19/04/2024

Conheça os 5 estados que possuem mais celulares pós-pagos no Brasil

Veja também as unidades da federação em que as linhas pré-pagas despontam como as mais populares. E ainda os números mais recentes da telefonia móvel.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil perdeu 255 mil linhas de telefonia móvel durante o mês de maio. Este é o mês em que os números estão mais recentes até o momento.

Colaboraram com esta queda as operadoras TIM (-180 mil), Vivo (-111 mil) e Claro (-63 mil), que apresentaram as maiores perdas. Do número negativo da Claro, 41 mil desligamentos aconteceram na rede da Nextel. A paranaense Sercomtel registrou a saída de aproximadamente 1 mil clientes.

As empresas Algar Telecom e Oi ganharam 57 mil e 26 mil usuários, respectivamente. As operadoras móveis virtuais (MVNOs) também cresceram, adicionando juntas 17 mil chips novos à base de clientes.

O mercado de telefonia celular brasileiro fechou o quinto mês do ano com 225,32 milhões de acessos. Desse total, 114,26 milhões (50,71%) são pré-pagos e 111,06 milhões (49,29%) estão registrados como pós-pagos. É justamente estes números que vamos destacar desta vez.

Pré-Pago x Pós-Pago

Antes de tudo, é importante dizer aqui – para quem ainda não entende – que uma linha pré-paga é aquela em que o usuário paga antes de utilizar os serviços, como ao inserir créditos, por exemplo. Por muito tempo, esse tipo de plano era chamado de “cartão”.

Já um telefone pós-pago é o que alguns chamam de “conta”, onde o cliente usufrui dos serviços primeiro para depois pagar uma fatura. Planos Controle geralmente se enquadram como pós-pagos.

VIU ISSO?

–> Veja as áreas locais em que cada operadora lidera e perde com folga

–> Conheça os estados onde Claro, Vivo, TIM e Oi lideram com folga

–> Será o fim do pré-pago?

Apesar de atualmente haver um equilíbrio entre as linhas pré-pagas e pós-pagas no Brasil, isso não ocorre em todos os estados. Veja abaixo os cinco estados em que há maior participação das linhas pré-pagas:

  1. Maranhão (76,75%)
  2. Piauí (76,65%)
  3. Pará (74,86%)
  4. Amapá (73,45%)
  5. Roraima (71,91%)

Agora trazemos para você os cinco estados do país em que o número de linhas pós-pagas supera o total de celulares de cartão:

  1. São Paulo (67,98%)*
  2. Distrito Federal (54,19%)
  3. Santa Catarina (52,57%)
  4. Paraná (52,18%)
  5. Rio Grande do Sul (52%)

* Uma observação sobre São Paulo: removendo o número de linhas da Algar Telecom, que opera no estado no segmento empresarial, o percentual de linhas pós-pagas diminui para 61,47%. Ainda assim, é o estado com a maior quantidade de celulares pós-pagos.

Com informações de Anatel e Teleco.

8 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários