17/12/2025
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Brasil ultrapassa marca de 60 milhões de portabilidades numéricas

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Somente no primeiro semestre de 2020 foram realizadas quase 4 milhões de transferências entre operadoras.

Segundo dados acumulados entre 1° de setembro de 2008 e esta segunda-feira, 27, já foram realizadas 60,6 milhões de portabilidades numéricas na telefonia fixa e móvel no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade que administra esse serviço.

Deste total, 58,8% das portabilidades foram feitas na região Sudeste do país. A seguir, aparecem o Sul (19,3%), Nordeste (11,4%), Centro-Oeste (8,0%) e Norte (2,5%).

De acordo com a ABR Telecom, entre abril e junho deste ano, dos 1,43 milhão de trocas de operadoras, 20% foram feitas por usuários da telefonia fixa e 80% da telefonia móvel.

Somente no primeiro semestre deste ano, 3,58 milhões de migrações entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram efetivadas.

A portabilidade na telefonia começou a ser implantada gradativamente a partir de setembro de 2008, sendo disponibilizado em todo o território nacional em março de 2009.

Para realizar a portabilidade a entidade orienta que o usuário procure a operadora para onde ele deseja migrar e fazer a solicitação. É necessário comprovar a titularidade da linha telefônica, bem como informar o número do documento de identidade, endereço completo, código de acesso e o nome da operadora da onde está saindo.

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O processo de transferência demora em torno de três dias úteis, podendo o consumidor desistir do procedimento em até dois dias úteis após a solicitação de transferência.

Só é possível fazer a portabilidade de números do mesmo serviço, ou seja, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e no mesmo DDD.

Com informações de ABR Telecom e Monitor Mercantil.

Oi Fibra comemora a marca de 228 mil clientes no Centro-Oeste

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Conexão de ultra velocidade da operadora já está presente em 19 cidades da região, entre elas Brasília (DF), Goiânia (GO), Dourados (MS) e outras.

Divulgação Oi
Imagem: Divulgação Oi

Quando o assunto é a Oi Fibra, a operadora é só comemorações. A conexão de ultra velocidade da Oi só cresceu nos últimos meses e parece ter ido além até mesmo do que a empresa havia projetado.

A mais nova conquista é a marca de 228 mil clientes na região Centro-Oeste do Brasil, o que garante liderança no market share, ou seja, a empresa já possui 42% do mercado regional.

Moradores das cidades de Brasília (DF), Cuiabá, Rondonópolis e Sinop (MT), Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental, Morrinhos e Rio Verde (GO), Campo Grande e Dourados (MS), Palmas (TO), Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena (RO) e Rio Branco (AC) podem fazer a solicitação.

Já são 1 milhão de residências com “homes passed”, isso significa que já possuem acesso a uma infraestrutura que garante banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa via fibra.

“A regional Centro-Oeste é um mercado muito relevante para a companhia. Estamos muito felizes por ter superado em tão pouco tempo a meta de 200 mil clientes Oi Fibra e ter esse índice tão alto de market share. Nosso serviço tem como diferenciais a utilização da fibra ótica até dentro da casa do cliente, o que garante mais velocidade e estabilidade na conexão na era do entretenimento digital”, comemora Julio Rocha, diretor de Mercado Varejo da Oi na Regional Centro-Oeste.

Para chegar nessa marca, foi feito um investimento de R$ 175 milhões na região.

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Atualmente, a Oi Fibra oferta conexões com até 400 Mbps de velocidade e disponibiliza ainda acesso ao Oi Play, plataforma de vídeo sob demanda da marca.

Vale destacar que o produto será o carro-chefe da operadora nos próximos anos, após a mesma ofertar e vender suas unidades de torres, data center e telefonia móvel.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Oi

Claro net e Vivo ganham novo canal na TV por assinatura

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Conheça mais sobre a nova opção de entretenimento e informação para os assinantes da TV paga das operadoras.

Divulgação Trace Brasil
Imagem: Divulgação Instagram

Nos últimos dias, os assinantes da Claro net (Cabo/Fibra) e Vivo TV (Fibra) passaram a contar com o canal Trace Brazuca na lista de emissoras disponíveis.

Pela primeira mencionada, é possível acessar a nova opção de entretenimento e informação pelo número 624, que por sinal, pertencia a descontinuada VH1 MegaHits.

Já na Vivo TV, o acesso será pelo número 630. Ambas operadoras também incluíram o sinal ao vivo do canal em seus aplicativos de vídeo sob demanda: NOW e Vivo Play.

Quem também recebe a nova emissora é a Guigo TV, que substitui o Trace Sport-Stars pela nova atração musical.

A programação do Trace Brazuca foi toda concebida para valorizar um dos movimentos culturais mais importantes do mundo, o afrourbano.

O projeto pertence ao grupo de mídia Trace, que pretende colocar no ar uma programação de linguagem universal, multicultural e com muita representatividade para os brasileiros negros e pardos.

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A cultura afro-brasileira estará representada em filmes, documentários sobre a ciência e cultura negra, empreendedorismo e muito mais.

Entre os principais programas, destacam-se as atrações musicais para valorizar e destacar artistas negros.

Com informações de LineUP TV e GQ Globo

Clientes da Vivo estão sem conexão móvel em diversas regiões

Usuários alegam indisponibilidade do 4G em muitas cidades do país; conheça as regiões mais afetadas pela suposta falha.

Imagem ilustrativa
Imagem: Needpix

Parece que a Vivo iniciou a semana com instabilidades. Pelo Downdetector, site que mapeia falhas em serviços do mundo inteiro, diversos usuários manifestaram problemas com os serviços da operadora.

Os relatos são todos sobre a internet móvel da operadora, que apresenta falhas. Alguns clientes contam que o “4G” segue visível ao lado do sinal cheio na tela do smartphone, mas não funciona.

Entre as localizações mais relatadas estão as cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Vitória (ES).

Alguns usuários alegam até mesmo que o plano foi renovado, mas a operadora emite uma mensagem com a afirmação de que todos os dados móveis foram consumidos.

Abaixo, confira o mapa de calor com as regiões mais afetadas pela falha da operadora:

Para ter um esclarecimento, o Minha Operadora entrou em contato diretamente com a Assessoria de Imprensa da Vivo.

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Se houver uma resposta, o conteúdo da publicação passará por atualizações.

Confira o relato de alguns clientes da operadora:

https://twitter.com/iggorss_/status/1287728468432769024
https://twitter.com/_pricillasantan/status/1287723800386252800

[ATUALIZAÇÃO – 27/07/2020 14h40]:

Em contato com o Minha Operadora, um leitor comunicou que possui duas linhas Vivo, uma controle e outra no modelo pós-pago, do plano família vendido pela prestadora.

A primeira segue com o erro. Quando o usuário faz tentativas de uma conexão, recebe a notificação para “fazer login na rede” e um aviso de que está “sem créditos” quando abre o navegador.

Já o plano pós-pago família do usuário que relatou segue normal, sem falhas relatadas. A operadora ainda não se manifestou sobre o assunto.

Com informações de Downdetector

Vivo e Globo se unem no retorno do futebol brasileiro

Juntas, marcas promoveram interação virtual dos jogadores com a partida para suprir ausência das torcidas; saiba como foi.

Divulgação Torcida Digital (Globo.com)
Imagem: Divulgação Torcida Digital (Globo.com)

O futebol retorna aos poucos, mas a emoção não é a mesma sem o calor das torcidas. Nos últimos dias, uma partida entre Corinthians e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, foi exibida e a Rede Globo se uniu com a operadora Vivo para suprir a ausência do público.

Com exibição em algumas praças da emissora ao redor do país, um QR Code foi colocado na tela para que os espectadores pudessem escanear e enviar fotos da torcida virtual.

Dessa forma, os torcedores puderam reagir aos grandes momentos do jogo e manifestar uma emoção, mesmo de que forma virtual.

A ação foi também muito incentivada nas redes sociais e contou com o apoio dos apresentadores Felipe Andreoli e Bárbara Coelho. As marcas obviamente comemoraram o sucesso da iniciativa.

“Essa foi uma ótima oportunidade para reforçar essa ligação com os torcedores e usar a conexão para aproximá-los desse ambiente”, disse Marina Daineze, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.

De fato, outros programas televisivos já utilizaram essa tecnologia com diferentes propósitos.

Mas, a campanha que nasceu da união entre Vivo e Globo teve uma adesão 27% maior do que as demais que já foram realizadas.

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“Para a Globo, foi uma oportunidade de proporcionar uma ação comercial que reforça o propósito da marca Vivo, ‘digitalizando’ a torcida para ‘aproximar’ quem, nesse momento, não pode estar fisicamente no estádio”, destacou Eduardo Salvador, diretor de Negócios dos setores Serviços & Telecom da Globo.

A exibição das imagens foi feita em um telão, projeto dentro do estúdio. Um mosaico completo com todas as fotos enviadas foi disponibilizado no site “Torcida Digital”.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Vivo

TV por assinatura vive exaustão de reprises na quarentena

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Colunista destaca que, em determinados momentos, alguns canais chegam a exibir os mesmos filmes simultaneamente.

Ilustração
Imagem: Pixabay

Uma recente publicação do colunista Flávio Ricco chama atenção para a exaustão de reprises na TV por assinatura, que ficou ainda maior com a adesão ao isolamento social preventivo ao novo coronavírus.

Os canais cresceram, principalmente os de filmes. Com mais pessoas em casa, os televisores ficaram ligados por mais tempo e o controle remoto trabalhou.

No entanto, um problema que já persistia entre os canais pagos acentuou ainda mais: a exaustiva reprise de conteúdo na TV por assinatura.

Tudo graças ao modelo de janelas, que primeiro prioriza os cinemas para depois conceder acesso aos canais. Com o comércio da exibição em telonas paralisado, os canais simplesmente não recebem mais novidades.

Flávio Ricco destaca, inclusive, a exibição constante de filmes como “Guardiões da Galáxia”, “Gladiador” e “Até o Último Homem”, campões de reprises nos canais pagos.

Já aconteceu até mesmo de um mesmo filme ser exibido simultaneamente em dois canais ao mesmo tempo.

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É um problema que só deve melhorar com o retorno dos lançamentos nos cinemas. Coisa que ainda deve demorar, já que as redes voltam antes mesmo dos estúdios.

Nos últimos dias, estúdios como Disney, Warner, Paramount, Universal e outros adiaram suas grandes apostas. Nenhuma empresa quer lançar filmes com potencial para gigantescas bilheterias em cinemas que vão operar com 25% de suas capacidades.

Não à toa, o streaming não para de crescer. A Netflix, por exemplo, tem um ritmo acelerado de lançamentos e oferece o modelo “sob demanda”, onde o usuário escolhe o que vai assistir e não fica refém de uma programação.

Com informações de R7

Conheça os 5 estados que possuem mais celulares pós-pagos no Brasil

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Veja também as unidades da federação em que as linhas pré-pagas despontam como as mais populares. E ainda os números mais recentes da telefonia móvel.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil perdeu 255 mil linhas de telefonia móvel durante o mês de maio. Este é o mês em que os números estão mais recentes até o momento.

Colaboraram com esta queda as operadoras TIM (-180 mil), Vivo (-111 mil) e Claro (-63 mil), que apresentaram as maiores perdas. Do número negativo da Claro, 41 mil desligamentos aconteceram na rede da Nextel. A paranaense Sercomtel registrou a saída de aproximadamente 1 mil clientes.

As empresas Algar Telecom e Oi ganharam 57 mil e 26 mil usuários, respectivamente. As operadoras móveis virtuais (MVNOs) também cresceram, adicionando juntas 17 mil chips novos à base de clientes.

O mercado de telefonia celular brasileiro fechou o quinto mês do ano com 225,32 milhões de acessos. Desse total, 114,26 milhões (50,71%) são pré-pagos e 111,06 milhões (49,29%) estão registrados como pós-pagos. É justamente estes números que vamos destacar desta vez.

Pré-Pago x Pós-Pago

Antes de tudo, é importante dizer aqui – para quem ainda não entende – que uma linha pré-paga é aquela em que o usuário paga antes de utilizar os serviços, como ao inserir créditos, por exemplo. Por muito tempo, esse tipo de plano era chamado de “cartão”.

Já um telefone pós-pago é o que alguns chamam de “conta”, onde o cliente usufrui dos serviços primeiro para depois pagar uma fatura. Planos Controle geralmente se enquadram como pós-pagos.

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Apesar de atualmente haver um equilíbrio entre as linhas pré-pagas e pós-pagas no Brasil, isso não ocorre em todos os estados. Veja abaixo os cinco estados em que há maior participação das linhas pré-pagas:

  1. Maranhão (76,75%)
  2. Piauí (76,65%)
  3. Pará (74,86%)
  4. Amapá (73,45%)
  5. Roraima (71,91%)

Agora trazemos para você os cinco estados do país em que o número de linhas pós-pagas supera o total de celulares de cartão:

  1. São Paulo (67,98%)*
  2. Distrito Federal (54,19%)
  3. Santa Catarina (52,57%)
  4. Paraná (52,18%)
  5. Rio Grande do Sul (52%)

* Uma observação sobre São Paulo: removendo o número de linhas da Algar Telecom, que opera no estado no segmento empresarial, o percentual de linhas pós-pagas diminui para 61,47%. Ainda assim, é o estado com a maior quantidade de celulares pós-pagos.

Com informações de Anatel e Teleco.

BTG Pactual faz oferta bilionária pela fibra da Oi, diz jornal

Há pelo menos dez interessados nos ativos da operadora.

Segundo fontes ouvidas pelo Valor, o banco BTG Pactual (BPAC11) fez uma oferta para a compra de 51% da rede de fibra óptica da Oi (OIBR3 / OIBR4). Segundo o jornal, existem em torno de dez interessados no negócio.

Os valores não foram revelados, contudo, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, em 24 de junho, Rodrigo Abreu, presidente da Oi, disse que esperava vender entre 25% a 51% de participação nos ativos de fibra óptica da operadora e que esperava arrecadar R$ 6,5 bilhões.

Na época, o executivo revelou que as negociações já ocorriam há alguns meses e que a procura é alta, até mesmo de investidores globais.

A venda de ativos faz parte dos planos da Oi de fatiar a empresa em quatro subsidiárias, vendendo a sua rede móvel, torres e data centers. A InfraCo, seria a unidade principal da companhia e estaria focada na infraestrutura e serviços de fibra óptica.

As notícias sobre esse fatiamento da empresa e as ofertas de compra de ativos tem feito as ações da Oi dispararem nos últimos dias. Somente nesta quinta-feira, 23, as ações ordinárias saltaram 19,40% e as preferências 7,69%, as maiores altas da semana.

Nesta sexta-feira, 24, as ações OIBR3 fecharam o dia sendo cotadas a R$ 1,65 (alta de 3,12%) e as OIBR4 valendo R$ 1,78 (+5,95%). Durante a semana, as ações acumularam ganhos respectivos de 36,36% e 21,09%.

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Já as ações do BTG Pactual apresentaram queda de 0,55%, nesta sexta-feira, com os papéis custando R$ 86,92.

É válido lembrar que a divisão da operadora ainda depende de autorização de credores da Oi. Uma assembleia está marcada para ocorrer em agosto.

Com informações de Investing.com.

Incêndio atinge prédio da Anatel

Três viaturas dos bombeiros foram chamadas para combater as chamas.

Na noite da última quarta-feira, 22, um incêndio atingiu um prédio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), situado no Recife, em Pernambuco.

As chamas começaram a se espalhar por volta das 23h50, principalmente no séxto e sétimo andares do prédio, localizado no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.

O fogo atingiu cabines divisórias, computadores e outros equipamentos eletrônicos. Ninguém se feriu durante o incêndio.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e três viaturas se dirigiram até o local, sendo duas dela de combate às chamas e uma de comando operacional.

O incêndio só foi contido por volta das 2h20 desta quinta-feira, 23.

A Defesa Civil do Recife também foi acionada e constatou que o incêndio foi de pequeno porte e não afetou a estrutura da edificação. O prédio não foi interditado.

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–> Incêndio atinge torre da Claro

–> Prédio da Embratel tem princípio de incêndio no Rio de Janeiro

Recentemente, em Fortaleza, no Ceará, o atendimento ao público foi suspenso em um prédio da Anatel depois que um muro lateral caiu após fortes chuvas atingirem o local. Também neste incidente, ninguém foi ferido.

Com informações de Jornal do Commercio de Pernambuco.

Usuários fazem ‘campanha’ contra a Huawei nas redes sociais

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Perfil do novo ministro das Comunicações foi inundado com comentários contrários à participação chinesa nas redes 5G do país.

O governo brasileiro ainda não decidiu oficialmente sobre a presença da Huawei nas futuras redes 5G. No entanto, se depender da opinião de parte de usuários de redes sociais, a fabricante chinesa não é bem-vinda no país.

Na tarde desta sexta-feira, 24, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, usou o Twitter para exaltar os benefícios do 5G para a telemedicina, o agronegócio, além dos setores de logística e segurança.

Não demorou para que milhares de usuários utilizam-se a postagem do ministro para opinar sobre a Huawei.

Boa parte dos mais de 1,8 mil comentários reforçou a posição “não queremos Huawei no Brasil”.

Não queremos espionagem chinesa aqui”, disse um usuário. “Se for chinês nós vamos te caçar até no inferno” ameaçou outra. “Se for Huawei, melhor nem fazer” concluiu outro.

Na postagem, o ministro não faz qualquer menção à Huawei.

Teve até gente que se disse contrária à evolução tecnológica e insinuou que o 5G provoca câncer ou danos ao DNA humano.

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–> Só Brasil fala em restringir Huawei, diz dona da Claro

–> Paulo Guedes é a favor da Huawei no Brasil

–> EUA continua a fazer lobby sobre o Brasil na questão do 5G

Além das acusações de espionagem, feitas pelos Estados Unidos, a China também enfrenta um momento de desconfiança geopolítica internacional, por conta da pandemia da Covid-19.

Em recentes entrevistas na rádio e na TV, Fábio afirmou que uma decisão final sobre o 5G será apenas em 2021 e que ela está nas mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas sem detalhar exatamente qual decisão ele se refere.

Como o resultado de um leilão de frequências não depende necessariamente de uma definição do presidente, é provável que o ministro esteja se referindo à questão da Huawei, que envolve não apenas uma questão tecnológica, mas também depende de uma decisão política.

Ainda sem data definida, o leilão de frequências do 5G no Brasil deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.

Confira, abaixo, a repercussão da postagem do ministro Fábio Faria.