20/04/2024

Só Brasil fala em restringir Huawei, diz dona da Claro

América Móvil não vê outros países latino-americanos debatendo o banimento da fabricante chinesa.

Nesta quarta-feira, 15, durante divulgação de resultados financeiros, a companhia mexicana América Móvil, controladora da Claro, afirmou que o único país na América Latina a discutir um possível bloqueio da Huawei em redes 5G é o Brasil.

A afirmação é de Daniel Hajj, atual presidente do grupo mexicano, por meio de teleconferência.

“Não estamos ouvindo nada hoje sobre banir a Huawei em outros países latino-americanos, vimos apenas alguma coisa no Brasil, mas nada formal do governo. É o único lugar”, diz o executivo.

Entretanto, mesmo que ocorra um banimento no Brasil, Hajj não vê motivo para preocupação, pois, entende que existem outros fornecedores e muita competição, como “Samsung, Nokia e Ericsson”.

Na Áustria, por exemplo, onde a empresa controla a operadora Telekom Austria, a rede 5G tem sido implantada com a infraestrutura fornecida pela Nokia.

Apesar do lobby americano, por enquanto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, não fez qualquer declaração sobre um possível bloqueio à Huawei.

Nesta terça-feira, 14, durante entrevista na TV Record, Fabio Faria, ministro das Comunicações, afirmou que o tema é “altamente complexo” e que a decisão cabe à Bolsonaro e que ela só será tomada em 2021.

VIU ISSO?

–> Operadoras querem Huawei nas redes 5G do Brasil

–> Vivo é citada pelo governo dos Estados Unidos

–> Bolsonaro pode estar repensando parceria com a Huawei, diz ministro

Apesar do silêncio do presidente sobre o tema, vários membros do governo já deram declarações favoráveis à Huawei, como o vice-presidente, Hamilton Mourão, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Mais recentemente, o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que a participação da empresa chinesa na infraestrutura das telecomunicações é benéfica sob o ponto de vista econômico.

Com informações de Teletime.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários