17/04/2024

Anatel manda que AT&T venda a SKY Brasil

Parecer técnico da Anatel pontua que devido a fusão da AT&T com a Time Warner a SKY Brasil terá que ser vendida.


A fusão entre a AT&T e a Time Warner ganhou um novo capítulo que pode dar um chacoalhada no mercado brasileiro. De acordo com fontes do Tele.Síntese o parecer técnico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é que, em até seis meses, a AT&T terá que vender a SKY Brasil.

Mas por que toda essa confusão? O X da questão é que a fusão entre a AT&T e a Time Warner esbarra com a regulamentação da agência e com a Lei do Seac 12.485/2011 (Lei de TV paga).

A Lei do Seac estabelece limites às prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo. Assim, elas são proibidas de deter o controle ou participação superior a 30% de produtoras e programadoras com sede no Brasil.
Por sua vez, as produtoras e programadoras com sede no Brasil não podem deter o controle ou participação superior a 50% de prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo.

Segundo a Anatel, se a operação for aprovada, a SKY, empresa do grupo da AT&T, ficaria com 29% dos 18 milhões assinantes de TV por assinatura. 

VIU ISSO?

Nos Estados Unidos a fusão já foi aprovada, no Brasil o Cade já deu seu aval – com restrições, porém ainda é preciso a análise regulatória feita pela Anatel, que ainda falta a confirmação pelo acórdão.
A SKY detém 5,3 milhões de clientes no Brasil, e até o momento não haveria nenhum candidato interessado na aquisição, caso a AT&T tenha realmente que vender.

A AT&T argumenta que a fusão não poderia afetar o andamento dos negócios no Brasil, já que a operação foi realizada nos Estados Unidos, e a sede da WarnerMedia (também conhecida como Time Warner), responsável por canais como HBO, Warner Bros e Cartoon Network, não fica no Brasil.


A Ancine (Agência Nacional do Cinema), declarou a Anatel  que a Time Warner é uma programadora com importante atuação no Brasil, e por isso a vedação ao negócio.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários