Compra da Nextel pela Claro é aprovada pela Anatel

Agência reguladora não vê problemas concorrenciais na compra. Marca deve ser mais uma a ser absorvida pela Claro, depois da NET.

Ilustração parceria de negócios
Imagem: Pixabay

Sem ressalvas, a Superintendência de Competição da Anatel aprovou a compra da Nextel pela Claro. A análise concedeu a anuência prévia para a fusão. Entre as determinações, os grupos devem se adequar em relação aos limites da quantidade de espectro na faixa de 850 MHz em até dois meses, após concretização da compra.

O anúncio da compra foi feito em março deste ano, pelo valor de US$ 905 milhões, R$ 3,05 bilhões convertidos. Na ocasião, as concorrentes TIM e Telefônica, dona da Vivo, manifestaram seus temores com a operação e com uma possível concentração de espectro nas mãos de uma única operadora.


Nas determinações da Anatel, há também a necessidade de eliminar a sobreposição de outorgas e código de prestadora, 18 meses após a finalização do processo de compra. Além disso, será preciso comprovar a regularidade fiscal da Nextel e Sunbird Telecomunicações (subsidiária da companhia).

E quais serão os próximos passos? A partir de agora, a Procuradoria Federal Especializada da Anatel fará a apreciação. Depois, quem comanda o processo é o Conselho Diretor da Agência.

VIU ISSO?
– Venda da Nextel para a Claro é aprovada por acionistas
– Fusão da Claro com a Nextel: qual o impacto para o consumidor?
– Cerca de 700 funcionários da Nextel devem ser demitidos

A anuência tem validade de 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União. Há possibilidade de prorrogação existe, mas só pode ser feita uma única vez.

Na análise feita pela Anatel sobre os espectros, com a compra, a Claro superaria o limite máximo de espectros estabelecido pela Resolução 703, de 2018. Em algumas áreas, seria um acúmulo acima de 35%.

Entretanto, a Claro assumiu o compromisso de renunciar o direito de uso da parcela que ultrapassar o limite de 35% na faixa de 850 MHz no prazo de 18 meses após a anuência.

Com a compra da Nextel, a Claro deve fortalecer sua atuação nos principais centros de consumo do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a Nextel é a quinta maior operadora do país e tem mais de três milhões de linhas móveis ativas nas duas cidades.

Com informações do Teletime

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

18
Deixe um comentário

avatar
12 Número de Comentários
6 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
15 Autores de comentários
ROGERIOElizangelaIvanFredRafael Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Luan souza
Visitante

A CLARO ATRAVÉS DO SEU PRESIDENTE TINHA DADO EMTRE VISTAS A TEMPOS A TRÁS QUE A CLARO NÃO COMPRARIA A NEXT ELE A GORA RESOLVERAM COMPRA PRA QUE ENGANA O POVO FALANDO QUE A CLARO NÃO TAVALIADO INTERESSADA NA NEXT ELE QUANDO A REALIDADE TAVA

Luan souza
Visitante

Tem alguns erros de português na minha publicação essa porcaria de celular a gente escreve uma coisa é a parece outra

Fábio Murilo
Visitante
Fábio Murilo

Viva Carlos Slim…Força Claro.

Sergio
Visitante
Sergio

Com certeza cairei fora pois a Nextel foi a única que me atendeu. Aqui onde moro não tem sinal da claro, então, bora para outra operadora.

ROGERIO
Visitante
ROGERIO

Onde existe sinal da Nextel, óbvio que não deixará de existir.. somente passará a ser claro, a ideia da claro é justamente fortalecer a rede. Tá doido é? Hahahaha

Rodrigo
Visitante

Menos concorrência, triste.

Luis Antônio
Visitante
Luis Antônio

Não gosto da Claro , assim que concluir , deixo a Nextel… é uma pena a Nextel acabar.. era ótima.😪

Ana lucia molinaro goncalves
Visitante
Ana lucia molinaro goncalves

Se for para melhorar amem pq a nextel tenho 6 anos existe lugar que nao tem sinal … Tá uma vista que venha a claro supere a nextel

Eva
Visitante
Eva

Veja bem tenho Nextel pega muito bem internet muito boa..nao corta se atrasar nao cai.internet…se continuar tudo bem por que uso a vivo tb …..espero que continue boa como Nextel…

Lázaro Tanan
Visitante

É fato que a Claro está de faca e queijo na mão! Parabéns,e seus lucros estão excelentes, a operadora terá condições de investimentos e ofertas maravilhosas.
O que me surpreende é eu preferir serviços de outras, até mesma da Oi, como a sua banda larga, que oferece oferta mais muito melhores. O que gostaria era que a Tim se apoderasse de algum serviço como uma tv por assinatura ou quem sabe a linha móvel da Oi, o que ainda está difícil de acontecer.
Pois até hoje, me agrada muito mais a forma como a Tim trata e oferece ofertas.

Rivaldo
Visitante
Rivaldo

Se a claro assumir a neste eu saio..mudei pra nextel porque a claro não atendia minhas necessidades.

Elizangela
Visitante
Elizangela

Rivaldo, a Nextel atendia porque tinha uma baixa frequencia, essa foi a intenção da Claro com a compra da Nextel, comprar a baixa frequência e aumentar sua cobertura, vai melhorar e muito o sinal na claro.

Everton
Visitante
Everton

Se mudar conforme as ofertas que a Nextel oferece eu mudo pra Vivo.

Rafael
Visitante
Rafael

Primeiro a Porto Seguro Conecta que era uma excelente operadora eh vendida pra Tim, mudei pra Nextel e agora ela é vendida pra Claro, to fora , e não vou pagar multa de fidelidade. Fiz meu plano depois da venda e agora q fiquei sabendo A Nextel deveria ter avisado q eu iria recusar na hora !.

ROGERIO
Visitante
ROGERIO

A Nextel estava a venda a mais de 3 anos amigo

Fred
Visitante
Fred

Porto Conecta era uma MVNO, no fundo sempre foi a TIM.

Ivan
Visitante
Ivan

Fui cliente da Nextel entre 2014 e 2015 porque era a única operadora que funcionava bem na empresa em que trabalhava na época, considerava uma excelente operadora, o 3g era inigualável, mais estável que minha banda larga na época, mas o valor era bem salgado, desde então passei pela Vivo, Tim, Veek e hoje estou na Claro. Relutei antes de vir para a operadora, pois pra mim era a pior mesmo sem nunca ter utilizado, mas para minha surpresa é a melhor operadora que já utilizei, supera a própria Nextel e depois de um tempo descobri que funciona tão bem… Leia mais »

ROGERIO
Visitante
ROGERIO

Gente, em que mundo vocês vivem? As redes irão se unir (onde existe somente Nextel, passará a se chamar claro) A Nextel deixará de existir o nome, mas se onde você usa s Nextel tem somente ela, NAO Deixará de ter, a ideia da claro é justamente fortalecer a rede