FOX volta a ser proibida de comercializar canais via streaming

Proibição imposta pela Anatel ganhou uma nova validação; entenda o caso.

Ilustração FOX+
Imagem: FOX+

Depois de ser novamente autorizada a comercializar seus canais ao vivo pelo streaming, a FOX foi mais uma vez proibida de incluir o recurso em sua própria plataforma. A decisão partiu do juiz Marcello Pinheiro, da 16ª Vara Cível da Justiça Federal de Brasília.

O imbróglio surgiu a partir de uma denúncia da Claro, com base na Lei do Serviço de acesso condicionado, que proíbe uma programadora de vender seus canais sem o envolvimento de uma empresa que oferece serviço de TV paga, assim como uma prestadora de TV por assinatura não pode produzir seu próprio conteúdo.


Com isso, a Anatel iniciou o processo e proibiu a FOX de comercializar seus canais no streaming, pois entendeu que a marca fazia isso para não assinantes das operadoras.

Foi quando a empresa surgiu com uma liminar para recuperar seu direito de venda e conseguiu. Mas, a agência recorreu com o argumento de que isso poderia gerar uma grande insegurança jurídica ao setor.

VIU ISSO?

–> TV Paga está sentenciada à morte, diz Anatel

–> FOX Premium e FOX+ vão encerrar serviço de streaming no Brasil

–> Presidente da Anatel rejeita pedido contra suspensão do FOX+

Agora, o juiz Marcello Pinheiro validou o poder da Anatel e revogou a liminar que autorizava a venda online dos canais do estúdio via streaming.

Entretanto, será que é uma estratégia que a companhia vai insistir? O serviço FOX+, que disponibiliza os canais online, junto com todo o conteúdo de filmes e séries da empresa por um determinado valor, foi descontinuado.

O motivo é a chegada do Disney+, plataforma do tradicional estúdio do Mickey, que agora é dono da FOX.

Até o momento, o FOX+ é oferecido apenas para os assinantes de TV por assinatura. Qual será o novo capítulo dessa disputa?

Vale lembrar que a própria Anatel reconhece que a Lei do SeAC é obsoleta. O governo sinaliza, inclusive, uma intenção de mudar a legislação para permitir a propriedade cruzada no mercado.

Com informações de Tele.Síntese

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários