20/04/2024

Brasil ultrapassa marca de 60 milhões de portabilidades numéricas

Somente no primeiro semestre de 2020 foram realizadas quase 4 milhões de transferências entre operadoras.

Segundo dados acumulados entre 1° de setembro de 2008 e esta segunda-feira, 27, já foram realizadas 60,6 milhões de portabilidades numéricas na telefonia fixa e móvel no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade que administra esse serviço.

Deste total, 58,8% das portabilidades foram feitas na região Sudeste do país. A seguir, aparecem o Sul (19,3%), Nordeste (11,4%), Centro-Oeste (8,0%) e Norte (2,5%).

De acordo com a ABR Telecom, entre abril e junho deste ano, dos 1,43 milhão de trocas de operadoras, 20% foram feitas por usuários da telefonia fixa e 80% da telefonia móvel.

Somente no primeiro semestre deste ano, 3,58 milhões de migrações entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram efetivadas.

A portabilidade na telefonia começou a ser implantada gradativamente a partir de setembro de 2008, sendo disponibilizado em todo o território nacional em março de 2009.

Para realizar a portabilidade a entidade orienta que o usuário procure a operadora para onde ele deseja migrar e fazer a solicitação. É necessário comprovar a titularidade da linha telefônica, bem como informar o número do documento de identidade, endereço completo, código de acesso e o nome da operadora da onde está saindo.

VIU ISSO?

–> Portabilidade Numérica: como mudar de operadora e manter seu número?

–> Cliente aguarda dois meses por portabilidade

–> Operadora é condenada por não realizar portabilidade numérica

O processo de transferência demora em torno de três dias úteis, podendo o consumidor desistir do procedimento em até dois dias úteis após a solicitação de transferência.

Só é possível fazer a portabilidade de números do mesmo serviço, ou seja, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e no mesmo DDD.

Com informações de ABR Telecom e Monitor Mercantil.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários