consecutivos) assistindo filmes e séries na Netflix em alta-definição sem estourar o pacote.
Um dos vídeos, publicado em 28 de junho, chegou a sair do ar, mas retornou para o canal de Rafle Francisco no YouTube já informando no título que o bug não funciona mais. No momento da publicação deste artigo, o método havia tido 2.600 visualizações. Não se sabe, no entanto, quantas pessoas realizaram efetivamente o procedimento para inflar o pacote de internet móvel da Oi.
É importante deixar claro que a equipe do Minha Operadora já tinha conhecimento da fraude há algum tempo, porém, em consonância com os nossos princípios editoriais, decidimos apenas publicar os detalhes quando tivéssemos a certeza de que a vulnerabilidade não estaria mais exposta.
Sem a cobertura VoLTE, a rede do celular é sempre alterada para 3G na hora de realizar uma chamada, visto que originalmente a tecnologia 4G foi preparada somente para a transferência de dados. Através da rede 4G, as operadoras de telefonia também prometem qualidade de voz em alta-definição (voz em HD) e maior rapidez para completar a ligação.
As empresas demoraram para popularizar a modalidade porque a rede LTE ainda era muito instável, com baixa penetração em ambientes internos. Com a ativação da faixa de frequência de 700 MHz (que garante uma cobertura por antena mais ampla) para utilização do 4G, o VoLTE finalmente pode ser divulgado e utilizado com garantia de qualidade.
Esse é um desempenho crescente da operadora, visto que em setembro do ano passado a Vivo possuía Voz sobre LTE apenas em 20 cidades de cinco estados brasileiros. Mas apesar do número considerável de cidades com VoLTE, a cobertura da Vivo ainda é muito concentrada. Somente usuários de 14 estados mais o Distrito Federal podem falar via internet móvel, sendo que a grande maioria dos municípios (351) são do estado de São Paulo.
Veja abaixo a lista de cidades atualizadas que contam com VoLTE (Voz sobre LTE) da Vivo:
Do Acre – Rio Branco
Do Amazonas – Manaus
Do Ceará – Fortaleza
Do Distrito Federal – Brasília
Do Espírito Santo – Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra
De Goiás – Goiânia e Rio Verde
De Minas Gerais – Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora
De Mato Grosso – Cuiabá
Do Pará – Belém
De Pernambuco – Recife
Do Paraná – Curitiba
Do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Niterói, Macaé e Campos dos Goytagazes
Do Rio Grande do Sul – Porto Alegre e Caxias do Sul
De Santa Catarina – Florianópolis, Blumenau e Joinville
De Sergipe – Aracaju
De São Paulo – São Paulo, Adamantina, Adolfo, Águas Da Prata, Águas De São Pedro, Alfredo, Marcondes, Altair, Alto Alegre, Alumínio, Álvares Florence, Álvaro De Carvalho, Alvinlândia, Américo De Campos, Andradina, Anhembi, Anhumas, Aparecida, Aparecida D’Oeste, Arandu, Arapeí, Arco-Íris, Arealva, Areias, Areiópolis, Ariranha, Aspásia, Assis, Auriflama, Avaí, Avaré, Bady Bassitt, Bálsamo, Barão De Antonina, Barbosa, Bariri, Barra Bonita, Barra Do Turvo, Bastos, Bauru, Bento De Abreu, Bernardino De Campos, Bilac, Boa Esperança Do Sul, Bom Jesus Dos Perdões, Bom Sucesso De Itararé, Boracéia, Borborema, Borebi, Braúna, Brejo Alegre, Brotas Buri, Cabrália Paulista, Cafelândia, Caiuá, Cajati, Campina Do Monte Alegre, Campinas, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cândido Rodrigues, Canitar, Capão Bonito. Capela Do Alto, Cardoso, Castilho, Catiguá, Cedral, Cerqueira César, Cesário Lange, Chavantes, Clementina, Colina, Conchal, Conchas, Coroados, Coronel Macedo, Cristais Paulista, Cruzália, Cunha, Dirce Reis, Divinolândia, Dolcinópolis, Dourado, Dracena, Duartina, Dumont, Echaporã, Eldorado, Elias Fausto, Elisiário, Embaúba, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo Do Turvo, Estrela D’Oeste, Euclides Da Cunha Paulista, Fartura, Fernando Prestes, Ferraz De Vasconcelos, Flora Rica, Floreal, Florínia, Gabriel Monteiro, Gália, Gastão Vidigal, Gavião Peixoto, General Salgado, Guaiçara, Guaimbê, Guapiara, Guaraçaí, Guaraci, Guarantã, Guareí, Guariba, Guarulhos, Guzolândia, Herculândia, Iacanga, Iacri, Iaras, Ibaté, Ibirá, Ibirarema, Icém, Iepê, Igaraçu Do Tietê, Igaratá, Iguape, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Indiana, Indiaporã, Inúbia Paulista, Ipaussu, Iperó, Ipeúna, Ipiguá, Irapuã, Irapuru, Itaberá, Itaí, Itajobi, Itapeva, Itapevi, Itapira, Itápolis, Itaporanga, Itapuí, Itararé, Itariri, Itobi, Jaboticabal, Jaci, Jales, João Ramalho, Júlio Mesquita, Jumirim, Jundiaí, Junqueirópolis, Lagoinha, Laranjal Paulista, Lindóia, Lins, Lourdes, Lucélia, Lucianópolis, Luiziânia, Lupércio, Lutécia, Macatuba, Macaubal, Macedônia, Mairiporã, Manduri, Marabá, Paulista, Marapoama, Mariápolis, Marília, Marinópolis, Martinópolis, Mauá, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mineiros Do Tietê, Mira Estrela, Miracatu, Mirante Do Paranapanema, Mirassolândia, Mogi das Cruzes, Mombuca, Monções, Monte Alto, Morungaba, Motuca, Murutinga Do Sul, Narandiba, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Europa, Nova Guataporanga, Nova Independência, Nova Luzitânia, Ocauçu Óleo Olímpia, Oriente, Orindiúva, Osasco, Ouro Verde, Ouroeste, Palmares Paulista, Palmeira D’Oeste, Palmital, Panorama, Paraíso, Paranapanema, Paranapuã, Parapuã, Pardinho, Parisi, Paulo De Faria, Pedranópolis, Pedregulho, Pedrinhas Paulista, Pedro De Toledo, Piacatu, Pilar Do Sul, Piquerobi, Piraju, Pirajuí, Pirangi, Pirapozinho, Pitangueiras, Planalto, Platina, Poloni, Pompéia, Pongaí, Pontal, Pontes Gestal, Populina, Potim, Potirendaba, Pradópolis, Pratânia, Presidente Alves, Presidente Bernardes, Quadra, Quatá, Queiroz, Queluz, Quintana, Rafard, Redenção Da Serra, Reginópolis, Registro, Ribeirão Branco, Ribeirão Do Sul, Ribeirão Grande, Rinópolis, Rosana, Roseira, Rubiácea, Rubinéia, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Sabino, Sagres, Sales, Salmourão, Salto De Pirapora, Salto Grande, Sandovalina, Santa Albertina, Santa Branca, Santa Clara D’Oeste, Santa Cruz Da Conceição, Santa Cruz Do Rio Pardo, Santa Ernestina, Santa Fé Do Sul, Santa Lúcia, Santa Maria Da Serra, Santa Mercedes, Santa Rita D’Oeste, Santa Rosa De Viterbo, Santa Salete, Santana De Parnaíba, Santo André, Santo Antônio De Posse, Santo Antônio Do Jardim, Santo Antônio Do Pinhal, Santo Expedito, Santópolis Do Aguapeí, Santos, São Francisco, São João Das Duas Pontes, São João Do Pau D’Alho, São José Do Barreiro, São Lourenço Da Serra, São Luís Do Paraitinga, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Pedro Do Turvo, São Roque, São Simão, São Vicente, Sarapuí, Sarutaiá, Sebastianópolis Do Sul, Serrana, Sete Barras, Sorocaba, Sud Mennucci, Suzanápolis, Suzano, Tabapuã, Tabatinga, Taciba, Taguaí, Taiaçu, Taiúva, Tanabi, Tapiraí, Taquarituba, Tarabai, Tarumã, Teodoro, Sampaio, Torre De Pedra, Trabiju, Três Fronteiras, Tupã, Tupi, Paulista, Ubarana, Ubirajara, União Paulista, Urânia, Uru, Urupês, Valentim Gentil, Vera Cruz, Vista Alegre Do Alto, Vitória Brasil, Votorantim, Votuporanga e Zacarias
Agência reguladora não vê problemas concorrenciais na compra. Marca deve ser mais uma a ser absorvida pela Claro, depois da NET.
Imagem: Pixabay
Sem
ressalvas, a Superintendência de Competição da Anatel aprovou a
compra da Nextel
pela Claro. A
análise concedeu a anuência prévia para a fusão. Entre as determinações, os grupos
devem se adequar em relação aos limites da quantidade de espectro na faixa de
850 MHz em até dois meses, após concretização da compra.
O
anúncio da compra foi feito em março deste ano, pelo valor de US$ 905 milhões,
R$ 3,05 bilhões convertidos. Na ocasião, as concorrentes TIM e Telefônica, dona
da Vivo, manifestaram seus temores com a operação e com uma possível concentração
de espectro nas mãos de uma única operadora.
Nas
determinações da Anatel, há também a necessidade de eliminar a sobreposição de
outorgas e código de prestadora, 18 meses após a finalização do processo de
compra. Além disso, será preciso comprovar a regularidade fiscal da Nextel e
Sunbird Telecomunicações (subsidiária da companhia).
E
quais serão os próximos passos? A partir de agora, a Procuradoria Federal
Especializada da Anatel fará a apreciação. Depois, quem comanda o processo é o
Conselho Diretor da Agência.
A
anuência tem validade de 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União.
Há possibilidade de prorrogação existe, mas só pode ser feita uma única vez.
Na
análise feita pela Anatel sobre os espectros, com a compra, a Claro superaria o
limite máximo de espectros estabelecido pela Resolução 703, de 2018. Em algumas
áreas, seria um acúmulo acima de 35%.
Entretanto,
a Claro assumiu o compromisso de renunciar o direito de uso da parcela que
ultrapassar o limite de 35% na faixa de 850 MHz no prazo de 18 meses após a anuência.
Com a compra da Nextel, a Claro deve fortalecer sua atuação nos principais centros de consumo do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a Nextel é a quinta maior operadora do país e tem mais de três milhões de linhas móveis ativas nas duas cidades.