Conheça os 5 estados que possuem mais celulares pós-pagos no Brasil

Veja também as unidades da federação em que as linhas pré-pagas despontam como as mais populares. E ainda os números mais recentes da telefonia móvel.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil perdeu 255 mil linhas de telefonia móvel durante o mês de maio. Este é o mês em que os números estão mais recentes até o momento.

Colaboraram com esta queda as operadoras TIM (-180 mil), Vivo (-111 mil) e Claro (-63 mil), que apresentaram as maiores perdas. Do número negativo da Claro, 41 mil desligamentos aconteceram na rede da Nextel. A paranaense Sercomtel registrou a saída de aproximadamente 1 mil clientes.


As empresas Algar Telecom e Oi ganharam 57 mil e 26 mil usuários, respectivamente. As operadoras móveis virtuais (MVNOs) também cresceram, adicionando juntas 17 mil chips novos à base de clientes.

O mercado de telefonia celular brasileiro fechou o quinto mês do ano com 225,32 milhões de acessos. Desse total, 114,26 milhões (50,71%) são pré-pagos e 111,06 milhões (49,29%) estão registrados como pós-pagos. É justamente estes números que vamos destacar desta vez.

Pré-Pago x Pós-Pago

Antes de tudo, é importante dizer aqui – para quem ainda não entende – que uma linha pré-paga é aquela em que o usuário paga antes de utilizar os serviços, como ao inserir créditos, por exemplo. Por muito tempo, esse tipo de plano era chamado de “cartão”.

Já um telefone pós-pago é o que alguns chamam de “conta”, onde o cliente usufrui dos serviços primeiro para depois pagar uma fatura. Planos Controle geralmente se enquadram como pós-pagos.

VIU ISSO?

–> Veja as áreas locais em que cada operadora lidera e perde com folga

–> Conheça os estados onde Claro, Vivo, TIM e Oi lideram com folga

–> Será o fim do pré-pago?

Apesar de atualmente haver um equilíbrio entre as linhas pré-pagas e pós-pagas no Brasil, isso não ocorre em todos os estados. Veja abaixo os cinco estados em que há maior participação das linhas pré-pagas:

  1. Maranhão (76,75%)
  2. Piauí (76,65%)
  3. Pará (74,86%)
  4. Amapá (73,45%)
  5. Roraima (71,91%)

Agora trazemos para você os cinco estados do país em que o número de linhas pós-pagas supera o total de celulares de cartão:

  1. São Paulo (67,98%)*
  2. Distrito Federal (54,19%)
  3. Santa Catarina (52,57%)
  4. Paraná (52,18%)
  5. Rio Grande do Sul (52%)

* Uma observação sobre São Paulo: removendo o número de linhas da Algar Telecom, que opera no estado no segmento empresarial, o percentual de linhas pós-pagas diminui para 61,47%. Ainda assim, é o estado com a maior quantidade de celulares pós-pagos.

Com informações de Anatel e Teleco.

COMPARTILHAR EM:

About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
8 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Aluisio Izolan

Não concordo que os planos Controle sejam somados aos pós-pagos!
Se for desconsiderar as linhas Controle, o pré-pago continua sendo líder!
Na minha opinião, só deveria ser considerado “pós-pago” os planos mais caros, com franquias que mesmo quando terminam, você continua usando a linha mas paga a mais por isso na fatura, diferente do Controle que tem que por uma recarga!
Deveria ser criada a categoria “planos Controle”, pra entrar na estimativa.

Cidade - UF
Brusque-SC
rafael00952

Meu filho. A regra é simples. Usou pra depois pagar, é pós pago rsrs. Ou tá querendo mudar o sentido da palavra? Kkkk

Cidade - UF
Rio de Janeiro - RJ
Aluisio Izolan

A questão é que há uma grande diferença nesse pagamento!
O controle você tem que por recarga pra usar serviços fora da franquia!
O pós-pago pioneiro (antes de existir o controle), você paga o excedente na fatura do plano!
Já acho que o plano pós-pago perdeu o sentido depois que incorporaram o controle, começando por somar as linhas controle com as pós-pagas!

Cidade - UF
Brusque-SC
Luiz Carvalho

Talvez isso te choque , mas até o vivo easy é contabilizado como planos pos, basta ler o regulamento do plano … Todo mundo acha que é pré, mas é “pós alternativo” propositalmente pra ajudar a vivo a manter a liderança no segmento

Cidade - UF
São Paulo
Rogerio Pires

Concordo com você em parte. Na verdade, o “Controle” é o que eles chamam de um plano “híbrido” tem características tanto de pré qto. de pós. Mas é tido como “pós” porque, diferentemente do pré, vc. tem uma “obrigação” no fim do período, ou seja, a conta!

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Eduardo Silva Feitosa

Aqui no Maranhão tem 2 fatores que ajudam os planos pré-pagos serem os mais utilizados:
– A ausência de lojas físicas das operadoras em cidades com menos de 30k de habitantes.
– Nosso poder aquisitivo ser muito baixo, fazendo com que a maior parte das pessoas ponham créditos avulsos (desmembrado de um plano pré/controle) somente para não perderem a linha.

Edit: E o meu caso é pelo dos planos pré-pagos abaixo de R$60,00 serem muito mais vantajosos que os controles/pós. Desta maneira uso o Intercel como linha principal e a vivo easy como emergência.

Cidade - UF
Balsas - MA
Última edição 18 dias atrás de Eduardo Silva Feitosa
Rogerio Pires

Eduardo, tenho celular desde 1998 e mesmo sendo mais caro, sempre preferi (tive condições) de ter linhas pós, pela praticidade e de não ser “limitado” por falta de créditos, mesmo sabendo que, se extrapola-se poderia ter um rombo no orçamento ao fim do mês! Mas de uns 2 anos para cá, perdi o preconceito com o pré-pago e não vejo vantagem em em ter linha “pós-paga”. Desde que as operadoras aboliram o sistema de minutagem (cobrar por minuto de ligação) e passaram a diferenciar os planos por pacotes de dados, não justifica ficar “fidelizado” com a operadora, sendo que os… Leia mais »

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Aldevany Hugo

Alguém sabe dizer se existe uma lista com a posição de todos estados do Brasil?

Cidade - UF
São Luís de Montes Belos/GO