19/12/2025
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10 leitores do Minha Operadora que vão receber créditos no celular

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Pesquisa de satisfação do site obteve alta participação de visitantes e quem respondeu tudo até o final recebeu uma surpresa.

presente do site Minha Operadora: recarga de celular

No dia 12 de julho, o Minha Operadora iniciou uma pesquisa de satisfação com o objetivo de avaliar a percepção dos nossos visitantes à reformulação que o site passou no mês passado. Aproveitamos para agradecer aos centenas de leitores que dedicaram tempo para responder a todas as perguntas do questionário e gostaríamos que soubessem que, nos próximos meses, tentaremos buscar meios de aplicar cada sugestão que foi enviada.

Só agradecer, no entanto, não era suficiente. Queríamos recompensar aqueles que realmente se importam tanto com o conteúdo que o site Minha Operadora produz a ponto de tentar nos ajudar a sermos cada vez melhores. Por isso, quem clicou no link para responder a pesquisa e chegou até o final, recebeu uma surpresa: descobriu que participaria de um sorteio para concorrer a 10 recargas de celular no valor de R$ 10,00 cada. É um brinde singelo, mas de coração.

Aqui está a lista de vencedores do sorteio* :

– ROBERTO RAMOS (DDD 11)
– ANDRE LUIZ FELIX CORREA (DDD 21)
– WANDERSON NUNES PIRES (DDD 21)
– GLEYSON RODRIGUES DA SILVA (DDD 99)
– JEAN PIERRE MAZZA DE MENEZES MARTINEZ (DDD 21)
– TAUAN PEDREIRA FONTOURA COIMBRA (DDD 69)
– MARCIO SANTOS FERREIRA (DDD 21)
– ALEXSANDRO MARQUES DA COSTA JUNIOR (DDD 17)
– LUIS CARLOS DA SILVA SOUSA (DDD 84)
– LILIANNE SILVA SOUZA (DDD 71)

Todos os ganhadores listados acima receberão a recarga nas próximas 48 horas, na linha de celular informada no formulário de pesquisa.

É importante esclarecer que nenhum usuário foi obrigado a se identificar no formulário de pesquisa. Todas as informações prestadas por esses leitores anônimos também são de extrema importância e serão aproveitadas. No entanto, sem a devida identificação não foi possível a participação no sorteio das recargas.

Visitantes que não informaram corretamente todos os dados solicitados no final da pesquisa (como data de nascimento, CPF, cidade e número do telefone celular que receberia a recarga) também não tiveram o nome incluído na lista do sorteio, por respeito aos demais participantes e para garantir a idoneidade do mesmo.

O sorteio foi realizado na plataforma SorteioGo e a autenticidade pode ser comprovada clicando aqui.

Compartilhamos com você alguns resultados da nossa Pesquisa de Satisfação:

Tempo de site

Mais da metade (54,8%) dos leitores que participaram da pesquisa já conhecem o Minha Operadora há mais de 1 ano. Isso é ótimo, pois mostra que estamos conseguindo fidelizar os nossos visitantes nesses quase sete anos de existência.

Preferência de Leitura

92,9% dos visitantes preferem ler matérias sobre Cobertura e Sinal de Telefonia; 85% gostam mais de matérias sobre Ofertas e Descontos e outros 50% estão sempre de olho nos Resultados Financeiros e Operacionais das operadoras, que a gente publica aqui no site. Nessa questão, os leitores poderiam escolher mais de uma opção de resposta, por isso o percentual de resposta não fecha nos 100%.

Canais de Recebimento das Notícias

Ficamos muito contentes em saber que a nossa estratégia de enviar as notícias pelo WhatsApp tenha dado tão certo! Dos que participaram dessa pesquisa, 61,9% disse que fica informado com as notícias de Telecomunicações através do nosso boletim enviado pelo WhatsApp ou Telegram. 50% estão sempre olhando a home (página inicial) do Minha Operadora e 31% dos leitores chegam ao site por intermédio de algum post visualizado no Facebook.

Aprovação do novo site e nova marca

Nós sabemos que toda grande mudança costuma causar espanto e aversão inicial nas pessoas. Mas os leitores do Minha Operadora parecem ter aceitado bem as recentes transformações que fizemos no layout de nosso site e na nossa marca: 52,4% dos visitantes acham que, comparando a nova versão do site com a anterior, a nova é Melhor ou Muito Melhor que a antiga. Somente 21,5% marcaram as alternativas Pior ou Muito Pior que a anterior.

Vídeos com as principais notícias do dia

Sobre os vídeos diários que começamos a publicar nas contas do Minha Operadora no YouTube e Facebook Watch, 61,9% dos leitores aprovaram a mudança, avaliando a ideia como ótima ou boa. Na sessão de comentários da pesquisa, no entanto, percebemos que muitos usuários pediram que fossem incluída narração nesses vídeos. Já estamos avaliando isso!

