20/04/2024

Compra da Nextel pela Claro é aprovada pela Anatel

Agência reguladora não vê problemas concorrenciais na compra. Marca deve ser mais uma a ser absorvida pela Claro, depois da NET.

Ilustração parceria de negócios
Imagem: Pixabay

Sem ressalvas, a Superintendência de Competição da Anatel aprovou a compra da Nextel pela Claro. A análise concedeu a anuência prévia para a fusão. Entre as determinações, os grupos devem se adequar em relação aos limites da quantidade de espectro na faixa de 850 MHz em até dois meses, após concretização da compra.

O anúncio da compra foi feito em março deste ano, pelo valor de US$ 905 milhões, R$ 3,05 bilhões convertidos. Na ocasião, as concorrentes TIM e Telefônica, dona da Vivo, manifestaram seus temores com a operação e com uma possível concentração de espectro nas mãos de uma única operadora.

Nas determinações da Anatel, há também a necessidade de eliminar a sobreposição de outorgas e código de prestadora, 18 meses após a finalização do processo de compra. Além disso, será preciso comprovar a regularidade fiscal da Nextel e Sunbird Telecomunicações (subsidiária da companhia).

E quais serão os próximos passos? A partir de agora, a Procuradoria Federal Especializada da Anatel fará a apreciação. Depois, quem comanda o processo é o Conselho Diretor da Agência.

VIU ISSO?
– Venda da Nextel para a Claro é aprovada por acionistas
– Fusão da Claro com a Nextel: qual o impacto para o consumidor?
– Cerca de 700 funcionários da Nextel devem ser demitidos

A anuência tem validade de 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União. Há possibilidade de prorrogação existe, mas só pode ser feita uma única vez.

Na análise feita pela Anatel sobre os espectros, com a compra, a Claro superaria o limite máximo de espectros estabelecido pela Resolução 703, de 2018. Em algumas áreas, seria um acúmulo acima de 35%.

Entretanto, a Claro assumiu o compromisso de renunciar o direito de uso da parcela que ultrapassar o limite de 35% na faixa de 850 MHz no prazo de 18 meses após a anuência.

Com a compra da Nextel, a Claro deve fortalecer sua atuação nos principais centros de consumo do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a Nextel é a quinta maior operadora do país e tem mais de três milhões de linhas móveis ativas nas duas cidades.

Com informações do Teletime

18 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
18 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários