15/12/2025
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Comercial da Vivo alerta para o uso demasiado da tecnologia

Campanha “Tem Hora pra Tudo” ganhou uma continuidade e traz uma importante reflexão para os consumidores.

Comercial da Vivo
Imagem: Reprodução YouTube

No mercado de telecomunicações, é normal ver uma empresa enaltecer o avanço da tecnologia e destacar a evolução, assim como os mais variados serviços que são oferecidos de internet banda larga, TV por assinatura e telefonia.

A Vivo, com a campanha “Tem Hora pra Tudo”, se posicionou de maneira surpreendente e passou a incentivar que seus consumidores utilizem a tecnologia de maneira consciente, a ponto que ela não seja prejudicial para as relações humanas.

No novo filme publicitário divulgado, intitulado “Cangote”, pai e filha acompanham um jogo de futebol e no momento do gol, o homem rapidamente retira o smartphone do bolso e faz um registro da situação.

Enquanto isso, a criança se sente um pouco perdida, já que todos os espectadores levantam e ela não consegue visualizar o momento.

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É nesse momento que o pai guarda o celular, levanta a filha pelos braços e compartilha toda aquela felicidade da comemoração de um gol com sua melhor companheira.

O vídeo já está no YouTube e segue em circulação desde 1 de outubro. A criação é da Agência África    e enfatiza que todas as conexões são importantes e devem ser vividas por inteiro.

A campanha “Tem Hora pra Tudo” foi lançada pela Vivo em 2018. Desde então, a operadora já destacou até mesmo os impactos positivos que as mensagens espalhadas geram nos clientes.

Com informações do AdNews

Rodrigo Abreu pode ter sido confirmado como futuro presidente da Oi

Eurico Teles, atual presidente, comentou sobre sobre os rumores dos últimos meses e negou a venda da companhia.

Rodrigo Abreu e Eurico Teles.
Rodrigo Abreu e Eurico Teles. Imagem: Cristina Lacerda / Teletime

Vítima de inúmeras especulações nos últimos dias, a Oi vive um momento financeiro delicado e ainda se encontra em recuperação judicial. Em uma recente entrevista, Eurico Teles, atual presidente da companhia, tratou de colocar fim em diversos rumores e esclareceu que o foco da operadora é no plano estratégico divulgado em julho.

No entanto, quando questionado sobre deixar o comando da empresa em dezembro, Teles não confirmou e nem desmentiu. Comentou apenas que sua preocupação é garantir a sustentabilidade futura da Oi.

O presidente da marca esclarece que tem uma missão, mas diz que será uma honra ser sucedido por Rodrigo Abreu. Com a declaração, é possível entender que a substituição é prevista para acontecer, mas as datas ainda não são de conhecimento público.

Recentemente, Abreu deixou seu cargo no Conselho da Oi para assumir a posição de Diretor de Operações nas últimas semanas. O executivo será um dos responsáveis pela execução do novo plano estratégico da operadora.

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Rumor: Rodrigo Abreu ainda pode substituir Eurico Teles na Oi

O ex-presidente da TIM é mencionado há meses como o futuro substituto de Eurico Teles na presidência da companhia. Entre os meses de junho e julho, os rumores garantiam que a entrada do executivo no cargo seria mais rápida que o esperado.

Mas na época, a Oi tratou de desmentir e confirmou a busca por um nome para ocupar a posição de Diretor de Operações, cargo ocupado por Abreu semanas depois.

Na entrevista, Teles e Abreu descartaram a venda da empresa, assim como o fatiamento das operações e deram fim aos rumores que fizeram as ações (OIBR3 / OIBR4) da tele enfrentarem uma verdadeira montanha-russa na bolsa de valores.

Gigantes estrangeiras como a China Mobile e AT&T foram citadas como possíveis compradoras, mas tudo foi desmentido e a própria Oi nunca fomentou os rumores.

