26/04/2024

Primeiro-ministro israelense enfrenta acusações de corrupção

Benjamin Netanyahu é acusado de favorecer empresa de telecomunicações enquanto era ministro da comunicação.

Foto: Governo de Israel

As denúncias de corrupção não é uma exclusividade do Brasil. Nesta quarta-feira, 2, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enfrenta a primeira de uma série de audiências para determinar se ele é culpado de suborno, fraude e abuso de confiança.

Entre as acusações, Netanyahu teria oferecido incentivos à Bezeq, que oferece serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa, móvel, banda larga, e TV paga. Em troca, a empresa publicaria artigos favoráveis ao político em seu site noticioso “Walla”.

Segundo a Polícia de Israel, entre 2014 e 2017, quando também era ministro da comunicação, o primeiro-ministro teria aceitado subornos e adotado condutas suspeitas que beneficiaram a maior empresa de telecomunicação do país. Editores e repórteres teriam de forma contínua tentado influenciar na imagem do político e sua esposa, assim como na nomeação de altos funcionários do governo.

“Não vão encontrar nada porque não há nada”, declarou Netanyahu, segundo a Efe.

Na audiência de hoje a portas fechadas, os 10 advogados de defesa de Benjamin apresentaram argumentos contra as acusações e provas a favor do primeiro-ministro.

VIU ISSO?
–> Acionistas acusam presidente da Oi de corrupção na empresa
–> Fantástico explica como criminosos roubam números de políticos
–> MPF investiga suposto favorecimento à Vivo por parte da Anatel

Caso seja condenado, Benjamin Netanyahu poderá enfrentar até dez anos de prisão por suborno e até três anos por fraude e abuso de confiança.

Além de suspeitas de corrupção, o político também enfrenta uma crise política. Nas eleições de 17 de setembro, o partido de Netanyahu e o de seu adversário Benny Gantz terminaram praticamente empatados. Ambos não conseguiram a maioria necessária dos votos para governar o Parlamento.

O país pode ter novas eleições ainda neste ano.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários