Veja as áreas locais em que cada operadora lidera e perde com folga

Vivo, Claro, TIM e Oi juntas respondem por 98,49% do total de celulares no Brasil. Mas esse número pode variar muito de uma região para outra.

De acordo com dados do setor de telefonia móvel divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil terminou o mês de abril com 225 milhões e 584 mil celulares. Esses são os números mais recentes até o momento.

Houve uma queda no número de linhas ativas de 697 mil (-0,30%). Essa perda de usuários foi encabeçada principalmente por TIM (-368 mil) e Vivo (-262 mil). A Claro também perdeu clientes: -88 mil, sendo que 58 mil desses desligamentos ocorreram na base da Nextel.


Algar Telecom (+4 mil), Oi (+3 mil) e Sercomtel (+2 mil) apresentaram crescimento durante o quarto mês de 2020. As operadoras móveis virtuais (MVNOs) também foram bem e registraram 12 mil acessos entrantes.

Maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil

A Vivo é a maior operadora de telefonia celular do país, com 74,48 milhões de clientes. A segunda colocada é a Claro, com 58,58 milhões e a terceira maior operadora do Brasil em número de usuários é a TIM, com 52,45 milhões.

A lista segue com Oi Móvel (36,66 milhões), Algar Telecom (2 milhões) e Sercomtel (54 mil). Todas as MVNOs juntas já detêm atualmente 1,32 milhão de usuários.

VIU ISSO?

–> Conheça os estados onde Claro, Vivo, TIM e Oi lideram com folga

–> Quem são as atuais líderes em cada serviço de telecomunicação?

–> Vivo lidera acesso móvel em 13 estados brasileiros e em 33 DDDs

Os melhores e piores market shares (por DDD)

Veja abaixo quais são as áreas locais (DDDs) que representam a maior fatia de mercado de cada uma das principais operadoras de telefonia celular do país:

Vivo

Maior Market Share: DDD 28 – Região de Cachoeiro do Itapemirim, ES (83,3%)

Claro e Nextel

Maior Market Share: DDD 69 – Região de Porto Velho, RO (52,4%)

TIM

Maior Market Share: DDD 45 – Região de Foz do Iguaçu, PR (67,4%)

Oi

Maior Market Share: DDD 85 – Região de Fortaleza, CE (42,6%)

Agora confira quais são os piores DDDs para as teles em percentual de clientes:

Vivo

Menor Market Share: DDD 84 – Região de Natal, RN (7,60%)

Claro

Menor Market Share: DDD 37 – Região de Divinópolis, MG (2,60%)

TIM

Menor Market Share: DDD 28 – Região de Cachoeiro de Itapemirim, ES (3,60%)

Oi

Menor Market Share: DDD 18 – Região de Presidente Prudente, SP (5,10%)

Com informações de Anatel e Teleco.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
16 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Eduardo Mariano

Com a provável venda da Oi móvel e a divisão entre Vivo e TIM, a Vivo será líder absoluta e com ampla vantagem em market share no Nordeste, os preços dos planos terão reajustes com maior facilidade e a operadora não terá tanta preocupação com a concorrência afinal um play que incentivava preços mais competitivos (Oi móvel) será engolido pela “mão invisível do mercado” e ficará muito mais simples conduzir dinâmicas de ofertas com apenas duas operadoras móveis (TIM e Claro). As promoções mais agressivas da antiga Oi móvel, muito provavelmente, serão descontinuadas. Vantagem para quem?

Cidade - UF
PB
Vando Araujo

A VIVO já é lider em muitos estados do nordeste, acredito que a mesma não ira ficar com a base de clientes da regiao nordeste.

Cidade - UF
LAGARTO- SE
Teo Santos

Vando a vivo só é líder na Bahia e em Sergipe no Nordeste.

[SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Aracaju-Se
Última edição 3 meses atrás de Teo Santos
Jean Michel Skaleé

A TIM no DDD 45 já chegou a ficar com 80% de marketshare. Já caiu bastante pois claro e vivo estão com ofertas agressivas e são muito superiores em relação a dados e voz. Mas ainda sim, a Tim continua com sua rede congestionada e continuando a perder clientes

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR
ramom

Região de Divinópolis (37) é uma beleza usar a Claro. Vou muito na região e a cobertura não é ruim, tá no mesmo nível da Tim que é a segunda principal, as vezes até melhor. E a rede roda livre, conexão dificilmente falha e apresenta velocidade de navegação muito boa. Não tem clientes por preconceito e falta de publicidade focada na região, acredito eu.

Cidade - UF
Cláudio - MG
Edvard Feitöösa Guina Desu

Nas cidades com DDD 99, a Claro tem cobertura em todas as cidades, o 4G é uma maravilha em todas as cidades que trafeguei, com excessão da minha por conta da rede congestionada. Já a vivo é boa até mesmo no 3G, porém a próxima cidade que tem cobertura dela fica a 190KM daqui. Já a TIM e a OI estão presentes em todas as cidades com mais de 30K de habitantes, enquanto nas cidades menores a TIM e a OI se alternam em relação à cobertura, ou seja, uma cidade pequena ou tem somente a Claro e Oi ou… Leia mais »

Cidade - UF
Balsas - MA
Evandro vidal

A vivo tem uma cobertura e conexão superior
Sai da.tim pós. E hj tô no vivo.easy qualidade total dados q nao expiram e preço baixo
Venha conhecer o.vivo.easy e use meu código [SUPRIMIDO] e ganhe 3.gigas e 10.reais
Eu recomendo

Cidade - UF
Uberlândia mg
Vinícius Guerra

A Vivo poderia lançar um plano ainda mais barato por apenas 19,99 por mês com chamadas de 1000 minutos para todos DDDs, 5 GB de internet incluindo o Vivo Bis e 1000 SMSs, seria fantástico, iria aumentar ainda mais a base de clientes, além de ajudar a todos nós que invariavelmente fomos impactados financeiramente pela pandemia.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Última edição 3 meses atrás de Vinícius Guerra
Chris G

Já existe. R$ 19,99 por mês com 3G e chamadas ilimitadas para qualquer operadora

Cidade - UF
BA
Vinícius Guerra

Desculpe, mas a nível nacional não existe, apenas para algumas regiões, com essa atual crise, dando uma melhorada no plano Vivo Turbo, seria interessante.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Chris G

Sim existe, mas não por vias normais infelizmente. Ou é pelo anatel consumidor, ou pelo site da vivo, mudando a localização pra qualquer cidade do maranhão e selecionar as opções pré pago que ela aparece.

Cidade - UF
BA
Vinícius Guerra

Mas mesmo a pessoa sendo de outro estado funciona?

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Chris G

Sim. Sou do DDD 75 e funciona normalmente aqui

Cidade - UF
BA
Vinícius Guerra

Obrigado, consegui.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Thális Felipe

Sou cliente da Oi e da Tim, DDD 81. A Tim é péssima! Lamento muito pela possível venda da Oi móvel para Tim e Vivo. Os planos da Oi são acessíveis e a rede funciona muito bem na minha região.

Cidade - UF
Santa Cruz do Capibaribe - PE
alveshudson

A Oi ser fatiada entre Claro, Vivo e Tim, vão acabar praticamente com a concorrência na telefonia móvel no Brasil, o correto é recuperar a operadora, ou vender a outra operadora estrangeira. sobre questão de qualidade, depende de cada cidade brasileira, pois só praticamente nos grandes centros é que está presente a cobertura 4.5G/4G+, claro que toda regra tem exceção, na minha cidade, interior de Goiás(Quirinópolis), todas as operadoras, citadas acima tem a cobertura 4G, somente a Claro tem o 4.5G, mas devido aos preços praticados a Oi é a operadora de praticamente 95% da população, haja visto sua cobertura… Leia mais »

Cidade - UF
Quirinópolis/GO