TIM apresenta sua visão para o 5G

Pietro Labriola se reuniu com Embaixada da Itália em Brasília para falar sobre o potencial da tecnologia e os planos da operadora.

Imagem: Divulgação TIM Italy (Ilustração)

Como será o futuro com o 5G? E a oferta das operadoras? Para tratar sobre o assunto, Pietro Labriola se reuniu com a Embaixada da Itália em Brasília. Na ocasião, o executivo sentou com diversas autoridades na última terça, 10.

Em pauta, estava o impacto que a nova conexão móvel poderá trazer para a economia do país, além de toda a sua contribuição para áreas como educação, saúde e segurança.


Labriola se reuniu com o embaixador e a ministra de relações exteriores da Itália, Antonio Bernardini e Marina Sereni, além do presidente da Anatel Leonardo Euler, o Deputado Federal Rubens Bueno (Cidadania 23), o CTIO da TIM Leonardo Capdeville e vários parlamentares.

Todas as experiências brasileiras realizadas pela TIM foram apresentadas, assim como casos de uso da tecnologia na Itália. Por lá, a conectividade de quinta geração já está disponível para determinadas regiões.

VIU ISSO?

–> TIM vai apostar em banda larga fixa via 5G

–> 5G no mundo: quais países já ofertam a tecnologia?

–> OFICIAL: Conheça as cidades com 4G de 700 MHz da TIM

Aqui, a operadora já cogita a possibilidade de ofertar banda larga fixa via 5G. A informação foi passada por Leonardo Capdeville em novembro, no lançamento do laboratório em Santa Rita do Sapucaí (MG), durante o HackTown 2019.

O executivo explicou que a banda larga mais veloz pode ser essencial para gerar lucro e recuperar o investimento inicial feito para trazê-la ao Brasil.

Um leilão de espectro da Anatel estava agendado para março de 2020, mas ficou para meados do ano que vem por conta da interferência do sinal na TV via satélite. O processo pode até mesmo ficar para 2021, caso não surja uma solução eficiente e rápida.

Com informações de Tele.Síntese

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

8
DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, FAÇA LOGIN para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
APierre
Colaborador
APierre

Esse lixo de empresa mal tem 4G quer ludibriar falando de 5G kkkkkk

Cidade - UF
Belém
nicolas
Colaborador
nicolas

Caso vc não saiba a tim é a operadora que tem a maior cobertura 4G. Dá uma olhadinha antes de falar besteira…

Cidade - UF
Bauru
Eduardo Mariano
Colaborador

Nicolas, ter a maior cobertura 4G não significa que entrega a melhor experiência ao usuário. Considerando o meu bairro, A TIM funciona com 4,5G porém a qualidade do sinal é ruim. Já a Oi que possui a menor cobertura 4G do Brasil e menor cobertura 4,5G apresenta um serviço melhor que a TIM (considerando a minha localidade). Aqui a operadora Oi funciona com 4,5G e é líder em market share.

Cidade - UF
PB
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Ter 4G disponível no celular, infelizmente, não é garantia de serviço efetivo. Percebo que, 4G nos “bairros” roda bem, mas em regiões adensadas como Centro, shoppings, aeroportos, o 4G simplesmente trava e não roda. Fico quase 100% do tempo com 4G disponível, mas nem sempre, de qualidade.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
APierre
Colaborador
APierre

Meu amigo, eu é que te digo isso, PARA DE ESCREVER BESTEIRAS AQUI… Vai te informar melhor rapaz. A ludibriadora da Tim “Engana Besta” diz ter a maior cobertura 4G do Brasil, mas quem tem o maior acesso e entrega o 4G é a concorrente Zé Mané… Marketing ludibriador dessa empresa Engana Besta! QUALIDADE TEM PREÇO… Vai te informar e não paga mas KING KONG aqui rapaz.

Cidade - UF
Belém
APierre
Colaborador
APierre

O que ela tem é um 3G bom isso sim, o 4G da Tim é Engana Besta… Enquanto tu entrar em um elevador, garagem subterrânea, túnel e tua internet sumir isso não é 4G rapaz. Enquanto eu tentar ligar 10 vezes para um número desse lixo de operadora e cair na caixa postal 6 ou 7 vezes essa empresa é ludibriadora… Não tem 4G e muito menos 4.5G, e piorou em termos de sinal.

Cidade - UF
Belém
Alexsandro Almeida
Colaborador

Concordo, o negócio da Tim e dizer que Tem cobertura, não importa a qualidade ou a disponibilidade, digo isso pois na minha cidade, embora a Tim tenha 4g, aqui não cobre nem metade da cidade, só pra dizer que tem, até a Oi funciona melhor que ela. E esse mesmo cenário se repete em várias cidades vizinhas da minha, no mapa mostra que tem cobertura, mas quando chegamos lá ou tem e é precária, ou não funciona.

Cidade - UF
São Gabriel da Palha-ES
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Acredito que a TIM pretende utilizar o 5G para fazer o que faz a passos de tartaruga com o fixo, Live TIM. Poderia investir pesado e fazer bem mais, investindo na fibra (FTTH) tanto para internet fixa quanto para ligar as torres com fibra, melhorando a experiência do cliente.

Cidade - UF
Uberlândia - MG