sábado, 23 de março de 2019

Fusão da Claro com a Nextel: qual o impacto para o consumidor?

Entenda aqui o que representa para os clientes a fusão do Grupo Claro com a Nextel Brasil.

Essa semana tivemos o anúncio de uma fusão até então inesperada por muitos: a Claro comprou as operações da Nextel Brasil, que era controlada pela  NII Holding e a AI Brazil Holdings.

A empresa do magnata mexicano Carlos Slim desembolsou US$ 905 milhões - cerca de US$ 3,5 bilhões para fechar o acordo.


A transação ainda passará pela avaliação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), mas analistas acreditam que não haverá grandes empecilhos, já que a participação da Nextel Brasil é de apenas 1,34%.

Com o reforço da Nextel Brasil, a Claro passa ser responsável por 26% do mercado nacional de telefonia móvel, além de ter ainda mais força para reforçar sua base pós-paga, “capturando” clientes no Rio de Janeiro e São Paulo, dois estados chave.



Mas qual o impacto da transação para o consumidor final? Aquele que usufrui diretamente do que a Claro oferece, e do que a Nextel, vinha ofertando de forma independente, até então.

Em primeiro lugar: não há motivo para alardes. Provavelmente os planos continuarão da mesma forma como foram contratados pelo consumidor. A negociação não deve representar mudanças significativas para o que foi acordado previamente. Evidentemente que como consumidor é sempre importante estar em alerta, isto é, vale a pena comparar o que foi ofertado inicialmente com o que está sendo oferecido.

VIU ISSO?


Caso note alguma alteração você poderá abrir uma denúncia formal junto à Anatel e o Procon de sua região, ou até mesmo, numa ação mais branda, apenas esclarecer diretamente com a operadora.

Essa troca de comando acontecerá de forma gradual, é bem provável que demore um bom tempo para que você comece a sentir que a Nextel está diferente, sob uma nova direção, em termos de ofertas e aplicações práticas. Neste primeiro momento a transação está acontecendo nos bastidores.



Uma mudança prática de quando a migração acontecer pra valer é em relação ao sinal, já que com o tempo a Nextel poderá usufruir da infraestrutura da Claro. O curioso é que o anúncio da fusão com chega pouco dias após a Nextel anunciar a ampliação do acordo de roaming de dados que a companhia tem com a Vivo desde 2014.

Com a expansão desse acordo a Nextel será ainda mais forte em cobertura 4G, que estava ativa apenas alguns locais de São Paulo. E agora, com a Claro no background, o que não irá faltar para os clientes Nextel é cobertura!


28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A preocupação é saber se a Claro vai manter o +Happy da Nextel.
    Sobre o ponto "o que não irá faltar para os clientes Nextel é cobertura", isso é relativo. Para a maioria dos clientes acredito que sim, mas em alguns casos específicos vai ser ruim. Há municípios que só tem cobertura da Vivo e não tem cobertura da Claro (ou o sinal é muito ruim) então o cliente Nextel que antes utilizava a rede compartilhada da Vivo agora vai ficar sem cobertura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. No meu caso, eu era cliente Claro, mas o sinal era péssimo.
      Daí mudei pra Nextel e hoje sou +Happy, estou completamente satisfeito e agora com medo de perder a facilidade que tenho.

      Excluir
  3. Será que a Claro vai oferecer o Prip ao clientes Claro também ou só pra que e cliente Nextel?

    ResponderExcluir
  4. Com certeza no modo geral vai melhorar muito, mas é claro que tem locais onde só pega vivo e não claro, daí quem é cliente nextel vai se ver prejudicado a não ser que a claro coloque novas antenas nesses lugares onde hj ainda não tem sinal. Mas de um modo geral deve haver melhoras em cobertura principalmente em velocidade do 4G,onde a claro é bem melhor que a Vivo.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente depois que é Nextel desligou a tecnologia idem, já não é mais a mesma, sou cliente Nextel desde 1998 e sei bem o que digo

    ResponderExcluir
  6. A CLARO melhorando a cobertura 3G e 4G em locais fechados já e alguma coisa já que na muaioma é só 2G sinal 3G e 4G bom só em ambientes abertos.

    ResponderExcluir
  7. Vai melhorar muito, pois a claro hoje é a melhor operadora de sinal no Brasil, vi uma reportagem de uma empresa internacional que a claro ganhou em 10MB em celular contra a vivo.É só o pessoal pesquisar mais para saber que a claro esta melhor que a vivo, a vivo por sua vez só é maior que a claro por conta dos telefones fixos que tinhamos que contratar para ter internet em casa.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Entre as 5 maiores operadoras foram as 2 melhores que utilizei, faz uns 5 anos que sai da Nextel, na época sem dúvida tinha o melhor 3g, não era o mais veloz mais era super estável e com uma qualidade de rede e cobertura excelentes. Com o 4g da Claro tive praticamente a mesma experiência, com a diferença que em locais periféricos a cobertura deixa a desejar. Hoje utilizo a veek, operadora virtual da Surf Telecom que por sua vez utiliza a rede da Tim, para meu perfil de uso é muito econômica mas a rede da Tim não vale a pena, o 4g tem boa cobertura mas é mais lento que o 3g da Claro e a rede 3g da Tim é bem sofrível, deixa muito a desejar em cobertura e pra realizar chamadas muitas vezes me deixa na mão, assim que utilizar o saldo que

    ResponderExcluir
  10. Sairei da Nextel, pois odeio a Claro, que é uma péssima operadora, tanto em sinal, quanto em atendimento.