Publicidade e Propaganda

A publicidade é necessária dentro do Minha Operadora – um site gratuito, que não coleta e nem vende dados dos visitantes. Mesmo nos sustentando unicamente graças aos nossos parceiros publicitários, os anúncios exibidos dentro do site foram avaliados como “Na Medida Certa” por 51,3% dos visitantes. Uma parcela significativa dos leitores (22%), no entanto, informou na pesquisa que a publicidade presente no site é Abusiva. Para esses leitores, informamos que estamos sempre estudando novos métodos de gerar receita.

Entre as formas de continuar sustentável, exibindo pouca ou nenhuma publicidade, está cobrar uma pequena assinatura dos leitores. A modalidade de acesso via “paywall” (ou muro de pagamento), está sendo utilizada cada vez mais para garantir sobrevida a sites que ganham cada vez menos com publicidade. 53,7% dos leitores que participaram dessa pesquisa afirmaram que aceitariam pagar uma pequena mensalidade ao Minha Operadora se tivessem acesso a um conteúdo sem anúncios, reportagens exclusivas, se recebessem brindes ou mesmo para colaborar com a saúde financeira do site (sem receber nada em troca). Ficamos muito contentes em atestar a qualidade do nosso público ao perceber que mais da metade deles se preocupa com a saúde financeira e operacional do site.

Consumidores sentem que o Minha Operadora está do lado deles

Analisando a linha editorial do site, 64,3% dos leitores disseram perceber que o Minha Operadora está mais do lado dos Consumidores do que das Empresas de Telefonia; 33,3% perceberam que o Minha Operadora não está a favor de nenhum dos dois lados e 2,4% acreditam que o Minha Operadora está mais do lado das Empresas de Telefonia do que dos Consumidores.

Quando o Minha Operadora recomenda um produto, serviço ou dá alguma dica sobre telefonia fixa, celular, internet banda larga e TV por assinatura, 76,2% dos consumidores confiam nas informações prestadas, pois entendem que o site se preocupa plenamente com o consumidor. Outros 16,7% disseram que o Minha Operadora fica no meio termo entre consumidor e operadoras.

Classificação do Minha Operadora – na avaliação dos que participaram da Pesquisa

  • Qualidade do Conteúdo – 100% Bom
  • Agilidade na Publicação das Notícias – 95% Bom / 5% Ruim
  • Interação nas Redes Sociais – 88,1% Bom / 11,9% Ruim
  • Imparcialidade e Isenção Editorial – 85,8% Bom / 14,2% Ruim
  • Tempo de Carregamento da Página – 90,25% Bom / 9,75% Ruim
  • Sistema de Comentários nos Posts – 75,61% Bom / 24,39% Ruim
  • Artigos Sugeridos (abaixo das matérias) – 78,1% Bom / 21,9% Ruim
  • Medidor de Velocidade (velocímetro) – 88,1% Bom / 11,9% Ruim

Descomplicando a Tecnologia: a visita de uma avó ao Guru da Vivo

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Instrutores estão disponíveis nas lojas Vivo para ajudar quem possui dificuldade em mexer no celular. Levamos uma idosa para avaliar a experiência.

Descomplicando

No dia 26 de julho foi comemorado o Dia dos Avós. Para marcar a data, a Vivo lançou uma série de workshops nas lojas de várias cidades do país chamado de “Acontece na Vivo – Descomplicando a Tecnologia”.

Nós aqui do Minha Operadora decidimos experimentar o serviço. Agendei o serviço para minha mãe (que é uma avó de 66 anos e tem algum conhecimento de celular), na loja de um shopping na zona norte do Rio de Janeiro.

O processo de agendamento foi simples e rápido. Escolhi o horário da manhã do dia 25 de julho, ele é explicado num artigo sobre o workshop que pode ser acessado aqui.

Descomplicando

Eu e minha mãe chegamos uns 10 minutos antes, nos identificamos e fomos direcionados para um “Guru“. O rapaz foi super simpático e nos levou para uma pequena sala com uma mesa circular e cadeiras. Para nossa surpresa, eramos os únicos lá.

Me limitei a oferecer meu aparelho para as explicações de compartilhamentos e explicar o perfil dela – uma usuária de Uber, WhatsApp e Facebook com muitas imagens de “Bom dia” e das netas, e que por isso precisava aprender a limpar a memória do aparelho.

VIU ISSO?
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Descomplicando a Tecnologia: evento da Vivo para maiores de 60 anos
Workshop gratuito da Vivo em Recife tratará de tecnologia e finanças
Vivo inaugura loja no Rio com conceito inovador e coworking

O Guru começou organizando a tela principal e colocando os ícones dos apps que iria explicar, depois foi calmamente passando por cada um deles explicando, não todas, mas as principais funcionalidades.

Achei que o ritmo dele e o conteúdo abordado foram muito bons e úteis. Ele passou pelos apps de Ligação, Contatos, SMS, Câmera, Galeria, Google Fotos, WhatsApp, Facebook, Messenger e Uber.

Depois de quase duas horas – era para ser apenas uma – minha mãe saiu satisfeita com a experiência. Só lamentou que não deu tempo de anotar nada, mas eu repeti as partes que não lembrou.

https://youtu.be/c5X0OfBh2Pw

Ela disse que voltará numa outra quinta para aprender mais. O Guru da Vivo está lá todas as quintas pela manhã para ajudar aos clientes (procure saber na loja em que horário eles estarão), o que achei MUITO legal. Na opinião dela as pessoas deveriam aproveitar mais esse serviço.

Vulnerabilidade na Minha Oi deixou clientes com internet ilimitada

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Realizando duas recargas de qualquer valor, usuário conseguia trocar minutos por mais de 1 Terabyte de internet. Falha foi exposta por youtuber.

falha no aplicativo Minha Oi liberava mais de 1 Tera de internet

Uma brecha na mecânica de troca de internet por minutos e minutos por internet do aplicativo Minha Oi possibilitou que clientes da operadora conseguissem mais de 1 Terabyte de dados móveis com recargas de pouco valor. A vulnerabilidade foi apresentada na internet pelo youtuber Rafle Francisco.

Segundo o youtuber, para conseguir ter acesso quase ilimitado à internet móvel da Oi, o chip deveria ser pré-pago, não possuir créditos válidos e realizar o cadastro na promoção Oi Livre de R$ 2,00 por dia pelo número *1954 (esta oferta não está mais disponível para contratação). Ele explica que conhece essa numeração porque já trabalhou como atendente de call center para a operadora.

Após a oferta Oi Livre de R$ 2,00 por dia ter sido ativada na linha, o cliente deveria efetuar uma recarga de qualquer valor. No tutorial, Francisco recarregou R$ 15 em uma linha de DDD 15 (Região de Sorocaba, SP). Nessa área local, a Oi disponibilizou 1,77 GB de internet na linha dele por causa da recarga com esse valor.

Na sequência, o youtuber abriu o aplicativo Minha Oi e converteu toda a franquia de internet em saldo de minutos. Após a conversão, o usuário ficou com 86.100 minutos para falar e 10MB de dados (que não puderam ser trocados).

Migração para o Oi Controle

Depois de a troca ter sido efetuada, Francisco foi na aba de promoções vigentes, ainda no aplicativo Minha Oi, e escolheu a oferta “Oi Controle“. Segundo ele, o usuário poderia escolher quaisquer uma das opções disponíveis. No vídeo, a oferta de R$ 54,90 por mês foi a eleita para ativação. Para finalizar, bastava escolher “Pagamento por boleto” como forma de quitação do plano (essa modalidade de pagamento não está mais disponível no app Minha Oi).

Nesse momento, um erro poderia aparecer, mas o youtuber disse que era normal. O usuário deveria dar sequência a adesão da oferta Oi Controle escolhida e, em “Identifique-se”, poderia informar qualquer número de CPF. Como o número do documento digitado por ele não era válido, o sistema apresentou a mensagem “Ocorreu um erro não esperado, por favor tente novamente”. Mesmo assim, a migração para o plano Oi Controle foi concluída com sucesso.

Retornando para o Pré-Pago

Depois de a oferta Oi Controle estar ativa na linha – em questão de poucos minutos -, era hora de voltar para o segmento pré-pago. No próprio aplicativo Minha Oi o cliente escolhia a oferta “Oi Livre” e seguia as instruções até a migração ter sido concluída. Uma nova recarga de qualquer valor deveria ser efetuada.

VIU ISSO?
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Claro sofre fraude de R$ 2 milhões; polícia investiga o caso
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Denúncia: Atendentes da Oi causaram prejuízo milionário à operadora
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Aulas de como ter créditos e internet de graça se espalham pela rede

Após os créditos entrarem na linha, já depois de retornado para a oferta Oi Livre, o cliente precisava fazer o inverso do que havia realizado no começo do procedimento: trocar todos os minutos que acumulou na linha por internet. É nessa hora que a “mágica” acontece e o aplicativo já mostrava que o Oi Móvel dele estava com 1117,46 GB de franquia, o que equivale a mais de 1 Terabyte de dados.

Para se ter uma ideia, com essa quantidade de internet é possível passar 372 horas (mais de 15 dias consecutivos) assistindo filmes e séries na Netflix em alta-definição sem estourar o pacote.

Um dos vídeos, publicado em 28 de junho, chegou a sair do ar, mas retornou para o canal de Rafle Francisco no YouTube já informando no título que o bug não funciona mais. No momento da publicação deste artigo, o método havia tido 2.600 visualizações. Não se sabe, no entanto, quantas pessoas realizaram efetivamente o procedimento para inflar o pacote de internet móvel da Oi.

É importante deixar claro que a equipe do Minha Operadoratinha conhecimento da fraude há algum tempo, porém, em consonância com os nossos princípios editoriais, decidimos apenas publicar os detalhes quando tivéssemos a certeza de que a vulnerabilidade não estaria mais exposta.

A operadora Oi não quis comentar.

Vivo expande tecnologia VoLTE para 377 cidades

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Tecnologia de Voz sobre LTE (VoLTE) permite efetuar ligações em HD e com mais rapidez na hora de se conectar à rede.

Clientes Vivo de 377 municípios brasileiros agora podem efetuar ligações utilizando a rede 4G LTE. Essa função é chamada tecnicamente de Voice over Long-Term Evolution (VoLTE). A TIM foi a primeira operadora de telefonia brasileira a lançar o VoLTE, em julho de 2017.

Sem a cobertura VoLTE, a rede do celular é sempre alterada para 3G na hora de realizar uma chamada, visto que originalmente a tecnologia 4G foi preparada somente para a transferência de dados. Através da rede 4G, as operadoras de telefonia também prometem qualidade de voz em alta-definição (voz em HD) e maior rapidez para completar a ligação.

As empresas demoraram para popularizar a modalidade porque a rede LTE ainda era muito instável, com baixa penetração em ambientes internos. Com a ativação da faixa de frequência de 700 MHz (que garante uma cobertura por antena mais ampla) para utilização do 4G, o VoLTE finalmente pode ser divulgado e utilizado com garantia de qualidade.

Esse é um desempenho crescente da operadora, visto que em setembro do ano passado a Vivo possuía Voz sobre LTE apenas em 20 cidades de cinco estados brasileiros. Mas apesar do número considerável de cidades com VoLTE, a cobertura da Vivo ainda é muito concentrada. Somente usuários de 14 estados mais o Distrito Federal podem falar via internet móvel, sendo que a grande maioria dos municípios (351) são do estado de São Paulo.

VIU ISSO?
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VoLTE da TIM já está disponível em todo o estado de São Paulo
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VoLTE: Como funciona? O que muda nas chamadas de voz via 4G?
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América Latina conta com 18 redes de VoLTE em 9 países

Veja abaixo a lista de cidades atualizadas que contam com VoLTE (Voz sobre LTE) da Vivo:

Do Acre
– Rio Branco

Do Amazonas
– Manaus

Do Ceará
– Fortaleza

Do Distrito Federal
– Brasília

Do Espírito Santo
– Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra

De Goiás
– Goiânia e Rio Verde

De Minas Gerais
– Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora

De Mato Grosso
– Cuiabá

Do Pará
– Belém

De Pernambuco
– Recife

Do Paraná
– Curitiba

Do Rio de Janeiro
– Rio de Janeiro, Niterói, Macaé e Campos dos Goytagazes

Do Rio Grande do Sul
– Porto Alegre e Caxias do Sul

De Santa Catarina
– Florianópolis, Blumenau e Joinville

De Sergipe
– Aracaju

De São Paulo
– São Paulo, Adamantina, Adolfo, Águas Da Prata, Águas De São Pedro, Alfredo, Marcondes, Altair, Alto Alegre, Alumínio, Álvares Florence, Álvaro De Carvalho, Alvinlândia, Américo De Campos, Andradina, Anhembi, Anhumas, Aparecida, Aparecida D’Oeste, Arandu, Arapeí, Arco-Íris, Arealva, Areias, Areiópolis, Ariranha, Aspásia, Assis, Auriflama, Avaí, Avaré, Bady Bassitt, Bálsamo, Barão De Antonina, Barbosa, Bariri, Barra Bonita, Barra Do Turvo, Bastos, Bauru, Bento De Abreu, Bernardino De Campos, Bilac, Boa Esperança Do Sul, Bom Jesus Dos Perdões, Bom Sucesso De Itararé, Boracéia, Borborema, Borebi, Braúna, Brejo Alegre, Brotas Buri, Cabrália Paulista, Cafelândia, Caiuá, Cajati, Campina Do Monte Alegre, Campinas, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cândido Rodrigues, Canitar, Capão Bonito. Capela Do Alto, Cardoso, Castilho, Catiguá, Cedral, Cerqueira César, Cesário Lange, Chavantes, Clementina, Colina, Conchal, Conchas, Coroados, Coronel Macedo, Cristais Paulista, Cruzália, Cunha, Dirce Reis, Divinolândia, Dolcinópolis, Dourado, Dracena, Duartina, Dumont, Echaporã, Eldorado, Elias Fausto, Elisiário, Embaúba, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo Do Turvo, Estrela D’Oeste, Euclides Da Cunha Paulista, Fartura, Fernando Prestes, Ferraz De Vasconcelos, Flora Rica, Floreal, Florínia, Gabriel Monteiro, Gália, Gastão Vidigal, Gavião Peixoto, General Salgado, Guaiçara, Guaimbê, Guapiara, Guaraçaí, Guaraci, Guarantã, Guareí, Guariba, Guarulhos, Guzolândia, Herculândia, Iacanga, Iacri, Iaras, Ibaté, Ibirá, Ibirarema, Icém, Iepê, Igaraçu Do Tietê, Igaratá, Iguape, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Indiana, Indiaporã, Inúbia Paulista, Ipaussu, Iperó, Ipeúna, Ipiguá, Irapuã, Irapuru, Itaberá, Itaí, Itajobi, Itapeva, Itapevi, Itapira, Itápolis, Itaporanga, Itapuí, Itararé, Itariri, Itobi, Jaboticabal, Jaci, Jales, João Ramalho, Júlio Mesquita, Jumirim, Jundiaí, Junqueirópolis, Lagoinha, Laranjal Paulista, Lindóia, Lins, Lourdes, Lucélia, Lucianópolis, Luiziânia, Lupércio, Lutécia, Macatuba, Macaubal, Macedônia, Mairiporã, Manduri, Marabá, Paulista, Marapoama, Mariápolis, Marília, Marinópolis, Martinópolis, Mauá, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mineiros Do Tietê, Mira Estrela, Miracatu, Mirante Do Paranapanema, Mirassolândia, Mogi das Cruzes, Mombuca, Monções, Monte Alto, Morungaba, Motuca, Murutinga Do Sul, Narandiba, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Europa, Nova Guataporanga, Nova Independência, Nova Luzitânia, Ocauçu Óleo Olímpia, Oriente, Orindiúva, Osasco, Ouro Verde, Ouroeste, Palmares Paulista, Palmeira D’Oeste, Palmital, Panorama, Paraíso, Paranapanema, Paranapuã, Parapuã, Pardinho, Parisi, Paulo De Faria, Pedranópolis, Pedregulho, Pedrinhas Paulista, Pedro De Toledo, Piacatu, Pilar Do Sul, Piquerobi, Piraju, Pirajuí, Pirangi, Pirapozinho, Pitangueiras, Planalto, Platina, Poloni, Pompéia, Pongaí, Pontal, Pontes Gestal, Populina, Potim, Potirendaba, Pradópolis, Pratânia, Presidente Alves, Presidente Bernardes, Quadra, Quatá, Queiroz, Queluz, Quintana, Rafard, Redenção Da Serra, Reginópolis, Registro, Ribeirão Branco, Ribeirão Do Sul, Ribeirão Grande, Rinópolis, Rosana, Roseira, Rubiácea, Rubinéia, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Sabino, Sagres, Sales, Salmourão, Salto De Pirapora, Salto Grande, Sandovalina, Santa Albertina, Santa Branca, Santa Clara D’Oeste, Santa Cruz Da Conceição, Santa Cruz Do Rio Pardo, Santa Ernestina, Santa Fé Do Sul, Santa Lúcia, Santa Maria Da Serra, Santa Mercedes, Santa Rita D’Oeste, Santa Rosa De Viterbo, Santa Salete, Santana De Parnaíba, Santo André, Santo Antônio De Posse, Santo Antônio Do Jardim, Santo Antônio Do Pinhal, Santo Expedito, Santópolis Do Aguapeí, Santos, São Francisco, São João Das Duas Pontes, São João Do Pau D’Alho, São José Do Barreiro, São Lourenço Da Serra, São Luís Do Paraitinga, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Pedro Do Turvo, São Roque, São Simão, São Vicente, Sarapuí, Sarutaiá, Sebastianópolis Do Sul, Serrana, Sete Barras, Sorocaba, Sud Mennucci, Suzanápolis, Suzano, Tabapuã, Tabatinga, Taciba, Taguaí, Taiaçu, Taiúva, Tanabi, Tapiraí, Taquarituba, Tarabai, Tarumã, Teodoro, Sampaio, Torre De Pedra, Trabiju, Três Fronteiras, Tupã, Tupi, Paulista, Ubarana, Ubirajara, União Paulista, Urânia, Uru, Urupês, Valentim Gentil, Vera Cruz, Vista Alegre Do Alto, Vitória Brasil, Votorantim, Votuporanga e Zacarias

Compra da Nextel pela Claro é aprovada pela Anatel

Agência reguladora não vê problemas concorrenciais na compra. Marca deve ser mais uma a ser absorvida pela Claro, depois da NET.

Ilustração parceria de negócios
Imagem: Pixabay

Sem ressalvas, a Superintendência de Competição da Anatel aprovou a compra da Nextel pela Claro. A análise concedeu a anuência prévia para a fusão. Entre as determinações, os grupos devem se adequar em relação aos limites da quantidade de espectro na faixa de 850 MHz em até dois meses, após concretização da compra.

O anúncio da compra foi feito em março deste ano, pelo valor de US$ 905 milhões, R$ 3,05 bilhões convertidos. Na ocasião, as concorrentes TIM e Telefônica, dona da Vivo, manifestaram seus temores com a operação e com uma possível concentração de espectro nas mãos de uma única operadora.

Nas determinações da Anatel, há também a necessidade de eliminar a sobreposição de outorgas e código de prestadora, 18 meses após a finalização do processo de compra. Além disso, será preciso comprovar a regularidade fiscal da Nextel e Sunbird Telecomunicações (subsidiária da companhia).

E quais serão os próximos passos? A partir de agora, a Procuradoria Federal Especializada da Anatel fará a apreciação. Depois, quem comanda o processo é o Conselho Diretor da Agência.

VIU ISSO?
– Venda da Nextel para a Claro é aprovada por acionistas
– Fusão da Claro com a Nextel: qual o impacto para o consumidor?
– Cerca de 700 funcionários da Nextel devem ser demitidos

A anuência tem validade de 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União. Há possibilidade de prorrogação existe, mas só pode ser feita uma única vez.

Na análise feita pela Anatel sobre os espectros, com a compra, a Claro superaria o limite máximo de espectros estabelecido pela Resolução 703, de 2018. Em algumas áreas, seria um acúmulo acima de 35%.

Entretanto, a Claro assumiu o compromisso de renunciar o direito de uso da parcela que ultrapassar o limite de 35% na faixa de 850 MHz no prazo de 18 meses após a anuência.

Com a compra da Nextel, a Claro deve fortalecer sua atuação nos principais centros de consumo do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a Nextel é a quinta maior operadora do país e tem mais de três milhões de linhas móveis ativas nas duas cidades.

Com informações do Teletime

TIM tem a melhor cobertura 4G e Claro se destaca na velocidade

Resultados do OpenSignal mostram que o Brasil pode se tornar um dos líderes da América Latina na disponibilização do 4G.

Ilustração Smartphone
Imagem: Pixabay

Atualmente, só se fala de 5G, mas não podemos deixar de considerar a atual conectividade que atende boa parte dos brasileiros, o 4G. No último relatório da OpenSignal, a TIM se destacou na cobertura enquanto a Claro levou a melhor na velocidade de internet.

Mas essa não é a grande novidade. A informação que mais chama atenção é o fato de que o país pode ter deixado para trás o posto de retardatário na disponibilização do 4G e está perto de se tornar um dos líderes da América Latina.

Um dos grandes motivos para essa melhora foi o desligamento do sinal da TV analógica, que liberou a faixa de frequência 700 MHz e ajudou a aumentar o alcance da rede 4G.

No relatório da OpenSignal, foram feitas mais de 8 bilhões de medições em mais de 999.385 dispositivos pelo aplicativo do site durante três meses. Na ocasião, foram analisadas: experiência de vídeo, velocidade de download e upload, latência e abrangência do 4G.

Resultados da OpenSignal
Imagem: OpenSignal

VIU ISSO?
– Claro aumenta investimentos em fibra ótica
– Por dentro da Game XP 2019; Conheça as ativações da Oi
– Streaming de vídeos Looke já está disponível para clientes TIM

As principais operadoras brasileiras entraram na análise: Claro, TIM, Vivo, Oi e Nextel. A TIM, mais uma vez, está em vantagem. Atingiu a marca dos 80% na disponibilização do sinal 4G. A latência da operadora também é destaque, isso significa que ela é uma das melhores em transmissão de vídeo e áudio.

Resultados da OpenSignal
Imagem: OpenSignal

Na medição de velocidade de download, chegou a vez da Claro vencer a disputa. A média registrada foi de 19,8 Mbps. Em segundo, surge a Vivo com 14,2. TIM e Oi seguem longes da liderança. A primeira atingiu 11,6 Mbps e a segunda ficou com 8,6.

Resultados da OpenSignal
Imagem: OpenSignal

A outra vitória da Claro foi na velocidade de upload. A operadora registrou 6,4 Mbps. TIM e Vivo cresceram, mas não se aproximam da qualidade da concorrente.

Outro destaque para a Claro foi na experiência de vídeo, a empresa da América Móvil fez entre 55 e 65 pontos, o máximo é 100. Entretanto, TIM e Vivo melhoraram a experiência dos usuários e estão próximas dos 55 pontos.

No geral, a Claro tem vantagem no Rio de Janeiro e São Paulo. A TIM se destaca pela disponibilidade de 4G nas maiores cidades do país, que são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Fortaleza.

Com informações do Convergência Digital

NBCUniversal anuncia plataforma de streaming para abril de 2020

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Grupo dono da Universal Studios chega para concorrer com Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner e outros serviços do mercado VOD.

Logo NBCUniversal
Imagem: Divulgação NBCUniversal

Notícia boa para os fãs de conteúdo digital, mas péssima para empresas de TV paga. A NBCUniversal confirmou o lançamento de sua plataforma de streaming para março de 2020. O serviço é apenas mais um no mercado de VOD, que tanto desperta a preocupação das TVs por assinaturas.

O anúncio foi feito por Steve Burke, CEO da companhia, em uma conferência. Para ele, a NBCUniversal tem algumas das franquias mais valiosas e cineastas de peso, tanto na frente quanto por trás das câmeras.

O serviço deve funcionar como uma extensão para os assinantes da NBC TV nos Estados Unidos. Assinantes da Comcast Cable e SKY internacionalmente também terão acesso.

Para o público em geral, o aplicativo terá uma versão paga e livre de anúncios. Os valores devem girar em torno de US$ 12,99, de acordo com o relatório da própria NBC. Até o momento, não há menção alguma sobre um lançamento no Brasil ou globalização da plataforma.

VIU ISSO?
– TV Paga está sentenciada à morte, diz Anatel
– WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max
– Sky testa serviço mais barato via aplicativo para TV paga ao vivo

A NBCUniversal é o estúdio por trás de produções históricas da TV e de muito sucesso na atualidade como: This is US, The Blacklist, Law & Order, Brooklyn Nine-Nine, Blindspot, Good Girls, a franquia Chicago Fire, The Fresh Prince of Bel-air (Um Maluco no Pedaço), The Office e outras.

No cinema, o grupo comanda os estúdios Universal, responsáveis por franquias como Jurassic World, Velozes e Furiosos, American Pie, De Volta para o Futuro, Shrek e outros sucessos.

Se a plataforma vingar e crescer globalmente, significa mais desfalques para a Netflix e uma nova opção para o público que migra das TVs pagas para os serviços de streaming.

Mesmo sem previsão de lançamento global, a plataforma da NBCUniversal chega para concorrer com Warner, Disney, Netflix, Amazon, Apple, Facebook e outras gigantes do mercado que anunciaram suas próprias plataformas de streaming recentemente.

Com informações do Deadline

Streaming de vídeos Looke já está disponível para clientes TIM

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TIM Vídeos by Looke oferece catálogo com filmes, séries e novelas para clientes da operadora. Entenda quais planos dão direito a uma assinatura gratuita.

Divulgação TIM Vídeos by Looke
Imagem: Divulgação TIM Vídeos by Looke

Depois da parceria com a Netflix, a TIM surge com outra novidade para os seus assinantes: o TIM Vídeos by Looke. A plataforma já está disponível para os clientes da operadora.

A assinatura vem sem custo adicional para os assinantes dos planos TIM Black, nas modalidades: TIM Pós D Plus, TIM Pós e Plus, TIM Black Família A, TIM Black Família B, TIM Black Família C e TIM Black Família D.

Os demais clientes da operadora podem fazer uma assinatura pelo valor mensal de R$ 15,09 ou semanal de R$ 3,79. Basta enviar um SMS para 3480 com a palavra “Looke” ou fazer uma chamada para o número 1041.

No comparativo, uma assinatura diretamente pelo site do Looke, sem vincula com a operadora, custa R$ 16,90 mensais. Com a possibilidade de três telas simultâneas, o valor sobe para R$ 18,90 e com cinco e uma locação por mês o cliente pagaria R$ 25,90.

VIU ISSO?
– Envio de convite TIM Beta já pode ser feito de outra maneira
– Clientes TIM ganham bônus de internet para assistir propagandas
– Novo TIM Black Família inclui assinatura da Netflix

A novidade também está disponível, sem custo adicional, para os clientes da TIM Live Ultrafibra que contratarem pacotes de 500 MB, 1 GB ou 2 GB.

O Looke é plataforma lançada em 2015. O funcionamento é nos moldes da Netflix, com algumas diferenças. Nela, o cliente assina pelo Vídeo Club com acesso ilimitado ao acervo de séries, filmes e novelas do serviço.

Na parte dos lançamentos, é necessário fazer um aluguel, com valores a partir de R$ 1,89, ou a compra digital em que o conteúdo fica sempre disponível para visualização na plataforma. Os valores de aquisição são a partir de R$ 14,90.

Compra da Time Warner pela AT&T já está sob análise da Anatel

Operadora, que é dona da SKY no Brasil, poderá ter que vender a empresa de TV por assinatura, por causa da compra do estúdio de cinema.

Time Warner
Imagem: Pixabay

A compra da Time Warner pela AT&T foi toda realizada no exterior, mas aqui, ainda precisa passar pela aprovação da Anatel. O motivo? A operadora é dona SKY, empresa que oferta TV por assinatura e internet banda larga no Brasil.

Trata-se de uma aquisição que encontra a Lei da TV paga como barreira, já que ela estabelece limites e impossibilita que prestadoras de serviços de telecomunicações detenham o controle ou participação superior a 30% de produtoras e programadoras com sede no Brasil.

É aí que está o grande argumento de defesa da AT&T, já que a Time Warner é sediada nos Estados Unidos. Entretanto, as autoridades julgam que o estúdio é de importante atuação no Brasil.

O pedido de anuência feito pela operadora já caminhou na Anatel e segue para o Conselho Diretor, que tomará uma decisão. O relator sorteado foi o conselheiro Vicente Aquino.

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A Lei da TV paga (SeAC) também provoca uma verdadeira guerra entre o serviço FOX+, que vende seus canais pela internet contra as operadoras, que não estão satisfeitas em ver que o serviço anula a necessidade de uma assinatura, já que oferta canais de seus catálogos pela web.

A pretensão era que os dois casos fossem tramitados de forma conjunta, entretanto, o processo da AT&T é mais antigo.

Os estúdios Time Warner foram vendidos por US$ 85 bilhões. Nos Estados Unidos, a operação foi aprovada sem qualquer restrição. Já no Brasil, o Cade impôs restrições, em 2017.

Em fevereiro, a Anatel determinou que a AT&T deveria vender a SKY em até seis meses, mas a operadora tenta reverter a situação com o argumento supracitado. Em caso de derrota, a companhia cogita até mesmo parar de comercializar os canais da Time Warner na TV paga brasileira.

No início do mês, a Time Warner anunciou uma grande plataforma de streaming chamada HBO Max, que engloba conteúdo de todos os seus canais. Ainda não previsão de lançamento para o Brasil. Seria esse um sinal?

De fato, precisamos aguardar os próximos capítulos, mas a AT&T parece ter um plano B no caso de uma resposta negativa da Anatel.

Com informações do Tele.Síntese

Algar Telecom é acionada pelo Procon depois de pane

Operadora enfrentou instabilidade nos serviços de internet e telefonia na última terça-feira, 23.

Divulgação Algar Telecom
Imagem: Divulgação Algar Telecom

Nesta semana, um pane da Algar Telecom frustrou os clientes da operadora. Serviços de telefonia e internet ficaram indisponíveis em várias regiões, com inclusão de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, Pará de Minas e Divinópolis. Em nota, a companhia afirmou que problemas em um equipamento de rede ocasionaram a pane.

O serviço foi normalizado por volta das 17h45 da tarde, entretanto, a operadora parece enfrentar outras consequências pelo problema da última terça.

O Procon de Uberaba instaurou um procedimento de ofício contra a Algar Telecom por conta da falha nos serviços de telecomunicações. Marcelo Venturoso, presidente da Instituição, confirmou.

Ele afirma que a companhia foi notificada na última quarta-feira, 24, após a ocorrência da falha que afetou até mesmo os canais de emergência do SAMU, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

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Marcelo explica que o procedimento tem o objetivo de buscar respostas mais precisas. Entender os motivos que originaram, a extensão, o tempo de duração e quais foram e são as medidas adotadas no reestabelecimento de serviços.

A busca também segue na tentativa de descobrir o que está sendo feito para que a pane não ocorra novamente. O ressarcimento e aplicação de penalidades também é estudado pelo Procon.

Se a empresa não prestar esclarecimentos, sofrerá uma penalidade ou multa, calculada com base na receita bruta anual da companhia.

Marcelo destaca também que a operadora não pode cobrar dos clientes pelo período em que os serviços ficaram inativos. Para o caso de danos efetivos, a orientação é que todos juntem provas e busquem a ajuda do Procon.

Com informações do JM Online