De acordo com as palavras de Rodrigo Abreu e Eurico Teles, o foco da empresa é no plano estratégico, que envolve a expansão da fibra ótica e mais investimentos na oferta de serviços com qualidade para o consumidor final.

A venda de ativos não estratégicos também faz parte das projeções para reverter os efeitos negativos no caixa da Oi e atrair investidores.

Com informações do Convergência Digital e Teletime

Projeto pretende proibir suspeitos de usar a internet

Proposta altera Código Penal para incluir a proibição temporária à conectividade durante julgamento de crimes cibernéticos.

Foto: Clint Patterson/Unsplash

Está tramitando na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 4503/2019, que pretende proibir temporariamente o uso ou acesso à internet aos suspeitos de crimes cometidos na rede mundial de computadores.

A proposta é do deputado Mário Heringer (PDT-MG). Apesar do Código Penal já prever penas alternativas para crimes cibernéticos, ainda falta uma medida para proibir os acusados de usarem a internet.

Segundo Mário, alguém que está sendo julgado pode continuar a cometer crimes online enquanto aguarda julgamento.

“Nosso objetivo, com a presente proposta, é segregar o criminoso da ferramenta utilizada para o cometimento do crime, minimizando, assim, os riscos para a sociedade”, argumenta o deputado.

Com a popularização da internet e das redes sociais, muitos crimes têm sidos cometidos. Vírus, softwares maliciosos, golpes online, phishing, roubo de senhas, fraudes de cartão de crédito online e assédio sexual são alguns exemplos de crimes cometidos no meio virtual.

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O projeto aguarda para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e pelo plenário da Câmara.

Se aprovada, a Lei entra em vigor na data de publicação. Com a proibição temporária de acesso, no caso de descumprimento, o acusado seria punido com a detenção.

Segundo relatório da Norton, em 2018, 65% da população adulta de 14 países, inclusive o Brasil, já foi vítima de crimes cibernéticos.

Operadoras devem informar nome de funcionários ao cliente

Lei em Mato Grosso do Sul obriga prestadores de serviço a informar dados dos técnicos que executarão serviços residenciais.

Nesta quarta-feira, 2, foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul a Lei Estadual nº 5.407/2019, que obriga as empresas que prestam serviços a informar aos clientes os dados dos funcionários que executarão serviços em suas casas. A nova legislação entra em vigor em dezembro.

Segundo o texto da lei, as prestadoras de serviço englobam as empresas de telefonia, internet, TV a cabo ou satélite, além de concessionárias de energia elétrica, fornecedoras de gás, seguradoras e autorizadas a executar reparos elétricos e eletrônicos.

Ao solicitar a visita de um técnico, a empresa terá que informar ao consumidor com, pelo menos, uma hora de antecedência do horário agendado, o nome completo, número do documento de identidade e foto (sempre que possível) do prestador que executará o serviço residencial.

No momento do agendamento, a operadora terá que solicitar ao cliente em qual número de celular ele deseja receber os dados.

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No caso de o usuário não possuir celular, as informações terão que ser enviadas pelo e-mail.

A regulamentação da Lei será feita pelo poder executivo. As empresas que descumprirem a lei sofrerão as penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), e a multa revertida para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).

O projeto de autoria do deputado José Carlos Barbosa (DEM-MS) tem como objetivo aumentar a segurança residencial, evitando golpes e crimes.

Primeiro-ministro israelense enfrenta acusações de corrupção

Benjamin Netanyahu é acusado de favorecer empresa de telecomunicações enquanto era ministro da comunicação.

Foto: Governo de Israel

As denúncias de corrupção não é uma exclusividade do Brasil. Nesta quarta-feira, 2, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enfrenta a primeira de uma série de audiências para determinar se ele é culpado de suborno, fraude e abuso de confiança.

Entre as acusações, Netanyahu teria oferecido incentivos à Bezeq, que oferece serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa, móvel, banda larga, e TV paga. Em troca, a empresa publicaria artigos favoráveis ao político em seu site noticioso “Walla”.

Segundo a Polícia de Israel, entre 2014 e 2017, quando também era ministro da comunicação, o primeiro-ministro teria aceitado subornos e adotado condutas suspeitas que beneficiaram a maior empresa de telecomunicação do país. Editores e repórteres teriam de forma contínua tentado influenciar na imagem do político e sua esposa, assim como na nomeação de altos funcionários do governo.

“Não vão encontrar nada porque não há nada”, declarou Netanyahu, segundo a Efe.

Na audiência de hoje a portas fechadas, os 10 advogados de defesa de Benjamin apresentaram argumentos contra as acusações e provas a favor do primeiro-ministro.

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Caso seja condenado, Benjamin Netanyahu poderá enfrentar até dez anos de prisão por suborno e até três anos por fraude e abuso de confiança.

Além de suspeitas de corrupção, o político também enfrenta uma crise política. Nas eleições de 17 de setembro, o partido de Netanyahu e o de seu adversário Benny Gantz terminaram praticamente empatados. Ambos não conseguiram a maioria necessária dos votos para governar o Parlamento.

O país pode ter novas eleições ainda neste ano.

Confira as grandes estreias de outubro nas plataformas de streaming

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Sucessos de bilheteria como Aquaman e o aguardado filme derivado da série Breaking Bad compõem a lista.

Divulgação filmes El Camino e Homem Aranha: Longe de Casa
Imagem: Divulgação

Outubro já pode ser definido como um mês marcante para os fãs de entretenimento. Afinal, sucessos arrebatadores de bilheteria vão chegar nas plataformas “on demand”, que oferece acesso pago.

Além, outros fenômenos do cinema farão suas grandes estreias em serviços de streaming por assinatura, como Netflix, HBO Go e outros.

Mas os conteúdos inéditos também terão destaque. A aclamada série de TV Breaking Bad vai finalmente ganhar um filme derivado e o Amazon preparou uma estreia recheada de estrelas do primeiro escalão de Hollywood.

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Abaixo, segue a lista, de acordo com cada plataforma (com destaque para as estreias mais aguardadas e repercutidas):

NOW (Claro net tv):

  • Homem Aranha – Longe de Casa

A nova aventura do herói já está em pré-lançamento do NOW. O longa foi o primeiro filme do personagem a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão arrecadados em bilheteria. Ainda não é possível conferir o valor cobrado.

  • Toy Story 4 (R$ 18,90)
  • Pets: A Vida secreta dos Bichos 2 (R$ 18,90)
  • Anabelle 3: De volta para Casa (R$ 18,90)
  • O Rei Leão (R$ 18,90)

Globoplay:

Segunda Chamada (1ª temporada – 8 de outubro)

A nova aposta do streaming da Rede Globo aborda cinco educadores com a dura missão de comandar uma escola de ensino noturno para jovens e adultos (EJA) com problemas de infraestrutura, abandono institucional e falta de reconhecimento.

Netflix:

  • Riverdale (3ª temporada – 09 de outubro)
  • El Camino: A Breaking Bad Film (11 de outubro)

O longa metragem retoma a história da premiada série e acompanha o personagem Jesse Pinkman e toda a sua jornada de fuga do cativeiro.

  • Arrow (7ª temporada – 16 de outubro)
  • A Lavanderia (18 de outubro)

Filme que conta a história de uma advogada que investiga fraudes em seguros e reúne estrelas vencedoras do Oscar como Meryl Streep e Gary Oldman.

  • Suits (9ª temporada – 23 de outubro)
  • Irmandade (1ª temporada – 25 de outubro)

Série brasileira que terá o astro Seu Jorge como líder de uma facção criminosa dentro de uma prisão conhecida como “Irmandade”.

  • Meu Nome é Dolemite (25 de outubro)

Cinebiografia do comediante Rudy Ray Moore, estrelada por Eddie Murphy.

  • The Flash (5ª temporada – 25 de outubro)

HBO Go

  • Aquaman (26 de outubro)
  • Catherine The Great (Minissérie – 21 de outubro)

História de Catarina, a Grande, estrelada pela premiada Helen Mirren. Em quatro episódios, a trama se aprofundará na história da imperatriz.

  • Watchmen (1ª temporada – 20 de outubro)

Aguardada adaptação dos quadrinhos de Alan Moore. A série mostrará uma realidade alternativa onde super-heróis são foras da lei.

Amazon

  • Modern Love (1ª temporada – 18 de outubro)

Uma coluna semanal do New York Times vai virar uma série estrelada por estrelas como Anne Hathaway, Tina Fey e Dev Patel. Cada episódio terá uma história diferente sobre o amor e as conexões humanas.

No Amazon, é possível incluir ainda todas estreias da Disney que devem surpreender os fãs de entretenimento, graças ao acordo de licenciamento feito entre as duas empresas.

WhatsApp não freou fake news durante eleições, diz estudo

Pesquisa apontou que aplicativo falhou em bloquear a propagação de desinformação e notícias falsas por meio de grupos.

Foto: Alfredo Rivera/Pixabay

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais no Brasil (UFMG) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, constatou que o WhatsApp não conseguiu adotar medidas para evitar o encaminhamento de fake news em grupos públicos, durante as recentes eleições do Brasil, Índia e Indonésia.

O estudo foi realizado no dia da eleição, 60 dias antes e 15 dias depois, nos três países. Os pesquisadores entraram em vários grupos públicos no WhatsApp para ver o tipo de conteúdo que era compartilhado na plataforma.

Segundo o artigo, notícias falsas podem se espalhar rapidamente em grupos públicos, alcançando posteriormente os grupos privados e, finalmente, os usuários individuais. Isso permitiu que campanhas de desinformação planejadas por profissionais de marketing afetassem o cenário político com conteúdo falso e com alto potencial para se tornar viral, principalmente durante as eleições.

A pesquisa chegou à conclusão que a facilidade de transferência de conteúdo multimídia no aplicativo tornam a implantação de contramedidas para combater a fake news extremamente difícil.

Em julho de 2018, o WhatsApp começou a testar um limite de encaminhamento de mensagens. Em janeiro, a empresa anunciou que todos os usuários das versões mais recentes do aplicativo só poderão encaminhar mensagens para apenas cinco conversas por vez. A ideia é reduzir a quantidade de conteúdo viral e manter as mensagens privadas.

“Nossos resultados sugerem que os esforços atuais implementados pelo WhatsApp podem oferecer atrasos significativos na disseminação de informações, mas são ineficazes no bloqueio da propagação de campanhas de desinformação por meio de grupos públicos quando o conteúdo tem uma alta natureza viral”, afirma um dos autores do artigo.

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Os pesquisadores constataram que na Indonésia, 80% das imagens compartilhadas em bate-papos em grupos públicos apareceram por no máximo dois dias. Já na Índia e no Brasil, as imagens continuam aparecendo mesmo depois de dois meses.

Isso significa que os usuários têm mais tempo para visualizar e compartilhar essas mensagens com amigos e familiares. E é exatamente assim que as mensagens virais têm o potencial de afetar a opinião pública.

Segundo o estudo “Reuters Institute Digital News Report 2019” 76% dos usuários brasileiros do WhatsApp fazem parte de grupos, 58% participam de grupos com pessoas que eles não conhecem e 18% desses grupos discutem política.

Na última semana, a CPMI da Fake News decidiu por convocar representantes do WhatsApp. Além do aplicativo, órgãos, empresas, personalidades, autoridades e especialistas vão ser chamados para depor sobre a possível interferência de notícias falsas na eleição presidencial.

Nesta quarta-feira, 2, devido à votação da reforma da previdência no Congresso, o senador Angelo Coronel (PSD), presidente da CPMI, cancelou a sessão marcada para hoje às 13h30.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro são membros da CPMI da Fake News e tentam inviabilizar a comissão. Para o deputado, a comissão visa derrubar o presidente Jair Bolsonaro.

“Eles vão botar no relatório que Bolsonaro foi eleito com base em fake news e então protocolarão um pedido de impugnação de JB [Jair Bolsonaro] no TSE e de impeachment na Câmara”, afirma o Eduardo no Twitter.

Atraso do 5G pode fazer Brasil perder R$ 25 bilhões

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Possível interferência da tecnologia da TV via satélite é a responsável pelo adiamento do leilão, anteriormente agendado para março de 2020.

Ilustração tubarão com dinheiro
Imagem: PxHere

Há muita ansiedade pelo 5G, especialmente pela revolução que a nova conexão móvel trará para cada país que aterrissar. A previsão é o surgimento de cidades digitais, internet das coisas potencializada e tecnologias revolucionárias como os carros autônomos.

No entanto, não é fácil movimentar negociações, vender espectros, lidar com a burocracia e resolver todos os problemas que dificultam a chegada da conectividade de quinta geração.

O Brasil, por exemplo, já encontra uma barreira que preocupa diversos players. O leilão agendado para março do próximo ano foi adiado para meados de 2020, com possibilidade de ser jogado para 2021.

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A motivação para o adiamento é a interferência da tecnologia no sinal de TV via satélite. Milhares de domicílios saíram prejudicados com isso, já que ainda se chegou em solução rápida e objetiva.

Agora, a Ericsson trouxe uma perspectiva que pode preocupar os governantes da república. Para Tiago Machado, diretor de Relações Governamentais da marca, o argumento da interferência é uma “falácia”.

Ele explica que migração das parabólicas para a banda KU, estudada como solução, é irresponsável já que vai gerar um custo de R$ 3 a R$ 10 bilhões.

Um estudo da Ericsson, inclusive, aponta que o Brasil deixará de arrecadar R$ 25 bilhões em impostos. É um adiamento que trará efeitos econômicos. Menos terminais serão vendidos, a receita vai cair e o impacto na cadeia de valor incidirá na arrecadação.

Com informações do Tele.Síntese

Catálogo do Amazon Prime Vídeo ganhará filmes e séries da Disney

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Plataforma se consolida cada vez mais como uma forte concorrência para a Netflix.

Divulgação Disney
Imagem: Divulgação Disney Studios

Na última segunda-feira, 01, os fãs e assinantes do Amazon Prime Vídeo foram pegos de surpresa com a aparição da Capitã Marvel no catálogo do streaming. O filme pertence a Marvel Studios, que é de propriedade da Disney. Antes disso, o estúdio do Mickey não tinha contrato com a plataforma e nenhuma produção sua estava disponível por lá.

Algumas horas depois, surgiu a informação de que a empresa firmou um contrato de licenciamento com a gigante produtora audiovisual de Hollywood. A partir de agora, sucessos da Pixar, Marvel e todos os outros da Disney entrarão no catálogo do Prime Vídeo.

A notícia pode ter surgido como uma verdadeira bomba para os executivos da Netflix. A gigante VOD disponibilizava os filmes do estúdio, mas com o devido prazo estabelecido, em respeito a exclusividade das plataformas de venda priorizadas pela Disney.

O contrato tem validade de um ano por toda a América Latina e pode ter efeitos negativos na principal concorrente da Amazon no Brasil, que é a Netflix. Afinal, a empresa conhecida como a “casa do Mickey” detém as maiores bilheterias do mundo.

Suas produções possuem força suficiente para atrair muitos assinantes para o Amazon.

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No entanto, isso representa uma notícia ruim para os que aguardam ansiosamente pelo Disney+? Não necessariamente. Enquanto o streaming oficial da empresa não chega ao Brasil, os fãs poderão curtir os sucessos Prime Vídeo.

É importante lembrar que a plataforma Disney+ priorizará conteúdo para toda a família.

Nos EUA, o Hulu será a casa das produções “adultas” produzidas pela Disney. Se o serviço não aterrissar no Brasil, o Amazon Prime Vídeo poderá ser o lar dos filmes e séries que estão disponíveis pelo catálogo do Hulu no exterior.

Entre os lançamentos que vão ilustrar a plataforma da Amazon em breve, estão fenômenos como Toy Story 4, Vingadores Ultimato, Rei Leão, WiFi Ralph e outros arrebatadores sucessos de bilheteria que saíram dos cinemas há pouco tempo.

As séries também estarão em alta na plataforma com a chegada de sucessos como Grey’s Anatomy, How I Met Your Mother, The Walking Dead, American Horror Story e outras.

Algumas dessas, inclusive, pertenciam a FOX e se tornaram propriedade da Disney com a compra do estúdio.

As produções já começaram a ser disponibilizadas e serão liberadas aos poucos, até setembro de 2020.

Os fãs poderão assistir via Smart TV, tablet, smartphone e até mesmo fazer download para acesso offline.

Recentemente, o Prime Vídeo passou a integrar o pacote do Amazon Prime, que é ofertado por R$ 9,90 e oferece acesso às plataformas de ebooks, música online e frete grátis para compras no site, além do streaming de vídeo.

Com informações do Tecnoblog

SKY mistura animação com live-action em campanha com Fábio Porchat

Novos filmes promocionais da prestadora são assinados pela FCB Brasil.

Fábio Porchat no comercial da SKY
Imagem: Reprodução YouTube

A SKY colocou o ator e humorista Fábio Porchat dentro de um verdadeiro desenho animado para divulgar seu serviço pré-pago de TV por assinatura. A ação mistura animação com elementos e atores em live-action, no estilo de grandes produções hollywoodianas como “Uma Cilada para Roger Rabbit” e “Space Jam”.

O primeiro filme, intitulado “Trem”, já pode ser conferido no YouTube. Nele, o ator é inserido em um desenho animado.

As cenas lembram clássicos como Pernalonga, Taz Mania, Tom e Jerry, entre outros.

Depois que o humorista se envolve nas características acrobacias dessas animações, ele é levado para uma pequena cidade de interior e faz o anúncio de que com o SKY pré-pago, é possível ter tudo: filmes, séries, desenhos e muito mais.

No outro filme, que é chamado de “Gosmento”, Porchat estrela uma divertida ficção científica. O lançamento é previsto para novembro.

A campanha tem o objetivo de divulgar as novidades e variedade do catálogo da SKY, operadora de TV por assinatura que leva grandes conteúdos para várias localidades do Brasil.

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SKY é condenada por cobranças indevidas aos clientes

 “O Porchat está em nossas campanhas voltadas ao SKY Pré-Pago desde 2016 e traduz muito bem as mensagens do produto, sempre de forma bem-humorada e irreverente. A nossa programação leva entretenimento para famílias em todo o Brasil e nesses filmes decidimos focar ainda mais nesses conteúdos. E com a flexibilidade característica do produto pré-pago, o cliente pode escolher o que quer assistir, como entre o campeonato de futebol, a novela, o filme de ação preferido ou o desenho para as crianças”, comenta Alex Rocco, diretor de marketing da SKY.

Com o SKY Pré-pago, o consumidor pode adquirir o equipamento por um valor específico e apenas realizar as recargas, a partir de R$ 13,90. Sem compromisso com faturas e tudo mais.

Para a gravação do divertido filme promocional, o ator Fábio Porchat chegou a ser içado em uma grua para que algumas cenas conseguissem chegar ao desejado efeito. As filmagens foram realizadas em quatro dias.

“Os novos filmes fazem referência ao conteúdo: animações e filmes de ficção. Mas é aí que entra o cuidado com o craft e as técnicas de produção. Tudo para que a campanha seja um reflexo da qualidade e variedade de programação da SKY”, disse André Pallú, diretor de Criação da FCB Brasil.

O primeiro já pode ser conferido pelo link:

Com informações da assessoria SKY