    ResponderExcluir
  11. Falo assim, pois onde eu mero só pega a vivo. Como a Nextel faz roaming com a vivo, não fico incomunicável. Eu já fui cliente da Claro e sempre fui tratado mal por esta infeliz operadora. Eu sempre ligava para o famigerado 1052 para reclamar sobre o sinal deles que era e é péssimo aonde eu moro. Eu ficava pendurado ao telefone de 40 ate 1 hora e meia só para ser atendido por eles. Quando eu era atendido, eles me tratavam com descaso.

    ResponderExcluir
  12. Sou cliente Nextel ha muitos anos. Onde estou morando o sinal era perfeito apesar de não ter antena da Nextel (em rooming) mas era utilizada a antena da Vivo bem em frente de casa. Infelizmente a cerca de 40 dias o sinal esta péssimo. Agora estou entendendo o motivo. Em contato com a Nextel não deram motivo e nem previsão de regularização. Quando mencionei em cancelar o plano ainda fui informada que deveria pagar a multa pela fidelidade de um plano adicional que adquiri justamente porque o sinal era bom. Lamento muito pois gostava muito da Nextel. Vou aguardar pra ver o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai,venho analisando que a qualidade da nextel caiu muito de alguns meses pra cá, e agora infelizmente tenho que aguardar a fidelidade acabar para fazer a portabilidade para outra operadora , pois sou cliente a mais de 10anos da nextel e nunca tive problemas, ate em MG onde estou sempre funcionava muito bem,pois como disseram ela funcionava com as antenas da vivo e agora com a claro não sei como será. Gostava muito da nextel e uma pena a qualidade dela ter caído e eu ter que Derepente sair da operadora.

      Excluir
  13. No meu entendimento o mexicano gastou dinheiro a toa, pois a Nextel sempre foi fraca. E com os planos ilimitados em todas as operadoras e o WhatsApp estaria a beira da falência. Porém como ele tem sobrando deve achar grande coisa. Seria melhor ter investido em novos pontos de antena, ou seja melhor sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com sua opinião. Além da claro angariar a frequência da Nextel ficando com uma banda maior, há também uma estrutura que está espalhada pelo Brasil, onde deverá fazer poucos investimentos mas aumentar em muito sua cobertura e melhora no sinal nas grandes cidades

      Excluir
    2. A empresa as pequenas cidades. Aqui no DDD 45 tem muitas cidades que possui apenas Nextel e Tim. A maioria dessas torres não tem manutenção nenhuma e estão abandonadas. Com a Claro assumindo, a cobertura dela vai dar uma impulsionada muito boa principalmente onde a Claro ainda não possui sinal

      Excluir
  14. Jogarei meu chip da Nextel, por que a claro é um esterco, sinal horrivel e planos pessimos. Irei migrar para vivo.

    ResponderExcluir
  15. Recentemente li em um comentário que , o cidadão iria pular fora da claro porque o logótipo da operadora era " vermelho e redondo " kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Agora entendi porque estou sempre sem sinal nos últimos meses,minha internet esta péssima.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente vamos ser mais cautelozo todo mundo apoiou o bolsonaria sem nenhuma restriçaõ e agora so porque a nextel se unir com a claro tv vai da merda

      Excluir
  17. Isso ai, eu também estou sentindo essa diferença na nextel a um tempo.
    Uma pena pois não tinha o que reclamar

    ResponderExcluir
  18. O sinal era ótimo agora está uma bosta estou caindo fora tenho 10gb para que se muitas vezes fico sem sinal e compartilho com minha esposa quando o aparelho dela está desligado por causa do local aonde ela trabalha a ligação e transferida para meu número

    ResponderExcluir
  19. Bom eu não sei quantas outras pessoas mas quando a mim até o presente momento não tem o que reclamar da Nextel pois inclusive estou recebendo o 4 g até aqui no fundão do nordeste e como estou em viagem todo lugar que chego a um bom sinal

    ResponderExcluir
  20. tds cliente da n Nextel vai voltar Vivo assim sera nao deveria sera peca mudanca Nextel nao deveria fazer cliente de mts anos

    ResponderExcluir
  21. Já percebi nos últimos dias para completar uma ligacao DDD tenho que tentar várias vezes e da o aviso que não e possível realizar a ligação no momento tente mais tarde!

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.